Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hayabusa - vento lateral - instabilidade

5 participantes

Ir para baixo

Hayabusa - vento lateral - instabilidade Empty Hayabusa - vento lateral - instabilidade

Mensagem por Marcosrc Sex 23 Nov 2012, 21:12

Pessoal,

Estou há quase três meses com a Haya. Ela é demais.

Só uma coisa tem me intrigado bastante: a estabilidade da moto nos ventos laterais.

Eu faço o mesmo trecho de rodovia para o trabalho há cinco anos (+/- 30km). Passei por ele com 750F, R1 e mais recentemente com a B1250S.

Eventualmente existem algumas rajadas de vendo. Puxam a moto pro lado e tal. Reduzo a velocidade e tento distribuir bem o peso. Nunca tive problema.

Porém, com a Haya, tenho sentido muita insegurança, a ponto de ter receio de cair. Parece que a moto está sendo puxada por baixo em direção ao lado do vento.

Num tópico semelhante, disseram que carenadas são mais imunes ao vento. Na rajada frontal, ok. Mas e na lateral, o fato de serem mais fechadas influencia?

Será que eu tive o azar de, nesses meses, pegar as maiores rajadas ou não estou sabendo me comportar sobre a moto?

Meu pneu traseiro está quase na hora de ser trocado, pode ser isso (estar um pouco "quadrado")?

Abraços.

Marcos

Marcosrc
Marcosrc
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hayabusa - vento lateral - instabilidade Empty Re: Hayabusa - vento lateral - instabilidade

Mensagem por Ribeiro Sex 23 Nov 2012, 21:26

Marcos, boa noite. Com certeza as carenadas sofrem mais com o vento lateral. Uma galera voltando do Serra azul, pegou uma chuva com vento e tiveram que parar no acostamento de tanto que atrapalhava. Eu com a srad, topei com ventos laterais bem chatos, mas é só segurar bem firme e mandar ver, se ve que não da, para num local seguro, e espera passar, blz, abraço.
Ribeiro
Ribeiro
Participante
Participante

Masculino

Hayabusa - vento lateral - instabilidade Empty Re: Hayabusa - vento lateral - instabilidade

Mensagem por Marcosrc Sex 23 Nov 2012, 22:45

Valeu, Ribeiro.
Mês que vem estarei aí na região. Vamos marcar alguma coisa.
Marcosrc
Marcosrc
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por budha74 Sáb 24 Nov 2012, 13:54

Vento lateral é muito complicado. Tem alguns lugares que são sujeitos às famosas rajadas que chegam a tirar um veículo com 4 rodas de faixa, imagina com uma moto leve e com apenas duas rodas. Ali na região entre Ribeirão Preto e Barretos tem muito dessas rajadas e a moto em que mais senti isso foi com uma Falcon que, vim a saber depois, sofre mais pelo centro de gravidade alto e as rodas raiadas que criam um efeito "cata-vento", tive que parar para me recobrar do susto e depois segui entre 30 e 40 km/h, não dava para ir mais do que isso porque parecia que a moto estava levando uma "rasteira" por baixo: assustador.
budha74
budha74
Participante
Participante

Mensagem por Marcelo Moraes Sáb 24 Nov 2012, 17:16

Meu é normal isso acontecer com a haya, a carenagem dela é muito fechada e realmente ela sofre mais que as outras comparada com SRADs, R1... Tenho uma Haya e já peguei ventos laterais e sei como ela ela vai saindo de lado fora da pista e você tem que ficar corrigindo o traçado...

Resumindo é normal =) Só não abusar muito da velocidade hehehe
Marcelo Moraes
Marcelo Moraes
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Last_Warrior Sáb 24 Nov 2012, 18:18

Na minha F também peguei muitas rajadas de vento, porque viajava muito de Limeira pra Uberlândia visitar a muié... Mas peguei mais na época da seca antes da chuva, lá por agosto/setembro.

O que notei é que tem uma velocidade que a moto fica melhor, não muito devagar mas não muito rápido, no meu caso entre 130 e 150 por hora.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Ribeiro Sáb 24 Nov 2012, 20:59

Sem dúvida Marcos, quando estiver por aqui, da um toque, que marcamos alguma coisa sim.
PS: Dessa vez vou ficar esperto com as MPS da vida. Very Happy
Ribeiro
Ribeiro
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo