Postura de pilotagem
+27
sergio olive
jdperez
YUJI
IRON MAN
Nunex
Rosalvo
COUTINHO
Maker
ThiGimenes
shazan
Reis
JONNYBRAVO
UNSCARRED
LETO
vytor
Ramires FZ6
ata.jb
afrsergio
Elton
solrac
mazochi
eduardombranco
R-Carril
rtsantanna
Marco Gixxer-750
Velcy Izolan
Hans Blackbullet
31 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Postura de pilotagem
Relembrando a primeira mensagem :
Aeh, galera... Todos nós temos uma ou outra experiência em pilotagem, e as opiniões variam muito, ora por experiências próprias, ora por simples ajuste pessoal...
Bem, o fato é que tenho reparado em algumas posturas que, infelizmente, não são passadas ou corrigido na moto escola, sómente em cursos de pilotagem, longe da realidade da maioria dos pilotos, por n motivos...
Entretanto, tem certas posturas que não tem como deixar de reparar. Um caso que considero muito grave é a posição dos pés do piloto (e tb. do garupa) na pedaleira da moto.
Se repararmos em pilotos experientes, ou checarmos em apostilas de pilotagem, perceberemos que a posição correta dos pés é aquela entre os artelhos e a planta do pé, ou seja, a almofada do pé.
Desta forma, poderemos ter muita segurança e equilíbrio na hora de executar um pêndulo em curva, sem o risco de escorregar o pé da pedaleira, ou mesmo de bater a ponta do pé no chão, causando a fratura do membro e até mesmo o desvio da trajetória da moto, causando inevitável acidente...
Repare naquele acidente em que a Hornet bate de frente com um mercedão na estrada de morungaba: Perceba que, além de executar um pêndulo (totalmente estranho), o piloto encosta a ponta do pé direito no solo, causando o desvio de trajetória e... Bom, assista em "acidente Hornet Morungaba", no U-tube...
Peço a opinião de todos, pois sempre estamos aprendendo e considero muito importante ualquer observação que ajude a tornar nossas incursões mais seguras e prazerosas!
É óbvio que nem sempre o que é correto para uns, seja correto para todos. Mas aquele "Pé de pato" pendurado nas pedaleiras, unânime em motos de baixa cilindrada e com alguma frequência em motos de alta cilindrada, causa um certo "arrepio", quando se imagina o que pode acontecer se o pé do "patão" "bicar" o chão...
O mesmo se pode dizer do garupa. Vi, na Santa casa de minha cidade, uma moça dar entrada na emergência sem os artelhos, pois em uma curva, seu pé "escorregou" da pedaleira da moto a qual o namorado pilotava, e como estava de chinelos... perdeu todos os dedinhos do pé. Vai ver agora se o namorado continua com ela...
Peço aos amigos que mandem palpites sobre o assunto, ou que comente sobre novas técnicas a respeito...
Aeh, galera... Todos nós temos uma ou outra experiência em pilotagem, e as opiniões variam muito, ora por experiências próprias, ora por simples ajuste pessoal...
Bem, o fato é que tenho reparado em algumas posturas que, infelizmente, não são passadas ou corrigido na moto escola, sómente em cursos de pilotagem, longe da realidade da maioria dos pilotos, por n motivos...
Entretanto, tem certas posturas que não tem como deixar de reparar. Um caso que considero muito grave é a posição dos pés do piloto (e tb. do garupa) na pedaleira da moto.
Se repararmos em pilotos experientes, ou checarmos em apostilas de pilotagem, perceberemos que a posição correta dos pés é aquela entre os artelhos e a planta do pé, ou seja, a almofada do pé.
Desta forma, poderemos ter muita segurança e equilíbrio na hora de executar um pêndulo em curva, sem o risco de escorregar o pé da pedaleira, ou mesmo de bater a ponta do pé no chão, causando a fratura do membro e até mesmo o desvio da trajetória da moto, causando inevitável acidente...
Repare naquele acidente em que a Hornet bate de frente com um mercedão na estrada de morungaba: Perceba que, além de executar um pêndulo (totalmente estranho), o piloto encosta a ponta do pé direito no solo, causando o desvio de trajetória e... Bom, assista em "acidente Hornet Morungaba", no U-tube...
Peço a opinião de todos, pois sempre estamos aprendendo e considero muito importante ualquer observação que ajude a tornar nossas incursões mais seguras e prazerosas!
É óbvio que nem sempre o que é correto para uns, seja correto para todos. Mas aquele "Pé de pato" pendurado nas pedaleiras, unânime em motos de baixa cilindrada e com alguma frequência em motos de alta cilindrada, causa um certo "arrepio", quando se imagina o que pode acontecer se o pé do "patão" "bicar" o chão...
O mesmo se pode dizer do garupa. Vi, na Santa casa de minha cidade, uma moça dar entrada na emergência sem os artelhos, pois em uma curva, seu pé "escorregou" da pedaleira da moto a qual o namorado pilotava, e como estava de chinelos... perdeu todos os dedinhos do pé. Vai ver agora se o namorado continua com ela...
Peço aos amigos que mandem palpites sobre o assunto, ou que comente sobre novas técnicas a respeito...
Hans Blackbullet- Participante
-
Re: Postura de pilotagem
Também além da postura sobra a moto, tem as posturas auxiliares, como as adotadas em situações unusuais, assim descritas acima... no caso do pêndulo, ou o pára-quedas na frenagem...
E também posturas como as atitudes perante a obstáculos e prevenções contra acidentes e motoristas incautos...
Aeh, pessoal... vale sua experiência, chame a atenção para determinada situação, descreva, pergunte... num faz mal se voce estiver errado, o que interessa é a discussão em prol de evoluirmos!!!!
Abraços a todos!!!
E parabéns pelas postagens
E também posturas como as atitudes perante a obstáculos e prevenções contra acidentes e motoristas incautos...
Aeh, pessoal... vale sua experiência, chame a atenção para determinada situação, descreva, pergunte... num faz mal se voce estiver errado, o que interessa é a discussão em prol de evoluirmos!!!!
Abraços a todos!!!
E parabéns pelas postagens
-
Além da postura, tem um detalhe que considero fundamental. É o esterçamento do guidão. O gesto de virar o guidao para o lado de dentro da curva, que parece ser natural, é no fundo uma grande armadilha. Virar o guidao para o lado de dentro da curva faz com que a moto não se incline, e aí voce fica travando uma luta com as leis da fisica para inclinar a moto, tendo que fazer uma força enorme. O procedimento correto, adotado por todos que atingem alto nível de pilotagem, é forçar o guidão levemente para o lado de fora da curva. É incrivel como a moto responde, deitando e fazendo a curva naturalmente. Para os que não se sentem seguros em fazer isso, oriento a pelo menos não virar para o lado de dentro da curva, e perceber que fica mais fácil de curvar. É só começar aos poucos. Vendo a imagem do acidente de Morungaba, dá para ver que com uma medida simples como essa aquela tragédia poderia ser evitada.
Convidad- Convidado
Boa, Fabão...Isso não seria a técnica do "contra-esterço"? Entaum... o contra esterço é uma manobra sutil, importante pacas, no meu ponto de vista... e pode-se treinar slalom sómente usando o contra-esterço! Agora, tem alguns pilotos que usam o contra-esterço em rápidos solavancos, mas não acredito na eficiência disso, pois poderá (e certamente o fará) ocasionar o escorregamento do pneu dianteiro e a consequente perda da frente e...KAPOFF!Fabio Sardi escreveu:Além da postura, tem um detalhe que considero fundamental. É o esterçamento do guidão. O gesto de virar o guidao para o lado de dentro da curva, que parece ser natural, é no fundo uma grande armadilha. Virar o guidao para o lado de dentro da curva faz com que a moto não se incline, e aí voce fica travando uma luta com as leis da fisica para inclinar a moto, tendo que fazer uma força enorme. O procedimento correto, adotado por todos que atingem alto nível de pilotagem, é forçar o guidão levemente para o lado de fora da curva. É incrivel como a moto responde, deitando e fazendo a curva naturalmente. Para os que não se sentem seguros em fazer isso, oriento a pelo menos não virar para o lado de dentro da curva, e perceber que fica mais fácil de curvar. É só começar aos poucos. Vendo a imagem do acidente de Morungaba, dá para ver que com uma medida simples como essa aquela tragédia poderia ser evitada.
-
a pedidos... rs
https://2img.net/r/ihimizer/i/motos.jpg/
vytor- Moderador
-
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKvytor escreveu:a pedidos... rs
Valeu, Vitaum.......
-
vo dar meu pitako ...
experiencia propria...
quando c entra na curva ja deve c tar na posicao...
c vc vai entrar em alta, um de seus objetivos é deixar a moto o mais em pe possivel (manter o centro gravitacional da moto), fazer o seu proprio peso o regulador, deitar mais o corpo, faz a moto fexar mais na curva, deitar menos o corpo, faz a moto abrir mais na curva...
ex: seu angulo de corpo é 90°(vc em pe) em curva o maximo q vc consegue(depende da moto, e é apenas um exemplo naum sei c ta certa a conta) é 45° (45° maximo, vc quase saindo pra fora da moto) qq eu faço pra ter mais segurança, dexo pra usar ate esses 45° so quando a moto ta qerendo abrir na curva, msm c assim ela ainda continuar abrindo... paro de acelerar...ainda ta abrindo... do um pike no freio dianteiro ( de leve e ir almentando)
mas pra xegar a esse ponto de usar o freio é pq entrei muito mau na curva...fiz tipo era uma de 80km entre pra fazer a 90,100...so q vc mantendo um angulo de segurança, vc consegue freiar, pois quando c freia, o peso de seu corpo é jogado para fora da curva, é ai q vc vai usar o restinho do seu angulo de segurança
digitei, digitei e nem eu entendi ... vo dormir....
experiencia propria...
quando c entra na curva ja deve c tar na posicao...
c vc vai entrar em alta, um de seus objetivos é deixar a moto o mais em pe possivel (manter o centro gravitacional da moto), fazer o seu proprio peso o regulador, deitar mais o corpo, faz a moto fexar mais na curva, deitar menos o corpo, faz a moto abrir mais na curva...
ex: seu angulo de corpo é 90°(vc em pe) em curva o maximo q vc consegue(depende da moto, e é apenas um exemplo naum sei c ta certa a conta) é 45° (45° maximo, vc quase saindo pra fora da moto) qq eu faço pra ter mais segurança, dexo pra usar ate esses 45° so quando a moto ta qerendo abrir na curva, msm c assim ela ainda continuar abrindo... paro de acelerar...ainda ta abrindo... do um pike no freio dianteiro ( de leve e ir almentando)
mas pra xegar a esse ponto de usar o freio é pq entrei muito mau na curva...fiz tipo era uma de 80km entre pra fazer a 90,100...so q vc mantendo um angulo de segurança, vc consegue freiar, pois quando c freia, o peso de seu corpo é jogado para fora da curva, é ai q vc vai usar o restinho do seu angulo de segurança
digitei, digitei e nem eu entendi ... vo dormir....
COMPLEMENTANDO.......
https://www.youtube.com/watch?v=SiWIr9Uqwwg&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=FBO3hc9_Unk&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=BM3QekuiNHs&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=SiWIr9Uqwwg&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=FBO3hc9_Unk&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=BM3QekuiNHs&feature=related
Parabéns pelo tópico... muito legal..
A técnica da utilização das pontas dos pés é a mais correta, acho que já ficou praticamente unânime aqui... Se é com os dedos, com a parte da planta frontal do pé, ou entre os dedos vai de cada piloto. Eu utilizo a planta pq tenho maior firmeza e consigo pendular mais fácil também. A coisa mais importante dessa postura tá no quesito PERNAS mesmo, como já foi dito anteriormente aí a maior parte da pilotagem é feita com as pernas, elas que esmagam o tanque e puxam a moto para o lado desejado e quando desejado, isso aliado com o contrapeso de guidão é o grande segredo da coisa...
Mas sempre cuidado... são técnicas que necessitam de muita prática então vale sempre aquela regrinha dos 80%... nunca andar mais do que os 80% que vc domina da máquina, pelo menos em vias públicas, e com carro por perto esquece... melhor conduzir feito um motorista normal, nada de acelerar demais nessas situações... Como sempre o q vale é o bom senso né...
A técnica da utilização das pontas dos pés é a mais correta, acho que já ficou praticamente unânime aqui... Se é com os dedos, com a parte da planta frontal do pé, ou entre os dedos vai de cada piloto. Eu utilizo a planta pq tenho maior firmeza e consigo pendular mais fácil também. A coisa mais importante dessa postura tá no quesito PERNAS mesmo, como já foi dito anteriormente aí a maior parte da pilotagem é feita com as pernas, elas que esmagam o tanque e puxam a moto para o lado desejado e quando desejado, isso aliado com o contrapeso de guidão é o grande segredo da coisa...
Mas sempre cuidado... são técnicas que necessitam de muita prática então vale sempre aquela regrinha dos 80%... nunca andar mais do que os 80% que vc domina da máquina, pelo menos em vias públicas, e com carro por perto esquece... melhor conduzir feito um motorista normal, nada de acelerar demais nessas situações... Como sempre o q vale é o bom senso né...
UNSCARRED- Participante
-
Pois é, amigos... como comentado por um amigo modera, podem perceber que apesar de o tópico tratar de técnicas de pilotagem, que deveria ser de interesse de todos, não fez muito sucesso, em detrimento de outros que trazem besteirol e desafetos...
Parece-me que o pessoal pouco ou nada se importa com sua conduta sobre duas rodas, desta forma também desprezando sua segurança...
O interessante é que quando se tem um tópiko metendo o pau em alguém que anda forte, parece-me que o mundo inteiro entra pra dar uma bronquinha, acho que tem santo pra caramba andando de moto neste mundo...
Mas quando o intuito é de ajudar e alertar para o que realmente fazemos, e para que seja feito da melhor forma possível, ae a coisa muda...pois todo mundo parece que manja pra kcete de pilotagem, então talvez este seja um tópico desnecessário ou simplesmente supérfulo, né?
Abraço a todos
Parece-me que o pessoal pouco ou nada se importa com sua conduta sobre duas rodas, desta forma também desprezando sua segurança...
O interessante é que quando se tem um tópiko metendo o pau em alguém que anda forte, parece-me que o mundo inteiro entra pra dar uma bronquinha, acho que tem santo pra caramba andando de moto neste mundo...
Mas quando o intuito é de ajudar e alertar para o que realmente fazemos, e para que seja feito da melhor forma possível, ae a coisa muda...pois todo mundo parece que manja pra kcete de pilotagem, então talvez este seja um tópico desnecessário ou simplesmente supérfulo, né?
Abraço a todos
-
Infelizmente... mas vamo que vamo !!!! e de moto, claro...
Marco Gixxer-750- Participante
-
Na verdade tem muito nego ai que compra um CG 125 , e anda no limite dela q é 100kmr. ai quando pega uma ss ja sai que nem loko e se mata .. rsrsrs ..
JONNYBRAVO- Participante
-
É verdade Hans!Hans Blackbullet escreveu:Pois é, amigos... como comentado por um amigo modera, podem perceber que apesar de o tópico tratar de técnicas de pilotagem, que deveria ser de interesse de todos, não fez muito sucesso, em detrimento de outros que trazem besteirol e desafetos...
Mas nós podemos mudar isso criando e comentando tópicos bons como esse seu aqui.
Acho que como disse o companheiro aí acima, o respeito aos limites pessoais é a chave para uma vida longa e feliz em duas rodas. Claro que isso não diz respeito à postura "física" de pilotagem. Mas está ligada à postura "psicológica e emocional" da pilotagem. Na minha opinião, essa é a mais difícil de ser desenvolvida...UNSCARRED escreveu:Mas sempre cuidado... são técnicas que necessitam de muita prática então vale sempre aquela regrinha dos 80%... nunca andar mais do que os 80% que vc domina da máquina, pelo menos em vias públicas, e com carro por perto esquece... melhor conduzir feito um motorista normal, nada de acelerar demais nessas situações... Como sempre o q vale é o bom senso né...
Eu acredito que bom piloto não é aquele cara que sabe andar rápido de moto, mas sim aquele cara que sabe analisar os riscos de cada situação e assim decidir por uma velocidade que seja ao mesmo tempo rápida e segura. Isso vale para pilotos profissionais também. Quanto maior o nível de incerteza da situação enfrentada, mais concervadora deve ser nossa velocidade. Assim, uma situação de trânsito pesado, pavimento ruim e estrada desconhecida vão exigir uma velocidade mais baixa e uma pilotagem mais conservadora. Por outro lado, um autódromo vazio em dia de sol e pista emborrachada vão me permitir uma tocada muito mais agressiva. Claro que essas são duas situações extremas, mas existem infinitas situações intermediárias onde acertar o ritmo ideal de andar nem sempre é tarefa fácil.
O único defeito da moto pra mim é que ela cobra muito caro daqueles que decidem errado qual ritmo andar. Para tomar essas decisões com acertividade, é imprescindível que nós conheçamos características, qualidades e defeitos da nossa própria pilotagem. É como dizia o filósofo da antiguidade: "Conheça a ti mesmo."
Reis- Participante
-
Eu fiz o curso da Motorsco... é muito mas muito bom. Já andava de moto há 3 anos e tive que reaprender... vale a pena investir, fica a dica.
O que consigo dizer por aqui é que na curva vc deve se policiar para que os seus braços não estejam firmes, assim será mais fácil de levar a moto para onde vc queira.
Vc deve olhar para onde quer ir, bem a frente de onde está. Qdo entrar na curva já deve estar olhando no mais longe que conseguir, isto fará com que seu corpo e a moto sigam para onde olhar.
Nunca!!! Usar o freio dianteiro no meio da curva, isto tenderá a moto levantar e sair dela.
Dica boa: Para pendular utilize os pés da forma que disseram e coloque a divisória do quadril no bico do banco, com isto a moto sozinha irá entrar na curva.
Abraços, espero ter ajudado. Ótimo tópico!
O que consigo dizer por aqui é que na curva vc deve se policiar para que os seus braços não estejam firmes, assim será mais fácil de levar a moto para onde vc queira.
Vc deve olhar para onde quer ir, bem a frente de onde está. Qdo entrar na curva já deve estar olhando no mais longe que conseguir, isto fará com que seu corpo e a moto sigam para onde olhar.
Nunca!!! Usar o freio dianteiro no meio da curva, isto tenderá a moto levantar e sair dela.
Dica boa: Para pendular utilize os pés da forma que disseram e coloque a divisória do quadril no bico do banco, com isto a moto sozinha irá entrar na curva.
Abraços, espero ter ajudado. Ótimo tópico!
shazan- Participante
-
Shazan, Reis - ótimas palavras, obrigado pelo apoio.
Acredito que mais do que eu, estes posts servem para alertar e capacitar nossos amigos, de forma a ser útil para todos.
Grande abraço.
Blackbullet
Acredito que mais do que eu, estes posts servem para alertar e capacitar nossos amigos, de forma a ser útil para todos.
Grande abraço.
Blackbullet
-
Numa boa galera, fuçando aqui pelo SOL acho que esse é um dos MELHORES tópicos que já li.
Extremamente útil, principalmente pra caras como eu, sem experiência nenhuma....
Não gostaria de ver esse tópico despencar e se perder nas páginas lá de trás do fórum... vamos postar aqui gente, vamos discutir, trocar idéias.
Parabéns Hans, puta iniciativa!
Por exemplo, qual é a postura correta das mãos? Eu, por exemplo, tenho mania (não sei se correta) de pilotar com os dedos indicador e médio nos manetes da embreagem e freio, já ouvi que o melhor é frear usando os dedos mínimo e anular, para não perder o controle do acelerador, mas é MUITO difícil. O máximo que consegui foi usar o médio e anelar, conservando o indicador na manopla do acelerador.
Abraço.
Extremamente útil, principalmente pra caras como eu, sem experiência nenhuma....
Não gostaria de ver esse tópico despencar e se perder nas páginas lá de trás do fórum... vamos postar aqui gente, vamos discutir, trocar idéias.
Parabéns Hans, puta iniciativa!
Por exemplo, qual é a postura correta das mãos? Eu, por exemplo, tenho mania (não sei se correta) de pilotar com os dedos indicador e médio nos manetes da embreagem e freio, já ouvi que o melhor é frear usando os dedos mínimo e anular, para não perder o controle do acelerador, mas é MUITO difícil. O máximo que consegui foi usar o médio e anelar, conservando o indicador na manopla do acelerador.
Abraço.
Hans Blackbullet escreveu:Pois é, amigos... como comentado por um amigo modera, podem perceber que apesar de o tópico tratar de técnicas de pilotagem, que deveria ser de interesse de todos, não fez muito sucesso, em detrimento de outros que trazem besteirol e desafetos...
Abraço a todos
Hans... man...
Não concordo com vc.
Ao contrário.
Sabe pq o tópico não teve muita "participação"?
Provavelmente pq a maioria tava pilotando errado uai.
Se o sujeito NÃO faz como indicado aqui neste tópico, vai se manifestar pra que?
Eu mesmo, não falei nadinha pq eu não tenho com oq contribuir.
Eu li tudo isso aqui umas 2 vezes, pra TENTAR pegar os macetes pois DIZEM que me entregam a moto amanhã.
Posso até voltar aqui depois e dizer se estou conseguindo obedecer as regras e tal... mas até lá, eu, e muita gente, não temos como acrescentar aqui uai.
É aquela história... em boca fechada não entra mosquito. Não tem como acrescentar? Fica calado e não atrapalha.
---
De qq forma, eu só tenho a agradecer pelo tópico.
MUITO útil.
Parabéns pela iniciativa.
KKK valeu, galera...
Certamente, o pessoal daqui tem miolo bão mesmo...kkk
bom, posso dizer sem medo de errar que quanto aos dedos no manete, também pouso o indicador e o médio sobre eles, e o resto para segurar/acelerar...
Desta forma, já observei pilotos de um jeito e de outro. Acredito que o mais importante é desenvolver uma forma ultra ráida e eficiente de acionar os manetes, seja em pilotagem agressiva, seja em emergências...
Abraço, galera
Certamente, o pessoal daqui tem miolo bão mesmo...kkk
bom, posso dizer sem medo de errar que quanto aos dedos no manete, também pouso o indicador e o médio sobre eles, e o resto para segurar/acelerar...
Desta forma, já observei pilotos de um jeito e de outro. Acredito que o mais importante é desenvolver uma forma ultra ráida e eficiente de acionar os manetes, seja em pilotagem agressiva, seja em emergências...
Abraço, galera
-
Muito bom esse tópico.....muito bom mesmo!!!
Obrigado
Obrigado
Nunex- Participante
-
Coutinho, valeu pela dica do site, realmente é muito bom! Assisti a quase todos os videos de lá (http://www.dicasdepilotagem.com.br/).
Shazan
Shazan
shazan- Participante
-
shazan escreveu:Coutinho, valeu pela dica do site, realmente é muito bom! Assisti a quase todos os videos de lá (http://www.dicasdepilotagem.com.br/).
Shazan
Valeu amigão, realmente vale a pena!
Abraço.
olha cada um tem uma forma de tocar a brca
eu raspo os sliders da bota a nivel de consumir com o slider
mas a minha inclinacao e absrda as vezes
mas eu me sinto melhor assim
raspando tudo
eu raspo os sliders da bota a nivel de consumir com o slider
mas a minha inclinacao e absrda as vezes
mas eu me sinto melhor assim
raspando tudo
IRON MAN- Participante
-
O video é meio antigo, mas creio que vale à pena dar uma olhada nestas dicas.
YUJI- Participante
-
Yuji, mais uma vez agradeço pelo apoio.YUJI escreveu:O video é meio antigo, mas creio que vale à pena dar uma olhada nestas dicas.
Realmente, estes posicionamentos são perfeitos, exemplificam a maneira correta tanto em sports como em nakeds.
A sacada de fotografar o rosto sem o capacete também ajuda muito na noção do foco do piloto nas diversas manobras.
Muito esclarecedor.
Abraço a todos.
Hans Blackbullet.
-
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos