Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750
+9
washington jose brito bom
Saverio RMX
Sérgio Santiago
Fguarezi
COUTINHO
Berlindo
igorpbs
MatheusMenezes
marcden2003
13 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750
Pessoal, alguns de vocês acompanharam o meu "carma" para solucionar o problema da minha moto. De forma resumida, explicarei: a moto só dava partida com motor frio. Se eu desse umas voltas com ela e o motor esquentasse, tinha que esperar esfriar porque não pegava nem a pau! Bom, comprei um retificador novo, feito por um cara que o pessoal aqui do forum recomendou (que por questões éticas, não direi o nome), mas o problema persistia. Depois, o meu "mecânico", aquele filho da..., disse que era a bateria. Comprei uma Yuasa NOVA. Em seguida, o "mecânico", cujos adjetivos já foram citados anteriormente, disse se tratar do motor de partida. Abri o dito cujo, troquei as buchas e nada do problema resolver. Neste intervalo, troquei umas idéias com "uns mano" aqui do fórum, que me deram algumas dicas importantes. Comprei um multímetro e coloquei a mão na massa. Aprendi a medir a corrente do retificador e do estator. Até então, as medidas eram 78v do estator, 13v (chegando à 13,9v) do retificador e 12,8 (chegando a 13,4v) da bateria. Troquei de mecânico e, junto com ele, fui mechendo aqui e alí, até que, após uma revisão geral (inclusive de todo o chicote), decidimos substituir o retificador por um da NX 400 Falcon, para testar. Ficou uma beleza! A bateria começou a receber carga de 13,5v com o motor "contando" e 14,5v à 5.000 RPM. Detalhe: mesmo o motor estando quente, a moto dá partida normalmente. Inclusive, tô rodando com o bendito retificador da Falcon. Por enquanto, é só alegria. Resumindo: o problema era, desde o início, no retificador "NOVO". Simples assim. Minhas dúvidas agora são: O RETIFICADOR DA FALCON AGUENTA O TRAMPO? ISSO PODE DANIFICAR ALGUM COMPONENTE DA MOTO?
Falowwwwwwwww.
(Agradecimento especial ao Berlindo. Valeu cara!)
Falowwwwwwwww.
(Agradecimento especial ao Berlindo. Valeu cara!)
Última edição por marcden2003 em Qua 06 Jun 2012, 18:59, editado 1 vez(es)
marcden2003- Participante
-
Re: Experiência: retificador da NX 400 Falcon numa Srad 750
Pelo que eu conheço de elétrica, o retificador só pode danificar alguma coisa se estragar e mandar mais tensão que o normal.
Quanto a aguentar, só testando pra saber, mas aí se o original não dá conta, porque não dar uma chance pro da Falcon?
Quanto a aguentar, só testando pra saber, mas aí se o original não dá conta, porque não dar uma chance pro da Falcon?
MatheusMenezes- Participante
-
Ops, eu quis dizer " fui MEXENDO aqui e ali..."
Escorregada básica.
Escorregada básica.
-
.
Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 01:50, editado 1 vez(es)
igorpbs- Participante
-
Aeeeeeeeeee cara, tá vendo como era ele mesmo? Era o do Valter?
Teve que refazer os conectores do da Falcon?
Teve que refazer os conectores do da Falcon?
Berlindo- Participante
-
Olha só como é a irônia da vida...a maldita dela!
Peguei a moto agora, instalei um escape desmiolado, parti a moto pra ver o ronco, ficou bala, exatamente como eu queria e tal. Na segunda partida, arriou a bateria. Pensei - shit - deve ser pq ficou 2 semanas paradas.
Medi a bateria e tava com incríveis 5V. Coloquei a bateria no carro, deixei alguns minutos, reestabeleceu pra 12,5V, coloquei a moto e liguei. Tudo blz, fui medir de novo a bateria e qto deu? 11,6V...lazar...fdp...desse maldito retificador parou de novo.
Agora tô virado do diabo, queria dar um rolêzão amanhã e nada. Pior q agora vai demorar algum tempo pra conseguir um retificador MOSFET, pq ñ vou ficar insistindo nesses refeitos aí não...ahgrgththhhhhhhhhhhhhhhh
marcden2003, sua vez de me ajudar. Qto vc pagou no retificador da Falcon? Qtos fios ele tem no conector q vai pro estador?
Peguei a moto agora, instalei um escape desmiolado, parti a moto pra ver o ronco, ficou bala, exatamente como eu queria e tal. Na segunda partida, arriou a bateria. Pensei - shit - deve ser pq ficou 2 semanas paradas.
Medi a bateria e tava com incríveis 5V. Coloquei a bateria no carro, deixei alguns minutos, reestabeleceu pra 12,5V, coloquei a moto e liguei. Tudo blz, fui medir de novo a bateria e qto deu? 11,6V...lazar...fdp...desse maldito retificador parou de novo.
Agora tô virado do diabo, queria dar um rolêzão amanhã e nada. Pior q agora vai demorar algum tempo pra conseguir um retificador MOSFET, pq ñ vou ficar insistindo nesses refeitos aí não...ahgrgththhhhhhhhhhhhhhhh
marcden2003, sua vez de me ajudar. Qto vc pagou no retificador da Falcon? Qtos fios ele tem no conector q vai pro estador?
Berlindo- Participante
-
Berlindo! Será que vc consegue usar o da Falcon na 675?
Fui lá ver o da Falcon agora e ele tem só dois fios que saem com a tensão retificada. Sinceramente não sei qual seria o impacto de fazer uma ponte alí, só para preencher os conectores, mas resolvi não arriscar.
88 um retificador importaro e 150 o da Servitec.
Fui ver o da Suzuki e é idêntico ao da 675. Muda apenas o conector da parte retificada, o que vem do estator é igualzinho (da Falcon tb), mas até a caixa do retificador é a mesma. O fabricante é o mesmo (por isso tanto problema e o recall). Mas 450 num retificador que não é MOSFET, é um tiro no pé.
Vou ver o que eu faço, mas vou ter q encarar um MOSFET.
88 um retificador importaro e 150 o da Servitec.
Fui ver o da Suzuki e é idêntico ao da 675. Muda apenas o conector da parte retificada, o que vem do estator é igualzinho (da Falcon tb), mas até a caixa do retificador é a mesma. O fabricante é o mesmo (por isso tanto problema e o recall). Mas 450 num retificador que não é MOSFET, é um tiro no pé.
Vou ver o que eu faço, mas vou ter q encarar um MOSFET.
Berlindo- Participante
-
O meu retificador a partir de hoje vai viver mais "fresco"...rsrs
.
Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 01:51, editado 1 vez(es)
igorpbs- Participante
-
igorpbs escreveu:sera mesmo que essa ventuinha pode ajudar a aumentar a vida util do retificador? pois ateh achei o lance interessante
Se o retificador esquentar muito ele perde eficiência e começa e carregar pouco.
Já tive uma Falcon que o retificador esquentava muito, andando pouco só na cidade não dava problema, mas se rodasse um pouco mais ele começava a perder rendimento e a bateria ficava fraca, dai a moto não pegava mais.
Fguarezi- Participante
-
igorpbs escreveu:sera mesmo que essa ventuinha pode ajudar a aumentar a vida util do retificador? pois ateh achei o lance interessante
Com certeza! Já tem relatos de vários que fizeram e foi positivo.
Coutinho, esse ventilador pode molhar ou tem que proteger com plástico ao lavar a moto?
Um abraço !
Um abraço !
Sérgio Santiago- Participante
-
.
Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 01:48, editado 1 vez(es)
igorpbs- Participante
-
Sérgio Santiago escreveu:Coutinho, esse ventilador pode molhar ou tem que proteger com plástico ao lavar a moto?
Um abraço !
Sérgio
Na hora de lavar é bom ter cuidado, é um cooler de computador, então não é muito resistente, mas se estragar coloca outro, é baratinho, vi até por R$ 6,70 no ML.
Tem alguns cooler que são para servidor, esses eu acho que são melhor ainda, quando o meu estragar vou colocar um desses.
igorpbs escreveu:vou por uma na minha magrela então pra ver qual eh... hehe... mais me diz uma coisa, essa ventuinha fica acionada todo tempo que a chave fica virada?
igor
depende onde vc ligar o cooler, eu liguei antes do relê que liga a bomba elétrica, então ligou a chave ele liga, desligou ele desliga, assim eu sei que não vai puxar força com a moto desligada, mas pegue um multímetro e veja onde melhor ligar, o cooler é 12 v.
Abraços
Valeu, Coutinho
Um abraço !
Um abraço !
Sérgio Santiago- Participante
-
Berlindo escreveu:Olha só como é a irônia da vida...a maldita dela!
Fala Berlindo. Cara, eu paguei 120 dinheiros (magnetron). Mas olha a zica, coloquei o retificador que estava na minha moto em outra srad 750 de um chapa meu, prá testar. Funcionou normalmente. Ou seja, o retificador está bom. Fiz nova medição no estator e tava dando 40v à 3000rpm, 68v à 5000 rpm e 122v à 8000 rpm (motor frio). E pior, em um polo deu 122v e no outro deu 112v à 8000 rpm... O que o mecânico fez foi o chamado "jeitinho", quando instalou o retificador da Falcon. Em relação à instalação, não vi como ele fez, mas perguntei e ele falou que são 3 fios para o estator. Sinceramente, não sei mais o que fazer... A moto anda, mas o retificador praticamente "ferve", de tão quente que fica. Não recomendo a adaptação, a menos que seja prá "quebrar o galho"...
Espero ter ajudado.
-
Cara, acho q vc precisa mandar enrolar esse estator.
Vc mediu a resistência com tudo desligado, no plug q vem do estator? Mede em pares os 3 fios e veja se está dando 0,5 ohms.
Saca só o que um colega do TROL postou, tem bastante teste aí:
http://www.thegsresources.com/garage/gs_statorfault.htm
O teste C condenou meu retificador.
Vc mediu a resistência com tudo desligado, no plug q vem do estator? Mede em pares os 3 fios e veja se está dando 0,5 ohms.
Saca só o que um colega do TROL postou, tem bastante teste aí:
http://www.thegsresources.com/garage/gs_statorfault.htm
O teste C condenou meu retificador.
Berlindo- Participante
-
.
Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 01:46, editado 1 vez(es)
igorpbs- Participante
-
Más novas. Torrou meu estator.
Sem palavras...
Sem palavras...
Berlindo- Participante
-
igorpbs escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425220689-micro-ventilador-80x80x25mm-fan-cooler-12v-prova-dagua-ip55-_JM
isso aki talvez ajude na experiencia. hehe
Então! Agora é só fazer a instalação!
Berlindo escreveu:Más novas. Torrou meu estator.
Sem palavras...
Dureza brother!
Quanto ao cooler de computador para resfriar, eu tenho 2 instalados no radiador da minha moto de trilha a mais de 2 anos e, mesmo mandando lavar em lava rápido, até hoje estão funcionando perfeitamente. Apenas procurem aqueles com rolamento, que duram mais que os sem rolamento. Após lavar a moto, WD 40 neles.
Saverio RMX- Participante
-
Saverio RMX escreveu:Quanto ao cooler de computador para resfriar, eu tenho 2 instalados no radiador da minha moto de trilha a mais de 2 anos e, mesmo mandando lavar em lava rápido, até hoje estão funcionando perfeitamente. Apenas procurem aqueles com rolamento, que duram mais que os sem rolamento. Após lavar a moto, WD 40 neles.
Olha aí, mais um feliz adepto ao cooler...rsrs
Valeu brother. abraço.
bom dia galera, eu tenho uma gsx 1000 que esses dias deu pau no retificador fica esquetando muito e para de gerar carga para bateria eu não queria comprar um original por que é muito caro, gostaria de saber se tem outro de outra moto que possa fazer o trabalho do original obrigado fico aguardando resposta de vcs valeu.
washington jose brito bom- Participante
-
Página 1 de 2 • 1, 2