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Para mim, uma polêmica - Manutenção geral Popular X Científi

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Mensagem por Hercules Santos Sex 23 Abr 2010, 12:03

Bom dia caríssimos amigos.


Gostaria de colher opiniões sobre um assunto, que para mim chega a assumir um
caráter polêmico. O que vale mais, as pesquisas e testes que
consomem milhões de reais, ou as dicas informais de mecânicos e
usuários leigos no assunto?


O que quero discutir? As fábricas de motos, peças, lubrificantes e afins;
consomem tempo e enorme quantidade de dinheiro em pesquisas para
informar aos seus consumidores a melhor maneira de utilizar e cuidar
de seus produtos. O uso correto e a manutenção adequada vai
indissociavelmente influenciar na qualidade do produto e na sua
aceitação no mercado. Assim, cuidando bem de uma moto, ela poderá
ser utilizada da melhor maneira possível, apresentando o menor
número de problemas, o que vai torná-la bem conceituada no mercado
devido aos elogios feitos pelos usuários.


Assim, se as fábricas tomam todo esse cuidado em querer sempre demonstrar
que seu produto é de qualidade e que ele atinja sucesso de vendas
perante os consumidores, isto está diretamente ligado a uma correta
manutenção, além de outros fatores que não vêm ao caso aqui.


Resumindo, e usando apenas um exemplo para ser mais objetivo, no manual de minha
Suzuki SRAD 750, indica a troca de óleo de motor a cada 6.000Km.
Amigos meus insistem que a troca deve ser feita a cada 3.000, e
alguns dizem que no máximo com 2.500Km, trocando sempre o filtro de
óleo junto. Segundo o manual o filtro não precisa ser trocado em
todas as trocas.


Então, para vocês o que vale mais? O popular ou as pesquisas científicas,
comprovadas em modernos laboratórios e testes práticos em pistas? A
minha posição é que nunca as fábricas dariam uma informação
equivocada sobre os produtos delas, pois isto influenciaria
fatalmente no nome que elas adquirem perante o mercado.


Complementando com um outro exemplo, meio às avessas. O manual das Titans, pelo
menos as do final dos anos 90, indica a troca de velas a cada
3.000Km. Eu tive uma 97 a muitos anos atrás na qual eu rodei
33.000km sem trocar uma vela, depois a vendi assim. A moto nunca
alterou seu consumo e rendimento, pois se o tivesse percebido teria
efetuado a troca. Neste período teriam sido trocadas 11 velas. Isso
não significa que eu cuide mal de meus veículos, certo? Fiz isso
propositalmente, neste caso, para fazer um teste. As outras
substituições foram sendo feitas todas de acordo com as indicações
do manual.

Finalizando, se este excessivo zelo popular é exagerado e desnecessário, ele
também consome muito dinheiro desnecessariamente.


Grande abraço a todos, espero a opinião de vocês.
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Mensagem por Alexandre Sex 23 Abr 2010, 12:21

Hercules, acho isso muito relativo. Você deu os dois exemplos clássicos do assunto. A minha moto atual (XT660) é recomendado no manual a troca do óleo de 10 em 10k. Eu acho muito longo esse período, em função da "qualidade" do nosso combustível e do próprio lubrificante. A Suzuki recomenda a troca das velas da Bandit de 6 em 6k, quando na verdade, assim como você comprovou, a vela só precisa ser trocada quando perde a eficiência.

Outro exemplo: na revisão de 10k do meu Fit, queriam trocar a pastilha de freio de todo jeito, disseram que não durava mais nem 1000 km. Ele vai pra revisão de 30k e a pastilha é a original ainda e agora que realmente precisa ser trocada. Então acho isso tudo relativo.

Vamos esperar mais opiniões Wink

Abs!
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Mensagem por Hercules Santos Sex 23 Abr 2010, 13:13

Olá Alexandre, achei ótimas as suas observações.

Vamos aguardar mais opiniões.

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Mensagem por glauco Sex 23 Abr 2010, 13:56

Hercules,

vc está certo em certo ponto. Realmente, as fábricas fazem vários estudos, gastam milhares de dinheiro para produzir um produto de qualidade. Porém, vc tem que levar em consideração vários fatores, e não apenas o produto em questão. Imagine vc conseguir criar um produto que deve manter suas qualidades na beira da praia ou a 1500m de altitude em um clima quase desértico!

Em relação ao óleo, isso é bem complicado, mas na maioria das vezes, o manual está incorreto. Sei bem disso, pois tive 3 mareas que todos acham que dá problema de borra no motor. O que acontece é que a nossa maravilhosa gasolina entra em contato com o óleo na câmara de combustão. Esse óleo, contaminado com os restos da gasolina, volta ao carter, e vai engrossando e oxidando. Isso faz com que a borra seja gerada. Os manuais levam em conta que a gasolina seja de melhor qualidade. Acontece que não são. Então, o ideal é realmente trocar com uma quilometragem menor e sempre trocar o filtro. Te garanto o seguinte: é melhor vc gastar R$ 200,00 na troca do oleo + filtro do que ter que gastar R$ 5.000 pra refazer o motor depois.
No meu carro, eu sempre trocava óleo e filtro a cada 7500 km (óleo 100% sintético). Depois de 100k rodados, abri o motor e estava limpo como original.

Abraço,
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Mensagem por Convidad Sex 23 Abr 2010, 13:59

vo de leve,!!!!
eu confiaria mais na fabrica e em seus engenheiros. afinal, mandem os mecanicos fazerem um motor de srad na unha partidos do nada!!!
a engenharia dos cara sao fudid... mesmo, sao os caras.
apesar de falhas humanas acontecerem.
há um coeficiente de segurança que os engenheiros aplicam a todos os tipos de construçoes, sejam elas mecanicas, eletricas ou civil.
pois bem. em motores a combustao, principalmente os de altissimo rendimento( as motokas mais brabas) esse coeficiente é absurdamente super dimenssionados para aguentarem as modificaçoes que fazemos nelas. exemplo:
se uma engrenagem comprada no zé da esquina, durar 30000km, uma com as mesmas caracteristicas, o fabricante vai por uma pra concessionaria pra aguentar mais de 200000km no minimo, e dizer que duram 30000km tambem para o cliente. ae, conseguem se garantir mais, dando o selo de qualidade.

mesma coisa com as motos. motores que veem de fabrica com 180cv, na maioria das 1000cc, na real, teem a possibilidade de chegarem a 240cv no motor, e ate mais com auxilio de turbo. ta ae, porque os mecanicos conseguem fussar assim??? se acham capazes??? naooooo, a fabrica que poe no mercado um motor com essa capacidade, só nao tira o talo de desempenho, pra respeitar normas de segurança, de ambiente (exemplo: a nova srad 1000, so tirando aquela corneta do escape, ganha 20cv) pra pagar menos impostos, e por ae vai.
e por ae vai. entao, os mecanicos nao fazem nenhuma magica ae nao, e nenhum milagre, só trabalham em cima de uma engenharia fudid.. que os fabricantes teem. quem faz o ovo sao os fabricantes, agora qu egrau a galinha vai voar, é com os gambiarreros dos mecanicos, por assim dizer, em comparaçao com os engenheiros das fabricas.

só nao espere essa regra valer em todos os pontos do planeta, afinal, a gasolina, o óleo de freio, o proprio óleo de motor, as condiçoes atmosfericas sao diferentes , e por ae vai. ae que entra as regrinhas basicas e individuais de cada importadora que passa a fabricar o mesmo produto num país. ela recomenda o que ja foi pesquisado e que há d emelhor pra seguir no local.

eu sigo a lógica, nao dos outros, a minha é claro, mais caso alguem me prove algo que é logico, eu vou e sigo.

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Mensagem por Hercules Santos Sex 23 Abr 2010, 14:17

Olá Glauco, boas observações.

Concordo com você que os produtos são criados para condições ditas ideais de uso. Assim, não são fabricados para a beira de praias. Como sabemos, os carros de litoral acabam rápido. Mas, as fábricas alertam para condições adversas de uso como a poeira excessiva, frio, calor, a maresia e a humidade. Desta forma, se não estou enganado, eles indicam a manutenção para as condições normais/ideais de utilização, alertando para as que se diferenciam disto. Neste caso sim, vai valer o bom senso de acordo com o local onde a pessoa reside, ou usa o veículo, e quem vai orientar o proprietário são os mecânicos da região devido à experiência prática. No meu caso, Belo Horizonte, as condições são as mais próximas do normal.

Esse problema da borra de óleo aí eu conheço, mas felizmente nunca passei por isto, você tem toda razão neste sentido em tomar cuidado. Ainda mais num motor destes.

Espero que apareça ainda mais opiniões e relatos como o seu e o do Alexandre, pois ajudam bastante a pensarmos.

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Mensagem por glauco Sex 23 Abr 2010, 14:22

Decapa, concordo com o que vc disse. Eu também sou muito lógico. Procuro isso em tudo (sou analista de sistemas). Mas acho que a experiencia não deve ser deixada de lado. Vou dar o exemplo do marea, onde tenho experiencia. O manual fala pra trocar o óleo a cada 20k km. Pois bem. As pessoas comecam a trocar a cada 20k, pois está escrito no manual, e os motores, com 100k rodados, estoura. Quando abre, ta cheio de borra. Ai colocam a culpa no motor, falando que ele não presta. Bom, ai eu pego e troco o oleo a cada 7500 km, com o filtro, e quando abro o motor com 100k, não tem nem sinal de borra. Muito pelo contrário, ta limpinho. Então, vc acha que eu vou confiar nos engenheiros que escreveram o manual ou na experiência de várias pessoas que fizeram isso, deu certo e compartilharam a informação em um forum?

Abraço,
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Mensagem por Hercules Santos Sex 23 Abr 2010, 14:40

Valeu Decapa pela contribuição.

Glauco, neste caso eu tenho que concordar com você 100%. Mas, vejam, que coisa mais contraditória, não é? Para que servem os engenheiros então, neste caso? Sabe o que acontece então? Acaba que nós consumidores é que complementamos os testes "iniciados" nas fábricas, para após isso, as fábricas começarem a ver que determinado projeto não funciona bem como imaginaram.

Aí vem a contradição maior, a de que talvez possa ser explicada financeiramente. Pode ser que para as fábricas fique mais barato criar mitos ruins, como o Tipo da Fiat, conhecido por se incendiar do nada; os Volkswagens da primeira geração do Gol (Gol, Voyage, Saveiro e Parati quadrados) que trincam a parte traseira do compartimento do motor; Opalas que trincavam a longarina e outros; do que investir até se ter certeza que esse tipo de coisas não fosse acontecer antes de mandar para o mercado. O que eles fazem quando isso acontece? Em alguns casos param de fabricar o carro, porque usados a fábrica não tem mais nada a ver com eles, não se importam se possuem problemas de projeto e ainda devem ser contrários a este mercado, que diminui a venda de novos.

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Mensagem por Convidad Sex 23 Abr 2010, 14:55

glauco escreveu:Decapa, concordo com o que vc disse. Eu também sou muito lógico. Procuro isso em tudo (sou analista de sistemas). Mas acho que a experiencia não deve ser deixada de lado. Vou dar o exemplo do marea, onde tenho experiencia. O manual fala pra trocar o óleo a cada 20k km. Pois bem. As pessoas comecam a trocar a cada 20k, pois está escrito no manual, e os motores, com 100k rodados, estoura. Quando abre, ta cheio de borra. Ai colocam a culpa no motor, falando que ele não presta. Bom, ai eu pego e troco o oleo a cada 7500 km, com o filtro, e quando abro o motor com 100k, não tem nem sinal de borra. Muito pelo contrário, ta limpinho. Então, vc acha que eu vou confiar nos engenheiros que escreveram o manual ou na experiência de várias pessoas que fizeram isso, deu certo e compartilharam a informação em um forum?

Abraço,
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ae ja entra a sacanagem das fabricas né!! sabem atraves de varios casos que o motor esta assim, e nao fazem o famoso recall pra corrigir, pra nao causar gastos e polemicas.
a experiencia do usuario deveria valer muito para futuros aperfeiçoamento para os fabricantes, mais quem diz que eles nos ouve???
a fabrica é uma, os seus empregados sao outros. eles apenas cumprem ordens, quem faz a babuzera é ela.
experiencia vale, e conta 80% em tudo que nós fazemos, pena que ela só chega quando o erro esta nas nossas maos.
heheheheiiii. teoria nao é nada sem a pratica. e vise versa!!! velho ditado que resolve tudo.

os engenheiros nao sao usuarios dos produtos que fabricam na maioria, entao, só vale teoria pra eles. na pratica, quem paga o pato é a gente. culpa: fabriketas. mais e ae??? agora vcs que teem de ver a logica do que devem seguir!!!
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Mensagem por vytor Sex 23 Abr 2010, 16:01

acho q jah falaram tudo q tinha pra falar..

eu troco oleo antes do tempo...
nao acho algo tao caro.. e sinceramente me sinto bem fazendo isso..
alem do q... sei q tanto no carro qndo na moto... uso em condicoes fora do especificado.. indo alem do q foi feito para ser usado.. sendo assim... devo contribuir por outro lado... para "compensar"...

no meu caso sempre deu certo...
e digo mais, considero q cuido bem dos meus brinquedos...
mesmo "andando" mais do q o q foi feito pra andar...
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Mensagem por vytor Sex 23 Abr 2010, 16:04

ah.. completando... tive uma materia esse semestre sobre isso...
(estudo eng. mecanica automobilistica na fiat)

todos os testes q sao feitos... visando os tempos de troca...sao feitos com base em 90% dos usuarios...
(eu nao me enquadro nesses usuarios.. pq uso acima do q deveria.. e por isso, por conta propria, tbm troco as coisas antes do q deveria)
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Mensagem por delphiman Sex 23 Abr 2010, 16:08

Saudações aos amigos do fórum e participantes deste tópico que por sinal é de um assunto muito interessante.

Eu gostaria de contribuir com minha opinião. Concordo com as opiniões realizadas pelo
Hércules (criador do tópico), Glauco e Decapa.

A um tempo atrás, quando comprei minha primeira moto de alta cilindrada, comecei a pensar
e teimar também se o que era indicado no manual era o melhor pra moto. Principalmente,
no que diz respeito ao óleo lubrificante do motor.

Fiquei preocupado se a viscosidade e mesmo se um óleo mineral atenderia as exigências do motor. Depois de muito pesquisar e conversar com várias pessoas, inclusive especialistas no assunto. De procurar e estudar óleos lubrificantes, cheguei a conclusão que o melhor é o bom senso. Ou seja, criar uma margêm de tolerância adequada e realizar as manutenções.

Essa margem que me refiro já vem sendo usada por algumas montadoras de automóveis e de motos onde, alguns prazos de manutenção e indicação de produtos e classificações foram alterados devido é claro a experiências ruins por parte de nossos consumidores tupiniquins.

Um exemplo é a própria Suzuki. No Japão e outros países, as trocas de óleo e filtro são feitas a cada 6.000 km. Nesse período, considera-se o perfeito uso da moto, ou seja, rodar adequadamente, sem trajetos mais longos e com uso normal do motor (normal - lê-se variações adequadas do giro do motor e câmbio). Desta forma estima-se um período, pode-se dizer seguro de manutenções.

No Brasil, devido a vários fatores. Entre eles, gasolina ruim, estradas ruins, calor e poucas opções de qualidade (custo x benefício) de óleos lubrificantes mais avançados. Os períodos de manutenção foram reduzidas para metade comparado com outros países. Hoje a margem que a Suzuki propõe, neste caso, a troca do óleo e do filtro a cada 3.000 km é adequada.

Eu faço as manutenções a cada 2.500 km e no máximo com 3.000 km ou 6 meses. É um período que me deixa confortável.

No carro, no meu caso um Clio 1.0 16v 2010. O manual está muito bem escrito e explicativo, onde recomenda a troca do óleo e do filtro a cada 5 mil km ou 6 meses para uso severo ou 10.000 km ou 12 meses para uso normal.

Uso severo lê-se: andar em estradas poeirentas, transito pesado (pára e anda), percursos menores que 6 km onde o carro nem chega a esquentar direito.

No meu caso, o uso do veículo é normal, então faço a troca do óleo e filtro a cada 12 meses ou 9.000 km. Utilizo somente óleo 100% sintético API SL SAE 5w 40.

Desta forma, alguns manuais e algumas montadoras estão alterando esses itens corretamente. Em ambos os exemplos que citei, o período pra troca de óleo é adequado. Agora com o Glauco comentou, trocar a cada 20.000 km também acho demais.

Por fim, penso que temos que analisar as duas faces, tanto o que os engenheiros propõe e também o que as opiniões populares propõe e chegar a um ponto de equilíbrio.

Essa é minha opinião.

Desculpem a carta aí amigos, o tópico realmente é interessante.
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Mensagem por DomMarco Sex 23 Abr 2010, 16:10

Eu sempre sigo o manual e faço revisões em concessionárias, para os carros e a moto.
Se der algum problema, processo judicial na fábrica, afinal, sempre segui a recomendação do manual.
Mas, até hoje, isso nunca foi necessário.
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Mensagem por Hercules Santos Sex 23 Abr 2010, 16:24

Olá Vytor, Delphiman e Dom Marco, ótimas contribuições as de vocês. O que me leva a sintetisar que de alguma maneira todas as opiniões até o momento postadas não deixam de se comunicar em algum ponto.

Também leva a concluir que, ter cuidado é fundamental, não descuidar nunca de ítens importantes como estes e que é necessário cada um traçar estratégias de acordo com o seu perfil de usuário junto à região onde utiliza o veículo.

A questão do óleo e da gasolina é extremamente delicada, concordando com aqueles que citaram estes produtos. Estes dois líquidos influenciam nos problemas maiores que podemos ter com a manutenção de um veículo, a vida útil do motor. Porque quando este "abre o bico", aí F... Outras partes, claro, também merecem as devidas precauções, mas o estrago maior fica onde não estamos vendo o que está acontecendo, o motor, que quando avisa algo, pode ser tarde.

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Mensagem por glauco Sex 23 Abr 2010, 16:39

DomMarco escreveu:Eu sempre sigo o manual e faço revisões em concessionárias, para os carros e a moto.
Se der algum problema, processo judicial na fábrica, afinal, sempre segui a recomendação do manual.
Mas, até hoje, isso nunca foi necessário.

Cara, acho que vc está certo no seu ponto de vista. Fazendo tudo certinho, sempre nas concessionarias, se alguma coisa acontecer com a moto, justiça. Mas será que vale a dor de cabeca? Lembre-se que não é simplesmente o valor material de ter que arrumar um motor. É o tempo sem o veículo, procurar advogado, tempo perdido, etc., etc., etc. Será que a simples troca de oleo em um período de tempo menor, mesmo feito na concessionaria, não pouparia alguns fios de cabelo branco?

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Mensagem por Bisteka Sáb 24 Abr 2010, 16:42

Vish, eu ia escrever... Mais ia ficar tão longo que desisti... Vou escrever pouquinho!!!

Conheço esta indústria por dentro e lhes digo com alguma margem de segurança que vocês podem confiar no manual... Manuais de outros países são diferentes (temperatura média e combustível influi muito)...

Pecar pelo excesso nunca é demais... Se mandam trocar a cada 6k e vc´s trocam a cada 3k e ainda com o filtro junto... O que poderiam estar fazendo de errado??? Absolutamente nada!!!

DECAPA... Esquece esta história que existe uma grande margem de segurança... ISTO definitivamente não existe... Existe sim uma margem de segurança... Mas nem sempre ela é muito grande...

Eu te garanto com uma margem gigante de certeza que na maioria das vezes ela definitivamente não é grande...

Abraços a todos
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Mensagem por Convidad Sáb 24 Abr 2010, 20:03

to dizendo na engenharia geral do motor veiako!!! nao do óleo.


Bisteka escreveu:Vish, eu ia escrever... Mais ia ficar tão longo que desisti... Vou escrever pouquinho!!!

Conheço esta indústria por dentro e lhes digo com alguma margem de segurança que vocês podem confiar no manual... Manuais de outros países são diferentes (temperatura média e combustível influi muito)...

Pecar pelo excesso nunca é demais... Se mandam trocar a cada 6k e vc´s trocam a cada 3k e ainda com o filtro junto... O que poderiam estar fazendo de errado??? Absolutamente nada!!!

DECAPA... Esquece esta história que existe uma grande margem de segurança... ISTO definitivamente não existe... Existe sim uma margem de segurança... Mas nem sempre ela é muito grande...

Eu te garanto com uma margem gigante de certeza que na maioria das vezes ela definitivamente não é grande...

Abraços a todos

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Mensagem por Convidad Dom 02 maio 2010, 23:41

Só para complementar sobre a GSXR 1000, no manual americano a troca de óleo é a cada 6K e no manual do Brasil (devido vários fatores) 3K.

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