ECU EDITOR
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ECU EDITOR
Fala galera, hoje eu descobri o tal do ECU EDITOR, eh uma ferramenta de mapeamento de injeção para suzukis de fácil acesso pois o software eh gratuito e o cabo custa cinco reais no ebay, ou pode ser feito em casa.
Mas é o seguinte, baixei o aplicativo, futuquei ele todo, mas tenho medo de rodar ele na moto. Alguem que tenha experiencia com isso pode ajudar??
http://ecueditor.com/
Mas é o seguinte, baixei o aplicativo, futuquei ele todo, mas tenho medo de rodar ele na moto. Alguem que tenha experiencia com isso pode ajudar??
http://ecueditor.com/
Charger- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: ECU EDITOR
Fala Renan,
CAra, eu tive uma 675 que naquela época tinha ECU aberta, usávamos o TuneECU com acesso aos principais mapas e sensores.
O grande lance é você poder baixar o mapa de combustível e/ou ponto de ignição e alterá-lo, regravando novamente na ECU. Esse é o momento mais delicado e pode se tornar problemático.
Como vc esta gravando numa ROM, memória não volátil, se ocorrer algum erro nessa gravação vc perde a ECU. Exemplo: o note ou computador desliga no meio da gravação. Pronto, fodeu. Outra coisa é que, ao regravar um mapa, vc muda o checksum da ECU, ou seja, é rastreável pela concessionária que isso foi feito, no caso de ainda estar vigorando garantia.
Agora, eu não faria nenhuma alteração sem absoluta certeza sobre o que está fazendo. Antecipar acionamento da vetoinha, funcionamento da valvula de escape, habilitar ou desabilitar o PAIR (se for possível), tudo isso é tranquilo e não trará grandes problemas se feito com o mínimo de atenção. A dificuldade é mexer nos percentuais de gasolina e principalmente, no avanço de ponto.
São justamente nesses mapas que se obtem performance e se for feita uma alteração sem conhecimento/validação, pode-se ferrar o motor. Mas acho que isso vc sabe né?
Esse programa, se funcionar corretamente, é uma ótima para se remapear a moto, em cima de um dino preferencialmente, para se obter alguma performance. ECU aberta é tudo de bom.
CAra, eu tive uma 675 que naquela época tinha ECU aberta, usávamos o TuneECU com acesso aos principais mapas e sensores.
O grande lance é você poder baixar o mapa de combustível e/ou ponto de ignição e alterá-lo, regravando novamente na ECU. Esse é o momento mais delicado e pode se tornar problemático.
Como vc esta gravando numa ROM, memória não volátil, se ocorrer algum erro nessa gravação vc perde a ECU. Exemplo: o note ou computador desliga no meio da gravação. Pronto, fodeu. Outra coisa é que, ao regravar um mapa, vc muda o checksum da ECU, ou seja, é rastreável pela concessionária que isso foi feito, no caso de ainda estar vigorando garantia.
Agora, eu não faria nenhuma alteração sem absoluta certeza sobre o que está fazendo. Antecipar acionamento da vetoinha, funcionamento da valvula de escape, habilitar ou desabilitar o PAIR (se for possível), tudo isso é tranquilo e não trará grandes problemas se feito com o mínimo de atenção. A dificuldade é mexer nos percentuais de gasolina e principalmente, no avanço de ponto.
São justamente nesses mapas que se obtem performance e se for feita uma alteração sem conhecimento/validação, pode-se ferrar o motor. Mas acho que isso vc sabe né?
Esse programa, se funcionar corretamente, é uma ótima para se remapear a moto, em cima de um dino preferencialmente, para se obter alguma performance. ECU aberta é tudo de bom.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: ECU EDITOR
Grande amigo Berlindo, sabia q esse teme ia te fazer aparecer rsrsrs.
Então eu futuquei ele bastante já, mas como estou sem cabo, so brincando mesmo, vendo as funcionalidades do programa.
No caso o que eu achei mais legal pra eu fazer sem risco é alterar o enrijecimento do amortecedor de direção, desativar o pair e remover o limitador de 299.
Quanto aos mapas, analisei bem, como funciona, tem dois mapas disponiveis, um rpmxtps e outro pelo avanço.
Agora eu estou de k8, ai removi o catalisador e abafadores, as concessionarias daqui, nenhuma tem o programa da suzuki pra aumentar o combustivel pra compensar o maior fluxo de ar devido ao escape e ao k&n.
Nesse programa, tem a opção de aumentar todo o mapa de uma vez só, tipo, aumentar a injção de combustivel em 5% em todos os regimes e toda abertura do acelerador.
Será que aumentando por igual tem chance de dar muito errado?? Não consigo imaginar o porque sendo q to aumentando por igual todos. O maximo que pode acontecer é ela beber mais ou entao ficar tao exagerado ao ponto de lavar os cilindros, mas esse sinal eh facil de perceber sem equipamentos. Lógico que não eh o ideal,que nao da pra ter um ajuste fino, mas pra quem nao tem nada a menos de 800 kms de distancia.
Só pra constar tbm, pra quem tem duvidas, eu to com a k5 e a k8 na garagem e realmente nao tem boca, a k5 eh mais forte rsrsrsrs
Abraços meu amigo.
Então eu futuquei ele bastante já, mas como estou sem cabo, so brincando mesmo, vendo as funcionalidades do programa.
No caso o que eu achei mais legal pra eu fazer sem risco é alterar o enrijecimento do amortecedor de direção, desativar o pair e remover o limitador de 299.
Quanto aos mapas, analisei bem, como funciona, tem dois mapas disponiveis, um rpmxtps e outro pelo avanço.
Agora eu estou de k8, ai removi o catalisador e abafadores, as concessionarias daqui, nenhuma tem o programa da suzuki pra aumentar o combustivel pra compensar o maior fluxo de ar devido ao escape e ao k&n.
Nesse programa, tem a opção de aumentar todo o mapa de uma vez só, tipo, aumentar a injção de combustivel em 5% em todos os regimes e toda abertura do acelerador.
Será que aumentando por igual tem chance de dar muito errado?? Não consigo imaginar o porque sendo q to aumentando por igual todos. O maximo que pode acontecer é ela beber mais ou entao ficar tao exagerado ao ponto de lavar os cilindros, mas esse sinal eh facil de perceber sem equipamentos. Lógico que não eh o ideal,que nao da pra ter um ajuste fino, mas pra quem nao tem nada a menos de 800 kms de distancia.
Só pra constar tbm, pra quem tem duvidas, eu to com a k5 e a k8 na garagem e realmente nao tem boca, a k5 eh mais forte rsrsrsrs
Abraços meu amigo.
Charger- Participante
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Idade : 40
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: ECU EDITOR
Orra manda a K5 pra mim então!
Cara, assim, se vc quer engordar a mistura a chance de problema é pequena. No pior dos casos vai ter muita carbonização por causa do excesso de combustível. É ruim, mas não terrível.
Agora, os mapas originais são gordos em baixa, então eu não faria o aumento para todo o mapa. A chance de vc deixar o que já é gordo em obeso mórbido é gigante (e provavelmente certeira). O ideal seria um dino mesmo, pois aí você vê a curva de A/F e os eventuais buracos.
Eu aumentaria pouco, 2 a 3 % as médias e até 5% nos regimes de alto giro, 100% do acelerador aberto. Não mexeria em baixa. Testaria insistentemente, sempre guardando o backup do mapa atual para ter como base.
Acompanhar vela nesse caso não vale muito, pois o que vai ficar de cor nela muito provavelmente vai ser os sinais da mistura em baixa, chegando na sua casa ou onde você parar a moto. Mas se for atento, na subida de giro x velocidade, você consegue sacar se ela melhorou alguma coisa. É um trabalho de ouvido, empírico.
Não mexeria no avanço de ponto, em nenhuma hipótese. Embora haja espaço para ganhar e com certeza é aí que você levaria a moto para outro patamar, sem dinamômetro é risco demais. Uma engordadinha numa faixa de giros bem conhecida, testes, volta, mexe e assim vai.
Boa sorte e se quiser, te passo o CEP para entregar a K5...hahahaha Abraço!
Cara, assim, se vc quer engordar a mistura a chance de problema é pequena. No pior dos casos vai ter muita carbonização por causa do excesso de combustível. É ruim, mas não terrível.
Agora, os mapas originais são gordos em baixa, então eu não faria o aumento para todo o mapa. A chance de vc deixar o que já é gordo em obeso mórbido é gigante (e provavelmente certeira). O ideal seria um dino mesmo, pois aí você vê a curva de A/F e os eventuais buracos.
Eu aumentaria pouco, 2 a 3 % as médias e até 5% nos regimes de alto giro, 100% do acelerador aberto. Não mexeria em baixa. Testaria insistentemente, sempre guardando o backup do mapa atual para ter como base.
Acompanhar vela nesse caso não vale muito, pois o que vai ficar de cor nela muito provavelmente vai ser os sinais da mistura em baixa, chegando na sua casa ou onde você parar a moto. Mas se for atento, na subida de giro x velocidade, você consegue sacar se ela melhorou alguma coisa. É um trabalho de ouvido, empírico.
Não mexeria no avanço de ponto, em nenhuma hipótese. Embora haja espaço para ganhar e com certeza é aí que você levaria a moto para outro patamar, sem dinamômetro é risco demais. Uma engordadinha numa faixa de giros bem conhecida, testes, volta, mexe e assim vai.
Boa sorte e se quiser, te passo o CEP para entregar a K5...hahahaha Abraço!
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: ECU EDITOR
te mandei mp mas nao foi berlindo, ta lotada a caixa ai nao?? qualquer coisa me manda uma com o seu email, vou negociar essa k5 com vc rsrsrs.
Eu to lendo em tudo qnto eh site como faz esse cabo, os gringos tudo falam q eh facil mas eu ainda nao saquei, mas vou pesquisar mais e vou fazer uns testes, aumentar um cado a gasosa.
Eu nao to com ideia de mexer no avanço nao, isso da pra mim não, se bem q uma alteradinha no ponto pra esse alcool q estamos usando na gasolina nao seria ruim nao kkkkk
mas meus conhecimentos nao me deixam mexer nisso.
meu email é renangandini@hotmail.com
Eu to lendo em tudo qnto eh site como faz esse cabo, os gringos tudo falam q eh facil mas eu ainda nao saquei, mas vou pesquisar mais e vou fazer uns testes, aumentar um cado a gasosa.
Eu nao to com ideia de mexer no avanço nao, isso da pra mim não, se bem q uma alteradinha no ponto pra esse alcool q estamos usando na gasolina nao seria ruim nao kkkkk
mas meus conhecimentos nao me deixam mexer nisso.
meu email é renangandini@hotmail.com
Charger- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: ECU EDITOR
Não tá cheia não...sei lá...te mandei um e-mail.
O cabo não rola comprar pronto? Deve ser ODB2, basta saber qual protocolo...tem VAG-COM, tem ELM37, precisa saber qual é o padrão lá.
O cabo não rola comprar pronto? Deve ser ODB2, basta saber qual protocolo...tem VAG-COM, tem ELM37, precisa saber qual é o padrão lá.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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