AJUDA - B65 Morrendo apos Bloqueio do sistema PAIR
+8
RaFa AgOsT
seiji
raptor
Maker
Carlão
Veigah
mineirinho
Leo_rebelo
12 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
AJUDA - B65 Morrendo apos Bloqueio do sistema PAIR
Relembrando a primeira mensagem :
Galera
Primeiro já vou elogir que o forum é otimo nunca vi tanta dica junta para resolver problemas.... e espero conseguir resolver o meu...
Coloquei hoje uma ponteira esportivo na minha bandida 2008 e como li que bloqueado o sistema Pair os pipocos não ocorriam já fiz tb , e ai é minha duvida obstrui a saida da caixa de ar com uma capinha, coloquei a mangueira em cima da capinha tudo otimo , cheguei ate a tirar o tanque para coocar uma fita isolante por dentro da caixa como vi alguns comentarios , mais achei a capinha e achei melhor assim, moto ligou , sai com ela dei uma esticada e nada de pipoco .... , porem menos de 1 km depois parecia que a moto tava sem gasolina começou a perder potencia e morreu do nada , despero ia cair o mundo em Joinville e eu na rua , parei num canto tirei o tanque e verifiquei todas as manqueiras tudo ok , mesmo assim tirei coloquei de novo, liguei moto e nada, ai lembrei da tampinha , fui la e tirei, puxei o afogador dei umas bobadas no acelerador e Vruuummmmmmmm a danada pegou ,
Galera olha a foto abaixo erá ai mesmo ?? Preciso tampar outro lugar , espero que consigam me ajudar pois os pipocos são feios demais ....
Abraços
Coloquei a mangueira encaixada nessa tempinha vermelha obstruido a saida de ar ....
Galera
Primeiro já vou elogir que o forum é otimo nunca vi tanta dica junta para resolver problemas.... e espero conseguir resolver o meu...
Coloquei hoje uma ponteira esportivo na minha bandida 2008 e como li que bloqueado o sistema Pair os pipocos não ocorriam já fiz tb , e ai é minha duvida obstrui a saida da caixa de ar com uma capinha, coloquei a mangueira em cima da capinha tudo otimo , cheguei ate a tirar o tanque para coocar uma fita isolante por dentro da caixa como vi alguns comentarios , mais achei a capinha e achei melhor assim, moto ligou , sai com ela dei uma esticada e nada de pipoco .... , porem menos de 1 km depois parecia que a moto tava sem gasolina começou a perder potencia e morreu do nada , despero ia cair o mundo em Joinville e eu na rua , parei num canto tirei o tanque e verifiquei todas as manqueiras tudo ok , mesmo assim tirei coloquei de novo, liguei moto e nada, ai lembrei da tampinha , fui la e tirei, puxei o afogador dei umas bobadas no acelerador e Vruuummmmmmmm a danada pegou ,
Galera olha a foto abaixo erá ai mesmo ?? Preciso tampar outro lugar , espero que consigam me ajudar pois os pipocos são feios demais ....
Abraços
Coloquei a mangueira encaixada nessa tempinha vermelha obstruido a saida de ar ....
Leo_rebelo- Participante
-
Re: AJUDA - B65 Morrendo apos Bloqueio do sistema PAIR
Olhei na minha moto que é idêntica à sua e a mangueira do PAIR é essa da foto mesmo, vc deve ter dobrado ou desconectado a mangueira de vácuo da válvula de combustível, ela não abriu e vc rodou só com a gasolina que já tava no sistema.
A primeita vez que desmontei os carburadores da minha tive que chamar um mecânico pra fazer a moto ligar, até hoje não sei o que deu errado...
A primeita vez que desmontei os carburadores da minha tive que chamar um mecânico pra fazer a moto ligar, até hoje não sei o que deu errado...
seiji- Participante
-
Não sei nas injetadas, depois que tapei o PAIR melhorou muito o consumo e os pipocos desapareceram. Antes ficava na casa dos 13 estourando. Agora to conseguindo 14/14,5 tranquilo.
Lógico que depende do ângulo da mão direita. Quanto mais próximo dos 90º, mais bebe.
Lógico que depende do ângulo da mão direita. Quanto mais próximo dos 90º, mais bebe.
Arnaldo Costa- Participante
-
Maker escreveu:Veigah escreveu:Amigão deixa o sistema original, pelo menos assim vc ira poluir menos,
Veigah, sinto informar, mas o PAIR não influi em absolutamente NADA no consumo ou poluição do veículo.
Foi desenvolvido tão somente para BURLAR a medição de poluição do motor.
BURLAR.
Coisa de Brasil mesmo.
RESPOSTA ERRADA.
O sistema PAIR contribui sim para diminuir a poluição, amigo.
Já ouviu falar de combustão incompleta?
Vai um resuminho: "A poluição gasosa causada pela combustão incompleta, dá origem aos gases venenosos como o monóxido de carbono, o dióxido de nitrogênio e o dióxido de enxofre."
Resumo sobre o sistema PAIR: O sistema PAIR envia o ar fresco do filtro de ar para as portas de escape, com isso, os índices de emissão de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO) são reduzidos e agridem menos o meio ambiente.
(Ou seja, como já foi explicado em algum outro tópico, o PAIR injeta ar dentro do escape e com a alta temperatura os reduzíduos inflamáveis lá dentro acabam realizando a queima, o famoso PIPOCO.)
Aqueles pipocos que vc escuta é o sistema PAIR fazendo o resto da queima (naum sei o qnto q ele vai aproveitar do resto gerado pelo motor, aí já quer demais), ou seja, diminui-se o resultado da queima incompleta deixando de gerar mtos desses gases venenosos. Ao retirar o sistema PAIR, o resultado obtido da queima do seu motor voltará no tempo, assim como retirar o catalisador (já li q motos sem catalisador chegam a poluir 5x mais que um automóvel moderno).
O catalisador eh bem eficiente e diminui bastante a poluição.
O PAIR, não sei dizer qul a eficiência, mas se foi feito com intenção d não poluir, vale a pena tentar.
Então se vc deseja ganhar um pouco de potência na sua moto e não tem qlq consciência ambiental, mete bala, ranca catalisador e tampa o PAIR.
Eu não tirei catalisador e nem vou obstruir o PAIR, aí vai de cada pessoa.
Playmaster- Participante
-
Playmaster escreveu:.
Caro Playmaster; antes de afirmar, em letras maiusculas, que vc está errado, ou certo, como vc fez comigo, vamos raciocinar levando em consideração seus próprios argumentos ok?
Vamos lá:
Playmaster escreveu:Já ouviu falar de combustão incompleta?
Vai um resuminho: "A poluição gasosa causada pela combustão incompleta, dá origem aos gases venenosos como o monóxido de carbono, o dióxido de nitrogênio e o dióxido de enxofre."
Resumo sobre o sistema PAIR: O sistema PAIR envia o ar fresco do filtro de ar para as portas de escape, com isso, os índices de emissão de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO) são reduzidos e agridem menos o meio ambiente.
Então deixe ver se compreendi, exemplificando:
O motor gera, após a explosão, 100gramas de CO e 100gramas de SO2.
Ai o PAIR envia ar fresco do filtro de ar para as portas do escape e, como mágica, as 100gramas de CO viram 50 e as 100gramas de SO2 viram 75?
É isso?
Playmaster escreveu:(Ou seja, como já foi explicado em algum outro tópico, o PAIR injeta ar dentro do escape e com a alta temperatura os reduzíduos inflamáveis lá dentro acabam realizando a queima, o famoso PIPOCO.)
Então, mais uma vez exemplificando, CO e SO2 são rezíduos inflamáveis?
Os pipocos não são apenas resultado do encontro entre "quente" e "frio"? Ou apenas da queima de eventual HC, gasolina, não queimado?
É isso?
Playmaster escreveu:Aqueles pipocos que vc escuta é o sistema PAIR fazendo o resto da queima (naum sei o qnto q ele vai aproveitar do resto gerado pelo motor, aí já quer demais), ou seja, diminui-se o resultado da queima incompleta deixando de gerar mtos desses gases venenosos.
Então quando eu elimino o PAIR, ao contrário do combustível ser expelido pelo escape, ele vai terminar de queimar?
Mas CO e SO2 não são resultado da queima? O PAIR, então, não aumentaria os níveis de HC e CO?
Uai...
Playmaster escreveu:Ao retirar o sistema PAIR, o resultado obtido da queima do seu motor voltará no tempo, assim como retirar o catalisador (já li q motos sem catalisador chegam a poluir 5x mais que um automóvel moderno).
O Catalisador converte HC e CO em algum outro elemento inofensivo.
O PAIR não faz isso.
Playmaster escreveu:O catalisador eh bem eficiente e diminui bastante a poluição.
O PAIR, não sei dizer qul a eficiência, mas se foi feito com intenção d não poluir, vale a pena tentar.
O PAIR foi feito APENAS para burlar a legislação contra emissão de poluentes. Como?
Saem 200cm3 de ar pelo escape, nesses 200cm3 temos 100gramas de CO + 100gramas de SO2 certo?
Então temos 200gramas de poluentes para 200cm3 de ar certo? O resultado é 1g de poluição por 1cm3 de ar certo?
Ai vem o PAIR e insere 100cm3 de ar "frio" no escape... como fica a conta? A favor de quem?
É essa a função do PAIR.
Playmaster escreveu:Então se vc deseja ganhar um pouco de potência na sua moto e não tem qlq consciência ambiental, mete bala, ranca catalisador e tampa o PAIR.
O PAIR não gera potência que valha o trabalho, mas elimina os pipocos.
O catalisador eu não tiro, pq não me faz diferença, mas para quem retirar, o plantio de 10 árvores "paga" a falta e ainda dá troco.
Playmaster escreveu:Eu não tirei catalisador e nem vou obstruir o PAIR, aí vai de cada pessoa.
Tem gente que não se incomoda com os pipocos...
Caramba, fico difícil d entender suas duvidas, mas vou tentar explicar tudo em 1 ou 2 parágrafos.
Primeiro, não existe mágica amigo, apenas química. Se vc tiver um pouco d curiosidade e procurar sobre COMBUSTÃO, vc vai ver que esta, qndo é completa, libera apenas gás carbônico, água e calor. Se libera outros resíduos, como no caso o Monóxido de Carbono, quer dizer q ela foi incompleta, ok?
Segundo, o pipoco que vc escuta é a explosão da queima de algum RESÍDUO INFLAMÁVEL (assim como escrevi na primeira resposta). Pra quem naum sabe, o monóxido de carbono, por exemplo, é inflamável, ou seja, a explosão PODE ser resultado do monóxido de carbono sendo queimando no escape. O ar quente e ar frio encontrando dentro do escape nada tem a ver com o barulho, a reação acontece pq ao puxar ar pra dentro do escape o sistema injeta oxigênio (que está junto com o ar puxado) e sabemos que sem oxigênio não há combustão, assim sendo, TUDO ALI MTO QUENTE, tem resíduo inflamável e o sistema injeta ar com oxigênio, tudo isso = PIPOCO.
Vc acha que com essas leis rigorosas sobre meio ambiente os caras iam fazer um sistema que apenas engana o medidor?? Acredito sim que defeitos existam e nada é perfeito e que tb o PAIR naum seja tudo isso que falam, mas pode certeza q o PAIR naum serve apenas para enganar.
Só respondi pra esclarecer as dúvidas, não sou químico e nem ambientalista, entaum não vou dar dados de reações e mtos menos tentar incentivar alguém aki a plantar árvore se por acaso retirar o catalisador da sua moto.
E Maker, não to pegando no seu pé naum, que fique bem claro. Já vi mta gente dizendo isso(que o PAIR soh serve pra enganar) e eu acredito que estejam equivocados. Só aproveitei a sua resposta pra colocar a minha idéia. Gostaria de saber mais do assunto e ateh ter feito estudo em cima pra dar informações mais corretas pra todos, mas infelizmente(ou felizmente) minha área é TI.
Fico por aqui, pq a assunto do tópico está sendo desviado e talvez o dono nem queira ou já sabe pra q serve o pair.
E apenas para abordar o assunto do tópico, sobre tudo que li, várias dicas ai dos amigos e principalmente do berlindo, parece que não há relação sobre tampar o PAIR e a moto morrer. Já que o sistema apenas injeta o ar direto no escape e mta gente já fez e nenhum problema parecido foi encontrado. Estranho.
Primeiro, não existe mágica amigo, apenas química. Se vc tiver um pouco d curiosidade e procurar sobre COMBUSTÃO, vc vai ver que esta, qndo é completa, libera apenas gás carbônico, água e calor. Se libera outros resíduos, como no caso o Monóxido de Carbono, quer dizer q ela foi incompleta, ok?
Segundo, o pipoco que vc escuta é a explosão da queima de algum RESÍDUO INFLAMÁVEL (assim como escrevi na primeira resposta). Pra quem naum sabe, o monóxido de carbono, por exemplo, é inflamável, ou seja, a explosão PODE ser resultado do monóxido de carbono sendo queimando no escape. O ar quente e ar frio encontrando dentro do escape nada tem a ver com o barulho, a reação acontece pq ao puxar ar pra dentro do escape o sistema injeta oxigênio (que está junto com o ar puxado) e sabemos que sem oxigênio não há combustão, assim sendo, TUDO ALI MTO QUENTE, tem resíduo inflamável e o sistema injeta ar com oxigênio, tudo isso = PIPOCO.
Vc acha que com essas leis rigorosas sobre meio ambiente os caras iam fazer um sistema que apenas engana o medidor?? Acredito sim que defeitos existam e nada é perfeito e que tb o PAIR naum seja tudo isso que falam, mas pode certeza q o PAIR naum serve apenas para enganar.
Só respondi pra esclarecer as dúvidas, não sou químico e nem ambientalista, entaum não vou dar dados de reações e mtos menos tentar incentivar alguém aki a plantar árvore se por acaso retirar o catalisador da sua moto.
E Maker, não to pegando no seu pé naum, que fique bem claro. Já vi mta gente dizendo isso(que o PAIR soh serve pra enganar) e eu acredito que estejam equivocados. Só aproveitei a sua resposta pra colocar a minha idéia. Gostaria de saber mais do assunto e ateh ter feito estudo em cima pra dar informações mais corretas pra todos, mas infelizmente(ou felizmente) minha área é TI.
Fico por aqui, pq a assunto do tópico está sendo desviado e talvez o dono nem queira ou já sabe pra q serve o pair.
E apenas para abordar o assunto do tópico, sobre tudo que li, várias dicas ai dos amigos e principalmente do berlindo, parece que não há relação sobre tampar o PAIR e a moto morrer. Já que o sistema apenas injeta o ar direto no escape e mta gente já fez e nenhum problema parecido foi encontrado. Estranho.
Playmaster- Participante
-
bom, nao sei se é de valia como exemplo. mais fiz esse bloqueio aqui na motoka, que nao é diferente das suzukis injetadas. afirmaram ae que nao influencia em desempenho, ou na regulagem da moto. pois bem, vamos aos fatos:
apos o bloqueio aqui, a marcha lenta deu falta de gasolina, o mapa do PC que tava nela, teve de ser modificado inteiro ate media rotaçao(na casa dos 5000rpms). e foi para melhor. tive de secar a moto ate esse regime, tirar gasolina, e colocar mais ar.
nesse procedimento, ganhei uma pekena performance nessa faixa de rotaçao, e mais perceptivel acima. entao, pelo menos aqui, ganhei algo sim. pois se deu excesso no mapa do power commander e nem o autotune conseguiu corrigir.
entao vai o aviso ae, se mexer no PAIR em injetadas, temd e remapear as motos, que ganham desempenho sim. sem falar que nao estou usando sonda lambda, o ganho foi mais expressivo claro. mais vale a pena mexer.
fiz isto pra diminuir os estouros por causa do escape curto.
mais um detalhe que testei, coloquei a sonda original da moto pra ver a influencia dela pra corrigir a mistura(com o PC desligado) e ver o que ocasiona sem a injeçao de ar que o PAIR fazia.
resultado, baixou a rotaçao da marcha lenta denovo, e faltou gasolina na moto, ficou com buracos.
das 2 maneiras deu errona injeçao, entao, se gostarem de suas motokas, regulem que ela agradece.
apos o bloqueio aqui, a marcha lenta deu falta de gasolina, o mapa do PC que tava nela, teve de ser modificado inteiro ate media rotaçao(na casa dos 5000rpms). e foi para melhor. tive de secar a moto ate esse regime, tirar gasolina, e colocar mais ar.
nesse procedimento, ganhei uma pekena performance nessa faixa de rotaçao, e mais perceptivel acima. entao, pelo menos aqui, ganhei algo sim. pois se deu excesso no mapa do power commander e nem o autotune conseguiu corrigir.
entao vai o aviso ae, se mexer no PAIR em injetadas, temd e remapear as motos, que ganham desempenho sim. sem falar que nao estou usando sonda lambda, o ganho foi mais expressivo claro. mais vale a pena mexer.
fiz isto pra diminuir os estouros por causa do escape curto.
mais um detalhe que testei, coloquei a sonda original da moto pra ver a influencia dela pra corrigir a mistura(com o PC desligado) e ver o que ocasiona sem a injeçao de ar que o PAIR fazia.
resultado, baixou a rotaçao da marcha lenta denovo, e faltou gasolina na moto, ficou com buracos.
das 2 maneiras deu errona injeçao, entao, se gostarem de suas motokas, regulem que ela agradece.
Convidad- Convidado
Página 2 de 2 • 1, 2