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Coragem e responsabilidade

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Mensagem por Sandrão Ter 21 Dez 2010, 11:00

Acabei de ler este texto e que achei muito interessante, onde gostaria de compartilhar com todos aqui.

"Coragem e responsabilidade

Lugar de correr é na pista, dizem alguns com razão: é lá que os donos de esportivas deveriam pilotar com a devida segurança.

por Geraldo Tite Simões

Lembro-me de uma história contada muitos anos atrás. Na zona leste de São Paulo uma turma admirava certo taxista, que era o que se chamava na época de “ás” do volante. Todo mundo achava o taxista um campeão nato porque ganhava todos os rachas do bairro. Um dia a turma se cotizou e conseguiu preparar um Simca Chambord (eu disse que era história antiga!) para correr em Interlagos.

O taxista enfiou o macacão, capacete e saiu do boxe. Antes de completar a primeira volta, capotou de maneira espetacular e encerrou a mais breve carreira de piloto de que se tem notícia.

Verdadeira ou não, a história serve para ilustrar o que acontece quando se confunde o que acontece nas ruas com corridas de verdade e vice-versa. O que pode parecer uma enorme habilidade, quando alguém faz curvas no limite na estrada, se resume a uma impressionante falta de responsabilidade e sensatez.

A cada fim de semana, centenas de “pilotos” saem pelas estradas com motos de 100, 150 ou 180 cv, devidamente equipados de macacão, botas, luvas e capacetes caros, só pelo prazer de romper a barreira dos 200 km/h ou enfrentar curvas à maior velocidade possível. Já tentei entender o que leva estas pessoas — aparentemente esclarecidas —a correr desse jeito nas estradas, mas não consigo achar uma justificativa.

Se for a velha vaidade masculina de querer ser melhor do que o outro, não se justifica, porque correr na estrada não é nenhuma prova de habilidade, mas sim de incrível irresponsabilidade e falta de respeito. Lugar de provar habilidade é na pista, com concorrentes do mesmo nível, asfalto de qualidade, sem colocar ninguém inocente em risco e com uma ambulância UTI logo ali para o caso de estabacadas.

Normalmente essa turma dos rachadores de estrada sonha em correr em Interlagos. Para isso eles participam dos chamados track-days, dias de andar em pista com motos (ou carros) de rua, e percebem que pilotar é muito mais do que ganhar dos amigos nos rachas. Felizmente hoje temos a chance de usar uma pista durante track-days em vários circuitos do Brasil. Realizados com segurança e respeitados os limites de cada um, esses dias de pista funcionam como uma eficiente válvula para o anseio de correr, sem se expor a riscos imponderáveis como buracos, óleo, carros lentos, animais, etc.

Minha recomendação é que se use o bom senso inclusive na pista, em especial com relação aos limites dividuais. Quando se pilota uma moto, os limites devem ser alcançados de baixo para cima e não o contrário.

Adrenalina vicia

Já escrevi a respeito da grande dificuldade que algumas pessoas têm de viver sem descarga de adrenalina na corrente sanguínea. Conheço pilotos da minha geração que não conseguem parar de correr pela síndrome de abstinência de adrenalina. Resolvi esse dilema trocando as pistas pelas montanhas e virei escalador, o que garante uma descarga de adrenalina em doses diluvianas no meu sangue.

Para esses que só se sentem vivos quando correm de moto, aconselho mesmo a fazer uma mudança radical em nome da sobrevivência: deixar sua esportiva exclusivamente para uso em pistas! Não existe nada de errado nisso, pelo contrário. Motos esportivas são tão desconfortáveis no uso diário quanto banheiro de avião. Na estrada também exigem esforço físico e só são suportáveis porque a viagem acaba logo — resultado da velha equação espaço dividido pelo tempo.

Portanto, acho que as esportivas deveriam ser usadas como barcos, cavalos de raça ou carros esportivos: de vez em quando, em ocasiões muito especiais. Sim, é um ativo caro para ficar imobilizado seis dias por semana. Mas casa na praia é muito mais cara e fica meses abandonada; ainda assim, todo mundo quer.

Nos Estados Unidos há muito tempo as motos esportivas são usadas apenas para lazer, como nos eventos de track-days ou nas competições batizadas de “pay & race” (pague e corra), na qual o piloto só precisa levar o capacete e alugar todo o resto para fazer uma corrida nos vários autódromos particulares. No Brasil já se vê essa atitude, que deveria ser ampliada em nome da segurança de todos.

Use o bom senso inclusive na pista, em especial com relação aos limites individuais. Quando se pilota uma moto, os limites devem ser alcançados de baixo para cima e não o contrário."

Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/g343-coragem-responsabilidade.htm
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Mensagem por DomMarco Ter 21 Dez 2010, 11:14

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Grande Tite.
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Mensagem por ata.jb Ter 21 Dez 2010, 11:24

Ótimo post, Sandrão.

Muito obrigado por compartilhar.

Quem avisa amigo é.
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Mensagem por ata.jb Ter 21 Dez 2010, 11:28

Acabei de lembrar de uma coisa:

Na rua da minha sogra tbm tinha um desse "pilotos". O cara era conhecido na rua como o ás da moto. Ele tinha uma Lander... subia e pulava calçada, fazia de tudo e todos paravam pra ver o q ele ia fazer. Numa dessas exibições, ele foi pular um quebra-molas pequeno, perdeu o controle e bateu em um carro de um vizinho q estava saindo. Morreu a uns 40 km/h e na porta de casa!!!

Só pra ilustrar.
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Mensagem por Marco Gixxer-750 Ter 21 Dez 2010, 14:39

Ótimo texto, bom para refletir.
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Mensagem por Skilo Ter 21 Dez 2010, 17:15

Não concordo.

É uma grande emoção colocar todo o equipamento numa manhã de domingo para pegar a estrada com os amigos.

Mas isso não implica em abusos nem, muito menos, em acidentes.

Claro que alguns trilham estes caminhos mas é opcional, assim como comprar uma moto esportiva e querer usá-la várias vezes na semana.

Seria lindo se todas as cidades brasileiras que exista pelo menos um cidadão dono de uma moto esportiva tivesse disponível por poucos reais uma pista só pra si, com asfalto perfeito como diz o autor do texto e ambulância por conta mas...
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Mensagem por Bisteka Ter 21 Dez 2010, 17:55

O texto é bom... mas não é realidade para a maioria!!!

Pista não é fácil... além de caro, da minha casa a que fica mais perto está a 150km!!!
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Mensagem por MATHIAS Ter 21 Dez 2010, 18:13

Também discordo um pouco, está muito generalizado.

Mas coragem mesmo é do Tite, que vende um curso de Pilotagem, escrever algo assim. Pode perder clientes! hehe Smile

Eu adoro andar todo dia de Bandida!!! Mesmo gastando pneu e pesando 200Quilos! rs

Acho que esse tópico vai ser movimentado.
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Mensagem por Herick Ter 21 Dez 2010, 19:27

Também não concordo com o autor!!Tenho uma moto esportiva e tomei a decisão de comprá-la pelo puro prazer de poder montar em cima dela e passear por aí!!!Não quero bater nenhum recorde de velocidade(nem de burrice!!).Achei legal a iniciativa de conscientizar,mas concordo com o Skilo!!!
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Mensagem por Hans Blackbullet Ter 21 Dez 2010, 19:50

Segundo meu amigo Gheri:
Race - because soccer needs just one ball...Não se trata de provar nada - é tesão.
Abraço a todos.
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Mensagem por Otyac46 Ter 21 Dez 2010, 19:58

Corro porque gosto.
Ando com que corre pq eles também gostam.

Não preciso provar nada para ninguém, só para eu mesmo.

Acho uma opinião responsável, mas que não é aplicada - ou não era - pelo próprio Tite, que divulgava em seus testes reações da moto em alta velocidade, vel máx alcançada.

Enfim, mais uma de falso moralismo.

Abçs,
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Mensagem por UNSCARRED Qua 22 Dez 2010, 09:39

Uma excelente leitura da REALIDADE!!!

Agora... quem tem pra todos esses track days aê? EU GARANTO QUE EU NÃO!!! AHAHAHAHAAHH!!!
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Mensagem por Wernin Qua 22 Dez 2010, 10:58

eita, tb nao concordo totalmente com o texto nao,
infelizmente morando no estado do rio eu precisaria de rodar quase 500 km pra fazer um track day, tb comprei a minha magrela para poder sentir o prazer de pilotar na serra onde eu moro(sem exageros é claro!!!) e depois sair com aquela dor nas costas da posição de pilotagem, e sempre que possivel tentando diminuir o maximo de riscos dou aquela esticadinha nas estradas(poucas) com um bom asfalto de pista dupla.
mas o ptexo é bom pra dar uma refletida de qualquer modo.
otima postagem

abç
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Mensagem por Juan Qua 22 Dez 2010, 14:13

pensem bem... isso não é somente uma visão dele... com certeza a empresa e alguns grandes pedem para ele falar sobre a segurança e claro que ele tbm vive de track days... mas ele está certo quer fazer insanidade vai pra pista... mas não acredito que ele tenha essa idéia de que todos fazem insanidades nas estradas... mesmo por que o curso dele não é voltado para piloto e sim para quem tem esportiva e vai andar na estrada...
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Mensagem por Convidad Qua 22 Dez 2010, 21:35

Acho bom não começar este assunto de novo.

Já deu merda uma vez.

Aparentemente ele pensa como a maioria dos que não tem moto, que acha todo dono de moto esportiva é playboy e limpa a bunda com nota de 100 reais....

Ou que moramos na Europa, onde se pode fazer isso a preços não extorsivos.

Para o Brasil.....é pura balela, só pra gerar polêmica.

Temos vários colegas aqu que tem esportiva e não pdoe bancar Interlagos toda vez que quiser andar de moto..

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Mensagem por Skilo Qua 22 Dez 2010, 22:19

tu-barao escreveu:Acho bom não começar este assunto de novo.

Já deu merda uma vez.

Aparentemente ele pensa como a maioria dos que não tem moto, que acha todo dono de moto esportiva é playboy e limpa a bunda com nota de 100 reais....

Ou que moramos na Europa, onde se pode fazer isso a preços não extorsivos.

Para o Brasil.....é pura balela, só pra gerar polêmica.

Temos vários colegas aqu que tem esportiva e não pdoe bancar Interlagos toda vez que quiser andar de moto..


É vero!

Existem várias situações na vida mesmo.

Eu mesmo, comprei essa moto minha rapando o tacho. Não sobrou nem pro macacão, nem pra bota!!!

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Mensagem por Sandrão Qui 23 Dez 2010, 13:34

Também acho que existem pouquíssimos autódromos para andar, principalmente no estado de SP e que o valor e disponibilidade de horário para andar, por exemplo, em Interlagos está fora da realidade de muitos.

Claro que existem motociclistas que respeitam as leis e mesmo assim podem ser vítimas de carros e por que não motos.

O importante é termos consciência dos riscos que enfrentamos, tentando ao máximo minimizá-los.

Seguem abaixo alguns vídeos que descobri:

Obs.: Acho que já foram vistos por aqui, mas não custa nada ver novamente, não só para nós motociclistas mas também para quem só anda de carro.