Alguém sabe como soltar essa porca? DESFECHO
+3
NERO
DomMarco
Julio Cesar A. Sampaio
7 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Alguém sabe como soltar essa porca? DESFECHO
Preciso soltar a porca do parafuso que prende o motor ao quadro da B65S 2008 (carburada) para instalar Slider.
Trata-se de uma porca nº14 (9/16) porém ela está dentro de um "buraco" onde não tem espaço para encaixar nenhuma das chaves que eu tenho ("L", fixa e estrela) já tentei até travá-la com uma chave de fenda mas não obtive exito, já passei WD40 mas tb não deu certo. Consegui soltá-la um pouco mas agora ela esta rodando junto com o parafuso
Tirei algumas fotos onde dá pra ver o slider do lado esquerdo que consegui instalar e a porca do lado direito que não consigo tirar:
Alguma idéia?
Trata-se de uma porca nº14 (9/16) porém ela está dentro de um "buraco" onde não tem espaço para encaixar nenhuma das chaves que eu tenho ("L", fixa e estrela) já tentei até travá-la com uma chave de fenda mas não obtive exito, já passei WD40 mas tb não deu certo. Consegui soltá-la um pouco mas agora ela esta rodando junto com o parafuso
Tirei algumas fotos onde dá pra ver o slider do lado esquerdo que consegui instalar e a porca do lado direito que não consigo tirar:
Alguma idéia?
Última edição por Julio Cesar A. Sampaio em Dom 21 Out 2012, 11:06, editado 1 vez(es)
Julio Cesar A. Sampaio- Participante
-
Re: Alguém sabe como soltar essa porca? DESFECHO
Que eu sei, ela é presa com fixador. Tem que aquecer para amolecer esse fixador aí ela solta. Foi o que foi feito quando instalei slider na minha.
DomMarco- Participante
-
Já apanhei pra tirar essa porca justamente pra instalar o slider.
O brabo é que se ela não solta de primeira, fica rodando junto com o parafuso...e aí não afrouxa.
E pra piorar, não tem espaço pra colocar chave ali.
Depois de quebrar a cabeça e quase desistir de fazer a instalação, me invoquei e consegui.
Você vai precisar "fabricar" uma ferramenta.
Eu consegui isso comprando uma chave L das mais vagabundas e baratas, justamente para inutilizar ela.
Com lima e esmeril, fui gastando a parte externa dela até ela conseguir passar na folga que existe entre o parafuso e o bloco do motor. Só que ainda precisei deixar ela com um formato de meia-lua...gastei metade da capa....e só essa metade conseguia entrar no espaço do bloco.
Quando consegui isso, consegui calçar a porca o suficiente para vencer a trava química do parafuso. Depois, só pra dar raiva, dá pra tirar com a mão.
Depois tento fazer um "desenho" pra explicar....
T+
O brabo é que se ela não solta de primeira, fica rodando junto com o parafuso...e aí não afrouxa.
Depois de quebrar a cabeça e quase desistir de fazer a instalação, me invoquei e consegui.
Eu consegui isso comprando uma chave L das mais vagabundas e baratas, justamente para inutilizar ela.
Com lima e esmeril, fui gastando a parte externa dela até ela conseguir passar na folga que existe entre o parafuso e o bloco do motor. Só que ainda precisei deixar ela com um formato de meia-lua...gastei metade da capa....e só essa metade conseguia entrar no espaço do bloco.
Quando consegui isso, consegui calçar a porca o suficiente para vencer a trava química do parafuso. Depois, só pra dar raiva, dá pra tirar com a mão.
T+
NERO- Participante
-
NERO escreveu:Já apanhei pra tirar essa porca justamente pra instalar o slider.
T+
Deu pra entender perfeitamente NERO!
Aliás eu já tinha imaginado algo parecido, mas achei que já existisse uma chave própria, pois não é possivel que cada vez que as concessionárias tenham que tirar esse parafuso eles "fabriquem" a chave dessa maneira
Vc ainda tem a sua chave adaptada?
Eu nao tenho esmeril em casa, e fazer uma na base da lima vai ser punk !
Foda que agora a porca já esta solta (rodando em falso) e não dá pra ficar rodando com moto assim.
-
A chave adaptada eu dei junto com o protetor quando vendi a moto.
Mas me lembro vagamente ter gasto uns 15 reais na chave genérica...fora o esforço e tempo pra "fabricar" a ferramenta que usei umas duas vezes só.
O brabo é que precisa tudo isso apenas pra vencer a trava química do parafuso. depois ele sai muito fácil.
Já tentou calçar a porca ali com uma chave de fenda grande, alavancando?
Pode ter sorte e conseguir soltar só com essa força...senão vai ter que fabricar a chave mesmo.
Entendeu? gastei a chave "L" de forma a deixar ela como se abraçasse apenas metade da porca...e não toda, como a chave L original.
E ainda serrei ela de forma a conseguir infiar ela ali no meio dos coletores.
T+
Mas me lembro vagamente ter gasto uns 15 reais na chave genérica...fora o esforço e tempo pra "fabricar" a ferramenta que usei umas duas vezes só.
O brabo é que precisa tudo isso apenas pra vencer a trava química do parafuso. depois ele sai muito fácil.
Pode ter sorte e conseguir soltar só com essa força...senão vai ter que fabricar a chave mesmo.
Entendeu? gastei a chave "L" de forma a deixar ela como se abraçasse apenas metade da porca...e não toda, como a chave L original.
T+
NERO- Participante
-
A fabricação da chave L deu pra entender sim colega!NERO escreveu:A chave adaptada eu dei junto com o protetor quando vendi a moto.
T+
Eu calcei o parafuso com uma chave de fenda grande que tenho aqui, ela entrou bem justa precisando até de umas pancadas e usei outra chave menor do outro lado da porca para travar mais ainda, porém como ela está prentendo um coxim de borracha o mesmo se move e a porca continuou girando em falso
Vou esperar mais um pouco pra ver se alguém conhece alguma chave especifica pra isso, eu imaginei algo como a chave de vela que é praticamente um cano com o formato da porca, mas teria que ser do tamanho da porca, sei lá.
Se não aparecer nada até o fim da tarde vou fazer a adaptação com o chave L como vc falou.
Obrigado velinho!
-
Me esqueci do coxim.
Aconteceu a mesma coisa comigo...não fosse isso, o esquema da chave de fenda daria certo. Quando faz força, a borracha cede e aí perde o efeito de prender o parafuso.
Uma coisa é certa. PrA colocar a porca ali, eles usaram algo.
Eu acho que deve existir algum jogo de cachimbos com a parede deles mais fina, que possibilite encaixar e entrar ali.
Tente procurar alguma ferramenta importada emprestada...creio que deva ser por aí a coisa.
Já tentou a dica de aquecer + a chave de fenda?.
T+
Aconteceu a mesma coisa comigo...não fosse isso, o esquema da chave de fenda daria certo. Quando faz força, a borracha cede e aí perde o efeito de prender o parafuso.
Uma coisa é certa. PrA colocar a porca ali, eles usaram algo.
Eu acho que deve existir algum jogo de cachimbos com a parede deles mais fina, que possibilite encaixar e entrar ali.
Tente procurar alguma ferramenta importada emprestada...creio que deva ser por aí a coisa.
Já tentou a dica de aquecer + a chave de fenda?.
T+
NERO- Participante
-
To vendo que vou ter que dirar essa bost... na porrada
To pensando em meter uma broca com a furadeira nela
To pensando em meter uma broca com a furadeira nela
-
Julio, pede ajuda pro nosso amigo Fabiano (oficial suzuki). Manda
um mp pra ele pedindo um help.
Matias- Participante
-
Bem lembrado Matias!Matias escreveu:Julio, pede ajuda pro nosso amigo Fabiano (oficial suzuki). Manda
Vou mandar o link desse topico pra ele por MP
Vlw
-
Acabo de mandar uma MP pro Fabiano, tomara que de certo!
Abraco.
Abraco.
-
Meu caro Julio Cesar,
Fiz o mesmo que o Nero, só que com uma chave combinada igual a esta http://www.dutramaquinas.com.br/produtos/chave-combinada-9-16-aco-cromo-vanadio-com-cartela-44670-105 , que gastei por fora o lado fechado da chave no esmeril, afinando até encaixar no buraco e travar a porca, pra ajudar afinei tanto que quebrou então tive que soldar, mas no final deu tudo certo,
Depois na instalação do slider te aconselho a colocar uma porca de inox que vem com uma borracha travante, espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição, boa sorte e não desanime,
Abraço.
Fiz o mesmo que o Nero, só que com uma chave combinada igual a esta http://www.dutramaquinas.com.br/produtos/chave-combinada-9-16-aco-cromo-vanadio-com-cartela-44670-105 , que gastei por fora o lado fechado da chave no esmeril, afinando até encaixar no buraco e travar a porca, pra ajudar afinei tanto que quebrou então tive que soldar, mas no final deu tudo certo,
Depois na instalação do slider te aconselho a colocar uma porca de inox que vem com uma borracha travante, espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição, boa sorte e não desanime,
Abraço.
Gustavo Pessoa- Participante
-
Por coincidencia eu comprei uma chave dessa ontem..rsrs...vou ver se arranjo um esmeril, se nao vou calejar a mao na lima mesmo!
-
Gustavo, meu slider é igual ao seu, você sabe se tem como eu comprar só a parte preta, feita de plástico desse slider?
a propósito, muito bonita sua moto!
valeu
valeu
adautojunior- Participante
-
Sua B65 tá muito bonita mesmo Gustavo!
Oque vc passa nesse motor pra ficar pretinho desse jeito?
-
Na minha, uma vez a cada 45 dias depois de lavar a moto, passo wd40 nos carburas e no motor, evitando sempre as mangueiras, tiro o excesso e também fica pretinho assim.
adautojunior- Participante
-
Julio,
Conseguiu sacar a porca ?
Caso não consiga eu posso lhe indicar uma oficina que tem essa chave pra soltar, fica em São Paulo ( capital ) Vila Mariana.
Abs,
Caso não consiga eu posso lhe indicar uma oficina que tem essa chave pra soltar, fica em São Paulo ( capital ) Vila Mariana.
Abs,
Carlão_- Louco pra sair do armário...
-
Carlão_ escreveu:Julio,
Abs,
Não consegui ainda Carlão
Tentei adaptar uma chave como o pessoal indicou, porém não tenho esmeril e na grosa tá punk de fazer.
Vl Mariana é meio longe pra mim, mas agradeço assim mesmo.
Obrigado!
-
adautojunior escreveu:Gustavo, meu slider é igual ao seu, você sabe se tem como eu comprar só a parte preta, feita de plástico desse slider?
valeu
Adauto,
Acho que não vai encontrar só a parte plástica do slider, te aconselho a ir em uma loja que venda borrachas, e com certeza vai achar alguma tampa que encaixe ali, blza, a moto estava impecável, mas vendi pra um colega aqui do fórum, espero ter ajudado,
Abraço.
-
Julio Cesar A. Sampaio escreveu:Sua B65 tá muito bonita mesmo Gustavo!
Então meu caro,
A moto estava impecável mesmo, mas vendi pra um colega aqui do fórum, a propósito para o motor ficar assim pretinho,
No bloco do motor passava Jimo silicone spray, e nas tampas do motor eu mesmo fiz um polimento, massa de polir n2 com algodão, e depois cera tbém com algodão, e bastante capricho, rsrs,
Abraço.
-
Gustavo Pessoa escreveu:Julio Cesar A. Sampaio escreveu:Sua B65 tá muito bonita mesmo Gustavo!
Então meu caro,
A moto estava impecável mesmo, mas vendi pra um colega aqui do fórum, a propósito para o motor ficar assim pretinho,
No bloco do motor passava Jimo silicone spray, e nas tampas do motor eu mesmo fiz um polimento, massa de polir n2 com algodão, e depois cera tbém com algodão, e bastante capricho, rsrs,
Abraço.
Tá de parabéns pelo capricho
Vou tentar na minha
-
Ontem acordei cedo e levei a moto em uma oficina proxima de casa para tentar tirar a dita porca Depois de 20 min. tentando o mecanico desistiu e me aconselhou a ir mesmo pra concessionária.
Levei a Bandit pra CC da Lapa, e estava ancioso pra ver como seria a chave que serveria para tirar aquela porca
O mecanico da CC me pediu pra esperar uns minutos pro motor esfriar pra ele poder tirar a porca.
De onde eu estava esperando, dava pra ver ele mexendo na moto
Eu vi ele esmerilhando umas 3 chaves de fenda de tamanhos diferentes e enfiando elas ao redor da porca e nada deLa sair
Ela tentou de tudo, porrada com talhadeira , aquecer o parafuso, WD40, etc...
E 1:40hr depois ele conseguiu tirar a porca com o auxilio de uma parafusadeira pneumática e a talhadeira!
PQP.....que negócio mal feito ............pra mim isso é um erro de projeto, como podem fazer um encaixe no bloco para porca que depois de colocada ninguém consegue tirar!
O bloco do motor da minha moto ficou todo marcado pelas pancadas e a porca inutilizada ISSO EM UMA CONCESSIONÁRIA!!!
Não me cobraram nenhuma M.O. pelo "serviço" (deve ter sido por vergonha ou medo de eu reclamar) e ainda tiraram o slider que eu já havia colocado e reinstalaram com porca de pressão em ambos os lados, acho que pra me agradar ou compensar a cagada.
NOTA ZERO PARA OS PROJETISTAS DA SUZUKI
Levei a Bandit pra CC da Lapa, e estava ancioso pra ver como seria a chave que serveria para tirar aquela porca
O mecanico da CC me pediu pra esperar uns minutos pro motor esfriar pra ele poder tirar a porca.
De onde eu estava esperando, dava pra ver ele mexendo na moto
Eu vi ele esmerilhando umas 3 chaves de fenda de tamanhos diferentes e enfiando elas ao redor da porca e nada deLa sair
Ela tentou de tudo, porrada com talhadeira , aquecer o parafuso, WD40, etc...
E 1:40hr depois ele conseguiu tirar a porca com o auxilio de uma parafusadeira pneumática e a talhadeira!
PQP.....que negócio mal feito ............pra mim isso é um erro de projeto, como podem fazer um encaixe no bloco para porca que depois de colocada ninguém consegue tirar!
O bloco do motor da minha moto ficou todo marcado pelas pancadas e a porca inutilizada ISSO EM UMA CONCESSIONÁRIA!!!
Não me cobraram nenhuma M.O. pelo "serviço" (deve ter sido por vergonha ou medo de eu reclamar) e ainda tiraram o slider que eu já havia colocado e reinstalaram com porca de pressão em ambos os lados, acho que pra me agradar ou compensar a cagada.
NOTA ZERO PARA OS PROJETISTAS DA SUZUKI
-