Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
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regis pasqualato
ata.jb
Fguarezi
7 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Bom dia galera.
Tenho uma 650F e estou um pouco descontente com o comportamento da suspensão, a minha está original como veio de fabrica, e lendo o manual vi que tem algumas regulagens que podem ser feitas, mas não tenho muita noção de como fazer isso.
Tenho 97kg 1,80 de altura, ando um pouco sozinho e algumas vezes com a patroa que pesa 67kg, os pneus estão calibrados conforme manual para piloto e passageiro.
Queria saber se devo mexer em alguma coisa para melhorar a pilotagem, achei a moto um pouco instável em curva, alem disso percebo que o curso da suspensão dianteira é muito curto.
A regulagem da suspensão dianteira está no numero 5, e a traseira se não me engano no numero 3, a regulagem do retorno tbm está como veio de fabrica.
Abraços.
Tenho uma 650F e estou um pouco descontente com o comportamento da suspensão, a minha está original como veio de fabrica, e lendo o manual vi que tem algumas regulagens que podem ser feitas, mas não tenho muita noção de como fazer isso.
Tenho 97kg 1,80 de altura, ando um pouco sozinho e algumas vezes com a patroa que pesa 67kg, os pneus estão calibrados conforme manual para piloto e passageiro.
Queria saber se devo mexer em alguma coisa para melhorar a pilotagem, achei a moto um pouco instável em curva, alem disso percebo que o curso da suspensão dianteira é muito curto.
A regulagem da suspensão dianteira está no numero 5, e a traseira se não me engano no numero 3, a regulagem do retorno tbm está como veio de fabrica.
Abraços.
Fguarezi- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Amigo,
veja este tópico. Tem tudo o q vc precisa saber...
https://www.suzukionline.org/t11756-ajuste-de-suspensao-bandit-by-hans-blackbullet?highlight=ajuste
No meu caso, eu endureci um pouco tanto a dianteira (nivel 3) qto a traseira da moto (nivel 4). Pra mim, ficou ótima.
Espero ter ajudado.
Abs.
veja este tópico. Tem tudo o q vc precisa saber...
https://www.suzukionline.org/t11756-ajuste-de-suspensao-bandit-by-hans-blackbullet?highlight=ajuste
No meu caso, eu endureci um pouco tanto a dianteira (nivel 3) qto a traseira da moto (nivel 4). Pra mim, ficou ótima.
Espero ter ajudado.
Abs.
ata.jb- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Depois que fiz o topico fui pesquisar no forum e achei, hehe.
Muito bom os ajustes, fiz aqui na minha.
Frente 2 traseira 4, e deixei a pre carga com 1 volta.
A moto ficou mais durinha, só que não testei na estrada, vamos ver se vai melhorar nas curvas, pois antes ela estava balançando demais.
Como vc esta deixando o parafuso da pre carga traseira?
Muito bom os ajustes, fiz aqui na minha.
Frente 2 traseira 4, e deixei a pre carga com 1 volta.
A moto ficou mais durinha, só que não testei na estrada, vamos ver se vai melhorar nas curvas, pois antes ela estava balançando demais.
Como vc esta deixando o parafuso da pre carga traseira?
Fguarezi- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
A pre-carga ta como sugeriram... 1 volta e meia, parece.
A frente eu deixei no nivel 3 pq o asfalto aqui na cidade é muito irregular. No nivel 2 eu tava achando muito duro e desconfortável.
A frente eu deixei no nivel 3 pq o asfalto aqui na cidade é muito irregular. No nivel 2 eu tava achando muito duro e desconfortável.
ata.jb- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
ata.jb escreveu:A pre-carga ta como sugeriram... 1 volta e meia, parece.
A frente eu deixei no nivel 3 pq o asfalto aqui na cidade é muito irregular. No nivel 2 eu tava achando muito duro e desconfortável.
Dei uma voltinha ontem com a minha e realmente está mais dura, mas vou deixar assim por enquanto, até pegar estrada.
Aqui a pre carga traseira está com 1 volta.
Vi vc e mais alguns falando em deixar a pre carga no Soft, como seria isso?
Original a pre carga estava com mais ou menos 2 voltas e meia, então apertei o parafuso e voltei 1 volta completa.
Abraço.
Fguarezi- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Cara, deixar mais soft seria deixar mais "mole", digamos assim, pra que copie o asfalto melhor.
Se ela ficar mais dura, o movimento de subir e descer será mais lento e não acompanharia as irregularidades do asfalto.
Eu acho que deixar a moto mais dura é mais voltado pra quem anda em pista e tal. No meu caso, não atende, por isso deixei num meio termo. Melhorei a estabilidade sem comprometer muito o conforto.
Sinceramente, não tenho tanta experiência e sensibilidade assim pra sentir diferença na pre carga. Mudei mas pra minha tocada e uso não vi diferença.
Se ela ficar mais dura, o movimento de subir e descer será mais lento e não acompanharia as irregularidades do asfalto.
Eu acho que deixar a moto mais dura é mais voltado pra quem anda em pista e tal. No meu caso, não atende, por isso deixei num meio termo. Melhorei a estabilidade sem comprometer muito o conforto.
Sinceramente, não tenho tanta experiência e sensibilidade assim pra sentir diferença na pre carga. Mudei mas pra minha tocada e uso não vi diferença.
ata.jb- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Boa tarde Galera... Queria aproveitar o tópico para perguntar sobre a regulagem da suspensão da Srad. Sou bem inexperiente com moto, andei apenas em CG e muito pouco mesmo. Essa semana estarei colocando um pneu novo na dianteira para começar a "aprender" como se anda numa moto grande... Antes de montar na bichona preciso fazer ajustes na suspensão de acordo com meu peso e terreno? Como faço esses ajustes? Aguardo ajuda dos companheiros.
regis pasqualato- Participante
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Idade : 43
Data de inscrição : 27/06/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
ata.jb escreveu:Cara, deixar mais soft seria deixar mais "mole", digamos assim, pra que copie o asfalto melhor.
Se ela ficar mais dura, o movimento de subir e descer será mais lento e não acompanharia as irregularidades do asfalto.
Eu acho que deixar a moto mais dura é mais voltado pra quem anda em pista e tal. No meu caso, não atende, por isso deixei num meio termo. Melhorei a estabilidade sem comprometer muito o conforto.
Sinceramente, não tenho tanta experiência e sensibilidade assim pra sentir diferença na pre carga. Mudei mas pra minha tocada e uso não vi diferença.
Pois é, acho que essas regulagens são de grande ajuda, mesmo a pessoa não sendo "piloto" pode ir mexendo até achar um melhor setup para sua forma de andar.
Eu não estava contente com o comportamento da minha moto e curva, agora que mudei vou testar final de semana e ver como ficou.
Fguarezi- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Olá,
Na minha a frente está no nivel 3 e a traseira só regulei o ajuste de retorno, deixei mais lento pois em entradas de ponte jogava muito para cima.
Abraços
Na minha a frente está no nivel 3 e a traseira só regulei o ajuste de retorno, deixei mais lento pois em entradas de ponte jogava muito para cima.
Abraços
Moacir Fontana de Medeiro- Participante
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Idade : 50
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Moacir Fontana de Medeiro escreveu:Olá,
Na minha a frente está no nivel 3 e a traseira só regulei o ajuste de retorno, deixei mais lento pois em entradas de ponte jogava muito para cima.
Abraços
Estou percebendo isso tbm.
Como vc deixou mais lento?
Aqui está com 4 na mola e 1 volta no retorno, acho que vou voltar com 3 na mola para deixar mais macio a traseira, na frente com 2 achei que ficou bom.
Fguarezi- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
regis pasqualato escreveu:Boa tarde Galera... Queria aproveitar o tópico para perguntar sobre a regulagem da suspensão da Srad. Sou bem inexperiente com moto, andei apenas em CG e muito pouco mesmo. Essa semana estarei colocando um pneu novo na dianteira para começar a "aprender" como se anda numa moto grande... Antes de montar na bichona preciso fazer ajustes na suspensão de acordo com meu peso e terreno? Como faço esses ajustes? Aguardo ajuda dos companheiros.
Vai nesse tópico ai meu velho, para ver se ajudam como me ajudaram, Abraço
https://www.suzukionline.org/t17124-srad-750-vibrando
Mário Filho- Participante
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Idade : 55
Data de inscrição : 14/12/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Estou diminuindo a velocidade de retorno girando aquele parafuso de baixo do amortecedor tras para lado direito, estou fazendo aos poucos ate achar a posição ideal...
Moacir Fontana de Medeiro- Participante
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Idade : 50
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Moacir Fontana de Medeiro escreveu:Estou diminuindo a velocidade de retorno girando aquele parafuso de baixo do amortecedor tras para lado direito, estou fazendo aos poucos ate achar a posição ideal...
Eu apertei o parafuso e voltei 1 volta e meia, e deixei a regulagem da mola no 3 como era antes, pois no 4 achei que ficou muito dura, meu problema estava na frente, com 2 na regulagens dianteira ficou melhor.
Fguarezi- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Amigos,
tentei ajustar a suspenção da minha 650F, seguindo a recomendação do Keith Code. Ele no início do vídeo manda deixar uma compressão da mola em trono de 30 a 35% (diferença entre o amortecedor todo esticado e ele comprimido após o piloto senmtar na moto) para circulação em rodovias. Porém, mais a frente do vídeo, ele diz que vai deixar a regulagem de uma moto (Kawa Z 1000) em 33 mm (o que não corresponde a 30%).
Mesmo assim, fui tentar ajustar a minha.
Primeira dúvida: a medida do curso da suspensão é feita até onde? Do parafuso de regulagem até a borracha? Do parafuso até o fim da suspensão? Se é em percentagem, a referência vai mudar, certo?
Segunda dúvida: Na minha moto, a diferença estava de 125 mm para a suspensão toda expandida e 75 mm para ela comprimida comigo em cima da moto. Isso dá uma diferença de 50 mm. Não é muito? No vídeo a diferença foi de 30 mm. Fiz a medida da borracha até onde o amortecedor fica preso na direção.
Obrigado se puderem me ajudar....
Abraço.
tentei ajustar a suspenção da minha 650F, seguindo a recomendação do Keith Code. Ele no início do vídeo manda deixar uma compressão da mola em trono de 30 a 35% (diferença entre o amortecedor todo esticado e ele comprimido após o piloto senmtar na moto) para circulação em rodovias. Porém, mais a frente do vídeo, ele diz que vai deixar a regulagem de uma moto (Kawa Z 1000) em 33 mm (o que não corresponde a 30%).
Mesmo assim, fui tentar ajustar a minha.
Primeira dúvida: a medida do curso da suspensão é feita até onde? Do parafuso de regulagem até a borracha? Do parafuso até o fim da suspensão? Se é em percentagem, a referência vai mudar, certo?
Segunda dúvida: Na minha moto, a diferença estava de 125 mm para a suspensão toda expandida e 75 mm para ela comprimida comigo em cima da moto. Isso dá uma diferença de 50 mm. Não é muito? No vídeo a diferença foi de 30 mm. Fiz a medida da borracha até onde o amortecedor fica preso na direção.
Obrigado se puderem me ajudar....
Abraço.
ghaddad- Participante
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Idade : 49
Data de inscrição : 12/04/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Pessoal,
minha F está com regulagens originais de fábrica, tenho 125 Kg (levinho né????) Tanto na cidade quanto na estrada sinto todas (falo sério quando digo todas!!!!!) as imperfeições do asfalto, e o problema piorra quando levo a patroa (60 Kg). Alguma sugestão para altera a suspensão??? De 5% a 10% da minha tocada é na estrada e com velocidade de cruzeiro (120 / 130 Km/h). E para piorar, as qualidades das estradas aqui de minha região são bem ruins, nem sempre com buracos, porém com muito remendos deixando o asfalto imperfeito e cheio de desníveis.
minha F está com regulagens originais de fábrica, tenho 125 Kg (levinho né????) Tanto na cidade quanto na estrada sinto todas (falo sério quando digo todas!!!!!) as imperfeições do asfalto, e o problema piorra quando levo a patroa (60 Kg). Alguma sugestão para altera a suspensão??? De 5% a 10% da minha tocada é na estrada e com velocidade de cruzeiro (120 / 130 Km/h). E para piorar, as qualidades das estradas aqui de minha região são bem ruins, nem sempre com buracos, porém com muito remendos deixando o asfalto imperfeito e cheio de desníveis.
wendellalmeida- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 26/10/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
wendellalmeida escreveu:Pessoal,
minha F está com regulagens originais de fábrica, tenho 125 Kg (levinho né????) Tanto na cidade quanto na estrada sinto todas (falo sério quando digo todas!!!!!) as imperfeições do asfalto, e o problema piorra quando levo a patroa (60 Kg). Alguma sugestão para altera a suspensão??? De 5% a 10% da minha tocada é na estrada e com velocidade de cruzeiro (120 / 130 Km/h). E para piorar, as qualidades das estradas aqui de minha região são bem ruins, nem sempre com buracos, porém com muito remendos deixando o asfalto imperfeito e cheio de desníveis.
Coloca a dianteira na posição 2, isso seria com 2 linhas aparecendo acima da mesa.
Na traseira original é 3, eu testei 4 e achei que ficou mais dura, mas tenho 97kg, pode ser que para vc fique bom na posição 4.
Fazendo isso já deve melhorar.
Fguarezi- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Caro Fguarezi,
estaria desta forma aumentando a tensão das pré-molas??? Deixando a motoca mais dura? Seria por conta do meu peso? Me perdoe a ignorância... hehehehhehehe
estaria desta forma aumentando a tensão das pré-molas??? Deixando a motoca mais dura? Seria por conta do meu peso? Me perdoe a ignorância... hehehehhehehe
wendellalmeida- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 26/10/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
wendellalmeida escreveu:Caro Fguarezi,
estaria desta forma aumentando a tensão das pré-molas??? Deixando a motoca mais dura? Seria por conta do meu peso? Me perdoe a ignorância... hehehehhehehe
Sim a moto ficara um pouco mais dura, eu achei bem melhor depois que regulei a dianteira, a traseira como falei achei que ficou melhor usar no 3 como veio de fabrica, mas isso é facil de regular, no jogo de ferramentas da moto tem a chave, é so subir para posiçao 4 e testar, caso não goste volte para a 3.
Fguarezi- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
Fguarezi escreveu:
Sim a moto ficara um pouco mais dura, eu achei bem melhor depois que regulei a dianteira, a traseira como falei achei que ficou melhor usar no 3 como veio de fabrica, mas isso é facil de regular, no jogo de ferramentas da moto tem a chave, é so subir para posiçao 4 e testar, caso não goste volte para a 3.
Se a moto fica mais dura, ela não copia mais as inperfeições do asfalto?
wendellalmeida- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 26/10/2011
Re: Regulagem suspensão GSX 650F - Duvidas
wendellalmeida escreveu:Fguarezi escreveu:
Sim a moto ficara um pouco mais dura, eu achei bem melhor depois que regulei a dianteira, a traseira como falei achei que ficou melhor usar no 3 como veio de fabrica, mas isso é facil de regular, no jogo de ferramentas da moto tem a chave, é so subir para posiçao 4 e testar, caso não goste volte para a 3.
Se a moto fica mais dura, ela não copia mais as inperfeições do asfalto?
Mais dura não quer dizer muito dura, acho que vc tem que ir testando.
Fguarezi- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
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