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Número de motociclistas mortos no trânsito aumentou 20 vezes

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Mensagem por Euro Qui 06 Nov 2008, 16:10

06/11/2008 - 14h06

Número de motociclistas mortos no trânsito aumentou 20 vezes desde 1990, diz estudo

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/11/06/ult5772u1393.jhtm

Gabriela Sylos
Do UOL Notícias
Em São Paulo


Um estudo inédito do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (6) mostra que o número de mortes entre motociclistas aumentou mais de vinte vezes em 16 anos. Os casos que se resumiam a 300 em 1990 saltaram para pouco menos de 7.000 em 2006. Segundo os dados do estudo Saúde Brasil 2007, as vítimas tinham, predominantemente, entre 15 e 39 anos - principalmente entre 20 e 29 anos - e eram moradoras de municípios com menos de 100 mil habitantes nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

"Hoje em dia se adquire uma moto com muita facilidade. Por trás disso, há uma precarização do trabalho e o desemprego que geraram novas profissões, como os motoboys e motos-frete. Somado a isso, há uma ausência do Estado na implementação do transporte coletivo, que poderia ser resolutivo, humanizado e efetivo", afirma, em nota, Marta Silva, técnica do Departamento de Análise da Situação de Saúde do Ministério da Saúde.


--------------------------------------------------------------------------------
Número de óbitos por meio de transporte em 2006

Número de motociclistas mortos no trânsito aumentou 20 vezes 06grafico_transito



A psicóloga Sonia Chebel Sparti, que pesquisou a atitude do jovem no trânsito em seu doutorado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), afirma que os jovens associam a moto e o carro a conceitos como autonomia, prestígio, liberdade. "Eles bebem e dirigem, quando estão atrasados admitem que passam o sinal vermelho, excedem o limite de velocidade, atendem o celular", afirma Sparti. Segundo a psicóloga, a desatenção é um grande aliado dos acidentes de trânsito. "O principal, que é o foco no trânsito, fica em segundo lugar", diz.

Sparti fez sua pesquisa com jovens de cidades do interior de São Paulo e da capital. "A venda de motos aumentou muito devido aos congestionamentos, hoje é um veículo ideal. E nele, o corpo fica muito exposto", completa.


psicóloga lembra que o problema não é só do Brasil. Um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado em abril de 2007, mostra que os acidentes de trânsito são a principal causa mundial de morte de jovens entre 10 e 24 anos. Todos os anos, quase 400 mil morrem nas ruas e estradas, sendo mais da metade das vítimas residentes na África e no Sudeste Asiático.

A morte no trânsito
Embora significativas, as mortes com motocicletas ocupam apenas a quarta colocação entre as causas de óbito no trânsito em 2006. As principais vítimas são os pedestres (27,9% dos casos), principalmente crianças e idosos. Os que tem mais de 60 anos apresentam taxa de atropelamento de 15,7 por 100 mil pessoas - entre os adultos de 40 a 59 anos, a taxa é quase a metade: 8,3 por 100 mil. Em segundo estão as causas "indeterminadas", com 22,9%, seguido de acidentes com automóveis (21%), motos (19,8%) e bicicletas (4,6%).

O trânsito é o segundo responsável pelas mortes por causas externas no Brasil em 2006. Ele foi superado apenas pelos homicídios e matou mais de 35 mil pessoas. As mortes no trânsito registraram redução a partir de 1998, após a implantação do Código de Trânsito Brasileiro, mas voltaram a crescer em 2000. Entre 2005 e 2006, entretanto, registraram pequena redução.

Segundo o estudo do governo, a maioria das vítimas de trânsito eram homens, adultos (de 20 a 59 anos) e residentes em municípios de pequeno porte. As regiões Centro-Oeste e Sul apresentam os maiores riscos de mortes de tráfego em geral, mas o Norte concentra mais casos de atropelamento.


Nos anos 90, os acidentes aconteciam mais nas grandes cidades, mas houve uma inversão no final da década e, em 2006, os casos estavam concentrados em cidades de até 500 mil habitantes. Uma hipótese apresentada pelo ministério é a explosão demográfica nas cidades menores e uma infra-estrutura que não acompanhou o crescimento. Em relação à diminuição de acidentes nos grandes municípios, a lentidão dos engarrafamentos pode explicar uma queda no número de vítimas fatais.

O levantamento do governo também mostra que os acidentes de trânsito geraram pouco mais de 123 mil internações nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país em 2006. O valor gasto com estas internações vem aumentando ao longo dos anos: para cada 100 habitantes do Brasil, eram cerca de R$ 46.200 gastos em 2002 e, em 2006, esse valor chega a R$ 63.100.
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Mensagem por Edson ¨Tio Brothers¨ Qui 06 Nov 2008, 16:17

É o alto preço que se paga,pela modernidade dos dia atuais.
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Mensagem por edgar Qui 06 Nov 2008, 16:33

eles dao carta de motorista para qq um... é o preço q se paga...

desses acidentes mais de 70 % é impericia !!!!
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Mensagem por Folco Qui 06 Nov 2008, 17:05

Edgar escreveu:eles dao carta de motorista para qq um... é o preço q se paga...

desses acidentes mais de 70 % é impericia !!!!

Assino em baixo, pois piloto todos os dias e veja cada uma que recentemente no acesso da Av. dos Estados com encontro da Av. A. Mello (viaduto), um cara com uma titan entrou embaixo do carro, foi feio, pois o maluco sem se preocupou em olhar para o lado, entrou com tudo e a merda veio na sequencia. No jornal do bairro saiu o fato, ai vem os numeros, 4 meses de carta, 19 anos de idade e a primeira moto, o pior foi resgate e sequelas. Sem comentários... As cartas sao trocadas por dinheiro e nao por merito ou habilidade de conduzir, assim como, a falta de informação em antes buscar um treinamento de pilotar na defensiva e assim por diante.
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Mensagem por Joaquim Qui 06 Nov 2008, 19:34

Quantas motos existiam em 1990 e quantas existem atualmente? Proporcionalmente a frota aumentou bem mais que 20 vezes, o trânsito piorou, o aprendizado e os exames para as habilitações são ineficientes.
Ainda temos a profissão moto boy que praticamente são os que mais se acidentam.
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Mensagem por Lincoln Qui 06 Nov 2008, 21:19

Folco escreveu:
Edgar escreveu:eles dao carta de motorista para qq um... é o preço q se paga...

desses acidentes mais de 70 % é impericia !!!!

Assino em baixo, pois piloto todos os dias e veja cada uma que recentemente no acesso da Av. dos Estados com encontro da Av. A. Mello (viaduto), um cara com uma titan entrou embaixo do carro, foi feio, pois o maluco sem se preocupou em olhar para o lado, entrou com tudo e a merda veio na sequencia. No jornal do bairro saiu o fato, ai vem os numeros, 4 meses de carta, 19 anos de idade e a primeira moto, o pior foi resgate e sequelas. Sem comentários... As cartas sao trocadas por dinheiro e nao por merito ou habilidade de conduzir, assim como, a falta de informação em antes buscar um treinamento de pilotar na defensiva e assim por diante.

Concordo pessoal, como ja disse em outro forum, o modo com que se tira habilitação hoje é uma piada, muitos acidentes seriam evitado se fosse mais difícil tirar uma CNH.
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Mensagem por Fabio Dias Sex 07 Nov 2008, 10:16

Na boa, pra mim tá tudo na mesma.....o numero de motos tb aumentou umas 20 vezes, logo, os acidentes tb aumentaram proporcionalmente...

Sem alarde pra mim.....

Fora o numero de nó cego "pilotando" motos por ai, que tb aumentou 20 vezes!!!

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Mensagem por Fabio Dias Sex 07 Nov 2008, 10:24

Lincoln escreveu:
Folco escreveu:
Edgar escreveu:eles dao carta de motorista para qq um... é o preço q se paga...

desses acidentes mais de 70 % é impericia !!!!

Assino em baixo, pois piloto todos os dias e veja cada uma que recentemente no acesso da Av. dos Estados com encontro da Av. A. Mello (viaduto), um cara com uma titan entrou embaixo do carro, foi feio, pois o maluco sem se preocupou em olhar para o lado, entrou com tudo e a merda veio na sequencia. No jornal do bairro saiu o fato, ai vem os numeros, 4 meses de carta, 19 anos de idade e a primeira moto, o pior foi resgate e sequelas. Sem comentários... As cartas sao trocadas por dinheiro e nao por merito ou habilidade de conduzir, assim como, a falta de informação em antes buscar um treinamento de pilotar na defensiva e assim por diante.

Concordo pessoal, como ja disse em outro forum, o modo com que se tira habilitação hoje é uma piada, muitos acidentes seriam evitado se fosse mais difícil tirar uma CNH.

Isso é verdade.... na minha opinião, era extremamente necessário que as aulas de CNH, fossem feitas em interlagos por exemplo, tanto pra moto, como pra carro, e que fossem simuladas lá situações reais de aquaplanagem, freiar forte dentro de uma curva, freiar em pista molhada, etc., e não apenas ensinar a colocar a moto/carro em movimento......

No meu ponto de vista, 90% das pessoas não sabem o que fazer numa situação de emergencia, tanto em carro como moto....ai tá feita a merd@.....


Eu digo por experiencia propria!!! Fiz um curso de direção defensiva em interlagos, que deveria ser obrigatório pra tirar a carta.... vc muda completamente a visão do ato de dirigir, e com isso melhora muito o modo como se dirige....

Com isso inclusive, poderiam ser aumentados esses limites ridiculos de velocidade nas nossas estradas.....


Mas como tudo isso custa dinheiro, é melhor deixar as pessoas morrendo mesmo (esse é o pensamento do nosso governo infelizmente!!!)

E como medida paliativa, baixa a velocidade nas estradas pra 80, 60 por hora, coloca uma porrada de radares e acham que já resolveram o problema!!! Ridiculo!!!

Esse é o brasil.....
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Mensagem por Convidad Sex 07 Nov 2008, 10:26

Lincoln escreveu:
Folco escreveu:
Edgar escreveu:eles dao carta de motorista para qq um... é o preço q se paga...

desses acidentes mais de 70 % é impericia !!!!

Assino em baixo, pois piloto todos os dias e veja cada uma que recentemente no acesso da Av. dos Estados com encontro da Av. A. Mello (viaduto), um cara com uma titan entrou embaixo do carro, foi feio, pois o maluco sem se preocupou em olhar para o lado, entrou com tudo e a merda veio na sequencia. No jornal do bairro saiu o fato, ai vem os numeros, 4 meses de carta, 19 anos de idade e a primeira moto, o pior foi resgate e sequelas. Sem comentários... As cartas sao trocadas por dinheiro e nao por merito ou habilidade de conduzir, assim como, a falta de informação em antes buscar um treinamento de pilotar na defensiva e assim por diante.

Concordo pessoal, como ja disse em outro forum, o modo com que se tira habilitação hoje é uma piada, muitos acidentes seriam evitado se fosse mais difícil tirar uma CNH.

Outro dia eu ia entrando num corredor na local da Marginal. O zé ruela que vinha no pau meteu o pezão no freio traseiro e veio deslizando....quer dizer , se eu tivesse entrado teria dado merda , pois os caras nem sabem frear, acham que freio dianteiro é só enfeite.

È culpa da corrupção que faz com que os órgãos de trânsito não fiscalizem a formação dos condutores , que além de setr precária muitas vezes nem é feita , é só pagar 300 reaus e pronto Evil or Very Mad

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Mensagem por IRON MAN Sex 07 Nov 2008, 10:56

não tem jeito esta é uma tecla que vai estar sendo apertada sempre,alguns reclamam do aumento do dpvat mas se esquecem que 80% do gasto da prefeitura com siat e para socorrer os cabeças de bagre que achava que aquele espaço sua moto ia passar. motoboy tem uma mentalidade meio que daninha no transito, começa dizendo que vai se cuidar dali a pouco nao liga mais pra nada o negocio e enrolar o cabo virou uma politica da classe. nao adianta falar, ensinar,multar,cursinho para reaver a carteira. vai continuar assim por muitos anos. como trabalho no transito todo dia sei que isto e verdade acostumei ate a dizer quando vejo o siat passar MAIS UM MOTOBOY NO CHAO infelizmente.
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Mensagem por vytor Sex 07 Nov 2008, 10:58

Pessoal...olhando pro grafico...concluo que perigoso mesmo é andar à pé....

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Mensagem por Dogue Dom 09 Nov 2008, 11:36

Ontem vi uma criança de uns 6 anos caída no asfalto, com um capacete na cabeça, inerte ao lado de uma Bis. Pessoas estavam ao seu lado aguardando a chegada da ambulância do SAMU. Que pai e mãe são estes que carregam seus filhos numa motocicleta? Acho que falta uma conscientização maior das pessoas sobre os perigos que cercam uma motocicleta. As autoridades também não contribuem em nada para a redução dos acidentes. Em São Paulo as faixas de pedestre são totalmente pintadas nas cores vermelho e branca e se tornam um verdadeiro sabão quando chove. Experimente freiar nelas quando estiverem molhadas! Aqui em Mato Grosso, devido ao calor, o que mais vejo é nego andando de moto com capacete podre na cabeça, só de short e havaianas nos pés e as autoridades fingem que não vêem...
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Mensagem por Padumi Seg 10 Nov 2008, 16:20

Eu tava na balsa Santos - Guarujá nesse fds e ví uma CBR 1.000 e uma Hornet, cada qual com uma criança na garupa. As crianças não tinham mais que 7 anos, mas não tinha mesmo!! Era até engraçado vê-los na garupa, pois os inocentes mal tinham pernas para "abraçar" o banco da moto. Quase não alcançavam as pedaleiras.

Saímos da balsa e comentei com minha namorada: eles devem andar bem devagarzinho com os moleques na garupa, né?

Tá bom... abriu o sinal os caras arrancaram que nem 2 malucos no meio do trânsito. Pqp....me deu uma ravai!!! São 2 idiotas irresponsáveis....isso pra não baixar o nível aqui no forum...

E assim caminha a humanidade...
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Mensagem por Lincoln Seg 10 Nov 2008, 18:40

Padumi escreveu:Eu tava na balsa Santos - Guarujá nesse fds e ví uma CBR 1.000 e uma Hornet, cada qual com uma criança na garupa. As crianças não tinham mais que 7 anos, mas não tinha mesmo!! Era até engraçado vê-los na garupa, pois os inocentes mal tinham pernas para "abraçar" o banco da moto. Quase não alcançavam as pedaleiras.

Saímos da balsa e comentei com minha namorada: eles devem andar bem devagarzinho com os moleques na garupa, né?

Tá bom... abriu o sinal os caras arrancaram que nem 2 malucos no meio do trânsito. Pqp....me deu uma ravai!!! São 2 idiotas irresponsáveis....isso pra não baixar o nível aqui no forum...

E assim caminha a humanidade...

Xiiii meu velho ta cheio de irresponsavel desse tipo por ai.

Mas ja que vocês tocaram nesse assunto, alguem sabe dizer o que diz a lei a esse respeito ?

Eu acredito que antes de 12 anos é perigoso carregar garupa, qual a opinião de vocês ?
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Mensagem por Padumi Seg 10 Nov 2008, 21:29

Que eu saiba a lei atual diz que menores de 7 anos não podem andar na garupa de motos.

E parece que estão tentando mudar isso, aumentando a idade mínima pra 10 anos.

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Mensagem por Cleber T. Sex 14 Nov 2008, 09:29

é tudo x20 hehhehe
e tb se for pra ficar seguro fica em casa sem fazer nada....pq pedestre bike tudo tem alto indice de acidente uhahuauhahua
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