Os Motociclistas e a Marginal
+8
Alexandre (PENHA)
edgar
Marcelo BK
Daniel H13
janzini
Roces
DomMarco
casal 50
12 participantes
Página 1 de 1
Os Motociclistas e a Marginal
Equívoco tratar a motocicleta ou os motociclistas como intrusos
Estava em uma viagem de negócios e de repente fiquei sabendo que o prefeito de
São Paulo havia comunicado a proibição da passagem das motocicletas pela via expressa da Marginal Pinheiros, Tietê e posteriormente na Avenida 23 de Maio. Imediatamente, lembrei-me de 2008, quando essa ideia, a meu ver estapafúrdia, foi apresentada. Não demorou muito e alguns órgãos de imprensa entraram em contato comigo para saber o meu posicionamento a respeito. Então, vamos lá:
Definitivamente o problema do trânsito não se resolve com medidas mágicas. É preciso discutir exaustivamente o assunto, sobretudo com as entidades representativas da sociedade, levando em conta as especificidades de cada tema, sendo imprescindível acima de tudo tratar efetivamente as causas e não somente os efeitos, como sem dúvida é o caso em questão.
É um grande equívoco tratar a motocicleta ou os motociclistas como intrusos, proibindo-os de passar em determinadas vias, seja qual for a alegação. Se o problema é a alta velocidade da via, há rodovias em que a velocidade é ainda maior. Se é a velocidade das motocicletas, isso se resolve facilmente com fiscalização (radar fixo ou móvel). Se é o número de ocorrências de trânsito envolvendo motocicletas, elas não
ocorrem somente por erro ou culpa dos motociclistas, e sim porque, entre outras coisas, muitos motoristas desrespeitam a legislação de trânsito e mudam de faixa de rolagem sem sinalizar com antecedência a manobra: uns por estarem distraídos falando ao celular, fecham a passagem dos motociclistas. E não são poucos os veículos pesados que inadvertidamente transitam na faixa da esquerda, destinadas aos veículos de trânsito rápido.
Outro ponto importante a destacar é que essa medida, além de nos parecer preconceituosa e discriminatória, aumentará o número de ocorrências envolvendo motociclistas. As chamadas faixas intermediárias não são sequenciais, elas são fracionadas, portanto, jogam o condutor para a via expressa ou local, que é o nosso caso. Porém, na via local o número de faixas de rolagem é menor e o trânsito é bem mais intenso, com muitos veículos pesados transitando e veículos entrando e saindo a
todo o tempo.
No Brasil, as motocicletas já representam cerca de 24% da frota circulante, e 70% delas têm sua circulação ligada às questões de trabalho, seja como ferramenta no transporte remunerado (25%), ou como meio de locomoção para o trabalho (45%). Boa parte desse enorme contingente optou em deixar o carro na garagem.
O Inciso II do Artigo V da Constituição Federal determina que “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei”. Um assunto tão sério como este, que afetará direta e indiretamente 15 milhões de motociclistas e repercutirá em todo o país, não pode ser tratado dessa forma. Cadê os estudos técnicos? Cadê as
reuniões com as entidades que representam os motociclistas? Cadê a adoção de outras importantes medidas? Além disso, o Inciso 3º do Art. 1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina: “Os órgãos e entidades componentes do sistema nacional de trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do trânsito seguro”. Por isso, é certo que tomaremos medidas cautelares, mas também responsabilizaremos a prefeitura pelos danos sofridos pelos motociclistas em decorrência dessa proibição. Pensemos seriamente sobre tudo isso.
Lucas Pimentel, 41 anos, é presidente da ABRAM - Associação Brasileira
de Motociclistas, e membro titular da Câmara Temática de Educação para
o Trânsito e Cidadania do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Tel. (11) 3338-2872 ou 2771-5590
E-mail: pimentel@abrambrasil.org.br Site: www.abrambrasil.org.br
Estava em uma viagem de negócios e de repente fiquei sabendo que o prefeito de
São Paulo havia comunicado a proibição da passagem das motocicletas pela via expressa da Marginal Pinheiros, Tietê e posteriormente na Avenida 23 de Maio. Imediatamente, lembrei-me de 2008, quando essa ideia, a meu ver estapafúrdia, foi apresentada. Não demorou muito e alguns órgãos de imprensa entraram em contato comigo para saber o meu posicionamento a respeito. Então, vamos lá:
Definitivamente o problema do trânsito não se resolve com medidas mágicas. É preciso discutir exaustivamente o assunto, sobretudo com as entidades representativas da sociedade, levando em conta as especificidades de cada tema, sendo imprescindível acima de tudo tratar efetivamente as causas e não somente os efeitos, como sem dúvida é o caso em questão.
É um grande equívoco tratar a motocicleta ou os motociclistas como intrusos, proibindo-os de passar em determinadas vias, seja qual for a alegação. Se o problema é a alta velocidade da via, há rodovias em que a velocidade é ainda maior. Se é a velocidade das motocicletas, isso se resolve facilmente com fiscalização (radar fixo ou móvel). Se é o número de ocorrências de trânsito envolvendo motocicletas, elas não
ocorrem somente por erro ou culpa dos motociclistas, e sim porque, entre outras coisas, muitos motoristas desrespeitam a legislação de trânsito e mudam de faixa de rolagem sem sinalizar com antecedência a manobra: uns por estarem distraídos falando ao celular, fecham a passagem dos motociclistas. E não são poucos os veículos pesados que inadvertidamente transitam na faixa da esquerda, destinadas aos veículos de trânsito rápido.
Outro ponto importante a destacar é que essa medida, além de nos parecer preconceituosa e discriminatória, aumentará o número de ocorrências envolvendo motociclistas. As chamadas faixas intermediárias não são sequenciais, elas são fracionadas, portanto, jogam o condutor para a via expressa ou local, que é o nosso caso. Porém, na via local o número de faixas de rolagem é menor e o trânsito é bem mais intenso, com muitos veículos pesados transitando e veículos entrando e saindo a
todo o tempo.
No Brasil, as motocicletas já representam cerca de 24% da frota circulante, e 70% delas têm sua circulação ligada às questões de trabalho, seja como ferramenta no transporte remunerado (25%), ou como meio de locomoção para o trabalho (45%). Boa parte desse enorme contingente optou em deixar o carro na garagem.
O Inciso II do Artigo V da Constituição Federal determina que “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei”. Um assunto tão sério como este, que afetará direta e indiretamente 15 milhões de motociclistas e repercutirá em todo o país, não pode ser tratado dessa forma. Cadê os estudos técnicos? Cadê as
reuniões com as entidades que representam os motociclistas? Cadê a adoção de outras importantes medidas? Além disso, o Inciso 3º do Art. 1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina: “Os órgãos e entidades componentes do sistema nacional de trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do trânsito seguro”. Por isso, é certo que tomaremos medidas cautelares, mas também responsabilizaremos a prefeitura pelos danos sofridos pelos motociclistas em decorrência dessa proibição. Pensemos seriamente sobre tudo isso.
Lucas Pimentel, 41 anos, é presidente da ABRAM - Associação Brasileira
de Motociclistas, e membro titular da Câmara Temática de Educação para
o Trânsito e Cidadania do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Tel. (11) 3338-2872 ou 2771-5590
E-mail: pimentel@abrambrasil.org.br Site: www.abrambrasil.org.br
casal 50- Participante
-
Idade : 64
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Enquanto em países civilizados se faz ações para privilegiar veículos de duas rodas como transporte individual, no Lisarb se faz o contrário, como sempre ...
Ação judicial nesse Kassab fdp !
Ação judicial nesse Kassab fdp !
DomMarco- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Concordo com tudo!!!+ precisamos pegar essas autoridades q se dizem entendido neste veiculo Moto,e convidar eles para dar um volta com todos nós do SOL; para eles entender o q éo veiculo MOTO!! Não somente d nos Motociclista conciente; q anda equipado + sim tambem andar com os motoboys e ver como é o cotidianos deles,ver as dificuldades,o desrrespeito dos motorista de auto,onibus,caminhões e ver q tudo é diferente!Não basta proibir a circulação nas vias + movimentadas,q isso vai resolver!Ai governantes passa um fim de semana com SOL como churrateka e o dia dia com motoboys e os q ultilizão a Moto como veiculo pra se locomover da casa para o trabalho e vissi e verssa!!! Claro q existem dois tipos de Motociclista, com M e o m,então não devemos pagar por esses q não respeitão nada e se dizem a autoridade em questão,mas isso vale tambem para os motorista de carros,onibus,caminhoes etc........!! Mas devemos fazer nossa parte,mostrando q somos diferente do q eles,o governantes pensa!!! Abraço a todos!!! Fiquem na PAZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!!!
Roces- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 01/12/2009
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Obras e mais obras sendo feitas nas marginais, pq não pensar em fazer uma faixa pra motos como tem na av. sumaré e parece q a ideia deu certo, isso não ajudaria?
janzini- Participante
-
Idade : 37
Data de inscrição : 14/03/2009
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Isso que uma moto é 3 menor que um carro e o seguro obrigatório é 3x mais caro. (é claro que tem muito louco de 125cc dando uma de bonzão)
Infelizmente os merdas deste politicos não criam: melhor segurança, hospitais,transporte (onibus, trem, metrô). em vez de ficar procurando quem f...
Infelizmente os merdas deste politicos não criam: melhor segurança, hospitais,transporte (onibus, trem, metrô). em vez de ficar procurando quem f...
Daniel H13- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 24/07/2009
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Eles acham que isso é gestão!!!!!
O trânsito aumentou, cria o rodízio........continua aumentando, proíbe mais um dia......mas não diminiu o IPVA hein!!!!
Tem muito acidente de moto na marginal e na 23 de maio, proíbe a circulação de motos.....e assim caminhamos.......
O trânsito aumentou, cria o rodízio........continua aumentando, proíbe mais um dia......mas não diminiu o IPVA hein!!!!
Tem muito acidente de moto na marginal e na 23 de maio, proíbe a circulação de motos.....e assim caminhamos.......
Marcelo BK- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 15/02/2009
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Vc esta em cima de uma moto ?????
então vc ja esta errado !!!!!
é assim que funciona por aqui.
então vc ja esta errado !!!!!
é assim que funciona por aqui.
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Em se tratando de Brasil, já nem sei mais o que comentar .
Nos países do primeiro mundo, as motos são encaradas como "os veículos do futuro". Por aqui, somos uma praga a ser exterminada.
Nos países do primeiro mundo, as motos são encaradas como "os veículos do futuro". Por aqui, somos uma praga a ser exterminada.
Alexandre (PENHA)- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 11/03/2008
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Brasil ou Brazil???
Ah, deixa pra lá, nem vou comentar ou daqui a pouco o Vytor aparece e briga comigo de novo... kkkkkkkkkkkkkkkkk
Como diria o Lulu Santos... Assim caminha a humanidade; com passos de formiga e sem vontade!!!!
Ah, deixa pra lá, nem vou comentar ou daqui a pouco o Vytor aparece e briga comigo de novo... kkkkkkkkkkkkkkkkk
Como diria o Lulu Santos... Assim caminha a humanidade; com passos de formiga e sem vontade!!!!
Bisteka- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Andando na Marginal todos os dias, vejo que as 125cc realmente ferram os carros. Dificilmente elas conseguem andar acima de 90Km/h e ficam nos pontos cegos dos carros.
Como esses motoboys não dirigem carro e não sabem as limitações de se estar enlatado, realmente dificultam todo o processo.
Agora... impedir a circulação é mais simples do que pensar uma SOLUÇÃO para o problema.
Ulba
Como esses motoboys não dirigem carro e não sabem as limitações de se estar enlatado, realmente dificultam todo o processo.
Agora... impedir a circulação é mais simples do que pensar uma SOLUÇÃO para o problema.
Ulba
Ulba- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 31/05/2009
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Nesse país onde os "caras" do governo acham q sabem das coisas, mandam e desmandam atravez de leis absurdas q ao meu ver, parecem surgir na mesa do bar, sem sequer saber das opiniões, necessidades e dificuldades do povo, como aquela lei das armas q beneficiou a bandidagem do país inteiro, essa sem dúvida vai f... com boa parte da classe trabalhadora e engordar os cofres públicos atravez d milhões d multas q serão aplicadas..
Cada um com sua opinião.. mais eu ja cansei d conversa.. se quiserem briga contem comigo, pq ja to com as pedras nas mãos..
Cada um com sua opinião.. mais eu ja cansei d conversa.. se quiserem briga contem comigo, pq ja to com as pedras nas mãos..
Gabi_thai- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 18/03/2010
Re: Os Motociclistas e a Marginal
Leis infelizmente são feitas para o mané que não organiza sua vida, preferindo andar de carro para ir para vários lugares diferentes, que não dá seta quando precisa dirigir e que nem se toca que a legislação manda que se dê atenção aos veículos menores, ou seja, que a moto seja protegida porque num acidente quem mais se ferra é o motociclista.
Mas vá lá, sorria, meu bem, sorria ... votou no Kassab para fazer o gosto da classe-média cabeçuda, agora, toma!!!
Mas vá lá, sorria, meu bem, sorria ... votou no Kassab para fazer o gosto da classe-média cabeçuda, agora, toma!!!
fps3000- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 12/04/2010
Tópicos semelhantes
» Moto explode na Marginal
» Mais um baleado na marginal
» proibição de motos marginal e 23 de maio
» proibido motos na expressa da marginal!!
» ROUBARAM A FZ600 S DO MEU AMIGO NA MARGINAL
» Mais um baleado na marginal
» proibição de motos marginal e 23 de maio
» proibido motos na expressa da marginal!!
» ROUBARAM A FZ600 S DO MEU AMIGO NA MARGINAL
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos