Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
+5
R-Carril
He_man
tiago_pimenta
Mr.Camilotti
Mika - Grid motors
9 participantes
Página 1 de 1
Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
Galera!!! que gosta de fazer umas curvas e pra galera que ainda não tem habilidadem segue algumas dicas super importante.
Confira em nosso BLOG:
http://gridmotors.blog.br/2013/04/23/dicas-de-pilotagem-como-fazer-uma-curva/
Abraços
Confira em nosso BLOG:
http://gridmotors.blog.br/2013/04/23/dicas-de-pilotagem-como-fazer-uma-curva/
Abraços
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
muito bom as explicações!
Mr.Camilotti- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 08/02/2012
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
Mr.Camilotti escreveu:muito bom as explicações!
Muito boa né, vale a pena !! Ler !
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
Show ... vou compartilhar no face !!!
tiago_pimenta- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/04/2011
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
tiago_pimenta escreveu:Show ... vou compartilhar no face !!!
Valeuuuu Tiago !!!
He_man- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 25/02/2013
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
Muito bom o tópico e as dicas!
Somente um comentário complementar muito importante, nesses dois parágrafos:
"A importancia de subir as rotações do motor antes de entrar na curva (através da redução de marcha) é para sua utilização como “freio motor” caso necessário. Jamais use os freios dianteiro ou traseiro dentro de uma curva. Basta fechar a manete de aceleração que a moto reduzirá e inclinará ainda mais, ajudando na curva. É muito mais seguro entrar em uma curva desconhecida reduzindo para uma marcha mais baixa, com motor “esgoelando”, do que entrar “solto” em uma marcha alta."
"E uma recomendação que poderá salvar sua vida: JAMAIS DESISTA DE UMA CURVA DEPOIS DE INICIADA, a partir do momento em que voce tomou sua decisão vá até o fim. Se entrou rápido demais, feche a manete de aceleração e incline a moto mantendo o olhar para o ponto de saída da curva, sem se preocupar com a pedaleira raspando no chão e, principalmente, SEM OLHAR para os obstáculos: carros em sentido contrário, guard-rails, caminhão ao seu lado, acostamento, etc…Fixe o olhar no seu objetivo e acredite que voce conseguirá."
Vale ressaltar que a dica de fechar o acelerador (dentro da curva) nos paragrafos acima, deverá ser de forma suave, dar uma pequena aliviada no acelerador, não fechar totalmente, de forma brusca..
Da forma que está escrito, alguém poderá entender que fechar o acelerador seja literalmente desacelerar, isso vai piorar ainda mais a situação porque vai tirar o peso da traseira, a moto vai subir de uma vez e será queda na certa...Se a curva for pra direita, certamente invadirá a pista contrária....
Somente um comentário complementar muito importante, nesses dois parágrafos:
"A importancia de subir as rotações do motor antes de entrar na curva (através da redução de marcha) é para sua utilização como “freio motor” caso necessário. Jamais use os freios dianteiro ou traseiro dentro de uma curva. Basta fechar a manete de aceleração que a moto reduzirá e inclinará ainda mais, ajudando na curva. É muito mais seguro entrar em uma curva desconhecida reduzindo para uma marcha mais baixa, com motor “esgoelando”, do que entrar “solto” em uma marcha alta."
"E uma recomendação que poderá salvar sua vida: JAMAIS DESISTA DE UMA CURVA DEPOIS DE INICIADA, a partir do momento em que voce tomou sua decisão vá até o fim. Se entrou rápido demais, feche a manete de aceleração e incline a moto mantendo o olhar para o ponto de saída da curva, sem se preocupar com a pedaleira raspando no chão e, principalmente, SEM OLHAR para os obstáculos: carros em sentido contrário, guard-rails, caminhão ao seu lado, acostamento, etc…Fixe o olhar no seu objetivo e acredite que voce conseguirá."
Vale ressaltar que a dica de fechar o acelerador (dentro da curva) nos paragrafos acima, deverá ser de forma suave, dar uma pequena aliviada no acelerador, não fechar totalmente, de forma brusca..
Da forma que está escrito, alguém poderá entender que fechar o acelerador seja literalmente desacelerar, isso vai piorar ainda mais a situação porque vai tirar o peso da traseira, a moto vai subir de uma vez e será queda na certa...Se a curva for pra direita, certamente invadirá a pista contrária....
Última edição por R-Carril em Ter 23 Abr 2013, 23:45, editado 2 vez(es)
R-Carril- Participante
-
Data de inscrição : 11/01/2010
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
Uai, essa eu não entendi.R-Carril escreveu:
Vale ressaltar que as dicas de fechar o acelerador, deverá ser de forma suave, dar uma pequena aliviada no acelerador, não fechar totalmente, de forma brusca..
Da forma que está escrito, alguém pode entender que fechar o acelerador seja literalmente desacelerar, isso vai piorar ainda mais a situação porque vai tirar o peso da traseira, a moto vai subir de uma vez e será queda na certa...Se a curva for pra direita, certamente invadirá a pista contrária....
Posso estar fazendo errado, mas reduzo antes e freio antes da entrada curva. Na hora que entro na curva já vou estar com o acelerador totalmente fechado, só começo a abrir quando chego no ápice e começo a enxergar a saída.
Dicas serão bem-vindas!
SergioRJ- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 09/02/2009
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
SergioRJ,
Essa parte das dicas que comentei da matéria refere-se a quando vc já esta dentro da curva e precisa tomar uma atitude de emergência, entendeu? Então quando estiver no meio da curva e descobrir que ta rápido demais, Nao desacelerar de uma vez, porque ao desacelerar de forma brusca vai deixar a traseira leve e a moto vai subir de uma vez...o ideal é só aliviar um pouco o acelerador e deitar a moto para dentro da curva...e Nao tirar a mão de uma vez, como muitos fazem em uma situação dessas...na hora do susto...
Foi isso que eu quis dizer...
Essa parte das dicas que comentei da matéria refere-se a quando vc já esta dentro da curva e precisa tomar uma atitude de emergência, entendeu? Então quando estiver no meio da curva e descobrir que ta rápido demais, Nao desacelerar de uma vez, porque ao desacelerar de forma brusca vai deixar a traseira leve e a moto vai subir de uma vez...o ideal é só aliviar um pouco o acelerador e deitar a moto para dentro da curva...e Nao tirar a mão de uma vez, como muitos fazem em uma situação dessas...na hora do susto...
Foi isso que eu quis dizer...
R-Carril- Participante
-
Data de inscrição : 11/01/2010
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
É, isso "Jamais use os freios dianteiro ou traseiro dentro de uma curva" não é regra ou verdade universal.
Basta pesquisar sobre trail-braking...é um debate longo e interessante.
Basta pesquisar sobre trail-braking...é um debate longo e interessante.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
Muito legal..... importante saber como entrar numa curva...
ebogner- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 18/02/2013
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
R-Carril escreveu:SergioRJ,
Essa parte das dicas que comentei da matéria refere-se a quando vc já esta dentro da curva e precisa tomar uma atitude de emergência, entendeu? Então quando estiver no meio da curva e descobrir que ta rápido demais, Nao desacelerar de uma vez, porque ao desacelerar de forma brusca vai deixar a traseira leve e a moto vai subir de uma vez...o ideal é só aliviar um pouco o acelerador e deitar a moto para dentro da curva...e Nao tirar a mão de uma vez, como muitos fazem em uma situação dessas...na hora do susto...
Foi isso que eu quis dizer...
Exato...
De forma geral mantemos uma acelereção suave, constante. Se na hora voce perceber que fez uma m*** depois que entrou muito rápido, ou a curva não possui raio constante e fecha abruptamente a moto pode começar a sair pela tangente....
Nessa situação nós fechamos (desaceleramos) um POUCO o acelerador, para não transferir o peso pra frente da moto e ocasionar um Low Side...
Andrew.moj- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011
Re: Dicas de Pilotagem: Como entrar numa curva
Entendi.Andrew.moj escreveu:R-Carril escreveu:SergioRJ,
Essa parte das dicas que comentei da matéria refere-se a quando vc já esta dentro da curva e precisa tomar uma atitude de emergência, entendeu? Então quando estiver no meio da curva e descobrir que ta rápido demais, Nao desacelerar de uma vez, porque ao desacelerar de forma brusca vai deixar a traseira leve e a moto vai subir de uma vez...o ideal é só aliviar um pouco o acelerador e deitar a moto para dentro da curva...e Nao tirar a mão de uma vez, como muitos fazem em uma situação dessas...na hora do susto...
Foi isso que eu quis dizer...
Exato...
De forma geral mantemos uma acelereção suave, constante. Se na hora voce perceber que fez uma m*** depois que entrou muito rápido, ou a curva não possui raio constante e fecha abruptamente a moto pode começar a sair pela tangente....
Nessa situação nós fechamos (desaceleramos) um POUCO o acelerador, para não transferir o peso pra frente da moto e ocasionar um Low Side...
Valeu galera! Vivendo e aprendendo...
SergioRJ- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 09/02/2009
Tópicos semelhantes
» dicas de pilotagem ( freios)
» O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???
» Dicas de Pilotagem
» Dicas de pilotagem!
» Dicas de pilotagem: curvas
» O que fazer quando entro rápido dimais numa curva???
» Dicas de Pilotagem
» Dicas de pilotagem!
» Dicas de pilotagem: curvas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos