Ponteira de inox - Multa ou não?
5 participantes
Página 1 de 1
Ponteira de inox - Multa ou não?
Pessoal,
Estou pensando em tirar o escape original da moto e colocar uma ponteira tipo essa:
Gostaria de saber se isso é ilegal ou não já que o silenciador e o catalisador irão ficar.. trocarei somente a ponteira..
Pesquisei no fórum e não achei nenhum tópico que falasse exatamente sobre isso.
Estou pensando em tirar o escape original da moto e colocar uma ponteira tipo essa:
Gostaria de saber se isso é ilegal ou não já que o silenciador e o catalisador irão ficar.. trocarei somente a ponteira..
Pesquisei no fórum e não achei nenhum tópico que falasse exatamente sobre isso.
raavi- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 01/10/2016
Re: Ponteira de inox - Multa ou não?
Cara, é ilegal pois retira o abafador, é caracterizado como descarga livre, mesmo tendo o catalisador lá. O abafador você tirou junto com a ponteira.
Eu ando assim de CBR, ela tem uma caixa grande debaixo da moto onde fica catalisador e o coletor faz uma volta debaixo da balança. O som é bem baixo (igual Hornet qdo tira a ponteira), mas fica sem nada de acabamento, o que pode ser o suficiente para dar multa. Não fui parado ainda, mas se me pararem e quiserem embaçar, até remoção do veículo é possível.
Eu ando assim de CBR, ela tem uma caixa grande debaixo da moto onde fica catalisador e o coletor faz uma volta debaixo da balança. O som é bem baixo (igual Hornet qdo tira a ponteira), mas fica sem nada de acabamento, o que pode ser o suficiente para dar multa. Não fui parado ainda, mas se me pararem e quiserem embaçar, até remoção do veículo é possível.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Ponteira de inox - Multa ou não?
SC não sei mas no PR multam
Daniel H13- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 24/07/2009
Re: Ponteira de inox - Multa ou não?
Daniel H13 escreveu:SC não sei mas no PR multam
Multa e apreensão?
raavi- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 01/10/2016
Re: Ponteira de inox - Multa ou não?
Extraido de uma matéria da revista Duas Rodas.
Entender o que diz a Lei não é tarefa fácil, há sempre uma margem para interpretações diferentes. Exatamente por isso, é cada vez mais comum a cena do policial que multa o motociclista por barulho excessivo do escapamento. Detalhe: nenhum agente de trânsito brasileiro dispõe de um decibelímetro para medição de ruído e raramente eles conhecem toda a regulamentação. As fabricantes de escapes reclamam que as vendas caíram até 80% nos Estados do Sul, onde o problema é mais grave e chegam a ocorrer apreensões de motos. "Os lojistas da região não querem trabalhar com escapes esportivos, porque lá os clientes sofrem uma fiscalização abusiva e sem qualquer embasamento técnico", conta Fernando Rios, engenheiro de projetos da Sarachú. Já Fábio Lemos, diretor do departamento técnico da Roncar, diz que "estamos assistindo a uma comprovação de ignorância, que só atende aos interesses da indústria de multas". DUAS RODAS procurou Daniel Schmidt, responsável pelos programas de regulamentação que redigiu a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) sobre emissões e ruídos de motos. Schmidt resumiu a "regra" que vale hoje no Brasil: motos fabricadas até 1993 devem respeitar o limite de ruído de 99 decibéis (dB). A partir de 1993, passaram a ser feitas medições em todas as motos antes do lançamento. Este limite de ruído de cada modelo está no manual do proprietário e pode ser ultrapassado em até 3 dB quando se troca o escapamento. "O guarda multa porque no trânsito percebe que determinada moto se destaca, fazendo mais ruído que as outras", justifica Schmidt. Na prática, pode até funcionar assim, mas essas multas não têm qualquer embasamento legal. A medição de ruídos em motos deve ser feita de acordo com outra norma, a NBR 9714 (veja em "Como é medido"). E para isso, os agentes de trânsito teriam de ter no mínimo um decibelímetro e conhecer melhor as resoluções do Conama
Entender o que diz a Lei não é tarefa fácil, há sempre uma margem para interpretações diferentes. Exatamente por isso, é cada vez mais comum a cena do policial que multa o motociclista por barulho excessivo do escapamento. Detalhe: nenhum agente de trânsito brasileiro dispõe de um decibelímetro para medição de ruído e raramente eles conhecem toda a regulamentação. As fabricantes de escapes reclamam que as vendas caíram até 80% nos Estados do Sul, onde o problema é mais grave e chegam a ocorrer apreensões de motos. "Os lojistas da região não querem trabalhar com escapes esportivos, porque lá os clientes sofrem uma fiscalização abusiva e sem qualquer embasamento técnico", conta Fernando Rios, engenheiro de projetos da Sarachú. Já Fábio Lemos, diretor do departamento técnico da Roncar, diz que "estamos assistindo a uma comprovação de ignorância, que só atende aos interesses da indústria de multas". DUAS RODAS procurou Daniel Schmidt, responsável pelos programas de regulamentação que redigiu a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) sobre emissões e ruídos de motos. Schmidt resumiu a "regra" que vale hoje no Brasil: motos fabricadas até 1993 devem respeitar o limite de ruído de 99 decibéis (dB). A partir de 1993, passaram a ser feitas medições em todas as motos antes do lançamento. Este limite de ruído de cada modelo está no manual do proprietário e pode ser ultrapassado em até 3 dB quando se troca o escapamento. "O guarda multa porque no trânsito percebe que determinada moto se destaca, fazendo mais ruído que as outras", justifica Schmidt. Na prática, pode até funcionar assim, mas essas multas não têm qualquer embasamento legal. A medição de ruídos em motos deve ser feita de acordo com outra norma, a NBR 9714 (veja em "Como é medido"). E para isso, os agentes de trânsito teriam de ter no mínimo um decibelímetro e conhecer melhor as resoluções do Conama
Bellizzi- Participante
-
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: Ponteira de inox - Multa ou não?
Bellizzi escreveu:Extraido de uma matéria da revista Duas Rodas.
Entender o que diz a Lei não é tarefa fácil, há sempre uma margem para interpretações diferentes. Exatamente por isso, é cada vez mais comum a cena do policial que multa o motociclista por barulho excessivo do escapamento. Detalhe: nenhum agente de trânsito brasileiro dispõe de um decibelímetro para medição de ruído e raramente eles conhecem toda a regulamentação. As fabricantes de escapes reclamam que as vendas caíram até 80% nos Estados do Sul, onde o problema é mais grave e chegam a ocorrer apreensões de motos. "Os lojistas da região não querem trabalhar com escapes esportivos, porque lá os clientes sofrem uma fiscalização abusiva e sem qualquer embasamento técnico", conta Fernando Rios, engenheiro de projetos da Sarachú. Já Fábio Lemos, diretor do departamento técnico da Roncar, diz que "estamos assistindo a uma comprovação de ignorância, que só atende aos interesses da indústria de multas". DUAS RODAS procurou Daniel Schmidt, responsável pelos programas de regulamentação que redigiu a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) sobre emissões e ruídos de motos. Schmidt resumiu a "regra" que vale hoje no Brasil: motos fabricadas até 1993 devem respeitar o limite de ruído de 99 decibéis (dB). A partir de 1993, passaram a ser feitas medições em todas as motos antes do lançamento. Este limite de ruído de cada modelo está no manual do proprietário e pode ser ultrapassado em até 3 dB quando se troca o escapamento. "O guarda multa porque no trânsito percebe que determinada moto se destaca, fazendo mais ruído que as outras", justifica Schmidt. Na prática, pode até funcionar assim, mas essas multas não têm qualquer embasamento legal. A medição de ruídos em motos deve ser feita de acordo com outra norma, a NBR 9714 (veja em "Como é medido"). E para isso, os agentes de trânsito teriam de ter no mínimo um decibelímetro e conhecer melhor as resoluções do Conama
Tá certo.. o problema aqui é que eu queria andar sem a ponteira, mas acho que não vai ter jeito...
Tenho que colocar um escape esportivo e torcer para não levar multa (mesmo que o policial não esteja correto).
raavi- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 01/10/2016
Re: Ponteira de inox - Multa ou não?
Pesquise na OLX tem alguns escapes tipo megafone ou WR a 250,00. Sempre compro por ali.
Tem alguns curtos que vem com db killer que abafa um pouco o som.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799112943-ponteira-inox-gsx-650f1250fa-e-bandit-1250650-com-dbkiller-_JM
Tem alguns curtos que vem com db killer que abafa um pouco o som.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799112943-ponteira-inox-gsx-650f1250fa-e-bandit-1250650-com-dbkiller-_JM
Daniel H13- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 24/07/2009
Re: Ponteira de inox - Multa ou não?
Daniel H13 escreveu:Pesquise na OLX tem alguns escapes tipo megafone ou WR a 250,00. Sempre compro por ali.
Tem alguns curtos que vem com db killer que abafa um pouco o som.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799112943-ponteira-inox-gsx-650f1250fa-e-bandit-1250650-com-dbkiller-_JM
Mas seu eu colocar esse, será mais um motivo pra me multarem pois está sem descarga.. ou descarga livre.
raavi- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 01/10/2016
Re: Ponteira de inox - Multa ou não?
http://www.jeskap.com.br/Cartilha.pdf
http://www.disarsz.com/pagina/duvidas-sobre-legislacao.html
http://www.disarsz.com/pagina/duvidas-sobre-legislacao.html
wagner2029- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 11/03/2016
Tópicos semelhantes
» SUPORTE PARA CAMERAS FILMADORAS COM VENTOSA
» conhecendo AÇO INOX
» suporte articulado em inox 304
» protetor de radiador b1250 em inox
» Limpeza e Revitalização Cromados e Inox
» conhecendo AÇO INOX
» suporte articulado em inox 304
» protetor de radiador b1250 em inox
» Limpeza e Revitalização Cromados e Inox
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos