Comparativo B12S x GSXR1000
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Comparativo B12S x GSXR1000
Bandit 1200S 2007 - 13.000km - Pilot Road 2
GSXR 1000 2007 - 15.000km - Pilot Road 2
Bom, acho que depois de quase 1000km rodados com a SRAD, posso fazer algumas comparações com a B12S
Carburação X Injeção
Minha maior vontade era pegar uma moto injetada para não ter que me preocupar com carburação, limpeza, esquentar pela manhã. Engano meu.
Ligava a Bandit sem puxar o afogador, ela ficava a 500RPM, e esperava uns 5 a 10 minutos (ia me vestir, colocar capacete, etc) para ela esquentar e lubrificar, para nao ficar engasgando. Saía lisinho.
A SRAD nao é muito diferente. Ligo ela fica em 1200RPM por uns 30 segundos, aí cai para 750RPM e fica por ali até esquentar, quando muda para 1000RPM. Não sai lisinha não.
Na SRAD, tem indicador de temperatura. Vi que ela sobe bem rápido se andando na cidade, e atinge 105ºC +/-. Na estrada, mantém +/- 75ºC.
A SRAD fria também é chatinha de andar, dá umas rateadas em baixa rotação.
Peso
Aqui mora o primeiro item perceptível, quando manobrando devagar ou com pés no chão. A SRAD com 166kg seco e a B12S com 211kg seco, mostram a diferença de tirá-las da inércia. Ao rodar acima de 60km/h, essa diferença praticamente desaparece.
Posição de pilotagem
Òbvio que a posição da SRAD é muito menos confortável que a da B12S.
Sua altura relativa ao solo é menor, o que facilita manobras, mas a posição motogp castiga o corpo se for rodar na cidade. Na estrada, confesso que não senti muita diferença após rodar 150km. Basta se preocupar em manter os braços livres (para não forçar o pulso), travar a barriga e sustentar o corpo nos pés e pernas. No primeiro dia, senti as batatas da perna. No segundo um pouco a coluna, no terceiro já não senti mais nada...de dor. Para longas viagens, vá de B12S. Uma coisa que gostei são as pedaleiras mais recuadas. Na bandit, curvas fechadas levavam as pedaleiras ao chão.
Rodagem
Posso dizer que a SRAD no começo dá medo. Tudo é muito arisco. Qualquer bombada de acelerador para sair parado, instiga a bicha a sair mais rápido do que deveria e o sistema de segurança da embreagem ativa a “patinação de disco controlada” para que sua traseira não saia rabeando. Não sabia disso. Fui perguntar na concessionária que defeito seria esse e me explicaram que não era defeito. Por ser um modelo anterior ao que incorporaram as curvas A, B e C de potência, essa tem esse sistema de segurança. Gostei, mas é foda. Deixei a moto morrer várias vezes na saída de farol até me acostumar. Fora os trancos que ela dava. Parecia um touro bravo. Nesse quesito, a B12S era muito, mas muito mais suave e mansa nas saídas. Uma delícia de moto para pilotar. Sempre achei que a diferença entre a 750W e a B12S eram muito pequenas de potência e torque (não falo de números, mas de sensação). A SRAD é do avesso, do outro mundo, de tão forte. Eu tenho controlado o pulso milimetricamente para não tomar um chão em baixa velocidade. Tenso demais. Andar na cidade esquenta muito a SRAD, e o respiro do radiador começa a cuspir um pouco de líquido de arrefecimento em ebulição.
Já na estrada, a SRAD se sente em casa, e eu também. Pode reduzir e girar o acelerador que dá para sentir o soco e a aceleração extremamente rápida. A moto parece estar num trilho, acima de 200km/h, muito mais estável que a B12S (óbvio, foi feita pra isso). Rodar em 6ª marcha a 4500RPM é o normal para a estrada a 120km/h, mas parece que está a 60km/h. Um detalhe ruim: a bolha original. Muito rasa, mesmo colando o peito no tanque, a ventania pega em 80% do capacete. Senti também que ela vibra mais que a Bandit. A B12S vibrava e 2500RPM, a SRAD vibra +/- a 4000RPM. Não é uma vibração de 2cil em V, mas se ficar com a perna colada no quadro, incomoda um pouco até passar desse ponto. Uma coisa que sei que vou sentir falta na minha próxima moto: o indicador de marcha. Já me acostumei a ele. Muito bom! Nas curvas de alta que peguei, ambas as motos se comportam muito bem. Não teve muita diferença. Puxar o joelho de fora, apertar a pedaleira de dentro, um pouco de contra-esterço, e ambas entram na curva muito bem. Mas é na saída que mora o problema: se der mão na SRAD, certeza que ela vai te dar um susto. Até agora, fui bem maneiro nas acelerações de saída..
Por sorte pude comparar ambas com o mesmo pneu: Pilot Road 2CT. Eu gostei desse pneu. Me acostumei a ele. Rodo numa boa, sem sustos. Não sei se numa tocada mais forte ele vai apresentar alguma surpresa.
Espelhos
Ambos espelhos são bons. O da SRAD vibra um pouco mais que o da B12S, mas ambos agüentam bem a velocidade.
Painel:
Acho o painel da B12S mais “User Friendly”. Os botões de ADJ e SEL da B12S são melhor posicionados e o toque é mais preciso, o que facilita a mudança mesmo com luvas. Os botões da SRAD são pequenos, localizados num ponto ruim e tem que apertar mais fundo. Fora que a sequência de dados deveria ter uma opção “Clock” direta.
Freio / Manetes
O fato de que eu estava rodando com aeroquip na B12S mudou muito a sensibilidade ao pegar a SRAD. Parecia que ela não tinha freio no início, principalmente o traseiro. Assim que eu tiver uma grana extra, vou colocar Aeroquip. O Freio dianteiro é bom, mas o traseiro, tem que socar o pé para acionar algo ali. Já pedi regulagem mais alta na concessionária. A embreagem da SRAD é um pouco dura.
Motor
Motores Suzuki são barulhentos por natureza. Sem exceção. Rodando em baixa RPM, ouve-se a “bateção” interna vazando pelo Yoshimura da SRAD. A partir de 5000RPM, tudo muda de figura e o ronco encorpa, e fica lindo. A B12S tinha um motor mais lisinho e gostoso de se ouvir.
Após rodar com Podium, coloquei gasolina comum no BR para testar. A moto mudou, para pior. Não ligava (tinha que ligar umas 5x até estabilizar), dava trancos, engasopava nas reduzidas e demorava para recuperar nas acelerações. Como toda moto minha, vou usar só Podium, sempre que puder.
Câmbio
O engate da SRAD é mais preciso, bem mais preciso, mas tem o inconveniente do tranco cada vez que se engata a 1ª. Normal das GSXR que eu rodei. A Bandit era horrível para puxar para 2ª marcha, deitei ao máximo o pedal para facilitar, mas era zuado mesmo assim, muito longo. A SRAD não dá tanto tranco em troca de marchas como era a W. Tem que maneiras na mão do acelerador, mas é mais macia mesmo.
Consumo
A B12S chegou a fazer 19km/l com garupa e baú cheio em viagem para Piracicaba, rodando a 120-140km/h. A média normal dela era 17km/l. Em dias endiabrados, ela fez 15km/l. ( o único tempo em que fez 11km/l, era porque havia instalado o escape e a carburação foi toda zuada por um mecânico “amigo”)
A primeira média da SRAD na cidade: 15km/l. Média na estrada dando umas esticadas: 16km/l. Média de ida e volta a Jaguariúna pela Anhanguera, +/- a 150mk/h e umas esticadas: 17km/l. Parece que estou pegando o jeito dela e aos poucos conseguindo tirar melhor proveito, com menor consumo.
Bom, é isso aí por enquanto. Bora colocar ela na pista no Track Day para ver como é.
Abs!
GSXR 1000 2007 - 15.000km - Pilot Road 2
Bom, acho que depois de quase 1000km rodados com a SRAD, posso fazer algumas comparações com a B12S
Carburação X Injeção
Minha maior vontade era pegar uma moto injetada para não ter que me preocupar com carburação, limpeza, esquentar pela manhã. Engano meu.
Ligava a Bandit sem puxar o afogador, ela ficava a 500RPM, e esperava uns 5 a 10 minutos (ia me vestir, colocar capacete, etc) para ela esquentar e lubrificar, para nao ficar engasgando. Saía lisinho.
A SRAD nao é muito diferente. Ligo ela fica em 1200RPM por uns 30 segundos, aí cai para 750RPM e fica por ali até esquentar, quando muda para 1000RPM. Não sai lisinha não.
Na SRAD, tem indicador de temperatura. Vi que ela sobe bem rápido se andando na cidade, e atinge 105ºC +/-. Na estrada, mantém +/- 75ºC.
A SRAD fria também é chatinha de andar, dá umas rateadas em baixa rotação.
Peso
Aqui mora o primeiro item perceptível, quando manobrando devagar ou com pés no chão. A SRAD com 166kg seco e a B12S com 211kg seco, mostram a diferença de tirá-las da inércia. Ao rodar acima de 60km/h, essa diferença praticamente desaparece.
Posição de pilotagem
Òbvio que a posição da SRAD é muito menos confortável que a da B12S.
Sua altura relativa ao solo é menor, o que facilita manobras, mas a posição motogp castiga o corpo se for rodar na cidade. Na estrada, confesso que não senti muita diferença após rodar 150km. Basta se preocupar em manter os braços livres (para não forçar o pulso), travar a barriga e sustentar o corpo nos pés e pernas. No primeiro dia, senti as batatas da perna. No segundo um pouco a coluna, no terceiro já não senti mais nada...de dor. Para longas viagens, vá de B12S. Uma coisa que gostei são as pedaleiras mais recuadas. Na bandit, curvas fechadas levavam as pedaleiras ao chão.
Rodagem
Posso dizer que a SRAD no começo dá medo. Tudo é muito arisco. Qualquer bombada de acelerador para sair parado, instiga a bicha a sair mais rápido do que deveria e o sistema de segurança da embreagem ativa a “patinação de disco controlada” para que sua traseira não saia rabeando. Não sabia disso. Fui perguntar na concessionária que defeito seria esse e me explicaram que não era defeito. Por ser um modelo anterior ao que incorporaram as curvas A, B e C de potência, essa tem esse sistema de segurança. Gostei, mas é foda. Deixei a moto morrer várias vezes na saída de farol até me acostumar. Fora os trancos que ela dava. Parecia um touro bravo. Nesse quesito, a B12S era muito, mas muito mais suave e mansa nas saídas. Uma delícia de moto para pilotar. Sempre achei que a diferença entre a 750W e a B12S eram muito pequenas de potência e torque (não falo de números, mas de sensação). A SRAD é do avesso, do outro mundo, de tão forte. Eu tenho controlado o pulso milimetricamente para não tomar um chão em baixa velocidade. Tenso demais. Andar na cidade esquenta muito a SRAD, e o respiro do radiador começa a cuspir um pouco de líquido de arrefecimento em ebulição.
Já na estrada, a SRAD se sente em casa, e eu também. Pode reduzir e girar o acelerador que dá para sentir o soco e a aceleração extremamente rápida. A moto parece estar num trilho, acima de 200km/h, muito mais estável que a B12S (óbvio, foi feita pra isso). Rodar em 6ª marcha a 4500RPM é o normal para a estrada a 120km/h, mas parece que está a 60km/h. Um detalhe ruim: a bolha original. Muito rasa, mesmo colando o peito no tanque, a ventania pega em 80% do capacete. Senti também que ela vibra mais que a Bandit. A B12S vibrava e 2500RPM, a SRAD vibra +/- a 4000RPM. Não é uma vibração de 2cil em V, mas se ficar com a perna colada no quadro, incomoda um pouco até passar desse ponto. Uma coisa que sei que vou sentir falta na minha próxima moto: o indicador de marcha. Já me acostumei a ele. Muito bom! Nas curvas de alta que peguei, ambas as motos se comportam muito bem. Não teve muita diferença. Puxar o joelho de fora, apertar a pedaleira de dentro, um pouco de contra-esterço, e ambas entram na curva muito bem. Mas é na saída que mora o problema: se der mão na SRAD, certeza que ela vai te dar um susto. Até agora, fui bem maneiro nas acelerações de saída..
Por sorte pude comparar ambas com o mesmo pneu: Pilot Road 2CT. Eu gostei desse pneu. Me acostumei a ele. Rodo numa boa, sem sustos. Não sei se numa tocada mais forte ele vai apresentar alguma surpresa.
Espelhos
Ambos espelhos são bons. O da SRAD vibra um pouco mais que o da B12S, mas ambos agüentam bem a velocidade.
Painel:
Acho o painel da B12S mais “User Friendly”. Os botões de ADJ e SEL da B12S são melhor posicionados e o toque é mais preciso, o que facilita a mudança mesmo com luvas. Os botões da SRAD são pequenos, localizados num ponto ruim e tem que apertar mais fundo. Fora que a sequência de dados deveria ter uma opção “Clock” direta.
Freio / Manetes
O fato de que eu estava rodando com aeroquip na B12S mudou muito a sensibilidade ao pegar a SRAD. Parecia que ela não tinha freio no início, principalmente o traseiro. Assim que eu tiver uma grana extra, vou colocar Aeroquip. O Freio dianteiro é bom, mas o traseiro, tem que socar o pé para acionar algo ali. Já pedi regulagem mais alta na concessionária. A embreagem da SRAD é um pouco dura.
Motor
Motores Suzuki são barulhentos por natureza. Sem exceção. Rodando em baixa RPM, ouve-se a “bateção” interna vazando pelo Yoshimura da SRAD. A partir de 5000RPM, tudo muda de figura e o ronco encorpa, e fica lindo. A B12S tinha um motor mais lisinho e gostoso de se ouvir.
Após rodar com Podium, coloquei gasolina comum no BR para testar. A moto mudou, para pior. Não ligava (tinha que ligar umas 5x até estabilizar), dava trancos, engasopava nas reduzidas e demorava para recuperar nas acelerações. Como toda moto minha, vou usar só Podium, sempre que puder.
Câmbio
O engate da SRAD é mais preciso, bem mais preciso, mas tem o inconveniente do tranco cada vez que se engata a 1ª. Normal das GSXR que eu rodei. A Bandit era horrível para puxar para 2ª marcha, deitei ao máximo o pedal para facilitar, mas era zuado mesmo assim, muito longo. A SRAD não dá tanto tranco em troca de marchas como era a W. Tem que maneiras na mão do acelerador, mas é mais macia mesmo.
Consumo
A B12S chegou a fazer 19km/l com garupa e baú cheio em viagem para Piracicaba, rodando a 120-140km/h. A média normal dela era 17km/l. Em dias endiabrados, ela fez 15km/l. ( o único tempo em que fez 11km/l, era porque havia instalado o escape e a carburação foi toda zuada por um mecânico “amigo”)
A primeira média da SRAD na cidade: 15km/l. Média na estrada dando umas esticadas: 16km/l. Média de ida e volta a Jaguariúna pela Anhanguera, +/- a 150mk/h e umas esticadas: 17km/l. Parece que estou pegando o jeito dela e aos poucos conseguindo tirar melhor proveito, com menor consumo.
Bom, é isso aí por enquanto. Bora colocar ela na pista no Track Day para ver como é.
Abs!
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Essa moto é o meu FUTURO UP... sonho de consumo TOTAL!!
Parabens pelo brinquedo!
Parabens pelo brinquedo!
festeves- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 02/06/2009
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
legal euro, parabens, belas dicas e excelentes impressões tiradas das duas motokas, acredito que dentre em breve deve vir mais alguns relatos tirando assim mais duvidas da galera que tem ou pensam em trocar..
abraços
abraços
Wil- Participante
- Data de inscrição : 10/12/2008
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
belo relato Euro.. Parabens pela conquista..!!
um dia eu chego numa destas, meu sonho de consumo tbm..!!
abs.!
um dia eu chego numa destas, meu sonho de consumo tbm..!!
abs.!
Rick_- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 14/04/2009
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
literalmente X2!!!Rick_ escreveu:belo relato Euro.. Parabens pela conquista..!!
um dia eu chego numa destas, meu sonho de consumo tbm..!!
abs.!
RaFa AgOsT- Admin
-
Idade : 41
Data de inscrição : 14/12/2008
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
bom relato, assim ja da pra saber o que me espera pois em breve quero ta numa dessas..
mas pareceu meio sofrido a experiencia no inicio..hehehe
mas pareceu meio sofrido a experiencia no inicio..hehehe
Convidad- Convidado
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Boa Euro,
Queria muito ter uma SRAD, ou uma SS, mas minha coluna não me permitirá!
A propósito, todos os dias passo em frente a concessionária Suzuki da minha cidade, São José dos Campos/SP, eles tem lá duas srad's da cor da sua... LINDAS...
Excelente seu comparativo!
Valeu
Queria muito ter uma SRAD, ou uma SS, mas minha coluna não me permitirá!
A propósito, todos os dias passo em frente a concessionária Suzuki da minha cidade, São José dos Campos/SP, eles tem lá duas srad's da cor da sua... LINDAS...
Excelente seu comparativo!
Valeu
Carvasi- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 30/07/2008
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Tá de parabéns Euro, o relato tá muito claro e vai ajudar muito quem tá precisando de informações sobre essa moto, principalmente de como se deve ter cautela na hora de acelerar.
Euro, me responda uma coisa, essa sua SRAD é o mesmo modelo novo, digo a mais nova que se vende no Brasil?
Euro, me responda uma coisa, essa sua SRAD é o mesmo modelo novo, digo a mais nova que se vende no Brasil?
Jesus- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Excelente comparativo, parabéns e vai com calma na nova máquina!
Apolo- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 31/10/2008
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Euro excelente comparativo.
Estava planejando minha volta ao mundo das SS, mas depois de uns rolês numa R6, acho que vou deixar essa vontade descansar por mais um tempo. Minhas costas já não são as mesmas hehehehe...aaaaai como dói!!! kkkkkk
Estava planejando minha volta ao mundo das SS, mas depois de uns rolês numa R6, acho que vou deixar essa vontade descansar por mais um tempo. Minhas costas já não são as mesmas hehehehe...aaaaai como dói!!! kkkkkk
Alexandre (PENHA)- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 11/03/2008
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Jesus escreveu:
Euro, me responda uma coisa, essa sua SRAD é o mesmo modelo novo, digo a mais nova que se vende no Brasil?
não.
já tem a 2008/2009 que mudou um pouco, e entrou a programação da curva de potência ABC...
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
a moto deve ser uma bazoooca.
Muito bom o comparativo.
Muito bom o comparativo.
Convidad- Convidado
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Parabéns Euro!! ótimas impressões, muito bem detalhadas, podia até mandar pra uma revista como sugestão.. (quem sabe os caras da Moto Max..)
Tua moto é show, sem comentários velho (isso pq nem vi pessoalmente ainda) com certeza vai ser meu próximo up também (só que no caso, uma 750 pq sou cagão, heheheh
Abraço
Tua moto é show, sem comentários velho (isso pq nem vi pessoalmente ainda) com certeza vai ser meu próximo up também (só que no caso, uma 750 pq sou cagão, heheheh
Abraço
Juliao- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 07/11/2008
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Muito bom Euro!
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Parabéns pelo texto, Euro. Padrão "Europeu" mesmo! Tudo muito bem explicado e sem aquele deslumbramento tipo "a moto anda muito mais que a outra!". Isso todo mundo sabe, mas a gente usa a moto em várias situações e você abordou quase todas, só ficou faltando o comportamento delas no off-road pesado e na neve, mas fica pra próxima...
Luis Claudio- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 06/01/2009
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Juliao escreveu:Parabéns Euro!! ótimas impressões, muito bem detalhadas, podia até mandar pra uma revista como sugestão.. (quem sabe os caras da Moto Max..)
Tua moto é show, sem comentários velho (isso pq nem vi pessoalmente ainda) com certeza vai ser meu próximo up também (só que no caso, uma 750 pq sou cagão, heheheh
Abraço
é meu querido, eu buscava uma 750, mas apareceu a 1000cc quase no mesmo valor, e pensei no conforto por ser um pouco maior...
valeu pelos elogios, povo ensolarado!
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
Aí doido, mandou ver, excelente o comparativo !
Cara, penso mt nesse tipo de UP.
Mas morro de medo de sentir falta da versatilidade da B12... essa moto é boa demais... oque vc informou só corroborou com aquilo que eu já idealizava: ter uma SRAD é bom demais, pro ego e na hora da "estilingada"; porém, uma Bandit 1200 bem "aproveitada", faz uma "frente" bacana tb, e com a vantagem de ñ custar o preço de uma SRAD.
Vou ficar é mt puto se pegar uma SRAD, e sentir saudades da B12.
E olha que não sou de me apegar a motos não.
Mas na hora da "estilingada" de reta na estrada, uma potência a mais tá fazendo um pouco de falta, apenas frente as 1000.
Cara, penso mt nesse tipo de UP.
Mas morro de medo de sentir falta da versatilidade da B12... essa moto é boa demais... oque vc informou só corroborou com aquilo que eu já idealizava: ter uma SRAD é bom demais, pro ego e na hora da "estilingada"; porém, uma Bandit 1200 bem "aproveitada", faz uma "frente" bacana tb, e com a vantagem de ñ custar o preço de uma SRAD.
Vou ficar é mt puto se pegar uma SRAD, e sentir saudades da B12.
E olha que não sou de me apegar a motos não.
Mas na hora da "estilingada" de reta na estrada, uma potência a mais tá fazendo um pouco de falta, apenas frente as 1000.
Francisco RJ- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
numa boa, curta bem a B12S.
ela não faz feio a nenhuma moto. e posso dizer isso agora.
mesmo quem diga que hornet é melhor, etc...
sabendo tocar, deixar todo mundo pra trás.
ela não faz feio a nenhuma moto. e posso dizer isso agora.
mesmo quem diga que hornet é melhor, etc...
sabendo tocar, deixar todo mundo pra trás.
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
pessoal aqui e loco pelas SS. seis sao loco. os cara novo ae, quando chegarem nos 50, nao vao ter mais joelho e um punhado de hernia de disco. do jeito que ta andando essas leis ae, as nossas tocadas mais violentas (200km pra cima) estao com os dias contados. comparativo massa esse, seria melhor pega uma 750 ou 1000 quem vai correr em circuito ne. viagem, passeio, as bandit sao as melhores. esses canhao das SS e pra quem quer ser piloto. devono digo, seis tao loco, troca bandit por srad. pra faze curva ainda, ehhehehei, ai meu joelho, so de pensa.
Convidad- Convidado
Re: Comparativo B12S x GSXR1000
decapatack escreveu:pessoal aqui e loco pelas SS. ......, ai meu joelho, so de pensa.
2x - E não dá pra pensar em garupa, só se não gostar dela, é uma posição #%#@¨#!!!
Euro belo comparativo.
Abs,
Elton- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 23/04/2009
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