Não antecipem o DPVAT
+12
Vegasus
vytor
Franco
Jefferson
Fabio Dias
Folco
Alan Delon
BlackBandit
eZ
Admin
MCilas
Dogue
16 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Não antecipem o DPVAT
Relembrando a primeira mensagem :
Motociclistas são orientados a não anteciparem o pagamento do DPVAT
A Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) entidade que
representa os motociclistas usuários, profissionais, militares,
esportistas e estradeiros em todo o território nacional, vem a
público, manifestar sua total indignação e repúdio ao aumento
"abusivo" do Seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por
Veículos Automotores de via Terrestre), para motocicletas, motonetas,
ciclomotores e similares.
De acordo com o publicado no Diário Oficial da União do dia 19/12, a
partir de janeiro de 2008, o seguro (DPVAT) das motocicletas, sofrerá
um reajuste da ordem de 38,25% passando dos atuais R$183,84, para
R$254,16, ou seja, será 155,7 % mais caro que o valor cobrado dos
proprietários de automóveis, que não sofrerá nenhum aumento,
permanecendo nos atuais R$84,55.
Evolução DPVATs
2004 - R$ 93,38
2005 - R$ 102,72
2006 - R$ 140,40
2007 - R$ 183,84
2008 - R$ 254,16
Variação em quatro anos: (+) 172,18%
Em persistindo esse aumento, o montante arrecadado com o DPVAT cobrado
dos proprietários de motocicletas, será de quase 28 bilhões de reais,
o que representa cerca de 70% do que o governo arrecadou com a CPMF.
Assim sendo à Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) comunica
a todos que:
Com o apoio das principais entidades do setor de duas rodas, estará
usando os meios legais e cabíveis para barrar, coibir, anular essa
"agressão" e "afronta" que querem impor aos motociclistas.
Nesse sentido, a ABRAM se vê no dever de orientar aos motociclistas a
NÃO efetuarem o pagamento "ANTECIPADO" do DPVAT que normalmente é
cobrado junto com o IPVA.
Os motociclistas somente devem efetuar o pagamento do seguro
obrigatório na data do licenciamento da motocicleta, ou seja, entre o
período de abril a dezembro de acordo com o final da placa.
Lucas Pimentel
Presidente da ABRAM esclarece ainda:
"Nossa orientação baseia-se no fato de acreditarmos que a justiça
prevalecerá, e esse aumento injustificável não se sustentará".
ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas
Tel: (11) 33.38.28.72 / (11) 73.69.23.50
Motociclistas são orientados a não anteciparem o pagamento do DPVAT
A Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) entidade que
representa os motociclistas usuários, profissionais, militares,
esportistas e estradeiros em todo o território nacional, vem a
público, manifestar sua total indignação e repúdio ao aumento
"abusivo" do Seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por
Veículos Automotores de via Terrestre), para motocicletas, motonetas,
ciclomotores e similares.
De acordo com o publicado no Diário Oficial da União do dia 19/12, a
partir de janeiro de 2008, o seguro (DPVAT) das motocicletas, sofrerá
um reajuste da ordem de 38,25% passando dos atuais R$183,84, para
R$254,16, ou seja, será 155,7 % mais caro que o valor cobrado dos
proprietários de automóveis, que não sofrerá nenhum aumento,
permanecendo nos atuais R$84,55.
Evolução DPVATs
2004 - R$ 93,38
2005 - R$ 102,72
2006 - R$ 140,40
2007 - R$ 183,84
2008 - R$ 254,16
Variação em quatro anos: (+) 172,18%
Em persistindo esse aumento, o montante arrecadado com o DPVAT cobrado
dos proprietários de motocicletas, será de quase 28 bilhões de reais,
o que representa cerca de 70% do que o governo arrecadou com a CPMF.
Assim sendo à Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) comunica
a todos que:
Com o apoio das principais entidades do setor de duas rodas, estará
usando os meios legais e cabíveis para barrar, coibir, anular essa
"agressão" e "afronta" que querem impor aos motociclistas.
Nesse sentido, a ABRAM se vê no dever de orientar aos motociclistas a
NÃO efetuarem o pagamento "ANTECIPADO" do DPVAT que normalmente é
cobrado junto com o IPVA.
Os motociclistas somente devem efetuar o pagamento do seguro
obrigatório na data do licenciamento da motocicleta, ou seja, entre o
período de abril a dezembro de acordo com o final da placa.
Lucas Pimentel
Presidente da ABRAM esclarece ainda:
"Nossa orientação baseia-se no fato de acreditarmos que a justiça
prevalecerá, e esse aumento injustificável não se sustentará".
ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas
Tel: (11) 33.38.28.72 / (11) 73.69.23.50
Jefferson- Participante
-
Re: Não antecipem o DPVAT
Galera, tô olhando aqui na minha folha, e diz que a data de vencimento do DPVAT será a mesma da 1° parcela, ou do pagamento a vista do IPVA...... não tem como deixar pra depois não, senão acho q vai dar problemas....
Fabio Dias- Participante
-
Abram se mexendo
http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/11417.html
Jefferson- Participante
-
Fabio Dias escreveu:Galera, tô olhando aqui na minha folha, e diz que a data de vencimento do DPVAT será a mesma da 1° parcela, ou do pagamento a vista do IPVA...... não tem como deixar pra depois não, senão acho q vai dar problemas....
relaxa cara, eu nunca paguei o DPVAT, nem dos carros, junto com o IPVA! Isso pq:
exemplo, eu comprei minha moto por volta de julho/ agosto de 2007 e paguei o DPVAT nesta epoca, por lei o DPVAT é valido por 1 ano e se eu pagar agora eu vo ta dando $$ de graca pro governo, pq so usei o meu seguro obrigatorio por 6 meses!
tendeu??
o governo é sacana, claaaaaaaaaaaaaaaaro!!!
Franco- Moderador
-
Jefferson escreveu:Abram se mexendo
otimo!! ate q enfim!
e nao da pra acreditar que os politicos sao tao imbecis a ponto de criar leis tao mediocres como essas!
segue a reportagem do link:
Leandro Alvares Além das novas leis de segurança e recentes polêmicas envolvendo o segmento das motos — em especial a proposta de veto ao transporte de garupa em São Paulo e no Rio de Janeiro —, os motociclistas brasileiros estão tendo que encarar em 2008 o salgado aumento do DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre), o famoso Seguro Obrigatório. Para este ano, o valor do seguro sofreu um reajuste de 38,25%. Passou de R$ 183,84 para R$ 254,16. Os automóveis, enquanto isso, tiveram a manutenção da taxa cobrada em 2007: R$ 84,55. Indignada com a “punição imposta aos motociclistas”, a Abram (Associação Brasileira dos Motociclistas) afirmou que recorrerá à Justiça para impedir esse aumento abusivo para os veículos de duas rodas. “Será uma guerra feia, mas que iremos enfrentar. Temos dois advogados e muitos de nossos associados ligados à área jurídica nos ajudando neste caso. Com esse time forte, pretendemos lutar contra esse absurdo inconstitucional”, disse Lucas Pimentel, presidente da entidade. “Na próxima terça-feira, faremos inclusive uma reunião com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas) e a Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças) para discutir o assunto e os caminhos a serem seguidos”, destacou Pimentel. A justificativa para o aumento do DPVAT é o alto risco de acidentes envolvendo motos. Além disso, o Conselho Nacional de Seguros Privados alega que mais motociclistas estão em busca das indenizações. “Pagamos por isso, então temos esse direito, não?”, rebateu o presidente da Abram. “Outra questão: eles aumentaram o valor da cobrança, mas não o das indenizações”, lembrou. A cobertura por morte é de R$ 13.500, sendo que as Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS) continuam com limite máximo de R$ 2.700. Para invalidez permanente, a indenização máxima pode chegar aos mesmos valores da cobertura por falecimento. “Se persistir esse aumento, o montante arrecadado com o DPVAT dos proprietários de motocicletas será de quase 3 bilhões de reais, o que representa cerca de 7% do que o governo arrecadou com a CPMF”, comparou Pimentel. Pela indignação e promessa de embate judicial, o presidente da Abram tem sugerido aos motociclistas que deixem para pagar o Seguro Obrigatório junto com o licenciamento, e não agora com o IPVA. “Não há qualquer impedimento legal ou punição pelo fato de não antecipar o pagamento do DPVAT, cobrado junto com o IPVA, pois o pagamento do Seguro Obrigatório pode ser feito com o licenciamento, entre os meses de abril e dezembro, de acordo com o final de cada placa. E todos sabemos que ninguém pára um veículo nas ruas para perguntar se o DPVAT foi pago”, argumentou. “Não pagando agora, ganhamos tempo para a discussão na Justiça”, complementou Pimentel. Nesta entrevista ao “MOTO.com.br”, o presidente da Associação Brasileira dos Motociclistas falou também sobre as novas leis do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que entraram em vigor neste ano, e aproveitou para sanar algumas dúvidas. “Em primeiro lugar, de um modo geral, somos favoráveis às novas regras, embora reconheçamos que são necessários alguns ajustes. Mas já entramos em contato com o Contran e com o Inmetro para falar das observações que fizemos para cada uma das resoluções”, disse. Capacete “A obrigatoriedade do selo do Inmetro deve cair em breve. Inclusive a proibição de capacetes porventura trazidos de fora do país pelo motociclista. As normas de segurança européia e norte-americana são extremamente severas, portanto, é inconcebível proibir a circulação dos cascos estrangeiros que não tenham um selo brasileiro”, declarou Pimentel. Proibição do garupa em SP e no RJ “Recuso-me a citar o nome dos políticos que estão defendendo isso. O que nos falta é policiamento ostensivo e preventivo nas ruas do país. A culpa não é do motociclista; somos vítimas do crime como todos os outros. Mas fico feliz que o Contran e a OAB do Rio de Janeiro estejam do nosso lado, defendendo a inconstitucionalidade desta medida”. Futuras ameaças “Atenção aos motociclistas de São Paulo: Já foi aprovado pela Câmara o uso de adesivos no capacete que constem o número da placa da moto. Uma ação que tem efeito prático igual a zero”, opinou Pimentel. “Outra preocupação: um projeto de lei, em trâmite na capital paulista e em Brasília, que diz que todo motociclista — inclusive o garupa — deverá utilizar um colete com o número da placa da moto. Afirmo que tomaremos as medidas necessárias para coibir mais isso”. Lamentação “A repercussão dos polêmicos fatos recentes estão contribuindo somente para o aumento do preconceito em relação aos motociclistas. Por conta de algumas pessoas, estamos causando medo em boa parte da população”. Luta constante “Nós da Abram defendemos os motociclistas em geral. E tratamos o segmento como ele deve ser: um assunto sério. Somos também a entidade representativa dos motociclistas no Conselho Nacional de Trânsito e iremos lutar por melhorias. Sempre!”, concluiu Pimentel. |
Fonte: Equipe MOTO.com.br |
Franco- Moderador
-
UP !!!
...lembrando que o assunto tbm vale pra esse ano...
Eu já paguei o IPVA, paguei tudo...parcela unica...
Tanto do carro, quanto da moto....
O DPVAT, no site da fazenda, consta como vencimento a primeira parcela do ipva...mas como no site do banco o vencimento se dá somente em fevereiro...deixarei pra quitar o meu somente em fevereiro !
Os veiculos estão licenciados, e ambos estão com o IPVA pago integralmente....porém irei segurar pra pagar o DPVAT (Seguro Obrigatório) somente em FEV/09, que é o vencimento maxímo pelo site do Unibanco.
...lembrando que o assunto tbm vale pra esse ano...
Eu já paguei o IPVA, paguei tudo...parcela unica...
Tanto do carro, quanto da moto....
O DPVAT, no site da fazenda, consta como vencimento a primeira parcela do ipva...mas como no site do banco o vencimento se dá somente em fevereiro...deixarei pra quitar o meu somente em fevereiro !
Os veiculos estão licenciados, e ambos estão com o IPVA pago integralmente....porém irei segurar pra pagar o DPVAT (Seguro Obrigatório) somente em FEV/09, que é o vencimento maxímo pelo site do Unibanco.
vytor- Moderador
-
Também vale lembrar que existe um abaixo assinado online...
Nao acho q funcione...mas segue o link...
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/361
Nao acho q funcione...mas segue o link...
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/361
vytor- Moderador
-
Que eu saiba vc tem até a data do vencimento do licenciamento pra pagar, sempre foi assim, eles que ficam querendo receber antes.
Acha que vou pagar? Nem desconto eles dão. O meu vai ser pago em março junto com o licenciamento.
Sou de Minas Gerais, não sei se pra vcs é diferente.
Acha que vou pagar? Nem desconto eles dão. O meu vai ser pago em março junto com o licenciamento.
Sou de Minas Gerais, não sei se pra vcs é diferente.
Vegasus- Participante
-
...sei lá ...eu ainda tenho receio do seguro da moto não cobrir, pois se o documento não estiver em dia, eles não pagam não, caso precise, o prejuíso será bem maior que os 250 contos...
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Ai eu uso meu seguro particular
Vegasus- Participante
-
Inclusive sou a favor de quem tenha um seguro completo fosse isento de DPVAT pois o segurto tb cobre terceiros e ainda é mais rapido e com melhor cobertura. Tanto danos materiais como pessoais e despesas medicas.
Vegasus- Participante
-
Vegasus escreveu:Inclusive sou a favor de quem tenha um seguro completo fosse isento de DPVAT pois o segurto tb cobre terceiros e ainda é mais rapido e com melhor cobertura. Tanto danos materiais como pessoais e despesas medicas.
essa é realmente uma sugestão justa e com argumentos !
se candidata q terá o meu voto !
hehehehehe
vytor- Moderador
-
eu na verdade, preciso ver nas novas resoluções como esta a questão do IPVA E DPVAT mas isso nunca foi solicitado quando em uma blitz, por exemplo, minha moto esta licenciada até outubro/09, o final da placa é 8, então minha moto esta licenciada sim, o IPVA E DPVAT não são documentos de porte obrigatório....... sempre foi assim..
vou verificar melhor as resoluções, qualquer novidade posto aqui..
abraços
vou verificar melhor as resoluções, qualquer novidade posto aqui..
abraços
Wil- Participante
Pessoal, PAGUEM o DPVAT até fevereiro no máximo. Este negócio de pagar no licenciamento já era faz tempo. Exemplo: Se um motociclista atropelou alguém em março de 2008 e deixou para pagar o DPVAT junto com o licenciamento em setembro, a vítima (ou os herdeiros legais em caso de morte) entram com o pedido de indenização na seguradora e recebe e depois o causador do acidente tem que pagar o valor da indenização e não simplesmente do seguro. O barato pode sair caro. Sei o que estou expondo a vcs pois sou corretor de seguros e já paguei o DPVAT da minha Kasinski e da Bandida também.
Fabio Bandit72- Participante
-
Página 2 de 2 • 1, 2