Andando em grupo com segurança
+4
Maníaco da SS
Reis
carlosri
AlvaroMoto
8 participantes
Página 1 de 1
Andando em grupo com segurança
Pode ser um passeio com os amigos no fim de semana, ou um daqueles casos onde nos pegamos exibindo nossas poderosas máquinas para os bikers em volta. Em ambos, podemos estar contribuindo com um grave acidente.
Tentar andar junto com alguém que conhece bem a estrada, ou - admita - tem mais habilidade que você, pode levar a lágrimas e ambulâncias. O problema do rolê em grupo é que as habilidades são variadas, os egos estão aflorados, e nem todos têm experiência para andar em grupo sem se esbarrar.
O QUÊ FAZER
O óbvio: acalme-se e ande dentro de seus limites. Fique sempre dentro de sua zona de conforto, e deixe o ego estacionado em casa. Quem liga se sua moto anda 10 vezes mais que sua habilidade permite? O que interessa é ela deixar um sorriso na sua cara!
Não fique obstinado em acompanhar os ponteiros a qualquer custo, nem faça ultrapassagens arriscadas para não os perder de vista. Deixe-os ir. Crie seu espaço na rodovia, e siga-os à distância.
Quando próximos, cuide para que mantenham formação em zigue-zague, para que todos tenham máxima visibilidade à frente.
Use sempre os espelhos e ande sempre equipado.
E o principal: mantenha a calma, aguarde o momento certo para ultrapassar os carros e não tenha pressa para alcançar os demais.
_________________________
Texto adaptado da revista Superbikes - Set 2010.
Tentar andar junto com alguém que conhece bem a estrada, ou - admita - tem mais habilidade que você, pode levar a lágrimas e ambulâncias. O problema do rolê em grupo é que as habilidades são variadas, os egos estão aflorados, e nem todos têm experiência para andar em grupo sem se esbarrar.
O QUÊ FAZER
O óbvio: acalme-se e ande dentro de seus limites. Fique sempre dentro de sua zona de conforto, e deixe o ego estacionado em casa. Quem liga se sua moto anda 10 vezes mais que sua habilidade permite? O que interessa é ela deixar um sorriso na sua cara!
Não fique obstinado em acompanhar os ponteiros a qualquer custo, nem faça ultrapassagens arriscadas para não os perder de vista. Deixe-os ir. Crie seu espaço na rodovia, e siga-os à distância.
Quando próximos, cuide para que mantenham formação em zigue-zague, para que todos tenham máxima visibilidade à frente.
Use sempre os espelhos e ande sempre equipado.
E o principal: mantenha a calma, aguarde o momento certo para ultrapassar os carros e não tenha pressa para alcançar os demais.
_________________________
Texto adaptado da revista Superbikes - Set 2010.
Última edição por fabrizio em Dom 08 Ago 2010, 23:53, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Andando em grupo com segurança
amigo
esse texto veio a calhar.
hj fizemos um passeio e eu tive a impressão que estamos andando muito, exageradamente, forte, ultrapassando limites, expondo a perigo nossas vidas e de terceiros... acelerando d+, curvando como se estivesse na pista, zigue-zagueando entre os carros, ultrapassando... tive essa conclusão ao rever as imagens captadas pela máquina no suporte de tanque da minha moto.
isso não é bom, acho que fui privilegiado ao concluir isso antes que um acidente grave desperte essa atenção nossa.
por isso vou reunir com os amigos e debater o assunto e quero mudar esse comportamento nos próximos passeios...
acho que essa questão deve ser refletida por todos aqueles daki do forum que estejam fazendo passeios mas que sentem que estão confiantes demais e arriscando demais...
esse texto veio a calhar.
hj fizemos um passeio e eu tive a impressão que estamos andando muito, exageradamente, forte, ultrapassando limites, expondo a perigo nossas vidas e de terceiros... acelerando d+, curvando como se estivesse na pista, zigue-zagueando entre os carros, ultrapassando... tive essa conclusão ao rever as imagens captadas pela máquina no suporte de tanque da minha moto.
isso não é bom, acho que fui privilegiado ao concluir isso antes que um acidente grave desperte essa atenção nossa.
por isso vou reunir com os amigos e debater o assunto e quero mudar esse comportamento nos próximos passeios...
acho que essa questão deve ser refletida por todos aqueles daki do forum que estejam fazendo passeios mas que sentem que estão confiantes demais e arriscando demais...
Re: Andando em grupo com segurança
Salve galera, bom dia!
É isso aí, muito importante! É lógico que por vezes damos umas exageradas, mas com a turma que ando, eu sou o mais velho e sempre pego no pé dos que querem "se aparecer", se quer andar junto, vamos andar juntos com segurança, sempre intercalando um à esquerda outro à direita, distância de segurança, ultrapassando em ordem e assim por diante....
Acidentes acontecem, mas se podemos evitá-los, vamos tentar...
Abraços
É isso aí, muito importante! É lógico que por vezes damos umas exageradas, mas com a turma que ando, eu sou o mais velho e sempre pego no pé dos que querem "se aparecer", se quer andar junto, vamos andar juntos com segurança, sempre intercalando um à esquerda outro à direita, distância de segurança, ultrapassando em ordem e assim por diante....
Acidentes acontecem, mas se podemos evitá-los, vamos tentar...
Abraços
carlosri- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 11/06/2010
Re: Andando em grupo com segurança
Olha amigos....
Eu acho que esse aqui é um tópico que nós precisamos investir pesado porque não são só nossas vidas e as vidas de nossos amigos que estão envolvidas, mas nossas famílias e as famílias de nossos amigos também. É muita gente!!!!
Aqui em BH, eu e minha turma estamos numa fase boa em termos de há muito não ocorrer acidentes. Por outro lado, os egos estão meio aflorados e alguns exageros começaram a acontecer. Isso sempre é preocupante.
Eu acredito que acidente de moto avisa que vai acontecer. Erro de curva, apertos, isso são avisos de que se o cara não aliviar no acelerador, coisa pior vai acontecer! No meu caso, eu acredito que o acidente vai me avisar 3 vezes antes de acontecer. Na maioria das vezes ele avisa mais que isso, mas eu acho que três é um número bom, pelo menos pra mim. Então quando eu erro a primeira vez, eu já fico mais cuidadoso. Se a errar a segunda, talvez seja melhor parar a moto para respirar um pouco...
Acidente de moto, assim como qualquer acidente, obedece as leis da estatística. Assim, o cara que está errando curva e passando apertos gerais está na faixa de elevado risco de acidente. Se ele não mudar de atitude, uma hora ele vira número de estatística de verdade.
Como evitar isso é assunto para discutirmos ao longo desse tópico...
Eu acho que esse aqui é um tópico que nós precisamos investir pesado porque não são só nossas vidas e as vidas de nossos amigos que estão envolvidas, mas nossas famílias e as famílias de nossos amigos também. É muita gente!!!!
Aqui em BH, eu e minha turma estamos numa fase boa em termos de há muito não ocorrer acidentes. Por outro lado, os egos estão meio aflorados e alguns exageros começaram a acontecer. Isso sempre é preocupante.
Eu acredito que acidente de moto avisa que vai acontecer. Erro de curva, apertos, isso são avisos de que se o cara não aliviar no acelerador, coisa pior vai acontecer! No meu caso, eu acredito que o acidente vai me avisar 3 vezes antes de acontecer. Na maioria das vezes ele avisa mais que isso, mas eu acho que três é um número bom, pelo menos pra mim. Então quando eu erro a primeira vez, eu já fico mais cuidadoso. Se a errar a segunda, talvez seja melhor parar a moto para respirar um pouco...
Acidente de moto, assim como qualquer acidente, obedece as leis da estatística. Assim, o cara que está errando curva e passando apertos gerais está na faixa de elevado risco de acidente. Se ele não mudar de atitude, uma hora ele vira número de estatística de verdade.
Como evitar isso é assunto para discutirmos ao longo desse tópico...
Reis- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009
Re: Andando em grupo com segurança
É isso ai!
Cada um tem que saber o seu limite! E frear na hora certa!
Com motos poderosas como temos, não adianta querer bancar o poderoso, pois uma hora ou outra, será chão na certa caso queira lutar contra o imaginável!
Temos que saber dozar a metade prazer e metade respeito ao limite que cada um possui, visto experiências passadas em 2 rodas.
Então, acelere, onde dá pra acelerar! Onde você não enxerga perigos envolvidos...
Não se deixe levar por um amigo que a princípio é mais "louco"que você! Não vá atras! Ninguém gosta de perder! Mas aprenda, que só perdendo, que a gente ganha a vida!
é isso ai galera!
Abraços
Cada um tem que saber o seu limite! E frear na hora certa!
Com motos poderosas como temos, não adianta querer bancar o poderoso, pois uma hora ou outra, será chão na certa caso queira lutar contra o imaginável!
Temos que saber dozar a metade prazer e metade respeito ao limite que cada um possui, visto experiências passadas em 2 rodas.
Então, acelere, onde dá pra acelerar! Onde você não enxerga perigos envolvidos...
Não se deixe levar por um amigo que a princípio é mais "louco"que você! Não vá atras! Ninguém gosta de perder! Mas aprenda, que só perdendo, que a gente ganha a vida!
é isso ai galera!
Abraços
Maníaco da SS- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 22/04/2009
Re: Andando em grupo com segurança
Com meu grupo de passeio aqui no interior, já conseguimos fazer uma velocidade constante e sem exageros, adotamos o PACE, uma ótima maneira de conduzirmos nossas máquinas e ir curtindo cada quilometro rodado, sempre que alguém quer fazer umas "estripulias" sinaliza, passa todo mundo com segunça e vai com Deus, que ninguém é de ferro... !!!! Mas sempre com a maior segurança possível... para o local, é claro que às vezes somos tentados a querer fazer algo fora do combinado, é aí que conseguimos ver, com quem estamos andando, e querendo ou não, nossa segurança também está ligada diretamente aos nossos companheiros, assim que vemos algo fora do comum, na parada, todo mundo vai trocar uma idéia com o companheiro, apontar onde ele errou e colocou o grupo em risco, geralmente falamos umas 2 ou 3 vezes, na quarta, vai andar sozinho, ou sempre na frente, bem mais à frente.... passeios devem ser divertidos e prazerosos, não com sentimentos de arrependimento de ter saído de casa, enfim, meu grupo é pequeno, 5 ou 6 motos, mas nunca ninguém sofreu algum tipo de acidente ou qualquer outro tipo de problema, e hoje em dia, e o que é o mais legal, é que o pessoal que às vezes saem conosco, sempre curtem o passeio, o nosso ritmo, e sempre querem ir novamente, e assim sempre renovando amizades e conhecendo novas pessoas, e isso para mim, é o que faz tudo valer à pena...
Marco Gixxer-750- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 03/01/2010
Re: Andando em grupo com segurança
Muito bom o tópico. Estou começando a andar com uma turma aqui na minha cidade e uma das coisas que gostei é q eles mantêm a segurança, andam na boa.
Sou novato e sei das minhas limitações. Fui logo avisando a eles que se andarem muito rápido eu fico pra trás. O post do amigo Fabrizio disse bem: andar sempre dentro dos limites, dentro da sua área de conforto. Pra mim é tudo!!
Abraços a todos.
Sou novato e sei das minhas limitações. Fui logo avisando a eles que se andarem muito rápido eu fico pra trás. O post do amigo Fabrizio disse bem: andar sempre dentro dos limites, dentro da sua área de conforto. Pra mim é tudo!!
Abraços a todos.
ata.jb- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Andando em grupo com segurança
Segundo a mesma reportagem, as estatísticas comprovam as 5 maiores causas de acidentes:
1. Cruzamentos. Em 80% dos casos os motociclistas não foram os culpados. A partir de 40Km/h, há grandes chances dos motoristas dos carros simplesmente não verem as motos.
O QUE FAZER: partir do princípio que o motorista do quadrúpede não te viu nem verá. Diminuir, imaginar rotas de fuga se ele cruzar e nunca ultrapassar antes de um cruzamento.
2. Entrar rápido demais na curva e espalhar. Esse é culpa nossa...
O QUE FAZER: Na maioria dos casos, é possível fazer a curva deitando mais a moto. Para isso é preciso treino para não entrar em pânico, e ter a técnica para contra-esterçar e tombar a moto pra valer. Em último caso, erguer a moto e frear forte - mas só faça isso se enxergar que não vem ninguém no sentido contrário.
3. Corredores entre carros. Esse é o mal das grandes cidades...
O QUE FAZER: sempre andar em velocidade pouco superior à dos carros. Cuidado quando abrirem espaços entre os carros: é aí que eles mudam de faixa, muitas vezes sem qualquer aviso.
4. Ultrapassagens.
O QUE FAZER: não colar no carro da frente, esperar pelo momento certo (leia-se com visibilidade total para fazer a manobra completa a tempo), e usar tudo que seu equipamento oferece (leia-se reduzir marchas e acelerar pra valer, deixando o giro subir).
5. Passeios em grupo. É o assunto do tópico...
Esses 5 são os motivos de 90% dos acidentes, e todos eles podemos minimizar MUITO os riscos.
1. Cruzamentos. Em 80% dos casos os motociclistas não foram os culpados. A partir de 40Km/h, há grandes chances dos motoristas dos carros simplesmente não verem as motos.
O QUE FAZER: partir do princípio que o motorista do quadrúpede não te viu nem verá. Diminuir, imaginar rotas de fuga se ele cruzar e nunca ultrapassar antes de um cruzamento.
2. Entrar rápido demais na curva e espalhar. Esse é culpa nossa...
O QUE FAZER: Na maioria dos casos, é possível fazer a curva deitando mais a moto. Para isso é preciso treino para não entrar em pânico, e ter a técnica para contra-esterçar e tombar a moto pra valer. Em último caso, erguer a moto e frear forte - mas só faça isso se enxergar que não vem ninguém no sentido contrário.
3. Corredores entre carros. Esse é o mal das grandes cidades...
O QUE FAZER: sempre andar em velocidade pouco superior à dos carros. Cuidado quando abrirem espaços entre os carros: é aí que eles mudam de faixa, muitas vezes sem qualquer aviso.
4. Ultrapassagens.
O QUE FAZER: não colar no carro da frente, esperar pelo momento certo (leia-se com visibilidade total para fazer a manobra completa a tempo), e usar tudo que seu equipamento oferece (leia-se reduzir marchas e acelerar pra valer, deixando o giro subir).
5. Passeios em grupo. É o assunto do tópico...
Esses 5 são os motivos de 90% dos acidentes, e todos eles podemos minimizar MUITO os riscos.
Convidad- Convidado
Re: Andando em grupo com segurança
Vale lembrar que sempre que saímos em grupo nos tornamos em parte responsáveis pela segurança de nossos companheiros. Digo isso por que quando acontecer algo com alguém do grupo, todos iram se responsabilizar e la se vai um momento de descontração virar um momento de extremo sofrimento
Aliciomf- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 11/02/2010
Re: Andando em grupo com segurança
Isso aqui é Sensacional!!!!Marco Gixxer-750 escreveu:Com meu grupo de passeio aqui no interior, já conseguimos fazer uma velocidade constante e sem exageros, adotamos o PACE, uma ótima maneira de conduzirmos nossas máquinas e ir curtindo cada quilometro rodado, sempre que alguém quer fazer umas "estripulias" sinaliza, passa todo mundo com segunça e vai com Deus, que ninguém é de ferro... !!!! Mas sempre com a maior segurança possível... para o local, é claro que às vezes somos tentados a querer fazer algo fora do combinado, é aí que conseguimos ver, com quem estamos andando, e querendo ou não, nossa segurança também está ligada diretamente aos nossos companheiros, assim que vemos algo fora do comum, na parada, todo mundo vai trocar uma idéia com o companheiro, apontar onde ele errou e colocou o grupo em risco, geralmente falamos umas 2 ou 3 vezes, na quarta, vai andar sozinho, ou sempre na frente, bem mais à frente.... passeios devem ser divertidos e prazerosos, não com sentimentos de arrependimento de ter saído de casa, enfim, meu grupo é pequeno, 5 ou 6 motos, mas nunca ninguém sofreu algum tipo de acidente ou qualquer outro tipo de problema, e hoje em dia, e o que é o mais legal, é que o pessoal que às vezes saem conosco, sempre curtem o passeio, o nosso ritmo, e sempre querem ir novamente, e assim sempre renovando amizades e conhecendo novas pessoas, e isso para mim, é o que faz tudo valer à pena...
Pra mim é o máximo que um grupo de motociclista pode alcançar em termos de amadurecimento: praticar o "Pace". Não conheço forma mais segura e prazerosa de pilotar moto em grupo nas estradas do que assim.
Parabéns, Marco! Conseguir aplicar o Pace em grupo exige que os pilotos sejam excelentes e as pessoas fantásticas. Só quem já tentou que sabe o quanto que é difícil reunir um grupo com essas características...
Para quem não sabe o que é o "Pace" dê uma olhada nesses textos aqui:
http://www.canyonchasers.net/reference/the_pace.php
Pra quem prefero ler em português, esse texto aqui dá uma boa idéia do que é o "Pace";
http://www.motonline.com.br/colunistas/seguranca-legislacao/o_ritmo_06mai10.html
Reis- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009
Re: Andando em grupo com segurança
Pois é Reis, é só alegria, parece até um balé ,mas é por isso também que somos em numero baixo, não é todo mundo também que gosta de andar dessa forma, e como eu já disse, se não se enquadrar no esquema do nosso grupo, é melhor que não ande conosco, essas são nossas regras, pelo simples fato da segurança, afinal, melhor que sair, é voltar....
Marco Gixxer-750- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 03/01/2010
Re: Andando em grupo com segurança
É meu amigo Reis colocar o PACE pra funcionar não é nem um pouco facil
Aliciomf- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 11/02/2010
Re: Andando em grupo com segurança
Valeu Fabrizio...Muito bom esse tópico....
Reis, essa materia do motonline achei muito boa tambem....
Reis, essa materia do motonline achei muito boa tambem....
R-Carril- Participante
-
Data de inscrição : 11/01/2010
Tópicos semelhantes
» Andando no corredor
» Bandit andando devagar...
» Ta andando pouco na chuva eim...
» Harley andando forte em curvass
» Andando sem escapamento - SRAD 750 2008 K7
» Bandit andando devagar...
» Ta andando pouco na chuva eim...
» Harley andando forte em curvass
» Andando sem escapamento - SRAD 750 2008 K7
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos