Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

+20
Edemir
ebogner
Mr.Camilotti
Petrel
alexcafe
Mendão
portomp
claudnei rodrigues vieira
MORAES(TL)
Sérgio Santiago
Matias
Kallébe
marcden2003
PAPINI
Saverio RMX
R2F
Dr_Xyko
eduardo.longo
COUTINHO
marlonamaral
24 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A - Página 2 Empty Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por marlonamaral Qui 21 Jun 2012, 10:42

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal,

só pra tirar uma dúvida, a minha bateria da Srad 750 2009 está fraca e ela tem uma de 12V 10A. Dei uma carga lenta nela e ficou beleza. Já está instalada na moto.

Agora eu tinha uma bateria igual a original, mas é uma de Nobreak, aquelas seladas com 12V 7A que se compra em casa de eletronicos, que por sinal tem o mesmo tamanho da bateria original.

Como teste, coloquei ela no lugar da original, liguei os plugs e a moto pegou sem problemas. Detalhe, essa bateria custou 35,00 reais e a original tá na casa dos 260,00.

Agora vem a pergunta, alguém aqui já adaptou outra bateria no lugar da original?

Tem problema utilizar uma bateria de 12V 7A, já que o manual pede 12V 10A?

gostaria de discutir esse assunto.

Abraço,
marlonamaral
marlonamaral
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A - Página 2 Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Dr_Xyko Sáb 23 Jun 2012, 21:30

Matias.... da uma verificada ai que provavelmente (99,99999%) existe algum outro componente com defeito. Ou a sua bateria estava em curto. Pq se ela apenas estiver com carga baixa.... roda normal

Marcdem, entendi seu raciocinio. A bateria quebra... abre o circuito... adeus queima no cilindro. Ai sim faz sentindo.
Concordo com voce nesse ponto
Dr_Xyko
Dr_Xyko
Participante
Participante

Masculino

Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A - Página 2 Empty Re: Utilização de Bateria 12V 7A em vez de 12V 10A

Mensagem por Matias Sáb 23 Jun 2012, 22:09

Então Dr_Xyko eu só estou contestando a afirmação que problema
na bateria não causa o corte do motor quando o mesmo estiver em
funcionamento. Se foi curto não sei, o que sei é que por conta da
bateria a moto deu pane várias vezes, independente do giro ou da
velocidade, subindo e descendo marcha. E após a troca da mesma
nunca mais ocorreu algo nem mesmo parecido.

Última edição por Matias em Sáb 23 Jun 2012, 23:38, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : alinhamento do texto)
Matias
Matias
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Sérgio Santiago Sáb 23 Jun 2012, 23:17

Só para clarear um pouquinho:

O ALTERNADOR transforma energia mecânica produzida pelo motor em energia elétrica de 'corrente alternada'.
O RETIFICADOR transforma a 'corrente alternada' em 'corrente contínua', que é o tipo de corrente que é utilizado em carros, motos, caminhões, etc. O retificador também tem a função de 'estabilizar a voltagem' geralmente entre 12,7 a 13,5 volts, porque essa voltagem vem bem mais alta do alternador e varia com a rotação do motor. O retificador NÃO gera energia. Tanto os carros, como as motos de maior porte possuem essas duas peças. Nos carros, os retificadores geralmente ficam no próprio alternador e são mais conhecidos pelos mecânicos de automóvel como "Regulador de Voltagem".
Desligar a bateria com o motor em funcionamento pose causar danos ao sistema elétrico, principalmente aos módulos de injeção eletrônica.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MORAES(TL) Sáb 23 Jun 2012, 23:41

As motos antigas onde a corrente era gerada pelo magneto a bateria so tinha a função de buzina e luzes(setas ,freios).mas logo depois isso foi abandonado pegue uma xt600 com a bateria no lugar (fraca) e tente dar um tranco ela não pega o mesmo pra gs 500.Pois o circuito não mais depende da geração do magneto e sim da bateria.Então nas motos novas a baixa amperagem da bateria gera mau funcionamento e o corte do motor sim.
O retificador/regulador pega essa corrente gerada pelo magneto e nada mais faz que retificar como foi postado acima de alternada pra continua nas motos novas,e regular a amperagem que é sempre maior gerada pelo magneto do que a bateria precisa..e a diferença e desgarregada no terra da moto.
E mesmo já coloque bateria de Nobreak na cg150 ie,Mas a carga exigida para a partida e a alimentação da Injeção ,farol buzina e muita para essa amperagem baixa. Pra quem tem e quer fazer um teste..Essa nova titan paartida 150 ie usa uma bateria exclusiva 5.5amperes ja vendida em gel lacrada,teste como já fiz e compre uma de 5 amperes normal,não aguenta 2 meses.Uma bateria normal de 12v 10a tem sua voltagem diminuida na partida para 6 a 7 amperes imaginem isso numa de 7a,qual será a durabilidade dela?Pra quebra galho eu recomendo,e um otimo salva vidas. abraço

Última edição por MORAES(TL) em Sáb 23 Jun 2012, 23:44, editado 1 vez(es)
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por eduardo.longo Sáb 23 Jun 2012, 23:43

Sérgio Santiago escreveu:

O ALTERNADOR transforma energia mecânica produzida pelo motor em energia elétrica de 'corrente alternada'.
O RETIFICADOR transforma a 'corrente alternada' em 'corrente contínua', que é o tipo de corrente que é utilizado em carros, motos, caminhões, etc. O retificador também tem a função de 'estabilizar a voltagem' geralmente entre 12,7 a 13,5 volts, porque essa voltagem vem bem mais alta do alternador e varia com a rotação do motor. O retificador NÃO gera energia. Tanto os carros, como as motos de maior porte possuem essas duas peças. Nos carros, os retificadores geralmente ficam no próprio alternador e são mais conhecidos pelos mecânicos de automóvel como "Regulador de Voltagem".
Desligar a bateria com o motor em funcionamento pose causar danos ao sistema elétrico, principalmente aos módulos de injeção eletrônica.

Eles podem estar encapsulados em uma peça só, mas eletricamente o retificador e o regulador são coisas diferentes. O retificador apenas transforma a corrente alternada do alternador em corrente contínua, par apoder ser acumulada na bateria. É composto por um conjunto de diodos retificadores.
O regulador utiliza transistores para evitar que a voltagem mais alta que vem do alternador quando o motor está em alta rotação cause sobrecarga da bateria.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardo.longo Sáb 23 Jun 2012, 23:47

.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Sérgio Santiago Dom 24 Jun 2012, 02:27

eduardo.longo escreveu:

Eles podem estar encapsulados em uma peça só, mas eletricamente o retificador e o regulador são coisas diferentes. O retificador apenas transforma a corrente alternada do alternador em corrente contínua, par apoder ser acumulada na bateria. É composto por um conjunto de diodos retificadores.
O regulador utiliza transistores para evitar que a voltagem mais alta que vem do alternador quando o motor está em alta rotação cause sobrecarga da bateria.

É verdade, Eduardo, você tem razão. O termo "Regulador de Voltagem" usado pelos mecânicos de automóveis vem do tempo (até o início da década de 60) que o gerador dos carros era o Dínamo, que por produzir corrente contínua, não necessitava de retificador, e o próprio regulador ainda não usava transistores - que representavam uma tecnologia muito avançada para a época.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Kallébe Dom 24 Jun 2012, 05:09

eduardo.longo escreveu:

Já ia falar algo a respeito. Más a explicação do Eduardo está perfeita. Más o ideal mesmo para o tópico seria ter o relato de alguém utilizando rotineiramente uma bateria nobreak... Seria bom...

Kallébe
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por marcden2003 Dom 24 Jun 2012, 12:03

Matias escreveu:Aqueles que afirmam que por causa da bateria a moto não morre estando em
pleno funcionamento, LAMENTO DIZER QUE MORRE SIM, e independente da velocidade
que se encontra, afirmo isso porque aconteceu comigo, diversas vezes retornando
de um role. E o pior de tudo que não adiantava soltar a embreagem pra pegar no
tranco que não adiantava, tive que parar diversas vezes pra conectar a outra
bateria para a moto pegar novamente.

Bateria da B12 trocada problema sanado.

Exato Matias. Já passei por problemas deste tipo, mesmo o retificador estando perfeito. Nunca tive RR1000 prá dizer se a Honda tem funcionamento diferente, mas vai que na do colega tem...
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por marcden2003 Dom 24 Jun 2012, 12:15

MORAES(TL) escreveu:As motos antigas onde a corrente era gerada pelo magneto a bateria so tinha a função de buzina e luzes(setas ,freios).mas logo depois isso foi abandonado pegue uma xt600 com a bateria no lugar (fraca) e tente dar um tranco ela não pega o mesmo pra gs 500.Pois o circuito não mais depende da geração do magneto e sim da bateria.Então nas motos novas a baixa amperagem da bateria gera mau funcionamento e o corte do motor sim.
O retificador/regulador pega essa corrente gerada pelo magneto e nada mais faz que retificar como foi postado acima de alternada pra continua nas motos novas,e regular a amperagem que é sempre maior gerada pelo magneto do que a bateria precisa..e a diferença e desgarregada no terra da moto.

Resumindo, se a bateria der pau com a moto andando, o motor pode apagar (relatos citados) e você passar por maus momentos. Melhor explicação impossível. Sobre a pergunta do autor do tópico, como quebra-galho até que vai, mas para usá-la como peça definitiva, JAMAIS!

Palavras da salvação. Amém!
marcden2003
marcden2003
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por marlonamaral Dom 24 Jun 2012, 20:48

Pessoal.

sou novo no forum e quando abro um tópico para discussão, meu intuito é simplesmente achar soluções e aumentar o nível de conhecimento dos participantes.

Quanto ao meu teste com a bateria nobreak de 12V7A, o resultado é: funciona perfeitamente.

Instalei na minha Srad 2009, andei tranquilamente pela cidade. andei forte e tudo mais. Fim uma simples adaptação no polo positivo e negativo para que pudesse encaixar os polos da bateria e só alegria.
Para aqueles que estão com problemas financeiros momentâneos, é uma solução barata e eficaz.

Como melhoria, recomendo comprar a de 12V9A, que é do mesmo tamanho da de 7A e encaixa no compartimento da SRAD, já a de 12A não encaixa.

Então... resumindo, o método funciona.
Valores:
Plugs e fios: R$ 5,00
Bateria: 35,00

Vou tentar colocar umas fotos da instalação. Muito simples...

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img836/4461/230620125175.jpg

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img641/3238/230620125179.jpg

De novo... isso é somente para aumentar as informações do fórum, que no meu ponto de vista, serve para identificar soluções para o nosso dia a dia com as motos.

abraço a todos.
marlonamaral
marlonamaral
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Kallébe Seg 25 Jun 2012, 01:02

marlonamaral escreveu:Pessoal.

sou novo no forum e quando abro um tópico para discussão, meu intuito é simplesmente achar soluções e aumentar o nível de conhecimento dos participantes.

Quanto ao meu teste com a bateria nobreak de 12V7A, o resultado é: funciona perfeitamente.

Instalei na minha Srad 2009, andei tranquilamente pela cidade. andei forte e tudo mais. Fim uma simples adaptação no polo positivo e negativo para que pudesse encaixar os polos da bateria e só alegria.
Para aqueles que estão com problemas financeiros momentâneos, é uma solução barata e eficaz.

Como melhoria, recomendo comprar a de 12V9A, que é do mesmo tamanho da de 7A e encaixa no compartimento da SRAD, já a de 12A não encaixa.

Então... resumindo, o método funciona.
Valores:
Plugs e fios: R$ 5,00
Bateria: 35,00

Vou tentar colocar umas fotos da instalação. Muito simples...

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img836/4461/230620125175.jpg

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img641/3238/230620125179.jpg

De novo... isso é somente para aumentar as informações do fórum, que no meu ponto de vista, serve para identificar soluções para o nosso dia a dia com as motos.

abraço a todos.

É exatamente isso que o tópico precisava. Alguém com experiência em utilizar baterias nobreak. Comprovando o que tenho falado. É perfeitamente viável a única diferença é que terá durabilidade menor do que uma bateria normal. Aliás vc pode dar algum dado quanto a durabilidade. Ou é a primeira vez que utiliza ? Já sei a resposta, mesmo assim vou perguntar: Sua moto falhou do nada alguma vez ? Pena que não fabricam nobreaks de alta amperagem. (Pelo menos nunca vi). Se não isso viraria moda entre os automóveis.

Kallébe
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por marlonamaral Seg 25 Jun 2012, 09:20

A moto não falhou não. Andei bem tranquilo. Se vc colocar uma nobreak de 9A, deve durar tanto quanto a original. pelo tamanho do compartimento original da suzuki, só cabe a de 9A. As de 12A são grandes e não cabe.

opção barata e simples para quem está com problemas financeiros momentâneos.

Como teste, não estou usando ela no momento, uso uma bateria de gel de 11A. Mas como sou curioso, sempre fico inventando moda....rsss.... mas quando apertar, coloco a de nobreak que tenho em casa e dou as minhas passeadas.

Já montei até turbo em carro na saída do escapamento... o chamado rear mount turbo.... coisa de doido....rss...
marlonamaral
marlonamaral
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por COUTINHO Seg 25 Jun 2012, 09:21

É isso ae Marlon, vai postando as suas curiosidades pra gente também...rs

Abraço
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino

https://www.suzukionline.org

Mensagem por Kallébe Seg 25 Jun 2012, 17:56

marlonamaral escreveu:A moto não falhou não. Andei bem tranquilo. Se vc colocar uma nobreak de 9A, deve durar tanto quanto a original. pelo tamanho do compartimento original da suzuki, só cabe a de 9A. As de 12A são grandes e não cabe.

opção barata e simples para quem está com problemas financeiros momentâneos.

Como teste, não estou usando ela no momento, uso uma bateria de gel de 11A. Mas como sou curioso, sempre fico inventando moda....rsss.... mas quando apertar, coloco a de nobreak que tenho em casa e dou as minhas passeadas.

Já montei até turbo em carro na saída do escapamento... o chamado rear mount turbo.... coisa de doido....rss...

Tá certo Marlon. Obrigado pelas respostas. Muito válido. positivo

Kallébe
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por claudnei rodrigues vieira Ter 26 Jun 2012, 20:47

minha gsx 750 usa 2 baterias de Nobreak,ou alarme e nunca deu problema minha cbx 200 tem uma e minha cbr 450 tambem essas baterias sao uma beleza e baratas mas comprem d marca boa
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por portomp Qui 11 Abr 2013, 19:18

Utilizo bateria de nobreak a 8 meses na minha F e até agora não tive problemas. Trafeguei por estradas de terra, com bastante trepidação sem nenhum problema. Fiz ultimamente uma viagem de 1.900km e só alegria!. Claro, fiz uma adaptação nos bornes para prender bem os fios positivo e negativo da motoca. Ah, adicineu na F farol de milha, tomada 12v para o gps e a danada da bateria 12v7ah tem suportado tranquilamente. Por cautela, quando viajo, levo uma outra de reserva (tb de nobreak); contudo, até hoje nunca precisei usar a bateria de reserva.

portomp
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mendão Dom 02 Jun 2013, 09:57

Depois de 4 anos, a bateria da minha 1200 já não está conseguindo mais dar a partida na moto! Descuido meu pois não tenho usado a moto com a mesma frequência de antes. Antes de troca-la, irei leva-la para uma carga lenta em alguma auto elétrica. Vai que recupera a carga !

Caso não tenha jeito, depois que li nesse tópico, vou arriscar com uma bateria de Nobreak 12v 9Ah !
Percebi que um dos receios seria a trepidação e suas consequências. Como uma das dimensões dela é menor , original , 150x87x130 e a do nobreak , 150x65x95 (Comp x Larg x Alt ) , irei colocar algum tipo de plástico bolha para amortizar esse problema e fixar bem a fiação.

No mercado livre , um vendedor ate anuncia a compatibilidade da bateria com a YXT9-BS .
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475721474-bateria-selada-12v-9a-7a-apc-4-anos-uso-nobreak-alarme-cerca-_JM

marlon ... Uma dúvida: qual numero do fio que vc usou para conectar a bateria do nobreak com o cabo da bateria da moto e valeu por compartilhar essa experiência conosco !

Mendão
Mendão
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por alexcafe Seg 03 Jun 2013, 10:07

Interessante isso.... pretendo testar assim que a bateria da minha b12 acabar. Fiquei com dúvida apenas na adpatação dos bornes... acho que o ideal seria fazer uma "ponte" de plastico para passar os contados a posição padrão...abçs
alexcafe
alexcafe
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por portomp Seg 03 Jun 2013, 12:12

Bom dia pra todos! A bitola do fio que utilizei foi de 10.0 mm, apenas para ligar o negativo da bateria ate o original. O positivo utilizei o original da própria moto. Quanto a adaptação dos bornes comprei em casa de ferragens (com um furo onde o fio passa preso por uma porca) ficou bem seguro evitando mau contato. Por obvio, se couber no espaço da moto a bateria de 9ah é melhor. Quanto a minha, esta funcionando bem, só alegria!

portomp
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mendão Seg 03 Jun 2013, 16:06

Porto .... valeu pela informação !
A bateria da moto arriou mesmo ! Pega carga mas não segura muito tempo ! Por aqui, na minha cidade, 220 reais a paralela . Vou encarar a do nobreak de 9AH anunciada mercadolivre . Ate achei uma de 10AH mas é 1cm maior . não vou arriscar Custo total: 70 reais !
Mendão
Mendão
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Petrel Seg 03 Jun 2013, 18:15

Vc vai arriscar e vai se dar super bem... não existe essa história de bateria de Nobreak.... essas baterias são feitas uso geral... já existiam muito antes dos Nobreak existirem... com certeza elas são muitos superiores a algumas bateria "feitas pra motos" que ainda usam eletrólito liquido.. outra coisa!!!1 não são elas são baratas... as de motos é que são absurdamente caras..... esse assunto é antigo em vários outros foruns.... sempre com sucesso... eu mesmo já fiz isso a uns 10 anos atras numa virago 250, ano 1997 e foi só alegria...usei um ano vendi a moto e uns dois anos depois encontrei o feliz comprador que nem se lembrava que existia bateria na moto... se não se lembrava é pq nunca deu problemas...

Petrel
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mendão Seg 03 Jun 2013, 18:29

Petrel , blz !!! já estava confiante e agora , mais ainda !!
Confesso que esse, jeitinho brasileiro, foi novidade para mim ! Agora é aguardar a chegada dela.
Mendão
Mendão
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mr.Camilotti Seg 03 Jun 2013, 18:42

Tb usei uma em uma XT600 que tive, a original Yusa era 250,00 a de Nobreak 35,00 + 10,00 para o eletricista aumentar o cabo, pois a de nobreak os dois polos são do mesmo lado.

Vendi a moto depois de 2 anos e a bateria ainda estava bala!

Smile
Mr.Camilotti
Mr.Camilotti
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mendão Sex 14 Jun 2013, 15:36

Cammilloti ... se ela aguentar um ano , já valeu o investimento , se durar 2 ?? Ai eu vou pra galera !!! rsrsrsrrs
Recebi a  bateria hoje e fiz a gambiarra da fiação ! Ela é bem mais estreita que a original mas foi bom porque coloquei alguns calços de borracha para amortizar a vibração, haja vista que a carcaça dessas baterias são mais frágeis que as baterias originais de moto. 
Moto pegou no primeiro estalo !! Perfeito !!! Agora é curtir !!!
Valeu pelas dicas e opiniões de todos vcs !
Mendão
Mendão
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo