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Esquentar motor na posição de descanso da moto

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Mensagem por YUJI Qui 07 Mar 2013, 22:38

Prejudica a lubrificação?
Ou não, essa inclinação já foi projetada para não ter problema?
Noto que nessa inclinação o óleo nem aparece no nível.
Às vezes, fico semanas e semanas sem sair e para circular um pouco de combustível, lubrificação e carregar a bateria ligo uns 2 a 5 minutos, depois desligo.
Alguém pode me tirar essa dúvida?
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Mensagem por Andrew.moj Qui 07 Mar 2013, 22:46

Também tenho essa dúvida... Será que no cavalete o óleo fica dividido mais homogeneamente no motor?
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Mensagem por Convidad Qui 07 Mar 2013, 22:48

tranquilo! a lubrificação não depende de posição da moto. existe pressão e mecanismos como o pescador que atuam pra equilibrar o sistema. pode ficar sussa!

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Mensagem por Padumi Sex 08 Mar 2013, 00:33

Também acho que não tem problema, nenhum. No momento em que o motor é ligado, o óleo sobe por igual, "ocupando" todo o espaço.

Uma coisa que sim faz diferença, é o de ligar a moto e já acelerar. O óleo leva algumas frações de segundo pra subir e lubrificar tudo, então o ideal é dar a partida sem acelerar.

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Mensagem por Andrew.moj Sex 08 Mar 2013, 00:47

Isso sim! Eu sempre tento ligar a motoca e esperar ate o motor
Chegar nos 75 graus C pelo menos.

Foda é naquele role de manhãzinha na friaca...
Demora pacas, e a cachorrada do vizinho começa a latir, Puta saco. Com o full agora fica um Deus nos acuda hehe
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Mensagem por eduardo.longo Sex 08 Mar 2013, 09:58

Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.
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Mensagem por Andrew.moj Sex 08 Mar 2013, 10:54

eduardo.longo escreveu:Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.

Sério? Eu tinha um conceito diferente... Onde voce viu essa Info?
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Mensagem por vidal Sex 08 Mar 2013, 12:11

Andrew.moj escreveu:
eduardo.longo escreveu:Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.

Sério? Eu tinha um conceito diferente... Onde voce viu essa Info?



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Mensagem por Elton Sex 08 Mar 2013, 12:32

vidal escreveu:
Andrew.moj escreveu:
eduardo.longo escreveu:Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.

Sério? Eu tinha um conceito diferente... Onde voce viu essa Info

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Normalmente tem uma nota no "manuel" dizendo isso.

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Mensagem por Convidad Sex 08 Mar 2013, 13:25

uauhahuauha, essa dica é das antigas, usada nas harley do passado, onde a dica ficava pra ligar e sair andando logo, mesmo que devagar, pra não lavar a área de óleo! Vcs que não entenderam! hauhauhauhauhahuahuahu

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Mensagem por Velcy Izolan Sex 08 Mar 2013, 14:30

O problema pode ser a moto estar mais inclinada do que a capacidade do pescador trazer o óleo pra pressurizar o carter e a librificação ser homogênea.
Não lembro quantos % o motor funciona sem problemas, tem que ver no manual..
Aquecer andando é melhor do que parado.
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Mensagem por Anderson Campinas Sex 08 Mar 2013, 14:42

Eu gosto de ligar a minha enquanto coloco o capacete e as luvas só para dar uma girada no óleo e depois sai bem de boa até chegar na rodovia que fica 1 km da minha casa, sempre faço assim e nunca tive problemas com as motos. O carro eu já ligo e saio em seguida...
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Mensagem por eduardo.longo Sex 08 Mar 2013, 14:48

Elton escreveu:
vidal escreveu:
Andrew.moj escreveu:
eduardo.longo escreveu:Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.

Sério? Eu tinha um conceito diferente... Onde voce viu essa Info

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Normalmente tem uma nota no "manuel" dizendo isso.

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Tá no manuel da minha moto.

Anderson Campinas escreveu:Eu gosto de ligar a minha enquanto coloco o capacete e as luvas só para dar uma girada no óleo e depois sai bem de boa até chegar na rodovia que fica 1 km da minha casa, sempre faço assim e nunca tive problemas com as motos. O carro eu já ligo e saio em seguida...

Eu faço a mesma coisa.
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Mensagem por Saverio RMX Sex 08 Mar 2013, 16:53

Essa história de ter que "esquentar" o motor para poder andar é do tempo do carburador. Com a injeção eletrônica é só ligar e sair, de boa. Os sensores vão dar a mistura correta de ar/combustível e vão acertando até a temperatura chegar ao normal. Claro que não vai ficar dando faixa vermelha logo de cara na rpm, para que o óleo possa dar uma circulada pelos dutos.
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Mensagem por eduardo.longo Sáb 09 Mar 2013, 17:51

Saverio RMX escreveu:Essa história de ter que "esquentar" o motor para poder andar é do tempo do carburador. Com a injeção eletrônica é só ligar e sair, de boa. Os sensores vão dar a mistura correta de ar/combustível e vão acertando até a temperatura chegar ao normal. Claro que não vai ficar dando faixa vermelha logo de cara na rpm, para que o óleo possa dar uma circulada pelos dutos.

Não é só isso. Com o motor funcionando em marcha-lenta, a queima da gasolina não é perfeita. pelo contrário, é a pior situação possível. Assim, a queima incompleta faz criar carvão na cãmara de combustão, nas velas e pior, no catalisador. Por isso melhor sair andando.
E andando na maciota, não só para que o óleo possa dar uma circulada pelos dutos, mas porque no projeto do motor, todas as folgas (Pistão/cilindro, bronzinas do bloco/virabrequim, bronzinas das bielas/virabrequim, bronzinas das bielas/pinos dos pistões, balancins/válvulas, balancins/eixo de comando etc.),todas essas folgas foram calculadas para quando as peças estão à temperatura de 90 a 100 graus. Se a temperatura sobe muito (por ex. passa de 120), as folgas vão diminuindo até travar tudo. E se a temperatura é muito baixa, as folgas são maiores, acarretando em menor pressão do óleo, portanto mais atrito entre as peças, vibrações e batidas de válvulas que provocam desgaste acentuado das peças todas.
Quando um zé ruela daqueles bem cururus mesmo der umas aceleradas de cortar giro com o motor frio perto de você, preste atenção que, principalmente se o motor já estiver meio cansadinho (mais de 50.000 km), dá pra perceber o barulho de válvula batendo, biela batendo e metal moendo. É bem interessante, principalmente quando o motor não é o seu.
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Mensagem por Convidad Sáb 09 Mar 2013, 18:30

agora eu xoreiii largadu! PQP! o que o tempo não faz!

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Mensagem por Mr.Camilotti Sáb 09 Mar 2013, 19:30

Poço estar errado, me corrijam se estiver, mas a bateria so em marcha lenta não carrega.
Para carregar legal tem que rodar de 3.000rpm para cima e 10 a 20min no minimo.

Acho que de dar a partida e deixar funcionar só por 2/5min acaba descarregando mais, pelo fato da bateria usar carga para girar o motor.

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Mensagem por NERO Dom 10 Mar 2013, 10:13

Mr.Camilotti escreveu:Poço estar errado, me corrijam se estiver, mas a bateria so em marcha lenta não carrega.
Para carregar legal tem que rodar de 3.000rpm para cima e 10 a 20min no minimo.

Acho que de dar a partida e deixar funcionar só por 2/5min acaba descarregando mais, pelo fato da bateria usar carga para girar o motor.


Carrega sim.
Pra isso serve o retificador de voltagem.
Pode testar, com um voltímetro, medindo na marcha lenta mesmo: dá em torno de 13,5V-14V mesmo a 1500 rpm.
E ao acelerar, sobe um pouquinho mas estabiliza de volta na faixa de 13,5-14V
Com relação ao tempo, é isso mesmo...5 minutos de carga não resolvem nada...melhor rodar com a moto uns 20 minutos ou mais.
T+
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Mensagem por Mr.Camilotti Dom 10 Mar 2013, 11:43

É sempre bom estar aprendendo cada x mais.
Abraço
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Mensagem por Hard Bandit Qui 14 Mar 2013, 16:07

Meu mecanico disse que nao tem problema algum em aquecer a moto inclinada
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Mensagem por Hawk Dom 24 Mar 2013, 00:32

Em algumas motos com motores mais largos ou que tem o pezinho numa posição que deixa a moto mais inclinada não é muito recomendado.

Em algumas dá até pra ouvir o efeito de inclinar o motor, o barulho nítido de que algo perdeu um pouco do banho de óleo. Exemplo, CB/CBR 450.

Motores com cárter úmido não podem ter inlcinação frontal (empinada) muito acentuada também, porque o óleo todo escorre e pode não ser pescado.

Algumas motos inclusive tiveram problemas no passado com falta temporária de óleo devido a acelerações bruscas, caso onde o óleo vai todo para a parte traseira do motor.

Nesse quesito as motos com cárter seco são as melhores.

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Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Carrega em qualquer rotacao !

Mensagem por marcos z farah Dom 26 maio 2013, 00:52

Mr.Camilotti escreveu:Poço estar errado, me corrijam se estiver, mas a bateria so em marcha lenta não carrega.
Para carregar legal tem que rodar de 3.000rpm para cima e 10 a 20min no minimo.

Acho que de dar a partida e deixar funcionar só por 2/5min acaba descarregando mais, pelo fato da bateria usar carga para girar o motor.

Em qualquer rotacao a bat. carrega, o que precisa de rotacao pra carregar e o dinamo dos fuscas, estes em marcha lenta nao carregam a bat . .

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Mensagem por dirceurom Dom 26 maio 2013, 02:13

Essa questão de aquecer o motor é fundamental para a durabilidade do mesmo, jamais force demais quando o motor está frio, vi um motor de MV AGUSTA F4 fumar no encontro de São Lourenço, o tapado do dono colocou a moto com motor gelado no dina e ligou acelerando cortando giro em todas as marchas! Na segunda passada quando ele tirou a mão a moto já começou a fumar, depois ele desligou a motoca e quando ligou denovo parecia uma DT 2t.

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Mensagem por otakumike Dom 26 maio 2013, 17:51

Essa questão de aquecer o motor é fundamental para a durabilidade do mesmo, jamais force demais quando o motor está frio, vi um motor de MV AGUSTA F4 fumar no encontro de São Lourenço, o tapado do dono colocou a moto com motor gelado no dina e ligou acelerando cortando giro em todas as marchas! Na segunda passada quando ele tirou a mão a moto já começou a fumar, depois ele desligou a motoca e quando ligou denovo parecia uma DT 2t.


vi isso acontecer com uma R1 amarela em Sao Lourenço tbm...Megacycle de 2010...

pior que a R1, alem de ficar fumando, deve ter estourado algum retentor, pois ficou uma possa de oleo no chao depois que o cara parou a moto...
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Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Leandro_SS Dom 26 maio 2013, 19:45

Prefiro ligar e deixa-la aquecendo ate começar a indicar a temperatura no painel para depois sair. Até este ponto, ja circulou oleo por todo o motor e a ECU sabe como esta o estado e a alimentação do motor.
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