Tecnologia flex
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Tecnologia flex
A reportagem é de 2007, mas muitos ainda tem dúvidas.
O que vcs acham?????
Matéria extraida de http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_253970.shtml#topo
A tecnologia flex está completando quatro anos de mercado - a estréia se deu com o Gol Total Flex, lançado em 24 de março de 2003. Desde então, o sistema já faz parte da maioria dos veículos vendidos no país - 78,1% dos automóveis licenciados em 2006 e 83,1% nos primeiros três meses de 2007.
Desde então, o sistema já faz parte da maioria dos veículos vendidos no país. Porém, 4 anos depois, será que o consumidor já desvendou todos os segredos dessa tecnologia? Você já chegou ao posto e o frentista lhe disse que o carro flex vicia se usar só um combustível? É verdade que precisa misturar álcool e gasolina de vez em quando? Reunimos aqui essas e outras dúvidas de leitores e proprietários, para ajudá-lo a descobrir o que é fato e mito no mundo do flex.
- Ao trocar de combustível, é preciso rodar um pouco antes de desligar o motor.
VERDADE - A central eletrônica do sistema flex requer algum tempo para reconhecer o novo combustível, para assim definir as melhores condições de queima. "Toda vez que a bóia do tanque se movimenta por abastecimento, o sistema de aprendizado da central eletrônica tenta entender o que mudou para definir novos parâmetros", diz Evandro Maciel, diretor do Comitê de Veículos de Passeio do Congresso SAE Brasil 2007. A recomendação dos especialistas é que, ao trocar de um combustível para o outro, deve-se rodar cerca de 5 quilômetros antes de desligar o motor. Assim, quando for dar a partida, a central já saberá com que combustível está lidando. "O software está sempre fazendo comparações das leituras dos sensores com milhões de mapas contidos no banco de dados da central e trabalha de modo seqüencial, ou seja, uma comparação após a outra. Estacionar o veículo logo após o abastecimento com o novo combustível prolonga esse tempo de aprendizado", afirma Henry Joseph Jr., diretor da AEA (Associação dos Engenheiros Automotivos).
- É bom misturar às vezes os dois combustíveis ou alternar o abastecimento entre um e outro.
MITO - Se houvesse essa obrigação, o conceito de carro flexível não faria sentido. "Os motores são desenvolvidos para funcionar com qualquer um dos combustíveis ou suas misturas, independentemente da proporção ou freqüência no abastecimento", diz Eduardo Campos, engenheiro da Magneti Marelli, que fornece 47% dos sistemas flex à venda no mercado. É por essa razão que também não é verdade a lenda que diz que se deve abastecer só com álcool no primeiro tanque.
- O sistema flex pode se acostumar - e até viciar - se usar apenas um dos combustíveis.
MITO - "Os veículos flex podem passar toda sua vida útil usando somente um tipo de combustível sem qualquer problema", diz Henry Joseph Jr. Há quem afirme que, quando o desempenho com um combustível cai, é preciso "zerar" ou reprogramar a central eletrônica de injeção. Mas essa é apenas uma solução extrema. "O que pode acontecer é que, em determinadas situações, devido a mudanças bruscas de algum parâmetro, o software esteja ainda longe do mapa adequado. Ao se 'resetar' o sistema, o que se consegue é que o mapa adequado seja localizado logo."
- Um flex nunca tem o melhor desempenho ou consumo, quando comparado ao motor só a álcool ou só a gasolina.
EM TERMOS - Para que o motor pudesse lidar com dois combustíveis tão diferentes, as fábricas tiveram de escolher um meio-termo, mas com uma premissa: "O consumo do flex, quando abastecido com gasolina, é igual ao do mesmo veículo a gasolina", diz Joseph. Entretanto, o flex abastecido com álcool, comparado a um carro a álcool similar, tem consumo superior e potência inferior. E o desempenho rodando com gasolina também é pior. A razão: o poder calorífico menor do álcool - 25% a 30% menos que o da gasolina.
- Abastecer um carro só com álcool compromete sua vida útil.
MITO - O flex é a evolução do carro a álcool e, por isso, é dotado de todas as proteções necessárias para suportar a agressividade desse combustível. Todos os componentes que tenham contato com o álcool são projetados para resistir por toda sua vida útil. Portanto, não é verdade que o flex tenha manutenção mais cara. Ao contrário. "O álcool, por não gerar gomas e depósitos, não forma carbonização na câmara, o que mantém o motor mais limpo e não compromete o óleo lubrificante, diminuindo desgastes", diz Joseph.
- Carro flex demora mais para pegar, mesmo com o reservatório de partida a frio cheio.
MITO - O sistema de partida a frio dos carros flex, que tem um reservatório extra de gasolina, supre o problema. Em geral o sistema é calibrado para injetar gasolina quando a temperatura ambiente está abaixo de 18 ºC. Mas às vezes pode acontecer de o reservatório estar vazio e o motor ter dificuldade de partida, porque nem todo automóvel tem um sistema de aviso. No entanto, se essa gasolina acabar, não significa que o carro possa sofrer algum tipo de quebra, como muitos acham. No máximo a bateria vai sofrer. "A utilização constante dessa prática pode ocasionar uma grande demanda de carga, principalmente nos dias frios, acarretando diminuição da vida útil da bateria", diz Eduardo Campos, da Marelli.
- A gasolina que fica no reservatório de partida a frio envelhece.
EM TERMOS - Depende do carro flex e do combustível que se usa. Alguns modelos não acionam o reservatório de partida a frio quando abastecidos com gasolina - como o Fiat Palio e o VW Gol. Assim, a gasolina do reservatório pode ficar muito tempo armazenada e envelhecer. Para esses carros, deve-se substituir essa gasolina a cada seis meses. Em outros modelos, o combustível não tem tempo de envelhecer. "Nos sistemas mais modernos de controle do motor, é previsto um pequeno consumo de gasolina do reservatório. Assim, quando chegar ao nível mínimo, o reservatório será abastecido com gasolina nova, evitando o envelhecimento", diz Eduardo Campos. É o caso do Honda Civic e do Fit. Independentemente do combustível que se use para rodar no dia-a-dia, é recomendável que o reservatório esteja sempre abastecido, para evitar o ressecamento das peças e formação de depósitos. E de preferência com gasolina aditivada, que dissolve os depósitos que vão se acumulando e mantém a goma formada pela oxidação da gasolina em suspensão, evitando que se deposite.
Xô, ressaca!
Se alguém disser que o carro flex sofre menos com o combustível adulterado, pode acreditar. A razão é a maior capacidade de processamento da centralina e a proteção extra que as peças internas recebem. Se precisar parar num posto desconhecido, prefira sempre o álcool, que se for batizado causará menos danos ao motor. Isso acontece porque a fraude mais comum no álcool é a adição de água, que é menos prejudicial que a adulteração da gasolina, que é batizada com solventes.
Revista 4Rodas. quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_253970.shtml#topo
Saiba como calcular qual combustível vale a pena :
Divida o preço do álcool pelo da gasolina e multiplique o resultado por 100.
Se for maior do que 70, é melhor abastecer com gasolina. Se for menor, prefira abastecer com álcool.
Exemplo com o litro da gasolina a R$ 2,30 e o do álcool a R$ 1,15: dividindo 1,15 por 2,30, chega-se a 0,50.
Multiplicado por 100, obtém-se o número 50.
Ou seja, nesse caso,o melhor mesmo é o álcool.
O que vcs acham?????
Matéria extraida de http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_253970.shtml#topo
A tecnologia flex está completando quatro anos de mercado - a estréia se deu com o Gol Total Flex, lançado em 24 de março de 2003. Desde então, o sistema já faz parte da maioria dos veículos vendidos no país - 78,1% dos automóveis licenciados em 2006 e 83,1% nos primeiros três meses de 2007.
Desde então, o sistema já faz parte da maioria dos veículos vendidos no país. Porém, 4 anos depois, será que o consumidor já desvendou todos os segredos dessa tecnologia? Você já chegou ao posto e o frentista lhe disse que o carro flex vicia se usar só um combustível? É verdade que precisa misturar álcool e gasolina de vez em quando? Reunimos aqui essas e outras dúvidas de leitores e proprietários, para ajudá-lo a descobrir o que é fato e mito no mundo do flex.
- Ao trocar de combustível, é preciso rodar um pouco antes de desligar o motor.
VERDADE - A central eletrônica do sistema flex requer algum tempo para reconhecer o novo combustível, para assim definir as melhores condições de queima. "Toda vez que a bóia do tanque se movimenta por abastecimento, o sistema de aprendizado da central eletrônica tenta entender o que mudou para definir novos parâmetros", diz Evandro Maciel, diretor do Comitê de Veículos de Passeio do Congresso SAE Brasil 2007. A recomendação dos especialistas é que, ao trocar de um combustível para o outro, deve-se rodar cerca de 5 quilômetros antes de desligar o motor. Assim, quando for dar a partida, a central já saberá com que combustível está lidando. "O software está sempre fazendo comparações das leituras dos sensores com milhões de mapas contidos no banco de dados da central e trabalha de modo seqüencial, ou seja, uma comparação após a outra. Estacionar o veículo logo após o abastecimento com o novo combustível prolonga esse tempo de aprendizado", afirma Henry Joseph Jr., diretor da AEA (Associação dos Engenheiros Automotivos).
- É bom misturar às vezes os dois combustíveis ou alternar o abastecimento entre um e outro.
MITO - Se houvesse essa obrigação, o conceito de carro flexível não faria sentido. "Os motores são desenvolvidos para funcionar com qualquer um dos combustíveis ou suas misturas, independentemente da proporção ou freqüência no abastecimento", diz Eduardo Campos, engenheiro da Magneti Marelli, que fornece 47% dos sistemas flex à venda no mercado. É por essa razão que também não é verdade a lenda que diz que se deve abastecer só com álcool no primeiro tanque.
- O sistema flex pode se acostumar - e até viciar - se usar apenas um dos combustíveis.
MITO - "Os veículos flex podem passar toda sua vida útil usando somente um tipo de combustível sem qualquer problema", diz Henry Joseph Jr. Há quem afirme que, quando o desempenho com um combustível cai, é preciso "zerar" ou reprogramar a central eletrônica de injeção. Mas essa é apenas uma solução extrema. "O que pode acontecer é que, em determinadas situações, devido a mudanças bruscas de algum parâmetro, o software esteja ainda longe do mapa adequado. Ao se 'resetar' o sistema, o que se consegue é que o mapa adequado seja localizado logo."
- Um flex nunca tem o melhor desempenho ou consumo, quando comparado ao motor só a álcool ou só a gasolina.
EM TERMOS - Para que o motor pudesse lidar com dois combustíveis tão diferentes, as fábricas tiveram de escolher um meio-termo, mas com uma premissa: "O consumo do flex, quando abastecido com gasolina, é igual ao do mesmo veículo a gasolina", diz Joseph. Entretanto, o flex abastecido com álcool, comparado a um carro a álcool similar, tem consumo superior e potência inferior. E o desempenho rodando com gasolina também é pior. A razão: o poder calorífico menor do álcool - 25% a 30% menos que o da gasolina.
- Abastecer um carro só com álcool compromete sua vida útil.
MITO - O flex é a evolução do carro a álcool e, por isso, é dotado de todas as proteções necessárias para suportar a agressividade desse combustível. Todos os componentes que tenham contato com o álcool são projetados para resistir por toda sua vida útil. Portanto, não é verdade que o flex tenha manutenção mais cara. Ao contrário. "O álcool, por não gerar gomas e depósitos, não forma carbonização na câmara, o que mantém o motor mais limpo e não compromete o óleo lubrificante, diminuindo desgastes", diz Joseph.
- Carro flex demora mais para pegar, mesmo com o reservatório de partida a frio cheio.
MITO - O sistema de partida a frio dos carros flex, que tem um reservatório extra de gasolina, supre o problema. Em geral o sistema é calibrado para injetar gasolina quando a temperatura ambiente está abaixo de 18 ºC. Mas às vezes pode acontecer de o reservatório estar vazio e o motor ter dificuldade de partida, porque nem todo automóvel tem um sistema de aviso. No entanto, se essa gasolina acabar, não significa que o carro possa sofrer algum tipo de quebra, como muitos acham. No máximo a bateria vai sofrer. "A utilização constante dessa prática pode ocasionar uma grande demanda de carga, principalmente nos dias frios, acarretando diminuição da vida útil da bateria", diz Eduardo Campos, da Marelli.
- A gasolina que fica no reservatório de partida a frio envelhece.
EM TERMOS - Depende do carro flex e do combustível que se usa. Alguns modelos não acionam o reservatório de partida a frio quando abastecidos com gasolina - como o Fiat Palio e o VW Gol. Assim, a gasolina do reservatório pode ficar muito tempo armazenada e envelhecer. Para esses carros, deve-se substituir essa gasolina a cada seis meses. Em outros modelos, o combustível não tem tempo de envelhecer. "Nos sistemas mais modernos de controle do motor, é previsto um pequeno consumo de gasolina do reservatório. Assim, quando chegar ao nível mínimo, o reservatório será abastecido com gasolina nova, evitando o envelhecimento", diz Eduardo Campos. É o caso do Honda Civic e do Fit. Independentemente do combustível que se use para rodar no dia-a-dia, é recomendável que o reservatório esteja sempre abastecido, para evitar o ressecamento das peças e formação de depósitos. E de preferência com gasolina aditivada, que dissolve os depósitos que vão se acumulando e mantém a goma formada pela oxidação da gasolina em suspensão, evitando que se deposite.
Xô, ressaca!
Se alguém disser que o carro flex sofre menos com o combustível adulterado, pode acreditar. A razão é a maior capacidade de processamento da centralina e a proteção extra que as peças internas recebem. Se precisar parar num posto desconhecido, prefira sempre o álcool, que se for batizado causará menos danos ao motor. Isso acontece porque a fraude mais comum no álcool é a adição de água, que é menos prejudicial que a adulteração da gasolina, que é batizada com solventes.
Revista 4Rodas. quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_253970.shtml#topo
Saiba como calcular qual combustível vale a pena :
Divida o preço do álcool pelo da gasolina e multiplique o resultado por 100.
Se for maior do que 70, é melhor abastecer com gasolina. Se for menor, prefira abastecer com álcool.
Exemplo com o litro da gasolina a R$ 2,30 e o do álcool a R$ 1,15: dividindo 1,15 por 2,30, chega-se a 0,50.
Multiplicado por 100, obtém-se o número 50.
Ou seja, nesse caso,o melhor mesmo é o álcool.
YUJI- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Tecnologia flex
Eu odeio carro Flex...
Se ainda existissem carros com um único combustível eles seriam bem mais direcionados e renderiam mais...
Que bom seria se eu pudesse comprar um carro unicamente a alcool em uma revenda!!! Ou até mesmo a gasolina; desde que seja único...
Infelizmente o consumidor não aceita isto e acha que FLEX é melhor... O caso é que infelizmente vamoc continuar a usar estes carros que não são bons nem para um lado e nem para o outro!!!
Abraços,
Bisteka
Se ainda existissem carros com um único combustível eles seriam bem mais direcionados e renderiam mais...
Que bom seria se eu pudesse comprar um carro unicamente a alcool em uma revenda!!! Ou até mesmo a gasolina; desde que seja único...
Infelizmente o consumidor não aceita isto e acha que FLEX é melhor... O caso é que infelizmente vamoc continuar a usar estes carros que não são bons nem para um lado e nem para o outro!!!
Abraços,
Bisteka
Bisteka- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Tecnologia flex
eu concordo totalmente com vc bisteka...
os flex bebem muito mais que os direcionados a 1 só combustível fora outros aspectos técnicos que vc pode nos elucidar de maneira melhor
próximo carro vai ser um azera totalmente a GASOLINA!! kkk
os flex bebem muito mais que os direcionados a 1 só combustível fora outros aspectos técnicos que vc pode nos elucidar de maneira melhor
próximo carro vai ser um azera totalmente a GASOLINA!! kkk
Luiz - GEMA- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 10/10/2009
Re: Tecnologia flex
Bisteka escreveu:Eu odeio carro Flex...
Se ainda existissem carros com um único combustível eles seriam bem mais direcionados e renderiam mais...
Que bom seria se eu pudesse comprar um carro unicamente a alcool em uma revenda!!! Ou até mesmo a gasolina; desde que seja único...
Infelizmente o consumidor não aceita isto e acha que FLEX é melhor... O caso é que infelizmente vamoc continuar a usar estes carros que não são bons nem para um lado e nem para o outro!!!
Abraços,
Bisteka
Acho que essa questão seria resolvida com um lance simples:
Caracol...
Se a questão é a taxa, basta utilizar uma pressão variável de acordo com o combustível, algo que uma FuelTech faz de forma simplérrima.
Se eu voltar para esse mundo, meu carro vai ser flex assim... dois mapas, um para cada combustível.
Re: Tecnologia flex
Já não "manjo" tanto assim Maker! kkk
Luiz - GEMA- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 10/10/2009
Re: Tecnologia flex
muita informação errada no texto acima....
isso é meio complexo para se discutir num forum onde os niveis de conhecimento são tão variáveis.
por isso evito de entrar em discussões técnicas aqui.
sou engenheiro com 20 anos de experiencia na area atualmente estou como instrutor de mecanica automotiva. impossível dar informações entendiveis por todos, nesse ambiente.
isso é meio complexo para se discutir num forum onde os niveis de conhecimento são tão variáveis.
por isso evito de entrar em discussões técnicas aqui.
sou engenheiro com 20 anos de experiencia na area atualmente estou como instrutor de mecanica automotiva. impossível dar informações entendiveis por todos, nesse ambiente.
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Tecnologia flex
edgar escreveu:muita informação errada no texto acima....
isso é meio complexo para se discutir num forum onde os niveis de conhecimento são tão variáveis.
por isso evito de entrar em discussões técnicas aqui.
sou engenheiro com 20 anos de experiencia na area atualmente estou como instrutor de mecanica automotiva. impossível dar informações entendiveis por todos, nesse ambiente.
Desculpa aí então, por não sermos capazes de compreender o que vc tem pra ensinar...
Foi mal.
Re: Tecnologia flex
Luiz - GEMA escreveu:Já não "manjo" tanto assim Maker! kkk
Tem mistério não cara...
Oq o Bisteka quis dizer é que um motor com taxa de compressão intermediária que apenas altera o ponto para um melhor funcionamento dinâmico, jamais vai ter o mesmo desempenho que um motor com a taxa de compressão correta para combustível específico.
Por isso os carros flex não conseguem romper barreiras de autonomia.
Nisso eu acho que um turbo com pressão variável poderia resolver o problema, pois basta identificar a mistura, e alterar a pressão de trabalho para melhor adequação da taxa com o combustível.
Qto maior a pressão da turbina, maior a taxa de compressão no motor, melhorando o consumo com o álcool. Se usar a gasolina, diminui a pressão do turbo e pronto.
Claro, sou apenas um bocó qualquer opinando sem conhecimento teórico... tenho um tiquinho de prática pois em uma viagem ao nordeste, fiquei preso em Xique-Xique, na Bahia, sem etanol.... abasteci com gasolina e tirei a pressão do turbo...
Achei álcool mais à frente, desfiz a operação.
Se funcionou num carro carburado há 8 anos atrás, é meio óbvio, ao menos para mim, que funcionaria hoje com a tecnologia eletrônica disponível...
Mas vai saber né?
Re: Tecnologia flex
Maker escreveu:edgar escreveu:muita informação errada no texto acima....
isso é meio complexo para se discutir num forum onde os niveis de conhecimento são tão variáveis.
por isso evito de entrar em discussões técnicas aqui.
sou engenheiro com 20 anos de experiencia na area atualmente estou como instrutor de mecanica automotiva. impossível dar informações entendiveis por todos, nesse ambiente.
Desculpa aí então, por não sermos capazes de compreender o que vc tem pra ensinar...
Foi mal.
Boa!
Arrogância é a principal inimiga da didática! kkk
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Tecnologia flex
por isso evito postar nesse tipo de discussão...
apenas escrevi que no texto postado por quem abriu o tópico tem informações erradas. que não foi colocação dele ele pegou as informações de outro lugar.
vcs estão dizendo coisas que a maioria não entende, para explicar num forum como esse as explicações tem q ser genéricas e não excessivamente técnicas.
nem sempre genericamente é possivel explicar.
o objetivo era apenas alertar sobre as informações erradas encontradas em sites por ai.
num site famoso ja li por exemplo que os alarme atrasam o ponto de ignição para fazer o veículo reduzir a velocidade antes de cortar, para evitar acidentes.
apenas escrevi que no texto postado por quem abriu o tópico tem informações erradas. que não foi colocação dele ele pegou as informações de outro lugar.
vcs estão dizendo coisas que a maioria não entende, para explicar num forum como esse as explicações tem q ser genéricas e não excessivamente técnicas.
nem sempre genericamente é possivel explicar.
o objetivo era apenas alertar sobre as informações erradas encontradas em sites por ai.
num site famoso ja li por exemplo que os alarme atrasam o ponto de ignição para fazer o veículo reduzir a velocidade antes de cortar, para evitar acidentes.
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Tecnologia flex
edgar escreveu:por isso evito postar nesse tipo de discussão...
apenas escrevi que no texto postado por quem abriu o tópico tem informações erradas. que não foi colocação dele ele pegou as informações de outro lugar.
vcs estão dizendo coisas que a maioria não entende, para explicar num forum como esse as explicações tem q ser genéricas e não excessivamente técnicas.
nem sempre genericamente é possivel explicar.
o objetivo era apenas alertar sobre as informações erradas encontradas em sites por ai.
num site famoso ja li por exemplo que os alarme atrasam o ponto de ignição para fazer o veículo reduzir a velocidade antes de cortar, para evitar acidentes.
Cara...
Fórum de internet é isso...
Se a informação tá errada e vc tem a certa. Posta e explica.
Não quer postar? Blz, direito seu...
Mas putz cara... falar que sabe mas não vai postar pq a galera não tem condições de entender oq vc vai explicar...
Nem Mastercard paga hein?
Re: Tecnologia flex
edgar escreveu:muita informação errada no texto acima....
isso é meio complexo para se discutir num forum onde os niveis de conhecimento são tão variáveis.
por isso evito de entrar em discussões técnicas aqui.
sou engenheiro com 20 anos de experiencia na area atualmente estou como instrutor de mecanica automotiva. impossível dar informações entendiveis por todos, nesse ambiente.
Eu num intindi o que ele falô....
_-ë-_- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
Re: Tecnologia flex
Quatro Rodas não é uma publicação idônea???
YUJI- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Tecnologia flex
YUJI escreveu:Quatro Rodas não é uma publicação idônea???
Nãããããão...
hehehe...
O Grupo Abril tem o mesmo "PadrãoGlobodeManipulaçãodasMassas"...
Idônea era a finada Oficina Mecânica... puta revista...
Hoje, na internet, temos publicações exemplares como o Notícias Automotivas por exemplo.
Re: Tecnologia flex
To falando disto e é por isto que eu adoraria comprar um carro somente a alcool como os que existiam antigamente... Nem me importo com o tanquinho de gasolina na frente para partida à frio... Minha preocupação é tão e somente apenas com a calibração do meu motor que eu adoraria que fosse FOCADA no uso de apenas 1 tipo de combustível!!!YUJI escreveu:- Um flex nunca tem o melhor desempenho ou consumo, quando comparado ao motor só a álcool ou só a gasolina.
EM TERMOS - Para que o motor pudesse lidar com dois combustíveis tão diferentes, as fábricas tiveram de escolher um meio-termo, mas com uma premissa: "O consumo do flex, quando abastecido com gasolina, é igual ao do mesmo veículo a gasolina", diz Joseph. Entretanto, o flex abastecido com álcool, comparado a um carro a álcool similar, tem consumo superior e potência inferior. E o desempenho rodando com gasolina também é pior. A razão: o poder calorífico menor do álcool - 25% a 30% menos que o da gasolina.
A 4 Rodas é uma boa revista sim... Mas tem seus erros/acertos...
Não confio 100% em nenhum publicação (seja nacional ou não)
Quanto ao comentário do Edgar... Até acho que ele está certo sim... Mesmo quando vc tem certeza do que se passa e como funciona... As vezes é complicado tentar explicar em palavras (poucas)...
Eu resolvi aprender isto no tópico de tropicalização e uso as palavras do Edgar para mim agora!!!
Bisteka- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Tecnologia flex
Dado os fatos me retiro, pois, desse tópico por falta de condições técnicas para discutir e compreender as implicações do tema abordado.
Abraços e obrigado.
Abraços e obrigado.
Re: Tecnologia flex
Maker, eu vou invadir o tópico aqui de metido pra tentar arrumar a situação...
cara, o que eu ACHO que tentaram dizer,
é que não é todo mundo que ta aqui pra aprender...
as vzs por mais que se esteja certo, o outro cara vai bater o pé,
dizendo que não sei quem fez assim e deu certo e ponto final...
por isso eu CREIO que o cara ali tenha falado daquele jeito...
não por considerar falta de capacidade, mas por saber do excesso de teimosia de alguns,
jogar conhecimento no ar e ter que ler gente contestando sem base nenhuma...
é complicado!
em outros fóruns em debates sobre mecânica de fluidos,
eu dizia a teoria, dava referência em livros e artigos... e a maioria se recusava a acreditar!
então por isso eu entendo quem quer ficar de fora...
enfim... só tentei amenizar as coisas!
um abraço!
cara, o que eu ACHO que tentaram dizer,
é que não é todo mundo que ta aqui pra aprender...
as vzs por mais que se esteja certo, o outro cara vai bater o pé,
dizendo que não sei quem fez assim e deu certo e ponto final...
por isso eu CREIO que o cara ali tenha falado daquele jeito...
não por considerar falta de capacidade, mas por saber do excesso de teimosia de alguns,
jogar conhecimento no ar e ter que ler gente contestando sem base nenhuma...
é complicado!
em outros fóruns em debates sobre mecânica de fluidos,
eu dizia a teoria, dava referência em livros e artigos... e a maioria se recusava a acreditar!
então por isso eu entendo quem quer ficar de fora...
enfim... só tentei amenizar as coisas!
um abraço!
Douglas_SC- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 10/10/2009
Re: Tecnologia flex
Douglas_SC escreveu:Maker, eu vou invadir o tópico aqui de metido pra tentar arrumar a situação...
cara, o que eu ACHO que tentaram dizer,
é que não é todo mundo que ta aqui pra aprender...
as vzs por mais que se esteja certo, o outro cara vai bater o pé,
dizendo que não sei quem fez assim e deu certo e ponto final...
por isso eu CREIO que o cara ali tenha falado daquele jeito...
não por considerar falta de capacidade, mas por saber do excesso de teimosia de alguns,
jogar conhecimento no ar e ter que ler gente contestando sem base nenhuma...
é complicado!
em outros fóruns em debates sobre mecânica de fluidos,
eu dizia a teoria, dava referência em livros e artigos... e a maioria se recusava a acreditar!
então por isso eu entendo quem quer ficar de fora...
enfim... só tentei amenizar as coisas!
um abraço!
Douglas.
Voltei só para responder a você.
Cara, se UMA pessoa aprender o certo, toda e qualquer discussão e confusão já é válida cara.
Simples assim.
Meu ponto de vista.
Sobre mecânica de fluidos... troço bacana hein? Um grande amigo meu é formado em Eng. Mecânica na UFSC.
Hoje trampa na Petrobrás...
O esforço e o sacrifício são a chave para 98% dos problemas da vida cara...
Re: Tecnologia flex
Maker, valeu pela atenção!
mas eu não disse que tinha a mesma opinião que ele...
sou professor voluntário num pré-vestibular comunitário aqui na UFSC...
amo lecionar e divido a mesma opinião que vc sobre valer a pena, uma pessoa que seja, aprender...
eu só tentei amenizar o que o cara falou, pra uma forma mais amigável...
pois concordo que as palavras que ele usou foram mal escolhidas
enfim... chega de off-topic e bora falar de flex
um abraço!
mas eu não disse que tinha a mesma opinião que ele...
sou professor voluntário num pré-vestibular comunitário aqui na UFSC...
amo lecionar e divido a mesma opinião que vc sobre valer a pena, uma pessoa que seja, aprender...
eu só tentei amenizar o que o cara falou, pra uma forma mais amigável...
pois concordo que as palavras que ele usou foram mal escolhidas
enfim... chega de off-topic e bora falar de flex
um abraço!
Douglas_SC- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 10/10/2009
Re: Tecnologia flex
Douglas_SC escreveu:Maker, valeu pela atenção!
mas eu não disse que tinha a mesma opinião que ele...
sou professor voluntário num pré-vestibular comunitário aqui na UFSC...
amo lecionar e divido a mesma opinião que vc sobre valer a pena, uma pessoa que seja, aprender...
eu só tentei amenizar o que o cara falou, pra uma forma mais amigável...
pois concordo que as palavras que ele usou foram mal escolhidas
enfim... chega de off-topic e bora falar de flex
um abraço!
Abraço cara!
Re: Tecnologia flex
Aproveitando o topico, alguem ai sabe se velas Iridium podem ser usadas em carros flex?
Entrei no site da NGK e na tabela para o meu carro so tem uma vela Green para carros flex.
Ate mandei um email para o Pin, pq lembro que ele comentou aqui que fez isso, mas fui ignorado!
Entrei no site da NGK e na tabela para o meu carro so tem uma vela Green para carros flex.
Ate mandei um email para o Pin, pq lembro que ele comentou aqui que fez isso, mas fui ignorado!
JoHnny- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: Tecnologia flex
Para a área de mecânica
JoHnny- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 12/12/2007
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