Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
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Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Da pra fazer com carro tb, mas achei mais pratico nas motos.
Muitos aqui devem passar pelo mesmo que eu passo, pra sair de casa com a moto tem de abrir o portão da garagem com controle remoto.
Os problemas são:
-Quando está chovendo ter de ficar caçando o controle no bolso
-Quando está de luva pegar o controle no bolso tb é um saco.
-Mais uma coisa pra ficar fazendo volume no bolso
-Se acabar a pilha vc vai ter abrir o portão no manual
-Vc pode perder o controle (ja esqueci o meu no bolso da camisa e ele caiu)
Eu mesmo detestava usar controle pois meu macacão só tem bolso interno, ai tinha de abrir e fechar o portão e depois abrir o macacão na rua pra guardar o controle.
Se vc tb detesta controle seus problemas acabaram.
Primeiramente vc deve levar o seu controle em uma eletronica e pedir para o cara fechar um curto nele, assim ele fica ligado direto quando a pilha está ligada nele.
A pilha usada por esses controles é de 12v a mesma voltagem da bateria, por isso a pilha é cara e dificil de achar. Elá é bem pequena, quem ja abriu o controle sabe como é.
Apos ter feito o curto peça pra ele tb soldar um fil em cada terminal do encaixa da pilha. De preferencia solde um vermelho no positivo e um preto no negativo, 30cm de fio são o suficiente.
Com o propio ferro de solda fale pra ele derreter um pouco do lado da tampinha do controle (que é de plastico) pra vc passar os fios.
Dê um nozinho nos fios na parte que fica dentro do controle pra caso vc puxe o fio acidentalmente ele não arrebente la onde foi soldado.
Teste usando a pilha original, lique ela nos dois filzinhos e o portão deverá abrir. Blz.
Agora vc faça o seguinte, ligue o fio preto em qualquer ponto de seu chassi, mesa, parafuso, metal que possa servir de aterramento. Eu na minha moto usei uma braçadeira de metal que pega os fios que saem dos dois manucotos. Na burgman da minha esposa eu prendi no chassi.
O fio vermelho vc fará o seguinte. solte o soquete da lampada, ela tem três pinos, os dois iguais são dois positivos, um pra lampada alta, e o outro pra baixa. E o outro pino diferente é o negativo.
Eu não sei qual é o positivo do alto ou do baixo na lampada H4, pq na minha F as lampadas são separadas, o que facilitou, mas basta tentar, enrrole o fio vermelho (positivo) do controle no pino positivo da lampada e volte com o soquete que irá segurar o fio lá.
Geralmente os controles tem uma lampadazinha pra mostrar se estão funcionando. Ligue a moto e acenda o farol (nas novas ja acende sozinho) , se o controle acender a luzinha ou abrir o portão é pq vc ligou no positivo do filamento que acende o farol baixo, desconect o soquete e troque o fio para o outro plug.
Teste, se acender ou piscar o farol alto o portão deverá abrir.
Pronto, agora basta guardar o controle dentro do farol junto com a fiação.
Assim basta chegar perto do portão e piscar o alto que ele abrirá.
Eu adorei, ja entro direto, acho até mais seguro, ja pisco ele vai abrindo eu passo e ja pisco e ele fecha assim que eu passo. Nessa de parar a moto e ficar caçando o controle no bolso de madrugada ja pode dar tempo pra um neguinho te assaltar.
Qualquer duvida podem perguntar. Espero que tenham gostado da dica.
Muitos aqui devem passar pelo mesmo que eu passo, pra sair de casa com a moto tem de abrir o portão da garagem com controle remoto.
Os problemas são:
-Quando está chovendo ter de ficar caçando o controle no bolso
-Quando está de luva pegar o controle no bolso tb é um saco.
-Mais uma coisa pra ficar fazendo volume no bolso
-Se acabar a pilha vc vai ter abrir o portão no manual
-Vc pode perder o controle (ja esqueci o meu no bolso da camisa e ele caiu)
Eu mesmo detestava usar controle pois meu macacão só tem bolso interno, ai tinha de abrir e fechar o portão e depois abrir o macacão na rua pra guardar o controle.
Se vc tb detesta controle seus problemas acabaram.
Primeiramente vc deve levar o seu controle em uma eletronica e pedir para o cara fechar um curto nele, assim ele fica ligado direto quando a pilha está ligada nele.
A pilha usada por esses controles é de 12v a mesma voltagem da bateria, por isso a pilha é cara e dificil de achar. Elá é bem pequena, quem ja abriu o controle sabe como é.
Apos ter feito o curto peça pra ele tb soldar um fil em cada terminal do encaixa da pilha. De preferencia solde um vermelho no positivo e um preto no negativo, 30cm de fio são o suficiente.
Com o propio ferro de solda fale pra ele derreter um pouco do lado da tampinha do controle (que é de plastico) pra vc passar os fios.
Dê um nozinho nos fios na parte que fica dentro do controle pra caso vc puxe o fio acidentalmente ele não arrebente la onde foi soldado.
Teste usando a pilha original, lique ela nos dois filzinhos e o portão deverá abrir. Blz.
Agora vc faça o seguinte, ligue o fio preto em qualquer ponto de seu chassi, mesa, parafuso, metal que possa servir de aterramento. Eu na minha moto usei uma braçadeira de metal que pega os fios que saem dos dois manucotos. Na burgman da minha esposa eu prendi no chassi.
O fio vermelho vc fará o seguinte. solte o soquete da lampada, ela tem três pinos, os dois iguais são dois positivos, um pra lampada alta, e o outro pra baixa. E o outro pino diferente é o negativo.
Eu não sei qual é o positivo do alto ou do baixo na lampada H4, pq na minha F as lampadas são separadas, o que facilitou, mas basta tentar, enrrole o fio vermelho (positivo) do controle no pino positivo da lampada e volte com o soquete que irá segurar o fio lá.
Geralmente os controles tem uma lampadazinha pra mostrar se estão funcionando. Ligue a moto e acenda o farol (nas novas ja acende sozinho) , se o controle acender a luzinha ou abrir o portão é pq vc ligou no positivo do filamento que acende o farol baixo, desconect o soquete e troque o fio para o outro plug.
Teste, se acender ou piscar o farol alto o portão deverá abrir.
Pronto, agora basta guardar o controle dentro do farol junto com a fiação.
Assim basta chegar perto do portão e piscar o alto que ele abrirá.
Eu adorei, ja entro direto, acho até mais seguro, ja pisco ele vai abrindo eu passo e ja pisco e ele fecha assim que eu passo. Nessa de parar a moto e ficar caçando o controle no bolso de madrugada ja pode dar tempo pra um neguinho te assaltar.
Qualquer duvida podem perguntar. Espero que tenham gostado da dica.
Vegasus- Participante
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Idade : 40
Data de inscrição : 09/09/2008
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
muito util, mas se o farol for muito complicado pra desmontar, da pra instalar na buzina tb...
em todo caso parabens pelo post
em todo caso parabens pelo post
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Belo Tutu, gostei, vou tentar fazer na minha tbm...
Apolo- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 31/10/2008
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Valeu Vegasus, ótimo tutorial! super fácil de fazer!! abs
Danilo SBC- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 24/11/2008
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
é bem útil, só que se você rodar muito com o farol alto, você tende a reduzir a vida util do controle, foi ele ficará acionado o tempo que ficar com o farol aceso...
uma outra ideia é ligar na saida do lampejador (axo q é assim q escreve, que serve para você dar sinal de luz) e em série colocar um diodo.
O diodo deixará o sinal sair do comutador (lampejador) e não deixará voltar quando ligar o farol.
uma outra ideia é ligar na saida do lampejador (axo q é assim q escreve, que serve para você dar sinal de luz) e em série colocar um diodo.
O diodo deixará o sinal sair do comutador (lampejador) e não deixará voltar quando ligar o farol.
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
show.
eu já fiz isso com dois controles. E com o tempo, perdi os dois...
Pelo que o Edgar explicou, a moto as vezes passa dos 12 v, e ai o controle pode ir para o saco. (os meus foram)
Fui no ML e comprei um controle próprio (R$ 25,00) que não tem que soldar e fechar o curto e já é próprio para o carro/moto.
Coloquei um botãozinho pequeno, colado embaixo do tanque e acabou o stress...
abs
eu já fiz isso com dois controles. E com o tempo, perdi os dois...
Pelo que o Edgar explicou, a moto as vezes passa dos 12 v, e ai o controle pode ir para o saco. (os meus foram)
Fui no ML e comprei um controle próprio (R$ 25,00) que não tem que soldar e fechar o curto e já é próprio para o carro/moto.
Coloquei um botãozinho pequeno, colado embaixo do tanque e acabou o stress...
abs
MCilas- Admin
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Idade : 54
Data de inscrição : 08/12/2007
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Ovo de colombo, muito legal. Vou fazer no carro e na moto , já encomendei o controle extra.Vegasus escreveu:Da pra fazer com carro tb, mas achei mais pratico nas motos.
Muitos aqui devem passar pelo mesmo que eu passo, pra sair de casa com a moto tem de abrir o portão da garagem com controle remoto.
Os problemas são:
-Quando está chovendo ter de ficar caçando o controle no bolso
-Quando está de luva pegar o controle no bolso tb é um saco.
-Mais uma coisa pra ficar fazendo volume no bolso
-Se acabar a pilha vc vai ter abrir o portão no manual
-Vc pode perder o controle (ja esqueci o meu no bolso da camisa e ele caiu)
Eu mesmo detestava usar controle pois meu macacão só tem bolso interno, ai tinha de abrir e fechar o portão e depois abrir o macacão na rua pra guardar o controle.
Se vc tb detesta controle seus problemas acabaram.
Primeiramente vc deve levar o seu controle em uma eletronica e pedir para o cara fechar um curto nele, assim ele fica ligado direto quando a pilha está ligada nele.
A pilha usada por esses controles é de 12v a mesma voltagem da bateria, por isso a pilha é cara e dificil de achar. Elá é bem pequena, quem ja abriu o controle sabe como é.
Apos ter feito o curto peça pra ele tb soldar um fil em cada terminal do encaixa da pilha. De preferencia solde um vermelho no positivo e um preto no negativo, 30cm de fio são o suficiente.
Com o propio ferro de solda fale pra ele derreter um pouco do lado da tampinha do controle (que é de plastico) pra vc passar os fios.
Dê um nozinho nos fios na parte que fica dentro do controle pra caso vc puxe o fio acidentalmente ele não arrebente la onde foi soldado.
Teste usando a pilha original, lique ela nos dois filzinhos e o portão deverá abrir. Blz.
Agora vc faça o seguinte, ligue o fio preto em qualquer ponto de seu chassi, mesa, parafuso, metal que possa servir de aterramento. Eu na minha moto usei uma braçadeira de metal que pega os fios que saem dos dois manucotos. Na burgman da minha esposa eu prendi no chassi.
O fio vermelho vc fará o seguinte. solte o soquete da lampada, ela tem três pinos, os dois iguais são dois positivos, um pra lampada alta, e o outro pra baixa. E o outro pino diferente é o negativo.
Eu não sei qual é o positivo do alto ou do baixo na lampada H4, pq na minha F as lampadas são separadas, o que facilitou, mas basta tentar, enrrole o fio vermelho (positivo) do controle no pino positivo da lampada e volte com o soquete que irá segurar o fio lá.
Geralmente os controles tem uma lampadazinha pra mostrar se estão funcionando. Ligue a moto e acenda o farol (nas novas ja acende sozinho) , se o controle acender a luzinha ou abrir o portão é pq vc ligou no positivo do filamento que acende o farol baixo, desconect o soquete e troque o fio para o outro plug.
Teste, se acender ou piscar o farol alto o portão deverá abrir.
Pronto, agora basta guardar o controle dentro do farol junto com a fiação.
Assim basta chegar perto do portão e piscar o alto que ele abrirá.
Eu adorei, ja entro direto, acho até mais seguro, ja pisco ele vai abrindo eu passo e ja pisco e ele fecha assim que eu passo. Nessa de parar a moto e ficar caçando o controle no bolso de madrugada ja pode dar tempo pra um neguinho te assaltar.
Qualquer duvida podem perguntar. Espero que tenham gostado da dica.
buzz- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 23/12/2008
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
faz mais de um ano que tenho na moto e no carro, é otimo.
Alan Delon- Participante
-
Idade : 57
Data de inscrição : 13/12/2007
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
assim como o Cilas....tbm já perdi 2 controles....
o primeiro tinha dado problema, o botao havia disparado, e aí nem precisei fazer o "curto"...mas não durou 1 semana...
o segundo...(resolvi tentar mais uma vez...jah q o primeiro nao era novo...e tal)...durou 1 mes e já era...continuava ligando e tal...mas nao abria mais o portao...tentei codificar novamente com o portao...mas sem chance...jah era...
Tbm já vi na Sta Ifigenia, aqui em SP, um controle proprio...que nem precisa de dar o curto...porem nao serve no meu portao...que eh da marca Peccinin...(o unico que usa frequencia diferente...e por isso nao dá pra adaptar controles de outras marcas)
P.S. - OS MEUS 2 CONTROLES FORAM INSTALADOS NO CARRO...NUNK TENTEI NA MOTO...MAS VIAJO MTO E FICO COM O FAROL ALTO LIGADO POR MTO TEMPO...TLVZ POR ISSO OS CONTROLES NAO TENHAM AGUENTADO....
Pelo q vi, o Alan tem a adaptacao funcionando...portanto...boa sorte !!!
o primeiro tinha dado problema, o botao havia disparado, e aí nem precisei fazer o "curto"...mas não durou 1 semana...
o segundo...(resolvi tentar mais uma vez...jah q o primeiro nao era novo...e tal)...durou 1 mes e já era...continuava ligando e tal...mas nao abria mais o portao...tentei codificar novamente com o portao...mas sem chance...jah era...
Tbm já vi na Sta Ifigenia, aqui em SP, um controle proprio...que nem precisa de dar o curto...porem nao serve no meu portao...que eh da marca Peccinin...(o unico que usa frequencia diferente...e por isso nao dá pra adaptar controles de outras marcas)
P.S. - OS MEUS 2 CONTROLES FORAM INSTALADOS NO CARRO...NUNK TENTEI NA MOTO...MAS VIAJO MTO E FICO COM O FAROL ALTO LIGADO POR MTO TEMPO...TLVZ POR ISSO OS CONTROLES NAO TENHAM AGUENTADO....
Pelo q vi, o Alan tem a adaptacao funcionando...portanto...boa sorte !!!
vytor- Moderador
-
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Na burgman da minha esposa eu instalei na lampada do farolete que fica ligada quase o tempo todo, rodo com ela diariamente e o controle não queimou. É que me falta saco pra desmontar a carenagem dela pra ter acesso a lampada do farol.
Será que quem queimou aqui não colocou o fio negativo ligado no terminal negativo da lampada não? Pq tb funciona mas segundo o cara que me ensinou poderia queimar, aterrado no chassi ele disse que nunca queimaria. Ele ta com o dele no farol alto da moto a mais de um ano e nunca teve problemas.
Será que quem queimou aqui não colocou o fio negativo ligado no terminal negativo da lampada não? Pq tb funciona mas segundo o cara que me ensinou poderia queimar, aterrado no chassi ele disse que nunca queimaria. Ele ta com o dele no farol alto da moto a mais de um ano e nunca teve problemas.
Vegasus- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 09/09/2008
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
o que eu usei é algo assim:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87024189-controle-no-farol-pporto-autom-garensegppapeccinin-_JM
Vegasus,
a história do negativo no chassi pode fazer sentido sim.Mas não lembro como tinha ligado os meus outros...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87024189-controle-no-farol-pporto-autom-garensegppapeccinin-_JM
Vegasus,
a história do negativo no chassi pode fazer sentido sim.Mas não lembro como tinha ligado os meus outros...
MCilas- Admin
-
Idade : 54
Data de inscrição : 08/12/2007
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
...quanto aos 12 volts é fácil.. ...é só colocar um regulador de tensão 7812.... ..deve custar no maximo R$ 2 conto
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Vegasus,
Excelente idéia. Eu já me vi várias vezes caçando o controle do portão pelos bolsos da jaqueta e da calça, ficando na rua a mercê do adorador do alheio. Vou "pegar" sua idéia..rss
Valeu!
Excelente idéia. Eu já me vi várias vezes caçando o controle do portão pelos bolsos da jaqueta e da calça, ficando na rua a mercê do adorador do alheio. Vou "pegar" sua idéia..rss
Valeu!
Carvasi- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 30/07/2008
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Pessoal, comprei esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86922326-_JM
Ainda não instalei, preciso arrumar um local, algume tem alguma ideia ? É do tamanho de um controle manual, bem pequeno.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86922326-_JM
Ainda não instalei, preciso arrumar um local, algume tem alguma ideia ? É do tamanho de um controle manual, bem pequeno.
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Boooooa Vergasus,
Valeu pelo tuto é bem legal e, assim não ficamos ''marcando'' esperando (PARADOS) o portão abrir.
Noooooossa só tem expert's no SOL..........caracas....!!!
Já estou cogitando a possibilidade de fazer um curso de mecanica........só p/ entender + os ensinamentos de vc's........bem legal esses bate-papo's.......!!!!
Abs
Valeu pelo tuto é bem legal e, assim não ficamos ''marcando'' esperando (PARADOS) o portão abrir.
Noooooossa só tem expert's no SOL..........caracas....!!!
Já estou cogitando a possibilidade de fazer um curso de mecanica........só p/ entender + os ensinamentos de vc's........bem legal esses bate-papo's.......!!!!
Abs
k n@riu- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 28/04/2009
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Parabéns pela ideia e pelo post!!!!
Aqui no SOL tem desde eletricista ate torneiro mecanico..... o pessoal sabe fazer de tudo.
Aqui no SOL tem desde eletricista ate torneiro mecanico..... o pessoal sabe fazer de tudo.
Convidad- Convidado
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Caraca, ligado em série com a lâmpada? Isso deve queimar o controle se passar algum tempo ligado...
Acho que o ideal seria ligar em paralelo com o a alimentação do farol, um resistor para limitar a corrente e o regulador de tensão (7812) que o Shudo citou...
Acho que o ideal seria ligar em paralelo com o a alimentação do farol, um resistor para limitar a corrente e o regulador de tensão (7812) que o Shudo citou...
Predator- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 13/12/2007
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Ja tinha tido idéia parecida, mas nunca tinha pensado em como colocar em pratica.
Vou fazer isso em brave.
Valeu pelo post!
Vou fazer isso em brave.
Valeu pelo post!
[YZF] Luis R-1- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 09/08/2009
Re: Tutorial, controle do portão da garagem no farol.
Galera to com uma promoção de " tx car " o equipamento já fabricado para este uso serve tanto em carro como em moto
tenho compativel a toda linha de :
controle PPA 292 e 433 mhz a R$ 15,00
controle Garem 315 , 325 e 433 á R$ 15,00
controle peccinin 433 á R$ 25,00
despacho pra todo brasil
frete por conta do comprador
mas estes valores somente mencionando ser do suzuki on line
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138547120-abra-seu-porto-com-um-toque-no-farol-_JM
www.papiniportoes.com.br
tenho compativel a toda linha de :
controle PPA 292 e 433 mhz a R$ 15,00
controle Garem 315 , 325 e 433 á R$ 15,00
controle peccinin 433 á R$ 25,00
despacho pra todo brasil
frete por conta do comprador
mas estes valores somente mencionando ser do suzuki on line
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138547120-abra-seu-porto-com-um-toque-no-farol-_JM
www.papiniportoes.com.br
PAPINI- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 01/12/2008
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