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Hayabusa - Aquecimento. Será junta do cabeçote ou não?

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Mensagem por Eric_ABC Qua 30 Out 2013, 13:29

Olá pessoal.

Tenho uma Hayabusa 2001 com 30000km em ótimo estado de conservação. Porém, uns dias atrás, tive o problema de aquecimento onde em um passeio ao sair com a moto, ela desligou sozinha e não ligava. Até aí descobri que ela desliga devido ao superaquecimento que ocorreu, coisa que antes nunca havia acontecido.
Realmente ela está esquentando mesmo, fiz o teste ligando ela na garagem e a temperatura foi aos poucos subindo até a ventoinha ligar, mas, mesmo assim continuou subindo aos poucos até ela chegar perto do vermelho e desligar sozinha.
Fiz uma inspeção básica:
Verifiquei a água no sistema e estava completa sem faltar nada, inclusive limpinha.
Chequei o raqdiador que também está com aparência de novo.
Verifiquei se havia algum vazamento e nada. Tudo perfeito.
O sensor (cebolão do radiador) também está ok, pois aciona a ventoinha na hora correta.
O sensor de temp. do bloco do motor também está ok, pois desliga o motor quando atinge a temp. máx.
A ventoinha ok, funciona corretamente e na hora exata.

Bom, ai pensei na válvula termostática que poderia estar com problema e bloqueando o circuito do líquido fazendo equentar. Troquei a válvula (antes testei e está ok) coloquei uma nova e o problema continuou.
Resolvi deixar sem a válvula, assim, não haveria dúvidas nesta etapa de teste, pois o caminho do líquido estaria livre o tempo todo. Também não resolveu.
Pensei, talvez a bomba não estaria bombeando o líquido fazendo ele ferver. Abria a bomba dágua, verifiquei tudo, e sem problema algum, a bomba limpinha e como ela é um sistema mecânico com paletas de alumínio e eixo de aço, nem tinha como quebrar ou dar problema, mas mesmo assim fiz testes para ver se a paleta estava girando em falso. Mas estava tudo ok.

Enfim, eliminando todas as etapas acima, só resta a JUNTA DO CABEÇOTE, que quando queima ferve a água também.

Alguém saberia se tem mais alguma coisa antes de concluir que é a junta do cabeçote?

O valor para a troca da junta fica entre R$2.000,00 a R$3.000,00.


Já ví alguns vídeos trocando a junta e me parece que não é tãooo difícil.
Estou pensando eu mesmo trocar essa junta, mesmo que leve um mês. Tenho garagem com ferramentas (mini box). Caso necessite de regulagem, ai sim eu levo na oficina.

Valeww..!

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Mensagem por Pikes Peak Qua 30 Out 2013, 14:11

Como esta a coloração do oleo? Usava algum liquido de arrefecimento?

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Mensagem por x_x SRAD Qua 30 Out 2013, 14:48

Algumas suzuki deram problema na tampa do compartimento do liquido, antes de partir para junta eu trocaria a tampa e também esgotaria todo liquido para ver se não tem ar e trocaria pelo Motocool da Motul esse fluido dizem que faz cair um pouco a temperatura.
O vazamento também pode estar escondido e ser pequeno, mas é o suficiente para comprometer o sistema de refrigeração.

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Mensagem por Berlindo Qua 30 Out 2013, 16:02

Motocool é aditivo do aditivo. Não vai resolver nesse caso. Se está esquentando assim, não está certo.

Tampa do radiador vc verificou? Apesar de que esquentar assim não seria a tampa.

Está baixando água? Se estiver, pode ser a junta, se não baixa, acho difícil ser ela.
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Mensagem por Eric_ABC Qua 30 Out 2013, 16:27

O óleo está normal, sem um pingo de mistura ou outro agente.
Acho que a junta não chegou a furar até o duto do óleo, por isso não misturou-se. (ainda).
Sobre o líquido, coloquei o melhor que tinha. 2Lts de Motocool 50,00 e aquele Mocool de competição (2 tampinhas) que custou 75,00.

Pikes Peak escreveu:Como esta a coloração do oleo? Usava algum liquido de arrefecimento?

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Mensagem por Eric_ABC Qua 30 Out 2013, 16:33

No caso de vazamento não há nenhum. Não vaza se quer uma gota e nem se perde nada dentro do sistema, por isso que descartei a possibilidade de vazamento.
Sobre o aditivo, já usei esse que você disse mais outro junto ( 2 tampinhas) do Mocool que é para baixar mais 15%.

Quando deu o problema na moto, todo o líquido estava no nível de sempre. Ou seja, nada alterou.
Dentro do radiador também, estava até a boca.



x_x SRAD escreveu:Algumas suzuki deram problema na tampa do compartimento do liquido, antes de partir para junta eu trocaria a tampa e também esgotaria todo liquido para ver se não tem ar e trocaria pelo Motocool da Motul esse fluido dizem que faz cair um pouco a temperatura.
O vazamento também pode estar escondido e ser pequeno, mas é o suficiente para comprometer o sistema de refrigeração.

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Hayabusa - Aquecimento. Será junta do cabeçote ou não? Empty Re: Tampa

Mensagem por Eric_ABC Qua 30 Out 2013, 16:39

Humm, eu também pensei que se for a junta, deveria sumir um pouco de água, mas não some nada.
Pode ser também a combustão que esteja fervendo a água em si. A pressão do calor (explosão) entre dentro do caminho do líquido e por aí vai esquentando.

Fora isso, acho que a única coisa que poderia ver, seria verificar o movimento da água pelo sistema para ver se realmente a bomba está bombeando. Mas não sei ainda como fazer isso, se um pedaço da mangueira fosse transparente daria para ver e ajudaria muito nesse diagnóstico.

Será que teria como testar a circulação do líquido usando um cano ou mangueira transparente? Só nos primeiros segundos para ver se o líquido circula ou não.


Berlindo escreveu:Motocool é aditivo do aditivo. Não vai resolver nesse caso. Se está esquentando assim, não está certo.

Tampa do radiador vc verificou? Apesar de que esquentar assim não seria a tampa.

Está baixando água? Se estiver, pode ser a junta, se não baixa, acho difícil ser ela.

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Mensagem por Sérgio Santiago Qua 30 Out 2013, 17:31

Eric_ABC escreveu:

Chequei o radiador que também está com aparência de novo.
Você desmontou o radiador para testá-lo quanto ao fluxo? Ele pode estar obstruído, o que não é nada incomum.
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Mensagem por Eric_ABC Qua 30 Out 2013, 17:53

Checar eu não chequei, mas ao assoprar a ponta da mangueira que é conectada à bomba dágua, deu para perceber que está livre. Mas acho que vou tentar colocar um pedaço de mangueira transparente para ver o fluxo do líquido, assim talvez dê para ver se o líquido corre dentro do sistema ou não.


Sérgio Santiago escreveu:
Eric_ABC escreveu:

Chequei o radiador que também está com aparência de novo.
Você desmontou o radiador para testá-lo quanto ao fluxo? Ele pode estar obstruído, o que não é nada incomum.

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Mensagem por Eric_ABC Qui 31 Out 2013, 16:42

Bom, é o seguinte.

Fiz o teste da bomba dágua e ela está ótima, tanto na inspeção visual, mecânica e funcional.
Portanto, o fluído tem circulação norma pelo sistema. Mesmo porque estou usando sem a válvula termostática paea fim de teste.
Pluguei a mangueira de volta e liguei a moto esperando ela esquentar para ver a reação.
O ponteiro chegou até o meio onde é normal, aos poucos, foi passando e subindo, neste momento a ventoinha deveria acionar e não acionou!
A temperatura continuou subindo e nada de ventuinha.

Desliguei a moto, esperei esfriar e retirei a ventuinha para verificar e testar. Fiz teste direto em uma bateria como está no manual onde funcionou normal em toda vez que eu a ligava.
Concluindo assim, que a peça ventuinha está boa.
Dei uma geral nela, lubrifiquei e coloquei de volta.
Ao ligar a moto novamente, surpresa, a ventuinha funcionou! Ou seja, o sistema que envia corrente para ela, voltou a operar.
Mas ainda não sai para testar ou simular um passeio.
Quando a temperatura passa do meio, a ventuinha liga e baixa a temp. da água e desliga. Quanto esquenta de novo, ela liga e baixa a temp. novamente e assim por diante.

Agora, não sei se ao tirar e desconectar o cabo da ventuinha, acabei sanando algum mal contato ou coisa parecida. Coisa que acho meio difícil, pois ao olhar os conectores, seria difícil não ter contato ou algo parecido.
Para mim está com cara de sensor de temp. do radiador (cebolão) ou a central que eu acho mais difícil também.


Conclusão até o momento:

Mangueiras: Ok, limpas e em perfeitas condições.
Radiador: Ok, limpo por dentro que até parece novo. Por fora tudo certinho nem amassadinho e nada.
Válvula Termostática: Ok, coloquei uma nova. Mas estou usando sem para fazer os testes, deixando o circuito sem nenhuma obstrução.
Bomba dágua: Ok, perfeita, aparência de nova e funcional.
Tampas: Ok, tanto a do radiador como a do reservatório.
Vazamentos: Zero, nenhum vazamento.
Perda de líquido: Zero, nenhuma perda do líquido do sistema. Após os testes, abri a tampinha do radiado e todo o líquido está lá.


Resta ainda peneirar:

Sensor de temperatura (cebolão): Saber se está reconhecendo a temperatura da água corretamente. Pode ser que às vezes falhe e não acione a ventuinha como aconteceu.
Relê controlador da ventuinha: Ainda não fiz o teste.
Central de controle: Pode ser que a central esteje com algum problema, mesmo o sensor dizendo que está na hora de ligar a ventuinha, ás vezes não liga.

Acho que esta última parte saberei quando passar um scanner que acusará se algum dispositivo ou a central está com defeito.

Se alguém tiver mais alguma coisa para eu checar, é só dizer.

Valeww.

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Mensagem por Berlindo Qui 31 Out 2013, 17:15

Não dá pra medir o cebolão? E quando chegar a temperatura de acionamento, meça também o relê, assim vc descarta qualquer problema nos dois.

Acho bem difícil um problema desse na ECU, pois se fosse algum dano dessa ordem, vc teria outros problemas, ECU não danifica tão fácil e pontual assim.
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Mensagem por Eric_ABC Qui 31 Out 2013, 17:57


Blz. Logo mais farei o teste do cebolão e relê. Valew

Berlindo escreveu:Não dá pra medir o cebolão? E quando chegar a temperatura de acionamento, meça também o relê, assim vc descarta qualquer problema nos dois.

Acho bem difícil um problema desse na ECU, pois se fosse algum dano dessa ordem, vc teria outros problemas, ECU não danifica tão fácil e pontual assim.

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Mensagem por Eric_ABC Qui 31 Out 2013, 20:02

Testei o cebolão, mas fazendo uma ponte no cabo onde constatei que o sistema está funcionando corretamente, inclusive o relê que aciona a ventoinha. Acho que estou chegando perto do problema que deve ser o sensor do radiador (Cebolão) que deve estar com seus dias contados e aferindo medias erradas e as vezes nem ligando a ventoinha na hora correta.

No teste hoje a tarde, a ventoinha ligou quando estava á uns 120º e desligou aos 110º ou 105º. O cebolão está acionando a ventoinha na hora errada, às vezes tarde demais e desligando cedo demais.

Próximo passo é trocar o cebolão e fazer o rolê para ver o que dá.
Mas só irei fazer na semana que vem pois irei ficar fora por uma semana onde viajarei à trabalho. Assim que voltar retomarei os testes e posto aqui novamente.

Valew...

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Mensagem por CalangoGIXXER Qui 31 Out 2013, 21:17

Pega um Multiteste, coloca na escala de resistencia, liga nos dois contatos do cebolão e enfia numa panela com água e umas tampinhas de motocool e leva pro fogão, ele tem que fechar os contatos acima de 100 graus até 110, se não tá estragado.
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Mensagem por Eric_ABC Qui 31 Out 2013, 21:39

Eu vi este procedimento no manual, mas só não fiz porque não tenho o termômetro para saber a temperatura do óleo na panela e conferir o multímetro. Se eu for comprar um termômetro para fazer o teste, vai custar a metade de um cebolão, assim acho que seria melhor já comprar o cebolão.

Valew pela dica Smile


CalangoGIXXER escreveu:Pega um Multiteste, coloca na escala de resistencia, liga nos dois contatos do cebolão e enfia numa panela com água e umas tampinhas de motocool e leva pro fogão, ele tem que fechar os contatos acima de 100 graus até 110, se não tá estragado.

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Mensagem por Hans Blackbullet Sex 01 Nov 2013, 01:39

Cara, não sei se ajuda, mas tive um prblema parecido no meu Dodge...
Sei que são veículos e concepções diferentes, mas...
Eu tinha justamente esse problema de aquecimento, e não era junta de cabeçotes (V-8 tem dois), não era válvula termostática, não era vazamento, velas com queima e coloração corretas, sem água no óleo, bomba funcionando, mangueiras novas, aditivo no sistema, bloco do motor limpo...
Quando nada mais resolvia, achei que deveria ser a potência aumentada do motor devido aos venenos, que estão fortes e que poderiam estar causando maior temperatura, desta forma então o radiador não estaria dando conta... e resolvi aumentar as colméias do radiador.
Aí é que veio a grande surpresa: Ao desmontar o radiador para a modificação, o especialista em radiadores me chamou e me mostrou o que parece ter sido a causa de todos os meus problemas: havia ESTOPA entupindo as galerias do radiador, desta forma não evitando a passagem da água, mas sim restringindo a mesma e causando portanto o superaquecimento...
Tente desmontar o radiador e verificar se a passagem da água está com vazão livre, ou se há algo restringindo...
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Mensagem por Berlindo Sex 01 Nov 2013, 09:09

A pergunta é: como a estopa foi parar lá dentro??? kkk

E a propósito, Dodgão Charger? Cadê Cadê? Esse é meu sonho de consumo dos antigos.
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Mensagem por Hans Blackbullet Sex 01 Nov 2013, 10:50

Berlindo escreveu:A pergunta é: como a estopa foi parar lá dentro??? kkk

E a propósito, Dodgão Charger? Cadê Cadê? Esse é meu sonho de consumo dos antigos.
Hehehe - Dart 2 portas com frente de Charger e interior do Magnum , 4 marchas, etc... etc...
Visita nóis aqui em casa, uai...
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Mensagem por Berlindo Sex 01 Nov 2013, 11:53

puuuuuuuuuuutz eu vou mesmo hein! Deixa eu pegar uma motoquinha de novo, a gente marca um rolê pra essas bandas e depois eu passo pra dar uma olhada nas belezuras.

Eu queria ser rico igual ao Hans viu...kkkkkkkkkkk
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Mensagem por Hans Blackbullet Sex 01 Nov 2013, 12:42

Berlindo escreveu:puuuuuuuuuuutz eu vou mesmo hein! Deixa eu pegar uma motoquinha de novo, a gente marca um rolê pra essas bandas e depois eu passo pra dar uma olhada nas belezuras.

Eu queria ser rico igual ao Hans viu...kkkkkkkkkkk
Ae é que voce se engana... ele ainda não está pintado, tá desmontado... mas dá para ter uma idéia de como vai ficar...
Eu mesmo vou ter que pintar, porque não dá pra pagar o preço das funilarias/pinturas atualmente...rsrsrs
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Mensagem por Eric_ABC Sex 01 Nov 2013, 13:46

Humm, essa dica ajuda sim. Pois foi uma das coisas que ainda não fiz e pode ter causado aquecimento também.
Mas acho difícil que seja isso, pois como o sistema é todo vedado e o problema apareceu do nada em um passeio, ou seja, sem abrir o sistema para poder entrar algo dentro, só se alguma coisa tivesse soltado dentro do próprio sistema e obstruindo o radiador.

De qualquer forma farei sua dica, vou tirar o radiador, limpá-lo e fazer a checagem para conferir mesmo. "Vai que" rs, tenha algo dentro né.

Valeww..


Hans Blackbullet escreveu:Cara, não sei se ajuda, mas tive um prblema parecido no meu Dodge...
Sei que são veículos e concepções diferentes, mas...
Eu tinha justamente esse problema de aquecimento, e não era junta de cabeçotes (V-8 tem dois), não era válvula termostática, não era vazamento, velas com queima e coloração corretas, sem água no óleo, bomba funcionando, mangueiras novas, aditivo no sistema, bloco do motor limpo...
Quando nada mais resolvia, achei que deveria ser a potência aumentada do motor devido aos venenos, que estão fortes e que poderiam estar causando maior temperatura, desta forma então o radiador não estaria dando conta... e resolvi aumentar as colméias do radiador.
Aí é que veio a grande surpresa: Ao desmontar o radiador para a modificação, o especialista em radiadores me chamou e me mostrou o que parece ter sido a causa de todos os meus problemas: havia ESTOPA entupindo as galerias do radiador, desta forma não evitando a passagem da água, mas sim restringindo a mesma e causando portanto o superaquecimento...
Tente desmontar o radiador e verificar se a passagem da água está com vazão livre, ou se há algo restringindo...

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Mensagem por Berlindo Sáb 02 Nov 2013, 22:42

Ninguém me explicou ainda como uma estopa para dentro de um radiador...kkkk
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Mensagem por white house Sáb 02 Nov 2013, 23:02

Certa vez numa Quantum VW a valv termostatica engripou fechada e o motor fervia e o radiador ficava frio sem haver passagem do bloco p/o radiador.Como estava na estrada sem recursos e era dificil tirar a valvula ,um mecanico de beira de estrada sugeriu-me fura-la com uma chave de fenda.Dito e feito.A agua voltou a circular mas a ventoinha não amis ligava.Segundo o mecanico faltava apressão na rede para ligar a ventoinha.Não entendi direito mas para continuar a viagem ele jampeou a ventoinha e consegui voltar p/São Paulo.
Assim sendo talvez sem a valv a moto não liga a ventoinha.Se voce jampea-la ela ficará ligada , em baixa velocidade ela deixará o motor mais frio do que o necessario.Isto se o radiador não tiver nenhuma obstrução como pensado. Teste se isto procede também.
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Mensagem por antunes Seg 04 Nov 2013, 08:39

A minha esquentava e era o cebolão, que estava com problama.
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Mensagem por Eric_ABC Sáb 16 Nov 2013, 15:08

Bom galera, o resultado era a ventoinha que girava a hora que queria (acho que já estava nos dias dela) e também fiquei na dúvida do cebolão que parecia não estar lendo a temperatura corretamente.
Coloquei uma ventoinha da Haya 2012 e instalei outra da Kawasaki também agora ficou com duplo sistema, uma beleza!

A moto refrigera na hora exata e com rapidez! Very Happy 

Aproveitando eu faço alça de tanque para garupa. Caso interessar ou indicar o site é: www.motopecasjp.com.br

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Vídeo da Alça JP:
https://www.youtube.com/watch?v=NTjwlxBkGm4

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