Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 Empty TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagem por robertogtr Sáb 01 Jan 2011, 21:15

Relembrando a primeira mensagem :



bom aqui esta os links para o livro original, traduzido e em breve o contato para adquirir o dvd legendado.

livro original: http://www.4shared.com/document/N7NJWXqB/KeithCode-ATwistOfTheWristVolu.html

livro traduzido com pequenos erros: http://www.megaupload.com/?d=EKD7GIS4

dvd com legendas em portugues feitas por mim: em breve


segue o livro traduzido, por mim durante cerca de 2 meses, abaixo:

(posts em processo de correção de falhas na tradução)


Última edição por robertogtr em Sáb 01 Jan 2011, 21:30, editado 2 vez(es)
robertogtr
robertogtr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 13/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo


TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 Empty Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagem por robertogtr Sáb 01 Jan 2011, 21:24

Capitulo: 23

Visão
Os 2 passos


O quanto de cada coisa na superficie de uma rua realmente é importante para voce? é possivel ter muitos pontos de referencia? quais passos voce pode tomar para derrotar as RS de espaço e visao? Como voce pode dizer q esta sobre a sua cabeça? Qual a diferença de um ponto e um ponto de referencia?

Em qualquer superficie de rua, sua atençao pode se prender a quase tudo. manchas no asfalto sao as colas basicas para "colar" (prender) sua atençao, mas raramente afetam a moto. no transito, qualquer carro, pedestre, irregularidade no asfalto, semaforos, crusamentos, qualquer um desses pode revindicar seus 10 dolares de atençao, entao porque voce olha para eles? e se voce nao olhar para eles? esses sao todos garantidos gatilhos das RS 3 e 4. e como as outras RS, quando o piloto fica com a atençao fixa em algo, ele sabe q esta se distraindo de sua pilotagem.

obs: tudo que vc percebe custa atençao, visao periferica fazem os objetos custarem menos atençao.

A conecçao principal

É muito facil conectar todas as outras RS a esta. mudanças na aceleraçao e direçao, ficar tenso no guidon, erros de frenagem, todos acontecem por alguma situaçao q prendeu sua atençao. voce nao concegue ficar ocilando o acelerador se voce tiver certeza do espaço que tem. o mesmo é verdade para correçoes na direçao e ficar tenso no guidon. Sem anteçao fixa, nenhum deles pode disparar. Voce concorda?

Reduzindo PR´s (pontos de referencia)

Alguns dos pilotos de endurance aprenderam a pilotar tao rapido durante a noite quanto de dia. mesmo com otimas luzes voce nao ve a maioria das coisas visiveis durante o dia. eu tenho uma situaçao parecida.. em willow springs, ao anoitecer, partes das 3 curvas principais ficam cheias de luzes amarelas. para mim, é mais facil e mesnos distrativo pilotar atravez dessas curvas durante essa hora do dia simplesmente porque voce nao pode ver os detalhes na pista.
Eu estaria dizendo pra voce abandonar os pontos dereferencia? Sim, quando eles sao apenas distraçao na pista ao inves de verdadeiros PR.

Os 2 passos

Na "superbike school", nos desenvolvemos um metodo para "enganar" a atençao fixa nas curvas: nos chamamos isto de os 2 passos de entrada de curva. Na entrada de cada curvas nos marcamos com fita adesiva 2 pontos no asfalto.(o proposito de colocar uma marca gigante no pavimento é impedir q os pilotos perdam atençao olhando pra outras coisas.) A primeira marca é um lembrete para olhar para dentro da curva, porque 99 porcento dos pilotos deixar esse trabalho importante para quando é tarde demais. a segunda marca é o ponto de entrada por si propio. os 2 passos ficam assim:

1. voce localiza seu ponto de curva o mais cedo possivel. este pode ser apos voce acabar de freiar, durante a frenagem, qualquer momento - o mais cedo possivel. (este é o primeiro passo)

2.Somente apos voce chegar ao seu ponto de entrada voce deve olhar para dentro da curva para ver onde a moto (exatamente) deve ir. (este é o segundo passo).

isto tambem é chamdo de 2 passos porque isto faz voce ciente dos 2 principais passos. 1 onde deitar, 2 onde ir apos deitar, antes mesmo que voce faça isto.

A parte dificl desta tecnica é permitir q a moto fique de pé ate que voce tenha passado seu ponto de entrada. RS vao avisar voce para deitar a moto assim que voce olhar. Esta é a RS-5 (voce vai para onde voce olha). a tecnica dos 2 passos ajuda voce a vencer isso.

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 1-1 TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 2

A soluçao dos 2 passos

Os 2 passos resolvem um enorme numero de problemas em potencial. Primeiro de tudo. como voce pode saber quanto rapido deitar a moto e quanto deitar ela sem saber pra onde quer ir? voce vai ter q tomar essas decisões enquanto deita a moto se voce nao usar os 2 passos. praticamente falando; ai ja eh tarde demais. em outras palavras , os 2 passos da a voce as informações necessárias para produzir uma direção precisa e o mais rapido possivel.

Saber para onde se esta indo tambem ajuda a ter uma visao melhor da curva e permite que voce ajuste a velocidade com maior precisao para a entrada da curva. Isto tambem alivia o stress de uma frenagem pois fica claro quanto e onde o freio sera necessário. Superar as RS pode ser ligado a isso tambem. e olhar pra dentro da curva permite q voce inicio o processo de aceleraçao o mais cedo possivel.

usar os 2 passos e visao periférica junto dá a voce uma imagem ideal através da qual voce pode acompanhar seu ponto de entrada e onde voce deseja ir através da curva, ao mesmo tempo.

os2 passos é uma tecnica de pilotagem para utilizar o espaço da entrada da curva. O problema de atençao fixa tambem pode ocorrer no meio da curva ou logo na saida dela. vamos montar um exercicio para ter a curva toda na mao.

Velocidade e espaço

O acelerador é seu regulador de espaço e contem metade da resposta.
Quanto mais voce acelera menos espaço voce tem para ver e agir em uma determinado tempo. a 100kmh voce estara a cerca de 100mts a frente em 3 segundos. a 200kmh voce tera percorrido a mesma distancia na metade do tempo.
Quando voce nao pode ver tudo oque quer ou sente-se rapido demais para ver muitas coisas em pouco tempo, voce esta pilotando alem da sua cabeça. tente isto:

1. desacelere por uma volta ou duas (ou em um trecho de sua estrada favorita),entao voce concegue ver tudo oque precisa ver, sem sentir-se rapido. tem a atençao presa em coisas é uma RS.
2.faça que o espaço usado em uma curva seja confortavel para faze-la. Somente va tao rapido quanto voce consegue enxergar.
3.Aumente a velocidade gradualmente, usando sua capacidade de oque voce concegue ver como um medidor da sua real habilidade naquele ponto.
4.Quando voce perceber que esta indo de novo mais rapido do que concegue ver, perceba que vc esta ultrapassando a mesma barreira, mas agora em um nivel mais alto.

Meta do exercicio

A meta deste exercicio é que voce encontre a velocidade maxima que permite que vc esteja totalmente confortavel, com visao periferica, fluido suavemente atravez do espaço atravez da curva toda. Nao é um exercicio facil, mas se voce persistir os avanços sao realmente recompensadores.
DESPRENDA SUA ATENÇAO E VENÇA!
__________________________________________

comentario:
Isto ajuda a solucionar varios problemas porque sua mente esta pensando afrente de voce mesmo. pontos de referencia demais nao sao bons; quanto menos voce tiver melhor. eu uso meu ponto de entrada com uma marca para soltar os freios por exemplo. Solte os freios, deite a moto e volte a acelerar: e ai q a diversao começa. Os 2 passos permitem que voce faça isso com confiança.
DG

robertogtr
robertogtr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 13/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 Empty Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagem por robertogtr Sáb 01 Jan 2011, 21:24

Capitulo 24

Freios
Nenhuma novidade


TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 3289904391_cfc14ec43d_z

A distancia de frenagem nao mudou grande coisa nos ultimos 15 anos! Tanto para motos de rua como para motos de corrida, uma vez que a roda traseira sai do chao, com 100% do peso sendo carregado pela roda da frente, este é o fim do jogo onde os freios passam dos limites: Voce esta forçando alem das leis da fisica. Por 2 decadas os pilotos foram capazes de levantar suas rodas traseiras durante frenagens fortes!

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 162542d1255619470-useless-front-brakes-1974-mv-agusta-750-gt-5 TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 Brakes_ForksTRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 ZTL2_Front_Brake

Esta é uma estatistica notavel considerando o avanço dos freios nos ultimos 15 ano. conciderando que as motos atuais tem freios de tecnologia de ponta, os pneus tem mais aderencia, o diametro dos tubos de amortecedor aumentaram, e sua flexibilidade diminuiu, chassis sao mais rigidos , suspençoes trabalham muito melhor, e sao mais ajustaveis, e tudo é muito mais caro.

Oque quase nao mudou nada foi o terror de uma frenagem forte. Nenhum outro comando na moto concegue produzir resultados tao drasticos com tao pouco esforço. RS voam rapido na cabeça dos pilotos durante frenagens fortes.

Melhorias praticas

Houve melhoras, incluindo:

1. Uma melhor resposta da moto (feeling); as respostas da moto a frenagem sao positivas e precisas.
2. Pneus radiais permitem maior inclinaçao da moto durante a frenagem. embora a distancia de frenagem em linha reta continua a mesma, houve avanço em levar a frenagem para dentro da curva, hoje muitos pilotos podem usar isso.
3. A frenagem sobre asfalto irregular foi melhorada graças as melhorias nas suspençoes principalmentes.
4. Fadiga dos freios foi praticamente eliminada. Voce pode ter certeza de como a moto vai responder todas as vezes q apertar o manete.

Frenagem eficiente

Voce pode projetar sua frenagem para acontecer de inumeras maneiras do começo ao fim. incluindo: leve no começo, e aumentado gradualmente a pressao no manete; forte no começo, e mais leve no final; leve, forte, e leve de novo; e todas as outras possíveis combinações. Mas qual a melhor?

se prender a uma frenagem forte no seu ponto de entrada +e fazer o resultado desejado funcionar contra voce. O resultado basico (objetivo) da frenagem, é ter sua velocidade ajustada precisamente para a curva. É dificil superar as RS (#7) oque faz com que a maioria dos pilotos apliquem os freios gradualmente aumentado a força conforme se aproximam da curva e chegando ao ponto de entrada com muita pressao nos freios. Este é o resultado final potencialmente ruim:

1. Deitar a moto com muito freio em ainda em açao; uma das causas mais comuns de queda.
2. A velocidade de entrada esta errada; geralmente muito lenta
3. Muita atençao na força de frenagem; e pouca em para onde voce esta indo e oque voce esta fazendo.
4. Perder o ponto de entrada; coloca voce fora da linha da curva.
5. Muito para dentro na entrada da curva; gradualmente ao inves de entrar decidido para previnir a SR7 em seguida.

A lista tambem pode conter provavelmente muita açao da suspensao entre acionar os freios e soltar os freios na entrada da curva.

Traseira no ar

Tirar a roda traseira do chao é para alguns, por uma estranha razao, divertido de se fazer. Oque estamos falando aqui é que para a maioria , no começo, é algo dificil de se fazer.
Todo mundo tem a sensação que podem abusar dos freios dianteiros se eles ja tavaram ele ou nao. Mas exitem apenas 2 regras para os usos e abusos do freio dianteiro:
1.Nao agarre ele rapido demais.(isso da fin de curso na suspençao e faz a roda travar tambem.)
2.Se as rodas da frente travarem, alivie o manete, para que ela possa girar e estabilizar a moto de novo. (voce perde 100% do seu esterço quando a roda dianteria trava.)

Se a moto bate seco durante frenagens fortes, voce precisa de molas mais duras ou maior ajuste de compressão nos amortecedores. mas perceba que vc nao esta apertado rapido demais mas sim usando o freio com força de forma correta. firme e suvamente. RS disparam como fogos de artificio se vc trava a roda da frente. A superbike school tem uma "moto de frenagens" equipada com mastros laterais, e é quase impossivel de se cair com ela. mesmo assim a maioria dos pilotos é receoso na primeira tentativa de freiar forte.

Freio traseiro

Minha recomendaçao é que voce se torne uma mestre em usar apenas os freios dianteiros exeto quando pilotar em superficies escorregadias. Travar os freios traseiros pode colocar a moto fora de controle. A roda traseira girando cria a maior força de estabilidade na moto desde o guidon ate a rabeta. em outras palavras, tudo na moto menos a frente, se mantem estável através da roda traseira.
A matematica obvia dessa situaçao é que a roda dianteira pode fazer 100% do trabalho e a traseira nesse ponto apenas trava nao iporta quem voce seja. Aprender a fazer todo o trabalho com o freio dianteiro para rapidamente e de maneira limpa parar; em seguida, se voce ainda tiver um uso para o freio traseiro, va em frente e use ele. mas perceba que o freio traseiro é a causa de um inumera quantidade de quedas tanto na pista quanto nas ruas. Eu deixo a decisao final para voce.
Enquanto para a maioria dos pilotos, uma moto vai parar totalmente mais rapido ao se usar os 2 freios, na corrida, voce so para a moto totalente quando voce sai da corrida.

Freianado nas curvas

Todo mundo ja usou o freio dianteiro dentro da curva antes e a maioria das motos tem a tendencia de levantar quando se aplica os freios. Enquanto é verdade que voce deve evitar usar os freios uma vez q entrou na curva existem exceções (como emergencias) quando é necessário . quedas tambem ocorrem quando o piloto leva a moto a inclinar mais ainda ou tenta manter a moto firme na curva enquanto freia. Acione os freios dianteiros e concientemente levante a moto ao mesmo tempo é o procedimento correto para um freio de emergencia dentro da curva.

Magica dos freios

Nao existe magina de verdade nos freios de alta performance exceto em como voce os usa. Trabalharcom as RS que impedem voce de usar os freios de maneira eficiente (forte no inicio) coloca voce no controle. Controle com os freios significa que voce tem opçoes. Começar muito fraco e apertar com força no final leva voce a acionar varias RS.

_________________________

comentario:

voce pode usar os freios para sua vantagem atravez de freiar antes que algumas pessoas que freiam muito dentro da curva e fazem ela mais aberta voce pode re-passa-los por dentro com uma entrada melhor planejada. Se voce puder fazer uma frenagem mais tarde e continuar mantendo seu ponto de entrada, isto é otimo. se nao, voce esta correndo rapido demais.
alguams pessoas apertam, soltam e apertam de novo para ajustar a velocidade da curva. FREIOS SAO UMA ARMA DE UM TIRO APENAS. nada de apertar, soltar e apertar de novo.

D.G.

____________________________

observaçoes:

Frear forte é facil: Frear forte e controlado leva tempo para aprender.

As rodas mais leves sao o grande motivo pelo qual voce pode usar mais os freios dentro da curva do que antigamente.

Apertar os freios muito rapido nao é util exeto para fotos.

eu uso o freio traseiro somente fora da pista.

é apenas perda de tempo gastar esforços demais em usar um pouquinho do freio traseiro. eu nao coloco meu pé nele exeto quando entro nos boxes.

Frear depois que voce entra na curva é um erro, mas algumas vezes necessario. qual a forma certa de se fazer isto? levantado a moto enquanto freia. do contrario voce vai cair caso tente manter ela deitada.
robertogtr
robertogtr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 13/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 Empty Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagem por robertogtr Sáb 01 Jan 2011, 21:25

Capitulo 25

Traçao
Prós, contras e usos


Oque voce faz com a traçao? Como voce pode usa-la melhor? Como voce pode abusar disto? Como as RS mascaram sua habilidade de encontrar os limites da traçao? Oque é traçao? Entender a traçao torna mais facil encontrar os limites? isto mostra o quao destemido voce é?

Seu senso de traçao é um assunto importante mas isto pode sair de proporçao; isto pode se tornar a causa de erros e falhas nos planos de pilotagem.

Novas tecnologias

Novos pneus e suspençoes com mais tecnologia poder segurar a onda e permitir que o piloto livre-se de alguns erros de pilotagem. pilotar em estradas sinuosas ou em pistas nos dias de hoje é uma situaçao interessante para quem andava de moto nos anos 60. velhas lembraças de traçao sao dificeis de esquecer. os pneus de hoje entao perto de ter um agarre inacreditavelmente superior comparado com os usados nos anos 70.

Pilotos e traçao

todas as coisas q vem junto com isto sao bem interessantes. Pilotos que dependem apenas da percepçao da traçao desenvolvem um estilo propio. Eles se sentem perdidos se nao puderem sentir aquele ponto particular da traçao e acreditam estar indo rapido o suficiente a menos que eles sintam aquela açao. aqui estam alguns resultados:

1. Sentir o jeito deles nas curvas. (deitar muito devagar)
2.entradas fechadas (começar acurva muito antes)
3. correçoes no meio da curva
4. deitar demais (apos uma entrada lenta e ao tentar carregar o pneu par q possam sentir ele derrapando.)
5 açoes bruscas no acelerador par asentir a traseira derrapar.
6derrapagem execiva na saida da curva ( para manter a traseira solta par asaber onde esta a trasçao é usualmente, mas nem sempre, um adicional)
7sobrecarregar a entrada da curva. (a ideia nao é fazer a curva com precisao, mas trazer a traçao para o nivel deles)
8. suspençao ajustada muito dura. (tambem para sentir a traçao melhor)

exitem outros resultados negativos em potencial tambem.

Traçao inteligente

Nao me deixe errar, encontrar os limites de traçao de um pneu novo é um feito notavel. Como encontrar isto e usar isto é nosso assunto agora. olhe para isto dessa forma: Se o maximo agarre do pneu é sua meta para a curva, isto vai governar como voce pilota. qualquer linha escolhida por um piloto de traçao para um ponto onde os pneus dao essa resposta de derrapar contra o asfalto, vai ser uma boa linha para ele. mas, isto nao é verdade, pelo menos nao para todas as curvas, e, se isso sair de controle, isto pode adicionar os 8 erros acima ao perfil do piloto.
Eu me lembro de Wayne Rainey em 87 gastando uma enorme quantidade de tempo nas corridas tentando descobrir como fazer uma primeira volta rapida e isto era uma luta contra a traçao. nao é impressionante que ela tenha feito tantas primeiras voltas rapidas nos anos q foi campeao mundiao, 90, 91,92? em 7 ele estava cometendo todos os 8 erros acima na busca dos limites da traçao. é um crime cometer esses erros? nao, mas olhe oque ele fez com eles. O ponto é que este nao é o unico jeito de coceguir oque eddie lawson fez sem as sensações extras.

terrores da traçao

A cabeça do leao das reaçoes de sobrevivencia esta ligada a traçao na entrada da curva. Nos sabemos que a verdadeira definiçao de "indo rapido demais" é " nao ter certeza que pode fazer a curva". E, enquanto vai aberto na curva, uma possivel perda de traçao esta no topo da lista dos gatilhos q disparam as RS. isto é verdade pra voce?
Uma vez que vc entra na curva, seu acelerador controla a traçao, mas bem no começo, voce esta a mercê da velocidade que esta logo apos soltar os freios.

Estatisticas de queda

De fato, é incomum entrar em uma curva rapido demais! assista corridas por 20 ou 30 anos e me diga oque obsevou. meus olhos me dizem que "ir rapido demais" esta muito embaixo na escala de razoes para quedas. é bem raro. Entrar na curva com os freios acionados muito forte e cair é outra coisa; isto causa a maioria das quedas e com frequencia aterroriza os pilotos. Muitos pilotos julgam errado sua velocidade de entrada de curva, normalmente do lado lento, é a maior erro para fazer uma entrada de curva rapida e limpa.

Valente ou esperto?

isto pode requerer braveza extraordinaria mas os usos mais produtivos do maximo da traçao esta exatamente no ponto de entrada. A velocidade que voce tem na entrada dacurva é "livre" (voce nao tem q fazer nada mais por ela) mas qualquer ganho significante de velocidade vai ter q ser ganho do modo mais duro e perigoso: com extras aceleraçoes no meio da curva e na saida, as 2 causas mais comuns de queda.

Meu conselho? Tenha uma tecnica boa, solida e constante de pilotagem e adicione os limites de traçao depois. as tecnicas sao o ponto onde a maioria dos pilotos sao fracos, e quando voce combina esses 2 elementos, voce vai ser dificil de ser vencido.
igualmente importante é o fato que uma boa tecnica possibilita a voce se aproximar de seus limites detraçao e derrotar varias RS conectadas a isto.

Definiçao de traçao

Traçao é a quantidade necessária de agarre para ter o trabalho feito. Voce escolhe entre pilotar no limite da traçao ou atravessar a curva de maneira rápida e limpa. voce é um campeao quando conseguir fazer os 2 ao mesmo tempo!

________________________________

comentario:

alguns pilotos escapam de frente e outros de traseira, eu gosto de sentir os 2 pneus querendo escapar e brincar com a traçao no final da curva. para mim isto é o mais divertido, mas derrapar é braveza, é uma extensão de suas habilidades e permite que voce controle a moto como o acelerador.
D.G.

_______________________________

comentarios:

Ter o pneu derrapando um pouco na saida da curva ajuda a terminar o trabalho, ter o pneu derrapando demais vai na direçao oposta.

uma nova maneira de se aproximar dacurva pode dar uma nova visao de traçao a voce, apenas nao tente muitas coisas ao mesmo tempo.

sem sobrecarregar a moto na curva em geral cria melhores tempos de volta.

o mais dificil é encontrar o limite do agarre na entrada, e o mais facil é na saida.

tente usar diferentes linhas, mude o angulo de inclinação, os apex, nao fique preso a um unico caminho.

a verdadeira parte dificil é encontrar o limite a cada curva em todas as voltas.

muita velocidade na entrada pode tambem enganar voce e fazer voce errar a linha.

boas velocidades de entrada fazem o meio da curva mais facil

______________________________________________________________
______________________________________________________________



bom oq posso dizer é q o livro aborda acoisa de uma forma mtu legal. sendo bem proguessivo, vc começa como um novato com instruçoes simples e coisas faceis de se realizar e mudar na pilotagem. e ao longo q avança pelos capitulos vai ganhando aprendizado de nivel intermediario ate o ponto onde começa a ler tecnicas 100% vindas das pistas de uma forma ou de outra podem ser usadas no dia a dia para uma pilotagem melhor aproveitada, para sua segurança ou para sua diversao.

de forma geral chegando ate aqui apos ja estar praticando tudo oq aprendeu e ter dominado a maioria das RS. é uma boa hora pra ir pra um trackday e poder brincar um pouco mais com seus limites e com as tecnicas aprendidas. em um ambiente onde se pode ver realmente oslimites da maquina ou do piloto, oq vc atingir primeiro. no primeiro caso é melhor pensar em um up, mas no segundo caso ( a grande maioria vai atingir seu propio limite antes de atingir os da moto) é a hora de pensar em um curso de pilotagem.


Motos sao divertidas de serem guiadas . nao importa se vc eh um tiozinho ou um aspirante a piloto de motogp, ou qualquer variaçao entre um e outro, nem importa o seu estilo demoto, nakeds e espostivas ou se vc pilota uma custom ou bigtrail. tambem nao importa se voce gosta de andar vendo a paisagem, ou sendo parte dela como dizem por ai, oq importa eh se sentir seguro, pilotar com segurança, e se divertir da melhor maneira possível.
E eu tenho certeza absoluta que este livro, no caso este topico, vai ajudar muito a todos a atingir seus 3 objetivos ( segurança, conforto, diversão)

fico muito feliz em ter tido a oportunidade de conhecer este livro, e dominar o suficiente a ligua inglesa para compartilhar com voces todo esse conhecimento. pois tambem ja aprendi muito com varias pessoas aqui que me mostraram esse mundo incrivel do motociclismo. que nos mostra coisas novas a cada dia. voce so para de aprender quando parar de pilotar.
grato a todos e espero que esse topico ajude muito a todos tambem!

ass: RobertoGTR

piloto a 2 anos e eu nunca aprendi mais em 3 meses do que em 1 ano e meio pilotando, tecnica eh importante, quando comecei , as reportagens sobre tecnicas de pilotagem da revista motociclismo de 2008 me deu uma otima base. mas nda que se compare ao aprendizado deste livro.

robertogtr
robertogtr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 13/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 Empty Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagem por robertogtr Dom 02 Jan 2011, 10:26

FAVOR NAO POSTAR MAIS AQUI, SEGUE LINK DO TOPICO DE DISCUÇAO

https://www.suzukionline.org/t12455-discutindo-tecnicas-e-duvidas-de-pilotagem
robertogtr
robertogtr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 13/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2 - Página 2 Empty Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos