SRAD 750 2004 com câmbio travado - AJUDA
+4
R-Carril
Berlindo
Carvalho750
Tubarão
8 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
SRAD 750 2004 com câmbio travado - AJUDA
Galera, vamos ver se alguém pode me ajudar por aqui.
Estava usando uma ponteira WR na minha SRAD 750 e tudo funcionava perfeitamente, bati 283 km/h com filtro e velas originais e sem power. Como gosto de ponteira embutida, tipo Firetong, cortei o cano original logo abaixo da pedaleira e instalei uma ponteira corneta curta.
A moto ficou mais rápida de saída mas perdeu muito de final, tanto é que no role desse Domingo, em 6ª não passou de 220 km/h e ainda por cima travou o câmbio em 5ª marcha. Somente entra a 5ª marcha ou uma posição que desengata a moto, que não é o ponto morto.
Não sei se é muita coincidência, mas isso aconteceu logo após a troca da ponteira e devo ter perdido compressão no motor. Alguém pode dizer se realmente pode ocorrer essa perda de compressão por troca da ponteira e tb a ponto de travar o câmbio??
Grato a quem possa ajudar.
Estava usando uma ponteira WR na minha SRAD 750 e tudo funcionava perfeitamente, bati 283 km/h com filtro e velas originais e sem power. Como gosto de ponteira embutida, tipo Firetong, cortei o cano original logo abaixo da pedaleira e instalei uma ponteira corneta curta.
A moto ficou mais rápida de saída mas perdeu muito de final, tanto é que no role desse Domingo, em 6ª não passou de 220 km/h e ainda por cima travou o câmbio em 5ª marcha. Somente entra a 5ª marcha ou uma posição que desengata a moto, que não é o ponto morto.
Não sei se é muita coincidência, mas isso aconteceu logo após a troca da ponteira e devo ter perdido compressão no motor. Alguém pode dizer se realmente pode ocorrer essa perda de compressão por troca da ponteira e tb a ponto de travar o câmbio??
Grato a quem possa ajudar.
Última edição por Tubarão em Seg 23 Jul 2012, 03:20, editado 1 vez(es)
Tubarão- Participante
Re: SRAD 750 2004 com câmbio travado - AJUDA
amigo tem um tópico aberto meu sobre o cambio ano 2006 cara se for mesmo o problema você vai desembolsar uma graninha pois o meu ficou em torno de 4.000 reais o concerto tive que trocar as engrenagem primaria eo garfo cada engrenagem fica em torno de 500 pila a minha danificou três pois e um conjunto que engrena uma na outra mais o garfo que faz o engrenamento do conjunto sem contar que leva mais ou menos uns dois meses para ficar pronta pois não tem de estoque em nenhuma cc somente por importação a não ser que encontre na g.o corre o risco de não ser original ai a brincadeira fica mais caro ainda,,,,sinto muito em falar isso mas eo meu caso parecido,,, já faz 50 dias que a minha esta na oficina por falta de peça,,
Carvalho750- Participante
-
Não tem nada a ver com a ponteira, definitivamente. Não tem perda de compressão exceto se vc andar sem o coletor, com o cabeçote aberto alí na exaustão sem cano nenhum. Fora isso, não tem a menor chance desse problema ter sido causado pelo escape.
Provavelmente é o garfo mesmo com o colega Carvalho750 disse, vc pode dar sorte de não ter danificado a engrenagem ou dar retifica. Esse garfo vai dando desgaste e dificultando a troca, vc troca uma a mais na malícia e trava mesmo...
Se prepare $$$$
Provavelmente é o garfo mesmo com o colega Carvalho750 disse, vc pode dar sorte de não ter danificado a engrenagem ou dar retifica. Esse garfo vai dando desgaste e dificultando a troca, vc troca uma a mais na malícia e trava mesmo...
Se prepare $$$$
Berlindo- Participante
-
Pois é amigo, foi muita coincidência ter trocado a ponteira e ela ter perdido tanto rendimento assim logo no primeiro role, e ainda por cima com o travamento do câmbio. Eu estava em 4ª marcha e ao tentar colocar a 5ª, estava travado, logo depois destravou sozinho e travou novamente como está agora. Deve ser mesmo como os amigos mencionaram sobre o garfo mas o que me intriga é que antes de travar o câmbio, a moto perdeu muito rendimento. Não sei se já era o câmbio que estava influenciando, até mesmo antes de travar.
Tubarão- Participante
Berlindo escreveu:Esse garfo vai dando desgaste e dificultando a troca
Isso é desgaste natural de uso ou algum "mau uso" antecipa esse desgaste?
R-Carril- Participante
-
Berlindo escreveu:Não tem nada a ver com a ponteira, definitivamente. Não tem perda de compressão exceto se vc andar sem o coletor, com o cabeçote aberto alí na exaustão sem cano nenhum. Fora isso, não tem a menor chance desse problema ter sido causado pelo escape.
Se prepare $$$$
To com o Berlindo
vytor- Moderador
-
R-Carril escreveu:
Isso é desgaste natural de uso ou algum "mau uso" antecipa esse desgaste?
Depende muito de qtos kms ele rodou. Não é normal isso acontecer tão cedo, duvido que a moto tenha mais de 100k. Há um desgate nessa peça, mas a troca vai ficando ruim, dura e pra travar, só qdo está nas últimas.
Pode ser defeito na peça, um desgaste prematuro, mas com crtz o uso intensificou as coisas.
Berlindo- Participante
-
como dito acima,o cambio nada tem haver com a perda de compressão pela troca de ponteira.
o cambio e um conjunto de engrenagens fixas e moveis.os garfos seletores e o trambulador..
o mais comum de acontecer e a quebra dos dentes e dos engates da propria engrenagem. Mas ja vi quebrar o eixo principal do cambio o que sai pra prender o pião da moto,tente erguer a moto e girar a roda para traz e tire a capa do pião para acompanhar o movimento. Outra coisa que aconteceu com um cliente e o mesmo pensou que o cambio tivesse travado foio eixo da troca de marcha ter espanado as estrias e o pedal passa em falso,não custa verificar.
O custo sai altopois o cambio a moto e dentro do motor e para fazer um bom serviço e obrigatorio abrir o motor todo.
Ai vc busca na internet o manual de serviço com os codigos das engrenagens ruim se for isso e encomende e bora acelerar.
ate mais e boa sorte
o cambio e um conjunto de engrenagens fixas e moveis.os garfos seletores e o trambulador..
o mais comum de acontecer e a quebra dos dentes e dos engates da propria engrenagem. Mas ja vi quebrar o eixo principal do cambio o que sai pra prender o pião da moto,tente erguer a moto e girar a roda para traz e tire a capa do pião para acompanhar o movimento. Outra coisa que aconteceu com um cliente e o mesmo pensou que o cambio tivesse travado foio eixo da troca de marcha ter espanado as estrias e o pedal passa em falso,não custa verificar.
O custo sai altopois o cambio a moto e dentro do motor e para fazer um bom serviço e obrigatorio abrir o motor todo.
Ai vc busca na internet o manual de serviço com os codigos das engrenagens ruim se for isso e encomende e bora acelerar.
ate mais e boa sorte
MORAES(TL)- Moderador
-
OK galera, obrigado pelas respostas e amanhã mesmo vou caçar um bom mecânico por aqui. Vou mantendo atualizado esse tópico conforme os acontecimentos.
Grato.
Grato.
Tubarão- Participante
Não foi por conta da ponteira isso é certo. Mas o que me chamou atenção foi vc não ter percebido que os engates estavam ruins...para travar assim o conjunto deveria estar apresentando fadiga...muito estranho!!! Poste o que aconteceu...valeu!
wagner prates- Participante
-
Estou com a moto fazem 6 meses, ela está com 45K e o câmbio sempre esteve do mesmo jeito, por isso não consegui perceber nenhuma diferença nos últimos roles. Talvez se estivesse pilotado outra do mesmo modelo, poderia notar alguma diferença. Já deixei a moto numa oficina conceituada em Campinas, essa semana sai o orçamento.
Tubarão- Participante
Saiu hoje o veredicto.............engrenagens da 2ª até a 5ª foram pro espaço, junto com o eixo e 1 garfo. Amanhã vou correr na G. O. pra comprar. Se alguém souber quem tenha esse câmbio me dá um alô, preciso só do câmbio primário.
Valeu
Valeu
Tubarão- Participante
Não pega nada usado...
Berlindo- Participante
-
já pode vir com a carteira cheia,pq não vai ser barato!!! E na Go vai ser dificil encontrar as engrenagens soltas,era bom vc trazer o que sobrou do seu tbm.
Pq ate onde sei eles vendem completo.
Abraço.
Só uma dica..procura a loja Só filé.
Abraço.
MORAES(TL)- Moderador
-
Berlindo escreveu:Não pega nada usado...
Com certeza, não gosto de alimentar a bandidagem
Tubarão- Participante
MORAES(TL) escreveu:já pode vir com a carteira cheia,pq não vai ser barato!!! E na Go vai ser dificil encontrar as engrenagens soltas,era bom vc trazer o que sobrou do seu tbm.
Abraço.
Vou passar na oficina antes pra pegar o câmbio e depois ir na G. O. Sei que só o câmbio primário vai ficar na base de 2K.
Me falaram tb de um tal de Dunga lá..............esse Só Filé vc tem o endereço
Tubarão- Participante
amigo não precisa comprar completo caso tenha danificado só as engrenagem,garfo etc..e vendido tudo separado pela cc só para ter uma ideia engrena. 24231-35f00 valor 598.00,,, engrena.24251-35f20 valor 481.00 engren. 24261-35f01 valor 481.00 garfo.. valor 313.00 peças NOVAS ORIGINAIS CC todas elas são do eixo primário
Carvalho750- Participante
-
Carvalho, as engrenagens mais danificadas são da 2ª até a 5ª, mas as outras tb apresentam desgaste, então meu mecânico achou melhor trocar todo o conjunto. Encontrei na G. O. o câmbio completo por 3K de uma moto batida comprada em leilão e eles não vendem parte do câmbio. Não sou de comprar peças sem procedência, pois assim estaria alimentando a bandidagem, mas essa SRAD está batida e foi comprada de leilão, o vendedor me mostrou até a documentação. Vou ver o câmbio sexta-feira e só vou pegar se estiver em plenas condições de uso. O conjunto primário na CC, apesar de ser novo, não sai por menos de 5K, além da espera que não é menor de 25 dias.
Tubarão- Participante
E qndo se fala em cambio tem que ser peças em otimo estado,pois e necessario abrir o motor.
MORAES(TL)- Moderador
-
Sim, com certeza Moraes, foi isso que eu falei ao vendedor, eles terão que abrir o motor pra tirar o câmbio e só vou levar se estiver em ótimas condições.
Tubarão- Participante
Então galera, peguei o câmbio na G. O. e realmente era de uma SRAD batida, de leilão. Não quizeram vender parte do câmbio e tive que comprar inteiro, saiu por 3K.....
Amanhã vou levar para o meu mecânico e até sexta-feira tô nas pistas novamente. A parte boa é que vou aproveitar a mão-de-obra e colocar velas Iridium e filtro K&N, além de melhorar a injeção no CDI. A motoca vai voltar virada no capeta.......
Vou vender as partes boas do câmbio, pois só vou aproveitar o câmbio primário.
Amanhã vou levar para o meu mecânico e até sexta-feira tô nas pistas novamente. A parte boa é que vou aproveitar a mão-de-obra e colocar velas Iridium e filtro K&N, além de melhorar a injeção no CDI. A motoca vai voltar virada no capeta.......
Vou vender as partes boas do câmbio, pois só vou aproveitar o câmbio primário.
Tubarão- Participante
Enfim, após 17 dias de internação, meu brinquedo tá zerado novamente. Troca do câmbio completo, velas Iridium, aeroquip, filtro K&N e óleo Motul 5100 + filtro, MO saiu por 1,3K. Bateu 112 cv no dina com injeção original. Vou correr atrás do PC3 pra pular para uns 123 cv. Agradeço a todos que colaboraram no tópico.
Abraço!
Abraço!
Tubarão- Participante
eu teria chorado na M.O pra fechar por milão.kkkk
Mas pagou um otimo preço só pra abrir o cabeçote sair de 500 a 600 dilmas.
Mas pagou um otimo preço só pra abrir o cabeçote sair de 500 a 600 dilmas.
MORAES(TL)- Moderador
-
Com certeza Moraes, mas como tb foi passada no dina, nem chorei a MO.
Uma dica a todos: depois de uma semana de sair da oficina, notei um pequeno vazamento de óleo saindo de trás da bomba d'agua. Gastei R$ 1,00 e troquei o oring (que pode ser achado em qualquer loja de retentores), que fica na bomba d'agua, para isso basta soltar os 2 parafusos dela, não vaza água e somente sai um pouco de óleo do motor, cerca de 200 ml, nada que assuste. Problema resolvido.
Uma dica a todos: depois de uma semana de sair da oficina, notei um pequeno vazamento de óleo saindo de trás da bomba d'agua. Gastei R$ 1,00 e troquei o oring (que pode ser achado em qualquer loja de retentores), que fica na bomba d'agua, para isso basta soltar os 2 parafusos dela, não vaza água e somente sai um pouco de óleo do motor, cerca de 200 ml, nada que assuste. Problema resolvido.
Tubarão- Participante
Desculpa a ignorância...mas a SRAD 750 não tem 150 Hp?
T+
T+
NERO- Participante
-