D.I.Y - Spoiler "Vario-screen" feito em casa.
+11
Pin
VALENTIM
Spidi
Bisteka
ari
COUTINHO
Alexandre (PENHA)
Alexandre
Rosalvo
edgar
NERO
15 participantes
Página 1 de 1
D.I.Y - Spoiler "Vario-screen" feito em casa.
Aproveitando que outro colega de outro fórum me pediu informações, e fiz upload das fotos pra mostrar como fiz, vou postar por aqui também.
Com relação ao defletor, depois de muito estudar um acessório chamado "vario screen", fabricado pela alemã MRA , resolvi que não podia ser muito difícil de fazer...
Pode achar mentira...mas eu fiz em casa mesmo. o resultado ficou muito bom. Não gasta muito pra fazer um...só tem que ter um pouco de habilidade e paciência.
Comprei 3 pedaços de acrílico já cortados, de 4mm de espessura, por 10 pila cada um. Comprei 3 porque já previa que ia inutilizar um ou dois até aprender a lidar com eles.
Fiz o acessório no forno da cozinha...kkk
Antes de mais nada, seguem algumas fotos do MRA:
Bom...navegando por aí, fui coletando fotos e mais fotos de tudo que é moto, montagem pra ver se conseguia fazer uma engenharia reversa. (Consegui...só não consegui fazer do sistema pantográfico pra bascular o spoiler...
Num fórum texano, vi isso aqui, que me inspirou a fazer em casa (lá fora esse acessório custa 110 libras)
Agora, as fotos são na minha oficina...fazendo em casa.
Estado bruto do acrílico. Pra trabalhar com ele não remova as películas....só na hora de ir ao forno.
Faça o molde num formato que case com o final da bolha original da moto
Pronto pra cortar com serra tico-tico. Faça bem devagar pra não ficar torto.
Minha serra tico-tico eu montei embaixo de uma mesa...virou quase uma serra fita. muito melhor pra trabalhar.
Recotado e pronta pra cozinhar:
Outro detalhe pra levar ao forno...Deixar numa superfície BEM plana, pra não criar distorções. Deixar até ficar bem mole...tem que ficar cuidando...se esquentar demais começa a largar cheiro de plástico queimado.
Quando ficar bem mole, tire as proteções do acrílico pra ele dobrar por gravidade.
Eu fiz uma espécie de gabarito da curva da bolha, pra deixar o acrílico depois que sair do forno. Até pensei em deixar ele no forno, mas acho que o eucatex iria deformar e ficar torto. Acho que foi a decisão mais correta. Deixar pra curvar o acrílico depois que sair do forno.
Resultado final, versão de teste:
Versão que foi pra moto...acabamento final nas bordas: muita lixa grossa, depois média, depois fina, depois massa pra polir e depois cera comun...fica sem nenhum arranhão. Olhe o detale da ferragem de fixação, como eu não consegui copiar da MRA:
O detalhe é que a fixação, depois de matutar muito e ficar com medo de furar e quebrar a bolha original, optei por fazer um teste com....fita dupla-face. Pode acreditar...um pedaço mínimo foi suficiente...já botei 200 por hora e nem se mexe...ficou bem firme.
Mas como toda cola, convém sempre conferir antes e sair com a moto, e deixar um pedaço embaixo do banco pra emergencia.
Se precisar tirar, é só esquentar com secador de cabelo e puxar.
Melhoras observadas: Notei que o ar passa mais por cima sim...mas ainda pega um pouco no capacete. Mas melhora...o que mais notei, foi que antes, o vento pegava e ficava empurrando os meus ombros...e agora parece que tirou essa pressão, além de livrar um pouco o capacete.
Valeu pois não foi difícil de fazer e foi barato.
Com relação aos protetores de mão: São da DL650 Vstrom...peguei a idéia nesse fórum texano também. É praticamente plug&play na bandit...só precisa fazer um pequeno corte na esquerda, pois a V-strom a embreagem é com cabo...e a bandit é hidráulica.
Uma das melhores coisas que já coloquei na moto nos últimos tempos...recomendo muito. Resolve o teu problema de luva no inverno em 50%...como é o ar que gela a tua mão, se não tiver vento pegando nela, já é melhor.
O problema: Até onde sei, esse acessório é difícil de achar por aqui e caro (acho que uns 350 pila). No meu caso, a minha irmão trouxe pra mim do reino unido, depois de conseguir fazer ela achar uma loja de motos...lá fora é barato...uns 50 dolares no máximo.
Se quiser mesmo colocar, o único lugar que vi, foi no site "motoatacama".
T+
Com relação ao defletor, depois de muito estudar um acessório chamado "vario screen", fabricado pela alemã MRA , resolvi que não podia ser muito difícil de fazer...
Pode achar mentira...mas eu fiz em casa mesmo. o resultado ficou muito bom. Não gasta muito pra fazer um...só tem que ter um pouco de habilidade e paciência.
Comprei 3 pedaços de acrílico já cortados, de 4mm de espessura, por 10 pila cada um. Comprei 3 porque já previa que ia inutilizar um ou dois até aprender a lidar com eles.
Fiz o acessório no forno da cozinha...kkk
Antes de mais nada, seguem algumas fotos do MRA:
Bom...navegando por aí, fui coletando fotos e mais fotos de tudo que é moto, montagem pra ver se conseguia fazer uma engenharia reversa. (Consegui...só não consegui fazer do sistema pantográfico pra bascular o spoiler...
Num fórum texano, vi isso aqui, que me inspirou a fazer em casa (lá fora esse acessório custa 110 libras)
Agora, as fotos são na minha oficina...fazendo em casa.
Estado bruto do acrílico. Pra trabalhar com ele não remova as películas....só na hora de ir ao forno.
Faça o molde num formato que case com o final da bolha original da moto
Pronto pra cortar com serra tico-tico. Faça bem devagar pra não ficar torto.
Minha serra tico-tico eu montei embaixo de uma mesa...virou quase uma serra fita. muito melhor pra trabalhar.
Recotado e pronta pra cozinhar:
Outro detalhe pra levar ao forno...Deixar numa superfície BEM plana, pra não criar distorções. Deixar até ficar bem mole...tem que ficar cuidando...se esquentar demais começa a largar cheiro de plástico queimado.
Quando ficar bem mole, tire as proteções do acrílico pra ele dobrar por gravidade.
Eu fiz uma espécie de gabarito da curva da bolha, pra deixar o acrílico depois que sair do forno. Até pensei em deixar ele no forno, mas acho que o eucatex iria deformar e ficar torto. Acho que foi a decisão mais correta. Deixar pra curvar o acrílico depois que sair do forno.
Resultado final, versão de teste:
Versão que foi pra moto...acabamento final nas bordas: muita lixa grossa, depois média, depois fina, depois massa pra polir e depois cera comun...fica sem nenhum arranhão. Olhe o detale da ferragem de fixação, como eu não consegui copiar da MRA:
O detalhe é que a fixação, depois de matutar muito e ficar com medo de furar e quebrar a bolha original, optei por fazer um teste com....fita dupla-face. Pode acreditar...um pedaço mínimo foi suficiente...já botei 200 por hora e nem se mexe...ficou bem firme.
Mas como toda cola, convém sempre conferir antes e sair com a moto, e deixar um pedaço embaixo do banco pra emergencia.
Se precisar tirar, é só esquentar com secador de cabelo e puxar.
Melhoras observadas: Notei que o ar passa mais por cima sim...mas ainda pega um pouco no capacete. Mas melhora...o que mais notei, foi que antes, o vento pegava e ficava empurrando os meus ombros...e agora parece que tirou essa pressão, além de livrar um pouco o capacete.
Valeu pois não foi difícil de fazer e foi barato.
Com relação aos protetores de mão: São da DL650 Vstrom...peguei a idéia nesse fórum texano também. É praticamente plug&play na bandit...só precisa fazer um pequeno corte na esquerda, pois a V-strom a embreagem é com cabo...e a bandit é hidráulica.
Uma das melhores coisas que já coloquei na moto nos últimos tempos...recomendo muito. Resolve o teu problema de luva no inverno em 50%...como é o ar que gela a tua mão, se não tiver vento pegando nela, já é melhor.
O problema: Até onde sei, esse acessório é difícil de achar por aqui e caro (acho que uns 350 pila). No meu caso, a minha irmão trouxe pra mim do reino unido, depois de conseguir fazer ela achar uma loja de motos...lá fora é barato...uns 50 dolares no máximo.
Se quiser mesmo colocar, o único lugar que vi, foi no site "motoatacama".
T+
NERO- Participante
-
Re: D.I.Y - Spoiler "Vario-screen" feito em casa.
esse Nero é mágico mesmo !!!
parabens pelo capricho e paciencia...
parabens pelo capricho e paciencia...
edgar- Admin
-
Ficou bem legal!
Rosalvo- Participante
-
Põe capricho e paciência nisso!! hehehe
Parabéns!!
Parabéns!!
Alexandre- Participante
-
Caramba, meus parabéns. Ficou muito bom mesmo.
Alexandre (PENHA)- Participante
-
Parabéns NERO!
Muito bom mesmo, viu!
Uma pergunta: Não se interessa em fazer pra vender não?
Abraço
Muito bom mesmo, viu!
Uma pergunta: Não se interessa em fazer pra vender não?
Abraço
Nero, ficou muito bom....
Parabéns pelo excelente trabalho..........
Parabéns pelo excelente trabalho..........
ari- Moderador
-
O mágo NERO...
Que show... Sem maiores comentários... Parabéns!!!
Que show... Sem maiores comentários... Parabéns!!!
Bisteka- Participante
-
Blz.....ficou bom...!!!
VALENTIM- Participante
-
Caraca...
Impressionante...
Voce é profissional...
Faz um desse ai pra mim... Fume por favor...
Detalhe importante, e o efeito que da?
Impressionante...
Voce é profissional...
Faz um desse ai pra mim... Fume por favor...
Detalhe importante, e o efeito que da?
Pin- Participante
-
Trabalho de primeiríssima categoria !
Show !
Show !
Francisco RJ- Participante
-
ficou muito bom parabéns, vc não faz uma para mim não, sou de esteio RS
gb.ruschi- Participante
-
Show mesmo Nero, olha aí tem vários querendo te comprar, vou entrar na fila...
Chedid- Participante
-
Cara, parabéns pela habilidade.
Com vontade e paciência, aliados à criatividade, voce provo que é possível...
Com vontade e paciência, aliados à criatividade, voce provo que é possível...
Hans Blackbullet- Participante
-
Véio...
Minha mão e braço tão "atorados"...sem força e com alguns movimentos prejudicados.
Sem chance de eu exercitar minhas habilidades manuais por um tempo...
T+
Minha mão e braço tão "atorados"...sem força e com alguns movimentos prejudicados.
Sem chance de eu exercitar minhas habilidades manuais por um tempo...
T+
NERO- Participante
-
Hiiiiiiiiii, fedeu então... continuo a procura de uma não tão cara... Além de não ter ferramenta nenhuma para desempenhar tal feito, não tenho tino nenhum para trabalhos manuais...
Alguém sabe onde achar pronta?
E bolha mais alta, alguém já colocou? Vale a pena?
Alguém sabe onde achar pronta?
E bolha mais alta, alguém já colocou? Vale a pena?
Chedid- Participante
-