dúvida comprimento de ponteira
+3
Ernani
Hans Blackbullet
Riva1
7 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
dúvida comprimento de ponteira
Estou querendo comprar uma ponteira esportiva pra minha bandit 1250, mas to vendo que tem um de 380mm e um de 450mm, estou em dúvida, alguém sabe me dizer se o de 380mm faz mais barulho por ser menor? algum dos dois vai ter comportamento diferente em relação a consumo?
Última edição por Riva1 em Sáb 16 Nov 2013, 13:16, editado 1 vez(es)
Riva1- Participante
-
Re: dúvida comprimento de ponteira
Riva, no diâmetro do cano acho difícil que hajam diferenças, portanto acredito que você esteja fazendo referência ao comprimento.
Qual a marca da ponteira que você está vendo?
É só por questões de qualidade de material...
Enfim, eu uso a WWR ha 4 anos e recentemente eu mesmo reformei e diminui ela.
O material interno é de excelente qualidade, mas o pós venda deles deixa a desejar, portanto sai barato mas reformas tem que ser por sua conta - mas vale a pena, porque também os resultados em termos de performance são semelhantes senão iguais a um Akrapovick...
Tem um tópico do Padumi rolando ae sobre reforma de ponteiras e acho interessante que você o veja.
O ronco que a ponteira vai propiciar tem a ver com a quantidade de lã de vidro interna, e muito pouco com o tamanho (quanto menor, mais barulhenta).
Alterando somente a ponteira, você provavelmente não terá grandes mudanças em consumo, a não ser pelo fato de ficar mais estigado e acelerar mais para ouvir o ronco.
Ponteiras menores são mais leves e por isso são mais bonitas e mais vantajosas.
Elas podem sim provocar ligeira falta de combustível, causando mistura pobre, portanto vale a pena regular a moto, de preferência no Dyno.
Ao regular, aí sim, ela vai permitir que a moto utilize toda sua potência se assim for desejado na regulagem do Dyno, mas seria interessante associar tudo ao uso de filtro de ar esportivo e um jogo de velas especiais.
Se você preferir uma ponteira menor, pode pedir ao fabricante para colocar mais fibra de vidro nela para obter um som grave e com pouco ruído, assim como a ponteira maior.
Espero ter ajudado.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
Qual a marca da ponteira que você está vendo?
É só por questões de qualidade de material...
Enfim, eu uso a WWR ha 4 anos e recentemente eu mesmo reformei e diminui ela.
O material interno é de excelente qualidade, mas o pós venda deles deixa a desejar, portanto sai barato mas reformas tem que ser por sua conta - mas vale a pena, porque também os resultados em termos de performance são semelhantes senão iguais a um Akrapovick...
Tem um tópico do Padumi rolando ae sobre reforma de ponteiras e acho interessante que você o veja.
O ronco que a ponteira vai propiciar tem a ver com a quantidade de lã de vidro interna, e muito pouco com o tamanho (quanto menor, mais barulhenta).
Alterando somente a ponteira, você provavelmente não terá grandes mudanças em consumo, a não ser pelo fato de ficar mais estigado e acelerar mais para ouvir o ronco.
Ponteiras menores são mais leves e por isso são mais bonitas e mais vantajosas.
Elas podem sim provocar ligeira falta de combustível, causando mistura pobre, portanto vale a pena regular a moto, de preferência no Dyno.
Ao regular, aí sim, ela vai permitir que a moto utilize toda sua potência se assim for desejado na regulagem do Dyno, mas seria interessante associar tudo ao uso de filtro de ar esportivo e um jogo de velas especiais.
Se você preferir uma ponteira menor, pode pedir ao fabricante para colocar mais fibra de vidro nela para obter um som grave e com pouco ruído, assim como a ponteira maior.
Espero ter ajudado.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet- Participante
-
olá, Hans, eu estou comprando o Bewoulf porque gostei do ronco grave dele, essas medidas de 450 e 380mm deve ser o comprimento então né...
esse aqui olha https://www.youtube.com/watch?v=ButB10y7q7g
eu já tenho instalado o filtro K&N e velas de iridium...
esse aqui olha https://www.youtube.com/watch?v=ButB10y7q7g
eu já tenho instalado o filtro K&N e velas de iridium...
Riva1- Participante
-
eu só tenho o video dessa ponteira de 380mm gostaria de saber o que muda no barulho com a de 450mm, será que a de 450 fica mais abafado?
Riva1- Participante
-
Em se tratando do mesmo fabricante, ficará com menor ruido sim.Riva1 escreveu:eu só tenho o video dessa ponteira de 380mm gostaria de saber o que muda no barulho com a de 450mm, será que a de 450 fica mais abafado?
Mas se voce encomendar a menor com mais lã de vidro, fica igualzinho a grande mas com o tamanho reduzido - o que gera menor alavanca e portanto ela tende a demorar mais para apresentar folgas nos rebites ou desgastes nas regiões críticas...
-
Parecidíssima com um Two Brothers, inclusive no ronco.
Põe essa menor que fica mais bonito.
Ernani- Participante
-
to pensando na menor mesmo, gostei do ronco...Ernani escreveu:Parecidíssima com um Two Brothers, inclusive no ronco.
Riva1- Participante
-
Quanto menor a ponteira, o ronco fica mais alto..
R-Carril- Participante
-
mas será que a diferença de tamanho das duas vai dar muita diferença no barulho? uma tem 450mm outra 380mmR-Carril escreveu:Quanto menor a ponteira, o ronco fica mais alto..
Riva1- Participante
-
Com certeza dá diferença sim.
tiago_pimenta- Participante
-
sabe dizer setiago_pimenta escreveu:Com certeza dá diferença sim.
a menor funciona melhor em alto giro e entrega menos torque em baixa e a maior acontece o contrário ou não influencia?
Riva1- Participante
-
Rapaz vou te dar mais uma opção de escape, comprei para minha Z750 o escape gp carbon da DanMoto....escape incrivel, pesa menos de 2kg, acabamento de primeira e o ronco da Z ficou incrivel.....bem grave em baixa e ficava aberto em alta TOP D+, Preço??? Paguei R$400,00 reais com frete e imposto...segue o site.... http://www.dan-moto.com/DM_INT/gsx650f-gsx1250f-wholesale-18_20_160.htmlRiva1 escreveu:Estou querendo comprar uma ponteira esportiva pra minha bandit 1250, mas to vendo que tem um de 380mm e um de 450mm, estou em dúvida, alguém sabe me dizer se o de 380mm faz mais barulho por ser menor? algum dos dois vai ter comportamento diferente em relação a consumo?
Vídeo da minha Z750.....feito de celular ta bem ruim... '-'
Julio KEndi- Participante
-
este faz um barulho grave porém mais rasgado, eu prefiro grave e mais abafado como este que to comprando, só que to pagando 4 vezes mais rsrsJulio KEndi escreveu:Rapaz vou te dar mais uma opção de escape, comprei para minha Z750 o escape gp carbon da DanMoto....escape incrivel, pesa menos de 2kg, acabamento de primeira e o ronco da Z ficou incrivel.....bem grave em baixa e ficava aberto em alta TOP D+, Preço??? Paguei R$400,00 reais com frete e imposto...segue o site.... http://www.dan-moto.com/DM_INT/gsx650f-gsx1250f-wholesale-18_20_160.htmlRiva1 escreveu:Estou querendo comprar uma ponteira esportiva pra minha bandit 1250, mas to vendo que tem um de 380mm e um de 450mm, estou em dúvida, alguém sabe me dizer se o de 380mm faz mais barulho por ser menor? algum dos dois vai ter comportamento diferente em relação a consumo?
Vídeo da minha Z750.....feito de celular ta bem ruim... '-'
Riva1- Participante
-
Olha Riva1, na teoria, a menor terá menos restrição de ar, consequentemente era "dará" mais torque em baixa e você perderá velocidade final. Isso na teoria, pois N fatores influenciam.Riva1 escreveu:sabe dizer se a menor funciona melhor em alto giro e entrega menos torque em baixa e a maior acontece o contrário ou não influencia?
-
eu estava achando que a menor daria mais final e menos torque em baixa...tiago_pimenta escreveu:Olha Riva1, na teoria, a menor terá menos restrição de ar, consequentemente era "dará" mais torque em baixa e você perderá velocidade final. Isso na teoria, pois N fatores influenciam.Riva1 escreveu:sabe dizer se a menor funciona melhor em alto giro e entrega menos torque em baixa e a maior acontece o contrário ou não influencia?
Riva1- Participante
-
TEORICAMENTE é ao contrário: Quanto menor resistência à passagem do gás, menor a pressão na câmara de combustão, menor a potência, maior o torque. Significa mais força na arrancada, aceleração inicial - e menor força no final de giro devido menor pressão na câmara de explosão = menor potência, velocidade final menor.Riva1 escreveu:eu estava achando que a menor daria mais final e menos torque em baixa...
Como eu disse, TEORICAMENTE.
Os escapes grandes e tubulares tem menor resistência aos solavancos que a moto enfrenta, aumentando o desgaste nos pontos de fuga ,verdadeiros fusíveis mecânicos, neste caos os rebites no corpo da carcaça. Por isso e por serem de mais fácil construção, pois necessitam de menor manipulação e processo produtivo, são mais baratos.
É correto sim você pensar que quanto maior o barulho em alta, e mais ardido, menor a restrição à passagem dos gases, portanto menor a POTÊNCIA.
Mas o tamanho em comprimento não tem relação obrigatória com a restrição à passagem, mas sim o diâmetro interno do cano de passagem (perfurado), eventuais curvas e retornos, freios aerodinâmicos internos e turbulência, tanto internamente quanto na saída dos gases. Mas estes estudos somente são verificados em marcas top de mercado, como os Akrapovick, Yoshimura, Two Brothers e mais alguns poucos. O que sobra no mercado é cópia mascarada ou aventureiro se dando bem com a famosa "lei de Gerson".
Percebo que EU é que estou dando murro em ponta de faca: A galera aqui neste tópico está aparentemente interessada em primeiro plano no barulho produzido, seja ele o ronco, seja ele em decibéis...e deixando o mais importante de lado: De que adianta ter um ronco de "fórmula 1" ou de "moto GP" se você tá tomando pau de mobilete e/ou ainda por cima destruindo seu motor? Ah, deixemos isso para lá, é complicado demais, coisa de gringo fresco, "bão" mesmo é ser espertão e comprar qualquer coisa, desde que seja bem barato e tenha um visual lindo, fazendo do barulho emitido sua propaganda.
Só para quem interessar possa, se o motor tem um flxo de saída alterado, se devem ser reguladas as outras partes do mesmo, porque não estão calibradas ou dimensionadas para tal. Algo do tipo "dominó", se voce alterar o tamanho de um deles, o resultado no final pode ser um desastre.
Por isso, se bem regulado e calibrado, pode sim ter saída direta, (veja as motos e carros de pista) aumentando sim a potência e o torque. Mas isso tem seu preço, um bom exemplo são os famosos "pipocos" devido ao problema da grande massa de gás na boca do escape em contato com o ar frio...
Para definir, trocar ponteira de escape não é só comprar a mais bonita, barata e com o ronco mais legal: É desejável que se tenha informação dos testes e garantias do fabricante, bem como executar as inúmeras alterações e calibrações necessárias no motor da moto.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
-
Sandro Estanek escreveu:
Two Brother da Srad .
Ficou muito bom!!
-
Epaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ... leia minha resposta... não foi tão especifica e tão técnica quanto a sua mas tamo junto !!!Hans Blackbullet escreveu:TEORICAMENTE é ao contrário: Quanto menor resistência à passagem do gás, menor a pressão na câmara de combustão, menor a potência, maior o torque. Significa mais força na arrancada, aceleração inicial - e menor força no final de giro devido menor pressão na câmara de explosão = menor potência, velocidade final menor.Riva1 escreveu:eu estava achando que a menor daria mais final e menos torque em baixa...
Os escapes grandes e tubulares tem menor resistência aos solavancos que a moto enfrenta, aumentando o desgaste nos pontos de fuga ,verdadeiros fusíveis mecânicos, neste caos os rebites no corpo da carcaça. Por isso e por serem de mais fácil construção, pois necessitam de menor manipulação e processo produtivo, são mais baratos.
É correto sim você pensar que quanto maior o barulho em alta, e mais ardido, menor a restrição à passagem dos gases, portanto menor a POTÊNCIA.
Mas o tamanho em comprimento não tem relação obrigatória com a restrição à passagem, mas sim o diâmetro interno do cano de passagem (perfurado), eventuais curvas e retornos, freios aerodinâmicos internos e turbulência, tanto internamente quanto na saída dos gases. Mas estes estudos somente são verificados em marcas top de mercado, como os Akrapovick, Yoshimura, Two Brothers e mais alguns poucos. O que sobra no mercado é cópia mascarada ou aventureiro se dando bem com a famosa "lei de Gerson".
Percebo que EU é que estou dando murro em ponta de faca: A galera aqui neste tópico está aparentemente interessada em primeiro plano no barulho produzido, seja ele o ronco, seja ele em decibéis...e deixando o mais importante de lado: De que adianta ter um ronco de "fórmula 1" ou de "moto GP" se você tá tomando pau de mobilete e/ou ainda por cima destruindo seu motor? Ah, deixemos isso para lá, é complicado demais, coisa de gringo fresco, "bão" mesmo é ser espertão e comprar qualquer coisa, desde que seja bem barato e tenha um visual lindo, fazendo do barulho emitido sua propaganda.
Só para quem interessar possa, se o motor tem um flxo de saída alterado, se devem ser reguladas as outras partes do mesmo, porque não estão calibradas ou dimensionadas para tal. Algo do tipo "dominó", se voce alterar o tamanho de um deles, o resultado no final pode ser um desastre.
Por isso, se bem regulado e calibrado, pode sim ter saída direta, (veja as motos e carros de pista) aumentando sim a potência e o torque. Mas isso tem seu preço, um bom exemplo são os famosos "pipocos" devido ao problema da grande massa de gás na boca do escape em contato com o ar frio...
Para definir, trocar ponteira de escape não é só comprar a mais bonita, barata e com o ronco mais legal: É desejável que se tenha informação dos testes e garantias do fabricante, bem como executar as inúmeras alterações e calibrações necessárias no motor da moto.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
-
É, ué...tiago_pimenta escreveu:Epaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ... leia minha resposta... não foi tão especifica e tão técnica quanto a sua mas tamo junto !!!Hans Blackbullet escreveu:TEORICAMENTE é ao contrário: Quanto menor resistência à passagem do gás, menor a pressão na câmara de combustão, menor a potência, maior o torque. Significa mais força na arrancada, aceleração inicial - e menor força no final de giro devido menor pressão na câmara de explosão = menor potência, velocidade final menor.Riva1 escreveu:eu estava achando que a menor daria mais final e menos torque em baixa...
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
-
Você falou que a galera do fórum só quer saber de barulho, eu não !!!Hans Blackbullet escreveu:É, ué...
-
Ok. Falei sim, mas de forma generalizada.tiago_pimenta escreveu:Você falou que a galera do fórum só quer saber de barulho, eu não !!!Hans Blackbullet escreveu:É, ué...
Eu memso adoro os barulhos dos motores, só estava dizendo que antes do barulho, devem ser observados outros detalhes e fatores para que se atinjam os objetivos almejados.
-
bem explicado, obrigado pela resposta amigo, abs...Hans Blackbullet escreveu:Sandro Estanek escreveu:
Two Brother da Srad .
Ficou muito bom!!
Riva1- Participante
-
já fiz o pedido da ponteira, só esperando chegar, eu ouvi dizer que esse fabricante faz escapes para corridas de moto GP, ent;ao acredito ser de boa qualidade, apesar de nunca ver alguém que tenha dessa ponteira aqui, talvez por ser inglesa e não americana, seja menos conhecida...
Riva1- Participante
-
Velho, de boa, normalmente os fabricantes lá fora tem muito receio de vender algo que esteja "mascarado" ou com apelos que não produzem efeitos reais tais quais apresentados na propaganda.Riva1 escreveu:já fiz o pedido da ponteira, só esperando chegar, eu ouvi dizer que esse fabricante faz escapes para corridas de moto GP, ent;ao acredito ser de boa qualidade, apesar de nunca ver alguém que tenha dessa ponteira aqui, talvez por ser inglesa e não americana, seja menos conhecida...
Isto porque o consumidor lá tem objetivos claros, onde preço geralmente não entra em pauta, mas sim qualidade. Isto os tornam mais exigentes e ainda por cima são realmente calçados pela lei e suas interpretações.
Por isso, relaxa, a chance do produto ser realmente muito bom é enorme.
Depois posta pra gente o resultado, ok?
-
Página 1 de 2 • 1, 2