Freio Bandit
5 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Freio Bandit
Olá pessoal!!
Tenho uma B65 2008 com apenas 4.500 km rodados que comprei de um amigo. EXCELENTE máquina porém.... meu freio traseiro assovia SEMPRE. Podem me dizer se é possível que essa pastilha esteja gasta com essa km? Já andei olhando e me parece boa mas... alguém dá alguma dica??
Tenho uma B65 2008 com apenas 4.500 km rodados que comprei de um amigo. EXCELENTE máquina porém.... meu freio traseiro assovia SEMPRE. Podem me dizer se é possível que essa pastilha esteja gasta com essa km? Já andei olhando e me parece boa mas... alguém dá alguma dica??
Leo_mattos- Participante
-
Re: Freio Bandit
Leo, já tive uma B65 2007 adquirida com 3.500 km e tenho a atual ano 2008 adquirida com 4.170 km, portanto ambas com as pastilhas originais.
Tentando resolver o problema na primeira vez troquei as pastilhas originais mas não resolveu, isto é, o chiado voltou após alguns quilômetros rodados. Vendi ela com 9.000 km e o chiado estava lá.
O problema não está nas pastilhas mas sim numa ressonância provocada pelo sistema de freio. Após várias tentativas consegui resolver, deixar perfeito mesmo, sem chiado algum:
SOLUÇÃO: Tire as pastilhas, limpe bem com água e sabão tanto as pastilhas dos dois lados como uma chapinha que vai embaixo que dá sustentação nelas.
Depois de bem seco aplique spray anti-chio facilmente encontrado em autopeças em TUDO exceto na parte que entra em contato com o disco, é claro.
TUDO inclui a meia lua que é a parte que pressiona as pastilhas quando se aciona o freio (não precisa desmontar, aplique por dentro) e que aparece quando se tira as pastilhas, chapinha de baixo e parafuso.
Na minha tirei também uma presilha (não sei o nome) que fica encaixada na pastilha. Passei spray na pastilha, em seguida encaixei a presilha e passei novamente.
O spray não seca, pelo menos esperei umas 2 horas e nada porém montei tudo e ficou simplesmente perfeita.
Aproveite para dar uma lixadinha nas pastilhas também.
Bom trabalho.
Tentando resolver o problema na primeira vez troquei as pastilhas originais mas não resolveu, isto é, o chiado voltou após alguns quilômetros rodados. Vendi ela com 9.000 km e o chiado estava lá.
O problema não está nas pastilhas mas sim numa ressonância provocada pelo sistema de freio. Após várias tentativas consegui resolver, deixar perfeito mesmo, sem chiado algum:
SOLUÇÃO: Tire as pastilhas, limpe bem com água e sabão tanto as pastilhas dos dois lados como uma chapinha que vai embaixo que dá sustentação nelas.
Depois de bem seco aplique spray anti-chio facilmente encontrado em autopeças em TUDO exceto na parte que entra em contato com o disco, é claro.
TUDO inclui a meia lua que é a parte que pressiona as pastilhas quando se aciona o freio (não precisa desmontar, aplique por dentro) e que aparece quando se tira as pastilhas, chapinha de baixo e parafuso.
Na minha tirei também uma presilha (não sei o nome) que fica encaixada na pastilha. Passei spray na pastilha, em seguida encaixei a presilha e passei novamente.
O spray não seca, pelo menos esperei umas 2 horas e nada porém montei tudo e ficou simplesmente perfeita.
Aproveite para dar uma lixadinha nas pastilhas também.
Bom trabalho.
Última edição por Carlão em Qua 08 Jun 2011, 16:54, editado 1 vez(es)
Carlão- Participante
-
pelo contrário amigão... Geralmente a pastilha assovia quando nova!
Isso ocorre por vibrações decorrentes de pequenas irregularidades na pastilha, que desgastam e somem com o tempo.
Existe um spray no mercado que minimiza bastante o problema. Existe um outro tópico no forum que explica direitinho!!
Isso ocorre por vibrações decorrentes de pequenas irregularidades na pastilha, que desgastam e somem com o tempo.
Existe um spray no mercado que minimiza bastante o problema. Existe um outro tópico no forum que explica direitinho!!
Convidad- Convidado
É pessoal... pelo que vejo, é um pequeno probleminha crônico das Bandit!!! É uma pena pq irrita bastante esse chiado Maldito. CERTAMENTE vou atacar com esse processo todo e aplicar esse anti ruído!!! MUUUITO obrigado pelas respostas!!!
Aliás, só tenho paz qdo boto a Bandida pra lavar e aí o chiado some por uns dias...Paz TOTAL!!!
Aliás, só tenho paz qdo boto a Bandida pra lavar e aí o chiado some por uns dias...Paz TOTAL!!!
Leo_mattos- Participante
-
Eu não tive esse problema na injetada. Nem com pastilha original, nem com pastilha EBC HH.
Seu disco tá frisado?
Seu disco tá frisado?
Berlindo- Participante
-
vc jogou agua nela com o freio quente as vezes a pastilha vetrifica e fica fazendo barulho.
nelsonrj- Participante
-
Berlindo escreveu:Eu não tive esse problema na injetada. Nem com pastilha original, nem com pastilha EBC HH.
Seu disco tá frisado?
Na injetada o sistema é diferente. Pelo que sei o problema do chiado só ocorre nas 650 carburadas onde o freio pega o disco por baixo.
Carlão- Participante
-
nelsonrj escreveu:vc jogou agua nela com o freio quente as vezes a pastilha vetrifica e fica fazendo barulho.
Cara... é aquela história, peguei a moto usada de um amigo não tenho idéia se ele já fez isso. Na minha mão, não jogo égua com o sistema quente. Acho que pode ser sim esse defeito "cronico" das Bandits onde há uma espécie de reverberação que ocasiona o chiado. Ah!! uma coisa que esqueci de citar é que qdo piso mais forte no freio, esse chiado acaba....Ou seja: Ele só rola qdo dou uma freiada com meia pressão..(não sei se fui claro nessa explicação *rsrsrsrs).
Mas é isso, valeu mesmo pessoal pela grande ajudaa!!!
Leo_mattos- Participante
-
Tá com a plaquinha em entre a pastilha e o pistão?
Berlindo- Participante
-
Isso só acontece nesse modelo mesmo, com a pinça por baixo.
Eu instalei linhas com malha de aço, assim não tem como frear com "meia pressão" e a minha não chia mais. Pode ser pela quilometragem também pois com o tempo o chiado vai diminuindo.
Sempre usei pastilhas originais ou EBC HH.
Eu instalei linhas com malha de aço, assim não tem como frear com "meia pressão" e a minha não chia mais. Pode ser pela quilometragem também pois com o tempo o chiado vai diminuindo.
Sempre usei pastilhas originais ou EBC HH.
seiji- Participante
-