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Ponteira Bandit 650N

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Mensagem por Convidad Qua 13 Ago 2008, 15:42

Gostaria de informações, sobre uso de ponteiras, se com o passar do tempo podem danificar o motor da moto, se faz com que aumente o RPM, e dicas de ponteiras realmente boas , que não façam muito barulho na estrada em alta rotação. Valeu galera desde já obrigado e agradeço todo tipo de informação. Acabei de comprar minha bandit 650N estou aprendendo a domar a fera.

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Mensagem por IRON MAN Qua 13 Ago 2008, 15:49

Barda escreveu:Gostaria de informações, sobre uso de ponteiras, se com o passar do tempo podem danificar o motor da moto, se faz com que aumente o RPM, e dicas de ponteiras realmente boas , que não façam muito barulho na estrada em alta rotação. Valeu galera desde já obrigado e agradeço todo tipo de informação. Acabei de comprar minha bandit 650N estou aprendendo a domar a fera.
acho que estragar nao estraga se vc usar uma ponteira de qualidade geralmente as ponteiras sao testadas antes de ser comercializadas eu uso yoshimura rs3 e ficou show agora se vc nao quer barulho continue com a original as esportivas o nome ja diz tudo. boa sorte comece devagar.
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Mensagem por edgar Qua 13 Ago 2008, 15:50

nenhum tipo de escape causa um aumento significativo em desempenho, nem causa qualquer danos.

mas veja esse topico... pode ajudar


http://suzukionline.forumeiros.com/acessorios-personalizacoes-f12/escapes-e-ponteiras-nacionais-t1661.htm
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Mensagem por exec Qua 13 Ago 2008, 16:37

Não sou especialista....

Mas na REMOTA possibilidade de algum problema no motor da sua moto e a JToledo não quiser cobrir a garantia alegando influencia do escape ela pode, logico se tiver alguma relação entre o problema do motor e o escapamento (mecânico da Suzuki que me disse, porém disse também que é muito difícil dar problema)!

Bom no MEU CASO vou rodar uns 2 a 3 mil km com a moto depois troco de escapamento..... Se for premiado com algum pau no motor... até la.. ja devo ter visto....

Apesar do povo todo ter dado muitas explicações legais sobre escapamento e já estar quase decidido por um Jeskap... ainda estou na duvida... pois temos os importados na jogada ai penso na questão de que vou pagar mais caro mas pode ser q não tenha dor de cabeça depois....

abrassssssss
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Mensagem por Francisco RJ Qua 13 Ago 2008, 18:43

Exec, eu não sou muito chegado a ruídos dessas ponteiras esportivas, pq depois de algum tempo, acabam me irritando...

Mas vc já viu uma Yoshimura por dentro ?
Já viu uma boa ponteira nacional por dentro tb ?

Se nunca viu, sabe qual é a diferença entre as ponteiras nacionais e as importadas, em graaaaaaande parte das vezes ?
Apenas a aparência externa e os valores !
Por dentro, é praticamente tudo igual...

Digo isso pq já vi, e acabei com essa mística de que "ah, Yoshimura, Vance & Hines, Akrapovic, D & D, Two Brothers são do c#ralho, pq fazem a moto andar mais !!!"
O que as ponteiras importadas tem, e que na minha opinião, as nossas boas ponteiras tb possuem atualmente, é um bom acabamento externo, um "nome que pegou boa fama" (normalmente pq o fabricante tratou logo de oferecer sua ponteira e torna-se patrocinador de algum bom piloto de motovelocidade) e um bom serviço de assistência técnica, havendo necessidade.

Muitos dos bons produtos nacionais manufaturados neste seguimento atualmente estão sim, no mesmo patamar que os importados... o problema todo é que a gente acaba se empolgando com o nome em inglês ou japonês estampado lá, é só isso.

Quando vc muda uma ponteira original (que normalmente é toda em aço) por uma esportiva (qq uma, nac. ou imp.), vc já sai levando vantagem pq via de regra:

1) é menor;
2) é confeccionada em materiais leves (alumínio, fibra de carbono, titânio, ou até aço, porem em menor qde que a original)... sendo assim, de cara, vc já tem redução do peso "embarcado à motocicleta";
3) dá um design mais harmonioso ao conjunto


Só que daí, qdo vc troca por uma dessas, já surge outra preocupação:
- Quando será a hora de trocar a lã interna... ou seja, mais uma coisa para apurrinhar a gente, além dos cuidados normais que temos.

Por exemplo, eu troquei a minha ponteira por uma mais leve quase 10 kg... detalhe, a minha nova ponteira é original porém, de outra moto. Não vou esquentar a cabeça com manutenção dela, pq ñ tem lã de vidro ou rocha... e pertencia a uma motocicleta esportiva.

Como o Edgar bem falou, uma ponteira esportiva somente, ñ provoca grandes melhoras no desempenho não...

Vc sente sim é um barulho no teu ouvido, e por virar o punho o barulho aumentar, tem a sensação de que a moto está andando bem mais.

Mas se vc coloca um filtro de ar de maior vazão (K&N ou BMC) com uma equalizada nos carburadores, aí sim... vc já sente uma melhora. Com um kitzinho especial de maior giclagem para os carburadores então... se bobear, dá pra uma Bandit empinar fácil de 3ª marcha.
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Mensagem por exec Qua 13 Ago 2008, 19:59

Francisco RJ escreveu:Exec, eu não sou muito chegado a ruídos dessas ponteiras esportivas, pq depois de algum tempo, acabam me irritando...

Mas vc já viu uma Yoshimura por dentro ?
Já viu uma boa ponteira nacional por dentro tb ?

Se nunca viu, sabe qual é a diferença entre as ponteiras nacionais e as importadas, em graaaaaaande parte das vezes ?
Apenas a aparência externa e os valores !
Por dentro, é praticamente tudo igual...

Digo isso pq já vi, e acabei com essa mística de que "ah, Yoshimura, Vance & Hines, Akrapovic, D & D, Two Brothers são do c#ralho, pq fazem a moto andar mais !!!"
O que as ponteiras importadas tem, e que na minha opinião, as nossas boas ponteiras tb possuem atualmente, é um bom acabamento externo, um "nome que pegou boa fama" (normalmente pq o fabricante tratou logo de oferecer sua ponteira e torna-se patrocinador de algum bom piloto de motovelocidade) e um bom serviço de assistência técnica, havendo necessidade.

Muitos dos bons produtos nacionais manufaturados neste seguimento atualmente estão sim, no mesmo patamar que os importados... o problema todo é que a gente acaba se empolgando com o nome em inglês ou japonês estampado lá, é só isso.

Quando vc muda uma ponteira original (que normalmente é toda em aço) por uma esportiva (qq uma, nac. ou imp.), vc já sai levando vantagem pq via de regra:

1) é menor;
2) é confeccionada em materiais leves (alumínio, fibra de carbono, titânio, ou até aço, porem em menor qde que a original)... sendo assim, de cara, vc já tem redução do peso "embarcado à motocicleta";
3) dá um design mais harmonioso ao conjunto


Só que daí, qdo vc troca por uma dessas, já surge outra preocupação:
- Quando será a hora de trocar a lã interna... ou seja, mais uma coisa para apurrinhar a gente, além dos cuidados normais que temos.

Por exemplo, eu troquei a minha ponteira por uma mais leve quase 10 kg... detalhe, a minha nova ponteira é original porém, de outra moto. Não vou esquentar a cabeça com manutenção dela, pq ñ tem lã de vidro ou rocha... e pertencia a uma motocicleta esportiva.

Como o Edgar bem falou, uma ponteira esportiva somente, ñ provoca grandes melhoras no desempenho não...

Vc sente sim é um barulho no teu ouvido, e por virar o punho o barulho aumentar, tem a sensação de que a moto está andando bem mais.

Mas se vc coloca um filtro de ar de maior vazão (K&N ou BMC) com uma equalizada nos carburadores, aí sim... vc já sente uma melhora. Com um kitzinho especial de maior giclagem para os carburadores então... se bobear, dá pra uma Bandit empinar fácil de 3ª marcha.


Francisco RJ - belo texto... valeu... Very Happy
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Mensagem por Francisco RJ Qua 13 Ago 2008, 23:36

Tranquilo... estamos aí para isso, troca de idéias, considerar as opiniões.

Abçs.
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Mensagem por Convidad Qui 14 Ago 2008, 09:10

exec escreveu:
Francisco RJ escreveu:Exec, eu não sou muito chegado a ruídos dessas ponteiras esportivas, pq depois de algum tempo, acabam me irritando...

Mas vc já viu uma Yoshimura por dentro ?
Já viu uma boa ponteira nacional por dentro tb ?

Se nunca viu, sabe qual é a diferença entre as ponteiras nacionais e as importadas, em graaaaaaande parte das vezes ?
Apenas a aparência externa e os valores !
Por dentro, é praticamente tudo igual...

Digo isso pq já vi, e acabei com essa mística de que "ah, Yoshimura, Vance & Hines, Akrapovic, D & D, Two Brothers são do c#ralho, pq fazem a moto andar mais !!!"
O que as ponteiras importadas tem, e que na minha opinião, as nossas boas ponteiras tb possuem atualmente, é um bom acabamento externo, um "nome que pegou boa fama" (normalmente pq o fabricante tratou logo de oferecer sua ponteira e torna-se patrocinador de algum bom piloto de motovelocidade) e um bom serviço de assistência técnica, havendo necessidade.

Muitos dos bons produtos nacionais manufaturados neste seguimento atualmente estão sim, no mesmo patamar que os importados... o problema todo é que a gente acaba se empolgando com o nome em inglês ou japonês estampado lá, é só isso.

Quando vc muda uma ponteira original (que normalmente é toda em aço) por uma esportiva (qq uma, nac. ou imp.), vc já sai levando vantagem pq via de regra:

1) é menor;
2) é confeccionada em materiais leves (alumínio, fibra de carbono, titânio, ou até aço, porem em menor qde que a original)... sendo assim, de cara, vc já tem redução do peso "embarcado à motocicleta";
3) dá um design mais harmonioso ao conjunto


Só que daí, qdo vc troca por uma dessas, já surge outra preocupação:
- Quando será a hora de trocar a lã interna... ou seja, mais uma coisa para apurrinhar a gente, além dos cuidados normais que temos.

Por exemplo, eu troquei a minha ponteira por uma mais leve quase 10 kg... detalhe, a minha nova ponteira é original porém, de outra moto. Não vou esquentar a cabeça com manutenção dela, pq ñ tem lã de vidro ou rocha... e pertencia a uma motocicleta esportiva.

Como o Edgar bem falou, uma ponteira esportiva somente, ñ provoca grandes melhoras no desempenho não...

Vc sente sim é um barulho no teu ouvido, e por virar o punho o barulho aumentar, tem a sensação de que a moto está andando bem mais.

Mas se vc coloca um filtro de ar de maior vazão (K&N ou BMC) com uma equalizada nos carburadores, aí sim... vc já sente uma melhora. Com um kitzinho especial de maior giclagem para os carburadores então... se bobear, dá pra uma Bandit empinar fácil de 3ª marcha.


Francisco RJ - belo texto... valeu... Very Happy


Última edição por Barda em Qui 14 Ago 2008, 09:15, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Valeu pelas dicas, gostei muito da jeskap, em toda concessionaria suzuki têm. Mas um colega me falou que se não fosse colocar uma gringa, deixa a original porque as feitas aqui são um lixo, fiquei na duvida.)

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Mensagem por Convidad Qui 14 Ago 2008, 09:25

Não vejo a hora de colocar uma ponteira na bandit, faz falta ouvir um 4 cilindros urrar é uma pena que não saia de fabrica com uma ponteira legal. Fica a duvida, toda autorizada vende jeskap, o comercio é assim sempre vende o produto que esta mais em conta, as vezes tambem pode ser de boa qualidade. Meu colega disse ou coloca gringo ou deixa o original porque nacional é um lixo.

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Mensagem por Francisco RJ Qui 14 Ago 2008, 10:22

É por isso que eu me referi às boas ponteiras nacionais. Dizer se essa ou aquela é a melhor, acho complicado.

Temos um monte delas, e alguns desses fabricantes eu conheço o porcesso, e sei que são pessoas que trabalham sério, que havendo problemas com o produto deles, consertam ou trocam na boa.

Para sabermos se entre a Sarachú, Navarone, Carbon Race, Storm Pipe, Roncar, Jeskap, Fortuna, Papaléguas e etc qual é a melhor é muito complicado. Teríamos que fazer uma pesquisa aprofundada, e com sérios critérios, sem "achismos" para chegarmos a conclusões precisas.

Uma das coisas que acho fundamentais no funcionamento de uma boa ponteira, é que ñ pode estar "vazando", por exemplo.
Se está, é defeito de fabricação. Se com um monte de gente já aconteceu daquela determinada marca vazar, aí não presta mesmo.

E outra tb:
Dificilmente alguém que pagou quase R$2.000,00 ou até mais numa ponteira importada e que veio com esse tipo de defeito (ñ se iluda, pq acontece sim) vai falar que a ponteira dele ñ chegou perfeita...
Se chegou c/ defeito, vai mandar consertar e ñ fala mais no asssunto, apesar de estar revoltado.


Última edição por Francisco RJ em Qui 14 Ago 2008, 11:37, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Diogo A. Qui 14 Ago 2008, 11:35

Francisco, que ponteira de moto espotiva é essa que vc usa ?

Outra coisa, foi vc que citou storm pipe aki né ? São boas mesmo ???
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Mensagem por JoHnny Qui 14 Ago 2008, 11:46

Para quem acha que colocar a ponteira + filtro de ar + giclagem e etc vai mudar o comportamento da moto, se engana, no máximo a moto pode ficar um pouco mais solta por causa de catalisador e etc, tirando isso para a moto ter performance só um Full system - desde o coletor até a ponteira. Nacionais só conheço a sarachu que faz sob medida e deve custar uns 2500 ou 3000.
Importados de 4000 para mais....

Jeskap tem um ótimo acabamento, som e além do pós venda e atendimento que são excelentes, muito do forum usam e acho que é uma das melhores

Sarachu não gosto do ronco mas não tem nada a comentar que desabone o produto.

Roncar, essa eu não iria por ser a mais comum e pelo fato da mesma ponteira ser da twister até a bandit.... ou seja, as vezes a moto fica até mais presa... e não gosto do acabamento.

Storm Pipe acho muito aberto o som, mas já conversei com a galera de lá e o atendimento é bem legal e o dono faz a ponteira do jeito que você quiser, mais barulho, menos barulho, etc etc...

WACS o Rubens da RS1 tem o contato da fábrica entao acho que atendimento deve ser bom tb, mas não conheço o produto para falar. OUvi dizer que o som é alto!

Firetong produto parace ser muito bacana mas o atendimento é uma bosta, liguei para saber da ponteira da GS e o cara foi super grosso, disse que não dava, liguei depois para saber da TL e faltava só o cara chupar meu saco.

Yoshimura, som e acabamentos muito bacanas para mim, preço, fora de cogitação

Akrapovic som maravilhoso, acabamento excelente, atendimento e pós venda dependem da importadora - preço exorbitante

Jardine - mais fácil comprar por importação independente, o acabamento é muito bom e pelo menos nas Triumph e Buell o som é muito bonito

Blueflame - nunca vi no brasil, mas o ronco é parecido com o da Sarachu, acabamento parece ser melhor

Micron - acabamento excelente, som melhor ainda preço até que convidativo comparado aos outros importados - é uma opção mais cara, mas possível

Leo Vince - Som bacana, acabamento acho bom, mas não é o melhor, preço caro, mas tem umas ponteiras que podem ser personalizadas com aqueles bocais tipo, mais som, menos som e etc...

Acho que é isso...

Espero ter ajudado.
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Mensagem por Francisco RJ Qui 14 Ago 2008, 12:47

Diogo, eu uso uma original da SRAD 1000.

Na Storm Pipe os caras atendem realmente mt bem. O "cara" pra vc tratar de $$ é o Edgard, ótima pessoa para se tratar dessas coisas; já o "cara" que faz as nossas idéias virarem realidade, é o Ailton, que sabe muuuuuuuuito... fera mesmo.

Fiz um serviço lá e fiquei muitíssimo satisfeito, recomendo.

É isso aí Jhonny, cada um de nós vai postando aquilo que sabe... mandou bem.

Galera, quem souber ou tiver mais impressões sobre esse produtos vai postando, se bem que o tópico mais adequado é o outro que trata das ponteiras nacionais.
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Mensagem por Diogo A. Qui 14 Ago 2008, 13:31

Jhonny, faltou TwoBrothers ai cara !

Francisco, qual o benefício que vc sentiu com o uso do escape da SRAD 1000 ? Ronco ? Fluxo ???
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Mensagem por Francisco RJ Qui 14 Ago 2008, 13:46

Ronco ficou exatamente como eu queria... muito sutil, bem baixo e grave.

Desempenho ñ mudou nada, só ganhei quase 10 kg a menos na moto.
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Mensagem por Diogo A. Qui 14 Ago 2008, 15:28

po, esquemão esse ai do scape da srad heim cara ! de q ano era a srad ?
Foda é achar um desse pra comprar... sem contar q deve ser carão !
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Mensagem por BlackBandit Qui 14 Ago 2008, 18:31

Diogo, posso falar o que ví...

A ponteira é docaraleo! Ficou perfeita... Muito mais legal que a minha 2bros.

O ronco é menor que o 2bros, mas a beleza é imcomparável... Se eu tiver uma 1250 será com essa ponteira.

Abs
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Mensagem por Francisco RJ Qui 14 Ago 2008, 19:38

Realmente, barato ñ é, mas é bem mais em conta que as ponteiras importadas, te garanto... isso pq quem tem essas ponteiras originais em casa, só tem até vender a moto, pois vai que o próximo dono quer ela original, ou não valoriza o investimento feito na ponteira, aí é recolocada a original, e o antigo proprietário fica c/ sua ponteira esportiva para reaproveitar em outra moto, ou então vender.

Vc pode ver as ponteiras das SRAD a partir de 2005.
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Mensagem por Diogo A. Sex 15 Ago 2008, 10:02

Saquei !
Po, muito legal isso heim...

Agora to na uvida legal...
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Mensagem por Convidad Sex 15 Ago 2008, 21:28

Obrigado pelas dicas , dei um rolê numa estrda hoje, vou falar para voces que ate gostei do ronco da ponteira original. Na cidade não da para ouvir muito bem, mas na estrada em alta rotação a coisa muda o 4 cilindros da bandit parece musica vou andar mais um pouco com ele pesquisar mais um pouco , ai eu troco.

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Mensagem por Convidad Sáb 16 Ago 2008, 18:48

outra duvida galera trocando a ponteira têm que retirar o cavalete(pezinho) central ou a ponteira nova vem com suporte p ele. Achei a jeskap na faixa de r$570,00 achei linda so falta ouvir o ronco ao vivo , por enquanto so ouvi no youtube. Andei 500Km hoje com a criança não passei de 190 pois a moto é zerada, e o vento nessa velocidade é muito grande, com certeza um ronco mais encorpado faz falta na bandit. Não sou a favor de grandes velocidades nem ficar dando pau foi somente para tirar a virgindade da motoca. Gosto de passear curtir a paisagem pilotar a motoca com o coração, mas de vez em quando torço os cabos. 1ª revisão ponteira nova com certeza, ainda não decidi qual, conto com a ajuda de voces. Estou aprendendo muito nesse forum, boa pilotada à todos. Não matem não morram não corram.

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Mensagem por Diogo A. Ter 19 Ago 2008, 09:06

Aiaiai...
Agora pintou outra duvida...
Adoro minha b6... muito linda e muito foda ! Anda bem e impressiona a maioria; porém nao ficareicom ela eternamente, pretendo pegar, até o finaldo ano q vem, uma moto maior.
Grande inclinação para a banit 1250, injetada e com refrigeração liquida...
Resumindo, será que a mesma ponteira que eu botar na b6 servirá na b125 ?
To pensando em botar uma + ou - na b6 e guardar o dindin pesado pruma decente na b125 !

Q q vcs acham ?!
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Mensagem por Francisco RJ Ter 19 Ago 2008, 10:34

Barda, se a ponteira for fabricada para a sua moto, não há necessidade de tirar o cavalete central, pq esse detalhe é levado em consideração na confecção da mesma.

Diogo, pelo certo pelo certo, uma ponteira que foi "projetada" para uma determinada moto com uma cilindrada específica e vazão de gases específica tb, não deveria ser usada em outro tipo de motor, a não ser que a cilindrada da outra moto seja bem próxima, e a vazão de gases seja tb mais ou menos equivalente... no teu caso por exemplo, em tese, uma ponteira de uma B6 não deveria ficar bem dimensionada numa B1250.
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Mensagem por Convidad Sex 22 Ago 2008, 13:22

Oi galera ainda não comprei a ponteira, fui comprar a yoshimura, para minha surpresa no Brasil se vende a generica, copia perfeita da original feita aqui mesmo, não tem diferença, so o preço que caiu qualidade não sei. Voce paga por uma marca e recebe outra compra gato por lebre. Ainda bem que o vendedor foi honesto em dizer. Alguem conhece a marca WR, preciso de ajuda, toda informação é bem vinda. Um abraço a todos.

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Mensagem por exec Sex 22 Ago 2008, 14:14



por Francisco RJ o Ter 19 Ago 2008, 10:34

Barda, se a ponteira for fabricada para a sua moto, não há necessidade
de tirar o cavalete central, pq esse detalhe é levado em consideração
na confecção da mesma.

Fala grande Francisco_RJ.... compra pra gente como q você adaptou a borrachinha do cavalete central para a sua moto??

como vc sabe vou ter o mesmo ponto de atenção quando for instalar o meu escapamento?!

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