Tipos de Fluído de Freios
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Tipos de Fluído de Freios
Pesquisando na net encontrei esse post no Fórum Honda CBR Brasil (http://www.hondacbrbrasil.com/t162-tipos-de-fluido-de-freios), achei bem interessante por isso estou postando aqui:
Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há
basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT
3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou
outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o
novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor
opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o
DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e
silicone, tem prós e contras.
Basicamente,
quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e
mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos
saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de
ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere
tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do
ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em
glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos
fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos
inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são
fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi
idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que
devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de
marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses
fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um
grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar
no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.),
esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a
pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão
e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em
motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio
.
Fonte: www.rcamoto.com.br
Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há
basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT
3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou
outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o
novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor
opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o
DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e
silicone, tem prós e contras.
Basicamente,
quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e
mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos
saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de
ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere
tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do
ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em
glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos
fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos
inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são
fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi
idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que
devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de
marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses
fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um
grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar
no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.),
esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a
pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão
e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em
motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio | ||||
Tipo / Cor usual | Especificação Mínima | Boas Marcas | ||
Seco | Húmido | Seco | Húmido | |
DOT 3 (azul a verde) | 205 ºC | 140 ºC | 220 ºC | 150 ºC |
DOT 4 (vermelho a âmbar) | 230 ºC | 155 ºC | 260 ºC | 170 ºC |
DOT 5 (cristalino, de silicone) | 260 ºC | 180 ºC | 270 ºC | 190 ºC |
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) | 260 ºC | 180 ºC | 270 ºC | 190 ºC |
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio
.
Fonte: www.rcamoto.com.br
RafaB12!!- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 13/09/2009
Re: Tipos de Fluído de Freios
Muito interessante. Grato por compartilhar.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Tipos de Fluído de Freios
Muita boa a infomaçao...vlw por dividir com o psoall.
M.P.O.P- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 21/06/2011
Re: Tipos de Fluído de Freios
Vlw!
Estamos ai p/ isso!!
Estamos ai p/ isso!!
RafaB12!!- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 13/09/2009
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