Projeto de lei nova CNH para Motos
+22
andinho
MARCUS VINICIUS M. SANTO
Kako_UV777
edin
_-ë-_
JoHnny
RaFa AgOsT
Daniel H13
Deanzaumm
R-Carril
Gabriel Neto
DomMarco
Ricardo (abc)
Pin
FRANCKSANTANA
MORAES(TL)
gabrielfhs
YUJI
JCesar GS500
Fontenelle
Padumi
Juan
26 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Projeto de lei nova CNH para Motos
09/04/2012 - 08h31
Projeto quer voltar a subdividir carteira de moto
da Redação
Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer voltar a subdividir a carteira de motociclista em três níveis, de acordo com a capacidade cilíndrica do motor (portanto da potência) da moto. Pelo projeto, as subcategorias seriam três: A1 para motos de até 150 cm³, A2 para as até 400 cm³ e A3 para todas as motos, sem restrições. A ideia é reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas.
Hoje a carteira de motociclista é identificada pela letra A, valendo para qualquer tipo de moto. O projeto 3240 é de autoria do deputado Roberto de Lucena. "É inadmissível que um jovem de 18 anos, com apenas 20 horas-aula de prática de direção realizadas fora das vias de tráfego normal, possa conduzir uma motocicleta com motor de mil cilindradas", afirma.
Para embasar a proposta, ele cita dados do Ministério da Saúde segundo os quais os gastos com o atendimento de acidentados de motos e similares dobraram entre 2007 e 2010, alcançando R$ 180 milhões, com 150 mil internações.
Segundo ele, a Previdência precisou arcar com gastos da monta de R$ 8 bilhões no período. O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Conhecido como seguro obrigatório, o Dpvat reflete bem a maior periculosidade da moto em relação aos carros: enquanto estes pagam um seguro de R$ 101,16, o proprietário de motocicleta precisa desembolsar anualmente R$ 279,27.
LINK:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item42928.shl
Projeto quer voltar a subdividir carteira de moto
da Redação
Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer voltar a subdividir a carteira de motociclista em três níveis, de acordo com a capacidade cilíndrica do motor (portanto da potência) da moto. Pelo projeto, as subcategorias seriam três: A1 para motos de até 150 cm³, A2 para as até 400 cm³ e A3 para todas as motos, sem restrições. A ideia é reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas.
Hoje a carteira de motociclista é identificada pela letra A, valendo para qualquer tipo de moto. O projeto 3240 é de autoria do deputado Roberto de Lucena. "É inadmissível que um jovem de 18 anos, com apenas 20 horas-aula de prática de direção realizadas fora das vias de tráfego normal, possa conduzir uma motocicleta com motor de mil cilindradas", afirma.
Para embasar a proposta, ele cita dados do Ministério da Saúde segundo os quais os gastos com o atendimento de acidentados de motos e similares dobraram entre 2007 e 2010, alcançando R$ 180 milhões, com 150 mil internações.
Segundo ele, a Previdência precisou arcar com gastos da monta de R$ 8 bilhões no período. O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Conhecido como seguro obrigatório, o Dpvat reflete bem a maior periculosidade da moto em relação aos carros: enquanto estes pagam um seguro de R$ 101,16, o proprietário de motocicleta precisa desembolsar anualmente R$ 279,27.
LINK:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item42928.shl
Juan- Participante
-
Re: Projeto de lei nova CNH para Motos
Sou à favor.
Só acho que deveriam estudar melhor a co-relação entre cilindrada da moto e faixa etária do condutor. Da maneira como está, é simplista demais e totalmente falho.
Um motor 2T de 250 cm³ pode ser tão potente quanto uma 4T de 600cm³.
Um cara de 40 anos de idade pode ser tão inexperiente quanto um jovem de 18. Ok, em tese ele é mais maduro e tal. Em tese!
Acho válida esta questão.
Abs
Só acho que deveriam estudar melhor a co-relação entre cilindrada da moto e faixa etária do condutor. Da maneira como está, é simplista demais e totalmente falho.
Um motor 2T de 250 cm³ pode ser tão potente quanto uma 4T de 600cm³.
Um cara de 40 anos de idade pode ser tão inexperiente quanto um jovem de 18. Ok, em tese ele é mais maduro e tal. Em tese!
Acho válida esta questão.
Abs
Padumi- Participante
-
Concordo com vc Padumi, umas das divisões deveria ser feita pelo tempo de habilitação pra moto e não a idade.
Fontenelle- Participante
-
tinha q ficar 1 ano pelo menos em cada categoria, 1 ano na A1, se não fez nenhuma merda, tem o direito a fazer o exame pra A2, mais 1 ano, se não fez nenhuma merda novamente, vai pra A3, e se fizer merda fica mais 1 ano na mesma categoria, até aprender a não fazer merda
Última edição por JCesar GS500 em Seg 09 Abr 2012, 17:59, editado 1 vez(es)
JCesar GS500- Participante
-
É isso aí! Acho bem válido.
Se eu tivesse 18 anos ía ficar P da vida, mas a molecada que se dane...rs... Tem que ralar pra "chegar lá"!! rs...
Abs
Se eu tivesse 18 anos ía ficar P da vida, mas a molecada que se dane...rs... Tem que ralar pra "chegar lá"!! rs...
Abs
Padumi- Participante
-
É mto relativo, conforme o Padumi comentou.
Caso um condutor tire a carta, fica sem conduzir por 1 ano...
No 2º ano fica sem conduzir de novo...
No 3º ano já pode tirar A3 ?
Sei que em mtos paises utilizam essa "graduação"...
Mas menos mal do que os critérios usados hj.
YUJI- Participante
-
É sempre o mesmo preconceito com motos...
e por que não as mesmas categorias pra carros ?
Ou pilotar um carro 1.0 e um carro com 500 cv é a mesma coisa ?
gabrielfhs- Participante
-
YUJI escreveu:É mto relativo, conforme o Padumi comentou.
Bem pensando. Mais um detalhe a se considerar!
gabrielfhs escreveu:É sempre o mesmo preconceito com motos...
Verdade, tem que ser a mesma coisa pra carro. Tem que classificar também.
Padumi- Participante
-
gabrielfhs escreveu:É sempre o mesmo preconceito com motos...
A 1ª coisa é educar o condutor desde o prézinho, como acontece em muitos paises de 1º mundo...
e mandar pra cadeia todos que vendem ou compram cartas.
YUJI- Participante
-
A ideia e otima..Quero ver ser aplicada aos Bam Bam Bam,Pois tem muita gente da grana que vai burlar isso facil,como se faz hoje em dia.
Só vai servir pro pião que segue as regras.
Só vai servir pro pião que segue as regras.
MORAES(TL)- Moderador
-
Fica uma dúvida... e os mais velhos como eu que tiraram carteira em moto acima de 400cc... antigamente minha carteira era A2 e tinha a carteira A1 para motos até 180 ou 200cc não me lembro bem...
FRANCKSANTANA- Participante
-
Concordo e faz sentido...
Porem, acredito que motos até 150cc são responsáveis por 90% dos acidentes. E ai, como faz aperta mais quem vai tirar a A1?
Porem, acredito que motos até 150cc são responsáveis por 90% dos acidentes. E ai, como faz aperta mais quem vai tirar a A1?
Pin- Participante
-
verdade,antigamente tinha....FRANCKSANTANA escreveu:Fica uma dúvida... e os mais velhos como eu que tiraram carteira em moto acima de 400cc... antigamente minha carteira era A2 e tinha a carteira A1 para motos até 180 ou 200cc não me lembro bem...
Ricardo (abc)- Participante
-
E acrescento mais: para dirigir caminhão, tem que ter pelo menos 5 anos com carro, sem uma única infração.
Poder dirigi um monstro de 40 toneladas no dia seguinte ao que se completa 18 anos é um absurdo ...
Poder dirigi um monstro de 40 toneladas no dia seguinte ao que se completa 18 anos é um absurdo ...
DomMarco- Participante
-
É vero!!
Bom, está mais do que claro que MUITA coisa precisa mudar, né? E sem uma formação adequada, de nada adianta essas ações remediativas, se é que existe esta palavra...rs
Abs
Bom, está mais do que claro que MUITA coisa precisa mudar, né? E sem uma formação adequada, de nada adianta essas ações remediativas, se é que existe esta palavra...rs
Abs
Padumi- Participante
-
Mas te garanto que se aparecer um dono de auto escola com uma gorda propina para os deputados certos isso vira lei sem pensar .kkk
MORAES(TL)- Moderador
-
Não é por nada mas, porque os "estatisticas" da vida que tem em sua maioria entre 18 (ou até menos diga-se de passagem) e 25 anos saem por ai fazendo cagada pra tudo que é lado, eu teria que abrir mão da minha moto que tanto estou amo e por incrivél que pareça, sim dirijo uma esportiva como um tiuzao dirigi uma custom teria de pagar por isso?
Não seria mais facíl QUALIFICAR os condutores de maneira mais eficiente ja que aquele circuito em que se faz as aulas de moto e consequentemente de o exame é uma GRANDE MERDA pois nem se troca de marcha ???
E eu sei que vão querer me matar e esfaquear, mas muitos que andam de moto hoje em dia e que são da turma do(enta, quarenta cinquenta....) será que antigamente não davam seus rolêzinhos sem habilitação e até sem capacete????
Bom, é ponto de vista de alguem que faz de tudo possível para não fazer merda no transito e que seria prejudicado e muito se realmente entrar em vigor.
Abraços.
Não seria mais facíl QUALIFICAR os condutores de maneira mais eficiente ja que aquele circuito em que se faz as aulas de moto e consequentemente de o exame é uma GRANDE MERDA pois nem se troca de marcha ???
E eu sei que vão querer me matar e esfaquear, mas muitos que andam de moto hoje em dia e que são da turma do(enta, quarenta cinquenta....) será que antigamente não davam seus rolêzinhos sem habilitação e até sem capacete????
Bom, é ponto de vista de alguem que faz de tudo possível para não fazer merda no transito e que seria prejudicado e muito se realmente entrar em vigor.
Abraços.
Gabriel Neto- Participante
-
Eu entendo vc, Gabriel. Por isso disse anteriormente que, se eu tivesse 18 anos, iria ficar P da vida...rs...
Acho que muitos dos "enta" aqui do forum já fizeram suas "cagadas" quando mais novos. Mas temos que considerar que eram outros tempos, era outra realidade, eram outras situações.... As leis, como tudo mais na vida, vai se tornando obsoleta e requer atualização com o passar do tempo.
Hoje, INFELIZMENTE, muitos que andam na linha têm que pagar pelos que erram.
O "mundo perfeito" seria personalizar a legislação à cada indivíduo, baseando-se em critérios psicológicos e comportamentais e, quem sabe, até genéticos! Mas aí já estamos falando de uma era além da "Matrix"....rs...
Abs e toca o barco. Aproveita enquanto isso só tá no papel...rssrrs
Abs
Acho que muitos dos "enta" aqui do forum já fizeram suas "cagadas" quando mais novos. Mas temos que considerar que eram outros tempos, era outra realidade, eram outras situações.... As leis, como tudo mais na vida, vai se tornando obsoleta e requer atualização com o passar do tempo.
Hoje, INFELIZMENTE, muitos que andam na linha têm que pagar pelos que erram.
O "mundo perfeito" seria personalizar a legislação à cada indivíduo, baseando-se em critérios psicológicos e comportamentais e, quem sabe, até genéticos! Mas aí já estamos falando de uma era além da "Matrix"....rs...
Abs e toca o barco. Aproveita enquanto isso só tá no papel...rssrrs
Abs
Padumi- Participante
-
Gabriel
Vc tem razão nas suas observações.
O mundo perfeito, nunca existirá, por razões óbvias do comportamento humano.
Para toda regra há excessões, parece ser o seu caso.
Continue assim...
Vc tem razão nas suas observações.
O mundo perfeito, nunca existirá, por razões óbvias do comportamento humano.
Para toda regra há excessões, parece ser o seu caso.
Continue assim...
YUJI- Participante
-
Gabriel Neto escreveu:Não seria mais facíl QUALIFICAR os condutores de maneira mais eficiente....???
2x
Isso é tão importante quanto dividir as categorias, não adianta só dividir em 3 categorias e continuarem com o mesmo método de instrução/formação....
R-Carril- Participante
-
Gabriel Neto escreveu:Não é por nada mas, porque os "estatisticas" da vida que tem em sua maioria entre 18 (ou até menos diga-se de passagem) e 25 anos saem por ai fazendo cagada pra tudo que é lado, eu teria que abrir mão da minha moto que tanto estou amo e por incrivél que pareça, sim dirijo uma esportiva como um tiuzao dirigi uma custom teria de pagar por isso?
Abraços.
KKKKK....
Quando tirei carteira de moto era assim, se quisesse A2 tinha que tirar em moto acima de 200cc se fizesse exame moto menor recebia carteira A1, era igual prova de carro, na rua, no trânsito, para vocês terem idéia tirei carteira no centro de BH, numa quarta feira, por volta das 08:00h, para quem conhece, subi João Pinheiro, circulei praça da liberdade e entrei naquelas ruas por ali até sair novamente na João Pinheiro, se bem que naquele tempo não tinha muito carro na rua não... (tenho 21 anos de carteira)
antigamente eu dava muito role sem capacete... essa peça era só para estrada.... e quanto a carteira, andava para todo lado... fui parado umas duas vezes... 1 de carro e outra de moto, no carro mandaram eu ir guardar (que era do pai) tb... estava a um quarteirão de casa e na moto tive que arrumar alguém com habilitação e olha e em nenhum dos casos fui multado.
Capacete... tomei só uma multa... ainda sim por inveja do guarda...
Só tem uma coisa, poucos faziam maluquices na cidade, todo munda rodava na manha, ficavamos rodando a noite toda atrás de mulher... podiamos parar meia noite, duas, três, quatro da manhã em qualquer lugar que não houvia se falar em roubo (Belo Horizonte / Contagem / Betim).
Entrei até em favela de madrugada atrás de mulher.... eu de CB 450 DX e um amigo de RD 350...
Agora na estrada se fosse sem capacete não rolava de jeito nenhum, multa e retenção da moto até arrumar capacete.
Vou contar uma coisa que resume bem uso de capacete e a época:
Tinhamos uma turma boa, motos variadas, um sábado resolvemos ir para betim, feira agropecuária, como moravamos maioria em BH, tinhamos que pegar BR 381, quando encontramos no bairro para ir eu era o único que estava com capacete, imaginem a GOZAÇÃO... todo mundo me zuou...
Argumentei que tinhamos que pegar Br... passar de frente posto da polícia rodoviária (essa não perdoava falta de capacete não) não adiantou... pagei de mané....
Fomos então ... quando chegou no meio do caminho... faltando + - 1km, a turma entrou em uns becos que eu nem imagina que existia e cabum... saimos depois do posto da rodoviária...
Chegando em Betim, colocamos as motos todas em fila entramos no parque, eu prendi meu capacete na moto, na lateral e entrei...
Na saída, lá pelas tantas, fomos pegar as motos, tava um fedor de mijo perto da minha, um filho da p. mijou dentro do meu capacete....
Foi uma gozação geral...
Destranquei o bicho e joguei ele rua abaixo para munca mais ver e voltei sem capacete....
Só comprei outro uns bons meses depois e olha que meu pai dizia que eu montava na moto sexta noite e só saida de cima na segunda de madrugada fazendo sol ou chuva.... kkkkk
Até hoje o povo me zoa ainda....
FRANCKSANTANA- Participante
-
Bom, não sei fazer esse quadrado amarelo e citar então vou por nome kkkkk
Padumi, a minha tristeza, sorte e ESPERANÇA é que aqui nessa varzea em que moramos tudo demora tanto, que ate sair do papel, provavelmente meu irmão mais novo estará dirigindo então, ele que se vire kkkkkkk
Yuji, agradeço e digo, não é tanto por ser exeção, mas por amar moto, pra mim quem fica com "zoeira" não sabe o que realmente é a liberdade de andar com amigos no final de semana.
R-Carril, creio que a melhor maneira seria se os exames fossem como no japão(SONHO) onde se faz um circuito de verdade com uma esportiva ou uma custom beeem pesada.
FRANCKSANTANA, cara, to achando que voce mija pela cabeça de cima tambem kkkkkk brincadeira, eu entendo que os tempos eram outros e a maneira de pensar tambem. e ja me falaram pra tomar cuidado quando deixa o capacete na moto pois nunca se sabe kkkkkk:D
Abraços.
ps:Votem a favor do armamento e treinem tiro ao alvo em brasilia .
Padumi, a minha tristeza, sorte e ESPERANÇA é que aqui nessa varzea em que moramos tudo demora tanto, que ate sair do papel, provavelmente meu irmão mais novo estará dirigindo então, ele que se vire kkkkkkk
Yuji, agradeço e digo, não é tanto por ser exeção, mas por amar moto, pra mim quem fica com "zoeira" não sabe o que realmente é a liberdade de andar com amigos no final de semana.
R-Carril, creio que a melhor maneira seria se os exames fossem como no japão(SONHO) onde se faz um circuito de verdade com uma esportiva ou uma custom beeem pesada.
FRANCKSANTANA, cara, to achando que voce mija pela cabeça de cima tambem kkkkkk brincadeira, eu entendo que os tempos eram outros e a maneira de pensar tambem. e ja me falaram pra tomar cuidado quando deixa o capacete na moto pois nunca se sabe kkkkkk:D
Abraços.
ps:Votem a favor do armamento e treinem tiro ao alvo em brasilia .
Gabriel Neto- Participante
-
Deanzaumm- Participante
-
Gabriel Neto escreveu:Bom, não sei fazer esse quadrado amarelo e citar então vou por nome kkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........deixa ele saber!! rsrssr
Então, pra usar o "Citar", basta clicar em "Quote" no canto superior direito do post que vc quer citar, tendeu?
Abs
Padumi- Participante
-
Sempre o governo com várias melhorias
Lógico que vão mexer no nosso bolso como sempre
Aulinhas de moto, nova carta, etc, etc mesma conversa
Daniel H13- Participante
-
Página 1 de 2 • 1, 2