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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 Empty Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

Mensagem por marcden2003 Qua 06 Jun 2012, 18:51

Pessoal, alguns de vocês acompanharam o meu "carma" para solucionar o problema da minha moto. De forma resumida, explicarei: a moto só dava partida com motor frio. Se eu desse umas voltas com ela e o motor esquentasse, tinha que esperar esfriar porque não pegava nem a pau! Bom, comprei um retificador novo, feito por um cara que o pessoal aqui do forum recomendou (que por questões éticas, não direi o nome), mas o problema persistia. Depois, o meu "mecânico", aquele filho da..., disse que era a bateria. Comprei uma Yuasa NOVA. Em seguida, o "mecânico", cujos adjetivos já foram citados anteriormente, disse se tratar do motor de partida. Abri o dito cujo, troquei as buchas e nada do problema resolver. Neste intervalo, troquei umas idéias com "uns mano" aqui do fórum, que me deram algumas dicas importantes. Comprei um multímetro e coloquei a mão na massa. Aprendi a medir a corrente do retificador e do estator. Até então, as medidas eram 78v do estator, 13v (chegando à 13,9v) do retificador e 12,8 (chegando a 13,4v) da bateria. Troquei de mecânico e, junto com ele, fui mechendo aqui e alí, até que, após uma revisão geral (inclusive de todo o chicote), decidimos substituir o retificador por um da NX 400 Falcon, para testar. Ficou uma beleza! A bateria começou a receber carga de 13,5v com o motor "contando" e 14,5v à 5.000 RPM. Detalhe: mesmo o motor estando quente, a moto dá partida normalmente. Inclusive, tô rodando com o bendito retificador da Falcon. Por enquanto, é só alegria. Resumindo: o problema era, desde o início, no retificador "NOVO". Simples assim. Minhas dúvidas agora são: O RETIFICADOR DA FALCON AGUENTA O TRAMPO? ISSO PODE DANIFICAR ALGUM COMPONENTE DA MOTO?

Falowwwwwwwww.

(Agradecimento especial ao Berlindo. Valeu cara!)


Última edição por marcden2003 em Qua 06 Jun 2012, 18:59, editado 1 vez(es)
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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 Empty Re: Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

Mensagem por MatheusMenezes Qua 06 Jun 2012, 18:58

Pelo que eu conheço de elétrica, o retificador só pode danificar alguma coisa se estragar e mandar mais tensão que o normal.

Quanto a aguentar, só testando pra saber, mas aí se o original não dá conta, porque não dar uma chance pro da Falcon?
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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 Empty Re: Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

Mensagem por marcden2003 Qua 06 Jun 2012, 19:04

Ops, eu quis dizer " fui MEXENDO aqui e ali..."

Escorregada básica.
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Mensagem por igorpbs Sex 08 Jun 2012, 03:35

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Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 01:50, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Berlindo Sex 08 Jun 2012, 10:50

Aeeeeeeeeee cara, tá vendo como era ele mesmo? Era o do Valter?

Teve que refazer os conectores do da Falcon?
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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 Empty Re: Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

Mensagem por Berlindo Sex 08 Jun 2012, 20:03

Olha só como é a irônia da vida...a maldita dela!

Peguei a moto agora, instalei um escape desmiolado, parti a moto pra ver o ronco, ficou bala, exatamente como eu queria e tal. Na segunda partida, arriou a bateria. Pensei - shit - deve ser pq ficou 2 semanas paradas.

Medi a bateria e tava com incríveis 5V. Coloquei a bateria no carro, deixei alguns minutos, reestabeleceu pra 12,5V, coloquei a moto e liguei. Tudo blz, fui medir de novo a bateria e qto deu? 11,6V...lazar...fdp...desse maldito retificador parou de novo.

Agora tô virado do diabo, queria dar um rolêzão amanhã e nada. Pior q agora vai demorar algum tempo pra conseguir um retificador MOSFET, pq ñ vou ficar insistindo nesses refeitos aí não...ahgrgththhhhhhhhhhhhhhhh

marcden2003, sua vez de me ajudar. Qto vc pagou no retificador da Falcon? Qtos fios ele tem no conector q vai pro estador?
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Mensagem por COUTINHO Sex 08 Jun 2012, 21:00

Berlindo! Será que vc consegue usar o da Falcon na 675?
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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 Empty Re: Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

Mensagem por Berlindo Sáb 09 Jun 2012, 13:56

Fui lá ver o da Falcon agora e ele tem só dois fios que saem com a tensão retificada. Sinceramente não sei qual seria o impacto de fazer uma ponte alí, só para preencher os conectores, mas resolvi não arriscar.

88 um retificador importaro e 150 o da Servitec.

Fui ver o da Suzuki e é idêntico ao da 675. Muda apenas o conector da parte retificada, o que vem do estator é igualzinho (da Falcon tb), mas até a caixa do retificador é a mesma. O fabricante é o mesmo (por isso tanto problema e o recall). Mas 450 num retificador que não é MOSFET, é um tiro no pé.

Vou ver o que eu faço, mas vou ter q encarar um MOSFET.
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Mensagem por COUTINHO Sáb 09 Jun 2012, 15:52

O meu retificador a partir de hoje vai viver mais "fresco"...rsrs

Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 CoolernaMirage
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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 Empty Re: Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

Mensagem por igorpbs Dom 10 Jun 2012, 03:06

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Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 01:51, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fguarezi Dom 10 Jun 2012, 19:55

igorpbs escreveu:sera mesmo que essa ventuinha pode ajudar a aumentar a vida util do retificador? pois ateh achei o lance interessante

Se o retificador esquentar muito ele perde eficiência e começa e carregar pouco.

Já tive uma Falcon que o retificador esquentava muito, andando pouco só na cidade não dava problema, mas se rodasse um pouco mais ele começava a perder rendimento e a bateria ficava fraca, dai a moto não pegava mais.
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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 Empty Re: Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

Mensagem por COUTINHO Dom 10 Jun 2012, 19:58

igorpbs escreveu:sera mesmo que essa ventuinha pode ajudar a aumentar a vida util do retificador? pois ateh achei o lance interessante

Com certeza! Já tem relatos de vários que fizeram e foi positivo.
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Mensagem por Sérgio Santiago Dom 10 Jun 2012, 23:32

Coutinho, esse ventilador pode molhar ou tem que proteger com plástico ao lavar a moto?

Um abraço !
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Mensagem por igorpbs Dom 10 Jun 2012, 23:44

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Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 01:48, editado 1 vez(es)
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Mensagem por COUTINHO Seg 11 Jun 2012, 11:29

Sérgio Santiago escreveu:Coutinho, esse ventilador pode molhar ou tem que proteger com plástico ao lavar a moto?

Um abraço !

Sérgio

Na hora de lavar é bom ter cuidado, é um cooler de computador, então não é muito resistente, mas se estragar coloca outro, é baratinho, vi até por R$ 6,70 no ML.

Tem alguns cooler que são para servidor, esses eu acho que são melhor ainda, quando o meu estragar vou colocar um desses.


igorpbs escreveu:vou por uma na minha magrela então pra ver qual eh... hehe... mais me diz uma coisa, essa ventuinha fica acionada todo tempo que a chave fica virada?

igor

depende onde vc ligar o cooler, eu liguei antes do relê que liga a bomba elétrica, então ligou a chave ele liga, desligou ele desliga, assim eu sei que não vai puxar força com a moto desligada, mas pegue um multímetro e veja onde melhor ligar, o cooler é 12 v.

Abraços
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Mensagem por Sérgio Santiago Seg 11 Jun 2012, 12:20

Valeu, Coutinho

Um abraço !
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Mensagem por marcden2003 Seg 11 Jun 2012, 13:23

Berlindo escreveu:Olha só como é a irônia da vida...a maldita dela!

Peguei a moto agora, instalei um escape desmiolado, parti a moto pra ver o ronco, ficou bala, exatamente como eu queria e tal. Na segunda partida, arriou a bateria. Pensei - shit - deve ser pq ficou 2 semanas paradas.

Medi a bateria e tava com incríveis 5V. Coloquei a bateria no carro, deixei alguns minutos, reestabeleceu pra 12,5V, coloquei a moto e liguei. Tudo blz, fui medir de novo a bateria e qto deu? 11,6V...lazar...fdp...desse maldito retificador parou de novo.

Agora tô virado do diabo, queria dar um rolêzão amanhã e nada. Pior q agora vai demorar algum tempo pra conseguir um retificador MOSFET, pq ñ vou ficar insistindo nesses refeitos aí não...ahgrgththhhhhhhhhhhhhhhh

marcden2003, sua vez de me ajudar. Qto vc pagou no retificador da Falcon? Qtos fios ele tem no conector q vai pro estador?

Fala Berlindo. Cara, eu paguei 120 dinheiros (magnetron). Mas olha a zica, coloquei o retificador que estava na minha moto em outra srad 750 de um chapa meu, prá testar. Funcionou normalmente. Ou seja, o retificador está bom. Fiz nova medição no estator e tava dando 40v à 3000rpm, 68v à 5000 rpm e 122v à 8000 rpm (motor frio). E pior, em um polo deu 122v e no outro deu 112v à 8000 rpm... O que o mecânico fez foi o chamado "jeitinho", quando instalou o retificador da Falcon. Em relação à instalação, não vi como ele fez, mas perguntei e ele falou que são 3 fios para o estator. Sinceramente, não sei mais o que fazer... A moto anda, mas o retificador praticamente "ferve", de tão quente que fica. Não recomendo a adaptação, a menos que seja prá "quebrar o galho"...

Espero ter ajudado.
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Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750 Empty Re: Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750

Mensagem por Berlindo Seg 11 Jun 2012, 14:06

Cara, acho q vc precisa mandar enrolar esse estator.

Vc mediu a resistência com tudo desligado, no plug q vem do estator? Mede em pares os 3 fios e veja se está dando 0,5 ohms.

Saca só o que um colega do TROL postou, tem bastante teste aí:
http://www.thegsresources.com/garage/gs_statorfault.htm

O teste C condenou meu retificador.
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Mensagem por igorpbs Ter 12 Jun 2012, 01:06

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Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 01:46, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Berlindo Ter 12 Jun 2012, 09:17

Más novas. Torrou meu estator.

Sem palavras...
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Mensagem por COUTINHO Ter 12 Jun 2012, 09:55

igorpbs escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425220689-micro-ventilador-80x80x25mm-fan-cooler-12v-prova-dagua-ip55-_JM

isso aki talvez ajude na experiencia. hehe

Então! Agora é só fazer a instalação! Very Happy
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Mensagem por COUTINHO Ter 12 Jun 2012, 09:56

Berlindo escreveu:Más novas. Torrou meu estator.

Sem palavras...

Dureza brother!
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Mensagem por Saverio RMX Ter 12 Jun 2012, 12:51

Quanto ao cooler de computador para resfriar, eu tenho 2 instalados no radiador da minha moto de trilha a mais de 2 anos e, mesmo mandando lavar em lava rápido, até hoje estão funcionando perfeitamente. Apenas procurem aqueles com rolamento, que duram mais que os sem rolamento. Após lavar a moto, WD 40 neles.
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Mensagem por COUTINHO Ter 12 Jun 2012, 13:23

Saverio RMX escreveu:Quanto ao cooler de computador para resfriar, eu tenho 2 instalados no radiador da minha moto de trilha a mais de 2 anos e, mesmo mandando lavar em lava rápido, até hoje estão funcionando perfeitamente. Apenas procurem aqueles com rolamento, que duram mais que os sem rolamento. Após lavar a moto, WD 40 neles.

Olha aí, mais um feliz adepto ao cooler...rsrs

Valeu brother. abraço.
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Mensagem por washington jose brito bom Qui 12 Set 2013, 06:39

bom dia galera, eu tenho uma gsx 1000 que esses dias deu pau no retificador fica esquetando muito e para de gerar carga para bateria eu não queria comprar um original por que é muito caro, gostaria de saber se tem outro de outra moto que possa fazer o trabalho do original obrigado fico aguardando resposta de vcs valeu.

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