YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
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Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
TÔ COM UMA YES 2008 QUE TIREI DE UM LEILÃO DO DETRAN. TEM QUASE 1 MÊS QUE TÔ PELEJANDO COM ELA, O PROBLEMA É MAIS FALTA DE TEMPO. APARENTEMENTE ELA SÓ PRECISAVA DE UNS PNEUS NOVOS, UMA REVISÃO GERAL E UM CABO NOVO DO MEDIDOR DE ROTAÇÃO, MAS COM O TEMPO DESCOBRI QUE ELA VAI PRECISAR DE MUITA DEDICAÇÃO. O MOTIVO É QUE O ANTIGO DONO ERA MUITO MÃO FECHADA E NÃO ERA CAPAZ DE COMPRAR UM SIMPLES PARAFUSO DO CARTER QUE CUSTA R$ 11,00 REAIS. ELE RODAVA COM UMA BATERIA DE SCOOTER, AQUELA MAIS COMPACTA QUE NÃO CHEGA A DAR 5A DE CARGA. NÃO SEI AINDA SE FIZ BOM NEGÓCIO, MAS TÔ FAZENDO O MÁXIMO DE ECONOMIA, SEM PREJUDICAR O FUTURO DA MOTO.
GENTE, EU NUNCA TIVE UMA SUZUKI E NA MINHA REGIÃO ELA NÃO É MUITO POPULAR, EU NÃO TENHO NENHUMA INFORMAÇÃO E TREINAMENTO PARA MEXER NUMA MOTO, MAS VOU FAZER ISSO SOZINHO PARA PROVAR PRA MIM MESMO QUE É POSSÍVEL O PROPRIETÁRIO FAZER SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO. EU FAÇO ISSO PORQUE ESTOU CANSADO DE SER ENGANADO E SER SUGADO. EU PODERIA TER ESCOLHIDO OUTRA MARCA, MAS PREFERI A SUZUKI POR QUESTÃO DE EXCLUSIVIDADE.
GENTE, EU NUNCA TIVE UMA SUZUKI E NA MINHA REGIÃO ELA NÃO É MUITO POPULAR, EU NÃO TENHO NENHUMA INFORMAÇÃO E TREINAMENTO PARA MEXER NUMA MOTO, MAS VOU FAZER ISSO SOZINHO PARA PROVAR PRA MIM MESMO QUE É POSSÍVEL O PROPRIETÁRIO FAZER SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO. EU FAÇO ISSO PORQUE ESTOU CANSADO DE SER ENGANADO E SER SUGADO. EU PODERIA TER ESCOLHIDO OUTRA MARCA, MAS PREFERI A SUZUKI POR QUESTÃO DE EXCLUSIVIDADE.
Última edição por JOAO2015 em Dom 15 Nov 2015, 20:11, editado 1 vez(es)
JOAO2015- Participante
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Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
O QUE FIZ ATÉ AGORA:
SERVIÇO DE REBOQUE DO PÁTIO PARA MINHA CASA: 20,00 (TÁ BARATO PORQUE EU DEI SORTE, GERALMENTE É 30,00)
CHAVE TORX 27 COM GUIA. É A CHAVE ESTRELA COM UM FURINHO NO MEIO (NUNCA TINHA VISTO): 10,00 (DEI SORTE, PORQUE COMPREI AVULSA). USADA PARA DESMONTAR A TRAVA DO BANCO.
DESPESA COM CHAVEIRO PARA IGNIÇÃO E TANQUE: 55,00 (FORAM 2 CHAVES DIFERENTES)
DESPESA COM BORRACHEIRO SÓ PRA SELAR E ENCHER OS DOIS PNEUS E DEPOIS DESCOBRIR QUE O TRASEIRO ESTAVA COM 5 FUROS: 20,00
PRIMEIRO TESTE: ENFIEI A CHAVE E TENTEI DAR PARTIDA, MAS O ARRANQUE NEM SE MEXEU. SÓ ESCUTEI UM ESTALO QUE PARECE SER DO RELÉ. FIQUEI PREOCUPADO. ISSO FOI FEITO DEPOIS DE RECARREGAR A BATERIA.
COMPRA DE CÂMARA DE AR MARCA X (NUNCA OUVI FALAR, MAS PARECIA SER BOA): 18,00 (COMPREI DE UM ATACADISTA). O PNEU TRASEIRO 100/90-18 (ORIGINAL É 90/90-18), TAVA QUE NEM UM PENEIRA E O MAIS VANTAJOSO SERIA USAR COM CÂMARA, POR ENQUANTO PORQUE ELE AINDA NÃO TINHA SIDO GASTO.
CHAVE ALLEN N4 PARA DESMONTAR A MOTO: 3,30
CHAVE ALLEN N5: 4,00
CHAVE ALLEN N6: 5,00
BATERIA NOVA 8A: 166,00
SEGUNDO TESTE: TENTEI DAR PARTIDA COM A BATERIA NOVA. O PROBLEMA CONTINUOU, OUVI SOMENTE UM ESTALO BAIXO E A MOTO PARECE QUE DAVA PANE, PRA ACENDER NOVAMENTE O PAINEL TINHA QUE DESLIGAR A CHAVE E LIGAR NOVAMENTE. NÃO SEI SE ISSO É NORMAL.
CHAVE DE BOCA 11/16 COMBINADA: PARA DESMONTAR A RODA (17 FOLGA, 18 NÃO ENTRA, ENTÃO TEM QUE SER 11/16)
GRAXA AZUL PARA ROLAMENTOS 500g: 12,5
ARRUELA DE COBRE DO PARAFUSO DO CARTER: 1,6
PARAFUSO 17 COM BUJÃO 14: 12,00
ÓLEO 20W-50 SL: 15,00 (ME DISSERAM PARA COMPRAR SJ, MAS COMPREI SL POR SER MAIS AVANÇADO). NÃO SEI SE ESTOU FAZENDO O CERTO.
O FILTRO EU NÃO TROQUEI, PORQUE ACHEI MUITO CARO O PREÇO NA AUTORIZADA. VOU COMPRAR DEPOIS PELA INTERNET E DEPOIS SUBSTITUIR O VELHO PELO NOVO. (DÁ PRA FAZER A TROCA DO FILTRO SEM PERDER ÓLEO NOVO SE DEIXAR A MOTOR DESCANSANDO PRO ÓLEO ASSENTAR).
DICA: APRENDI A TROCAR O ÓLEO NO YOUTUBE: VEJA O VÍDEO CLICANDO (TROCA DE ÓLEO YES).
TERCEIRO TESTE: DEPOIS DE TROCAR O ÓLEO, TENTEI DAR PARTIDA NOVAMENTE E FINALMENTE O ARRANQUE DEU SINAL DE VIDA. NADA HAVER TROCA DE ÓLEO COM ARRANQUE. NÃO SEI PORQUE PEGOU DESSA VEZ. AGORA O PROBLEMA É NO CARBURADOR. A GASOLINA NÃO PASSA. PODE SER A VELA, PODE SER O CARBURADOR QUE FICOU 1 ANO SEM ATIVIDADE OU PODE SER FALTA DE REGULAGEM. O ACELERADOR ESTÁ TRAVADO, MAS ISSO EU VOU VERIFICAR, POSTERIORMENTE.
ESQUECI DE MENCIONAR QUE ANTES DO TERCEIRO TESTE, EU HAVIA RETIRADO A VELA E DEIXADO DE MOLHO NO VINAGRE PRA RETIRAR A FERRUGEM E OS DEPÓSITOS DE RESÍDUOS DA AGULHA. DEIXEI DE MOLHO NO QUEROSENE E DEPOIS NA GASOLINA. NÃO FICOU NOVA, MAS LIMPOU BASTANTE. RESOLVI FAZER ISSO, PRA NÃO PRECISAR COMPRAR UMA VELA NOVA QUE NÃO É NADA BARATA AQUI.
PRÓXIMO PASSO: VERIFICAR A INJEÇÃO DA MOTO.
SERVIÇO DE REBOQUE DO PÁTIO PARA MINHA CASA: 20,00 (TÁ BARATO PORQUE EU DEI SORTE, GERALMENTE É 30,00)
CHAVE TORX 27 COM GUIA. É A CHAVE ESTRELA COM UM FURINHO NO MEIO (NUNCA TINHA VISTO): 10,00 (DEI SORTE, PORQUE COMPREI AVULSA). USADA PARA DESMONTAR A TRAVA DO BANCO.
DESPESA COM CHAVEIRO PARA IGNIÇÃO E TANQUE: 55,00 (FORAM 2 CHAVES DIFERENTES)
DESPESA COM BORRACHEIRO SÓ PRA SELAR E ENCHER OS DOIS PNEUS E DEPOIS DESCOBRIR QUE O TRASEIRO ESTAVA COM 5 FUROS: 20,00
PRIMEIRO TESTE: ENFIEI A CHAVE E TENTEI DAR PARTIDA, MAS O ARRANQUE NEM SE MEXEU. SÓ ESCUTEI UM ESTALO QUE PARECE SER DO RELÉ. FIQUEI PREOCUPADO. ISSO FOI FEITO DEPOIS DE RECARREGAR A BATERIA.
COMPRA DE CÂMARA DE AR MARCA X (NUNCA OUVI FALAR, MAS PARECIA SER BOA): 18,00 (COMPREI DE UM ATACADISTA). O PNEU TRASEIRO 100/90-18 (ORIGINAL É 90/90-18), TAVA QUE NEM UM PENEIRA E O MAIS VANTAJOSO SERIA USAR COM CÂMARA, POR ENQUANTO PORQUE ELE AINDA NÃO TINHA SIDO GASTO.
CHAVE ALLEN N4 PARA DESMONTAR A MOTO: 3,30
CHAVE ALLEN N5: 4,00
CHAVE ALLEN N6: 5,00
BATERIA NOVA 8A: 166,00
SEGUNDO TESTE: TENTEI DAR PARTIDA COM A BATERIA NOVA. O PROBLEMA CONTINUOU, OUVI SOMENTE UM ESTALO BAIXO E A MOTO PARECE QUE DAVA PANE, PRA ACENDER NOVAMENTE O PAINEL TINHA QUE DESLIGAR A CHAVE E LIGAR NOVAMENTE. NÃO SEI SE ISSO É NORMAL.
CHAVE DE BOCA 11/16 COMBINADA: PARA DESMONTAR A RODA (17 FOLGA, 18 NÃO ENTRA, ENTÃO TEM QUE SER 11/16)
GRAXA AZUL PARA ROLAMENTOS 500g: 12,5
ARRUELA DE COBRE DO PARAFUSO DO CARTER: 1,6
PARAFUSO 17 COM BUJÃO 14: 12,00
ÓLEO 20W-50 SL: 15,00 (ME DISSERAM PARA COMPRAR SJ, MAS COMPREI SL POR SER MAIS AVANÇADO). NÃO SEI SE ESTOU FAZENDO O CERTO.
O FILTRO EU NÃO TROQUEI, PORQUE ACHEI MUITO CARO O PREÇO NA AUTORIZADA. VOU COMPRAR DEPOIS PELA INTERNET E DEPOIS SUBSTITUIR O VELHO PELO NOVO. (DÁ PRA FAZER A TROCA DO FILTRO SEM PERDER ÓLEO NOVO SE DEIXAR A MOTOR DESCANSANDO PRO ÓLEO ASSENTAR).
DICA: APRENDI A TROCAR O ÓLEO NO YOUTUBE: VEJA O VÍDEO CLICANDO (TROCA DE ÓLEO YES).
TERCEIRO TESTE: DEPOIS DE TROCAR O ÓLEO, TENTEI DAR PARTIDA NOVAMENTE E FINALMENTE O ARRANQUE DEU SINAL DE VIDA. NADA HAVER TROCA DE ÓLEO COM ARRANQUE. NÃO SEI PORQUE PEGOU DESSA VEZ. AGORA O PROBLEMA É NO CARBURADOR. A GASOLINA NÃO PASSA. PODE SER A VELA, PODE SER O CARBURADOR QUE FICOU 1 ANO SEM ATIVIDADE OU PODE SER FALTA DE REGULAGEM. O ACELERADOR ESTÁ TRAVADO, MAS ISSO EU VOU VERIFICAR, POSTERIORMENTE.
ESQUECI DE MENCIONAR QUE ANTES DO TERCEIRO TESTE, EU HAVIA RETIRADO A VELA E DEIXADO DE MOLHO NO VINAGRE PRA RETIRAR A FERRUGEM E OS DEPÓSITOS DE RESÍDUOS DA AGULHA. DEIXEI DE MOLHO NO QUEROSENE E DEPOIS NA GASOLINA. NÃO FICOU NOVA, MAS LIMPOU BASTANTE. RESOLVI FAZER ISSO, PRA NÃO PRECISAR COMPRAR UMA VELA NOVA QUE NÃO É NADA BARATA AQUI.
PRÓXIMO PASSO: VERIFICAR A INJEÇÃO DA MOTO.
Última edição por JOAO2015 em Sáb 27 Jun 2015, 10:02, editado 2 vez(es)
JOAO2015- Participante
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Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
GENTE, PARECE IGNORÂNCIA, MAS COMO EU NÃO TENHO O MANUAL DO PROPRIETÁRIO QUE VOU TENTAR CONSEGUIR NA AUTORIZADA E A MINHA ÚLTIMA E PRIMEIRA MOTO USAVA VÁLVULA A VÁCUO, ALGUÉM PODE ME EXPLICAR SE:
A VÁLVULA DO TANQUE NA POSIÇÃO RES FAZ O QUE EXATAMENTE?
A GASOLINA SÓ PASSA NA POSIÇÃO ON?
SEM ZUEIRA GENTE...
A VÁLVULA DO TANQUE NA POSIÇÃO RES FAZ O QUE EXATAMENTE?
A GASOLINA SÓ PASSA NA POSIÇÃO ON?
SEM ZUEIRA GENTE...
JOAO2015- Participante
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Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
João2015,
Geralmente usa-se a torneira do tanque na posição ON e quando acaba a gasolna passa-se para a posição RES(reserva) que anda mais um tanto enquanto voce procura abastece-la de imediato.
Geralmente usa-se a torneira do tanque na posição ON e quando acaba a gasolna passa-se para a posição RES(reserva) que anda mais um tanto enquanto voce procura abastece-la de imediato.
white house- Participante
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Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
white house escreveu:João2015,
Geralmente usa-se a torneira do tanque na posição ON e quando acaba a gasolna passa-se para a posição RES(reserva) que anda mais um tanto enquanto voce procura abastece-la de imediato.
White house, Aproveitando o que você disse: Quanto de gasolina cabe na reserva?
JOAO2015- Participante
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Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
Pesquizando vi que o tanque tem capacidade de 14 l sendo 2 l da reserva
white house- Participante
-
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
Continuando:
FIQUEI DE VERIFICAR A INJEÇÃO DA GASOLINA PARA DESCOBRIR PORQUE NÃO ESTAVA TENDO COMBUSTÃO. CONFIRMEI AS MINHAS SUSPEITAS, DE QUE ERA O CARBURADOR. FIZ UM TESTE QUE VI NUM BLOG PARA DESCOBRIR SE A BOIA DO CARBURADOR ESTÁ COLADA OU ENCANTADA. (O LINK É ESSE: COMO SABER SE A BOIA DO CARBURADOR ESTA COLADA OU ENCANTADA)
NO MEU CASO PARECE QUE ESTÁ COLADA. DESCONECTEI O TUBO DA FILTRO DE AR DO CARBURADOR, DESPARAFUSEI O CARBURADOR E PUXEI PARA O LADO. EU NÃO CONSEGUIR REMOVÊ-LO TOTALMENTE PORQUE TINHA UM CABO CUJO CONECTOR ERA UM METAL AMARELADO QUE TINHA UMA MOLA E UM CABO PRESO NO INTERIOR DO CARBURADOR QUE NÃO SAIA DE JEITO ALGUM.
QUANDO EU ABRIR O CARBURADOR, ESTAVA REPLETO DE UMA BORRA AVERMELHADA, A BOIA ESTAVA COM ESSA BORRA ATÉ A METADE E ME PARECE QUE A BOIA ESTAVA GRUDADA NESTA BORRA. NÃO SEI SE É FERRUGEM, MAS NÃO É FÁCIL DE LIMPAR. COMO EU NÃO PODIA RETIRAR O CARBURADOR DA MOTO, ENVOLVI-O COM UM SACO PLASTICO E COLOQUEI UNS 2 COPOS DE VINAGRE E PRENDI NA MANGUEIRA COM PREGADOR DE ROUPA E DEIXEI DO DIA PRO OUTRO.
NO DIA SEGUINTE FUI VERIFICAR O RESULTADO, E ACREDITEM, NÃO REMOVEU QUASE NADA. PROVAVELMENTE TINHA MAIS ALGUM PRODUTO QUE NÃO REAGIA COM O VNAGRE. A FERRUGEM REAGIRIA NORMALMENTE. USEI ESPONJA DE AÇO PARA TENTAR REMOVER ESSA BORRA, MAS NÃO LIMPOU MUITO BEM. COLOQUEI A TAMPA INFERIOR DO CARBURADOR DE MOLHO NO DIESEL COM DESENGRAXANTE PRA VER SE FUNCIONA. VOU ESPERAR ALGUMAS HORAS PARA VER O RESULTADO. SE NÃO FUNCIONAR VOU TENTAR TINER.
ENTÃO FICA A PERGUNTA: O QUE QUE REMOVE ESSA BORRA AVERMELHADA DO CARBURADOR?
FIQUEI DE VERIFICAR A INJEÇÃO DA GASOLINA PARA DESCOBRIR PORQUE NÃO ESTAVA TENDO COMBUSTÃO. CONFIRMEI AS MINHAS SUSPEITAS, DE QUE ERA O CARBURADOR. FIZ UM TESTE QUE VI NUM BLOG PARA DESCOBRIR SE A BOIA DO CARBURADOR ESTÁ COLADA OU ENCANTADA. (O LINK É ESSE: COMO SABER SE A BOIA DO CARBURADOR ESTA COLADA OU ENCANTADA)
NO MEU CASO PARECE QUE ESTÁ COLADA. DESCONECTEI O TUBO DA FILTRO DE AR DO CARBURADOR, DESPARAFUSEI O CARBURADOR E PUXEI PARA O LADO. EU NÃO CONSEGUIR REMOVÊ-LO TOTALMENTE PORQUE TINHA UM CABO CUJO CONECTOR ERA UM METAL AMARELADO QUE TINHA UMA MOLA E UM CABO PRESO NO INTERIOR DO CARBURADOR QUE NÃO SAIA DE JEITO ALGUM.
QUANDO EU ABRIR O CARBURADOR, ESTAVA REPLETO DE UMA BORRA AVERMELHADA, A BOIA ESTAVA COM ESSA BORRA ATÉ A METADE E ME PARECE QUE A BOIA ESTAVA GRUDADA NESTA BORRA. NÃO SEI SE É FERRUGEM, MAS NÃO É FÁCIL DE LIMPAR. COMO EU NÃO PODIA RETIRAR O CARBURADOR DA MOTO, ENVOLVI-O COM UM SACO PLASTICO E COLOQUEI UNS 2 COPOS DE VINAGRE E PRENDI NA MANGUEIRA COM PREGADOR DE ROUPA E DEIXEI DO DIA PRO OUTRO.
NO DIA SEGUINTE FUI VERIFICAR O RESULTADO, E ACREDITEM, NÃO REMOVEU QUASE NADA. PROVAVELMENTE TINHA MAIS ALGUM PRODUTO QUE NÃO REAGIA COM O VNAGRE. A FERRUGEM REAGIRIA NORMALMENTE. USEI ESPONJA DE AÇO PARA TENTAR REMOVER ESSA BORRA, MAS NÃO LIMPOU MUITO BEM. COLOQUEI A TAMPA INFERIOR DO CARBURADOR DE MOLHO NO DIESEL COM DESENGRAXANTE PRA VER SE FUNCIONA. VOU ESPERAR ALGUMAS HORAS PARA VER O RESULTADO. SE NÃO FUNCIONAR VOU TENTAR TINER.
ENTÃO FICA A PERGUNTA: O QUE QUE REMOVE ESSA BORRA AVERMELHADA DO CARBURADOR?
JOAO2015- Participante
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Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
A BORRA QUE TAVA GRUDADA NO CARBURADOR QUE NEM CHICLETE VELHO, SÓ TIREI MESMO USANDO O BOMBRIL E UMA ESCOVA DE DENTE VELHA. DEU TRABALHO. DESMONTEI QUASE TUDO E DEIXEI AS PEÇAS SOLTAS DE MOLHO NO VINAGRE. VEJA NAS FOTOS:
FOTO1: SACO DE PLÁSTICO COM VINAGRE
FOTO2: PARTE INFERIOR DO CARBURADOR (ANTES TAVA PIOR)
FOTO3: OLHA O ESTADO DA BOIA. ELA É PRETA, MAS TÁ DESSA COR
FOTO4: OLHA O CABO QUE FALEI QUE NÃO SE DESPRENDE
FOTO5: O CARBURADOR SEM A BOIA E SEM OS PARAFUSOS (TÁ LIMPO, AGORA).
DEPOIS DISSO VOU MONTÁ-LO E VER O QUE ACONTECE.
FOTO1: SACO DE PLÁSTICO COM VINAGRE
FOTO2: PARTE INFERIOR DO CARBURADOR (ANTES TAVA PIOR)
FOTO3: OLHA O ESTADO DA BOIA. ELA É PRETA, MAS TÁ DESSA COR
FOTO4: OLHA O CABO QUE FALEI QUE NÃO SE DESPRENDE
FOTO5: O CARBURADOR SEM A BOIA E SEM OS PARAFUSOS (TÁ LIMPO, AGORA).
DEPOIS DISSO VOU MONTÁ-LO E VER O QUE ACONTECE.
JOAO2015- Participante
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Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
MONTAGEM DAS PEÇAS DO CARBURADOR
NÃO É DIFÍCIL MONTAR, PORQUE OS PARAFUSOS SÃO TODOS DIFERENTES E A MOLA QUE SAI QUANDO VC RETIRA UM DOS PARAFUSOS SÓ PODE CABER NUM ÚNICO LUGAR.
AGORA EU TENHO QUE DESCOBRI QUAL É A FUNÇÃO DE CADA UM DESSES 3 PARAFUSOS INTERNOS ANTES DE FECHAR O CARBURADOR. LOGICAMENTE SÃO OS PARAFUSOS DE REGULAGEM, MAS CADA UM TEM SEU PAPEL:
FOTO6: INTERIOR DO CARBURADOR LIMPO E MONTADO.
NÃO É DIFÍCIL MONTAR, PORQUE OS PARAFUSOS SÃO TODOS DIFERENTES E A MOLA QUE SAI QUANDO VC RETIRA UM DOS PARAFUSOS SÓ PODE CABER NUM ÚNICO LUGAR.
AGORA EU TENHO QUE DESCOBRI QUAL É A FUNÇÃO DE CADA UM DESSES 3 PARAFUSOS INTERNOS ANTES DE FECHAR O CARBURADOR. LOGICAMENTE SÃO OS PARAFUSOS DE REGULAGEM, MAS CADA UM TEM SEU PAPEL:
FOTO6: INTERIOR DO CARBURADOR LIMPO E MONTADO.
JOAO2015- Participante
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Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
GENTE, O ÚNICO PARAFUSO QUE DEVE SER LEVADO EM CONTA É O NÚMERO 1 DA FOTO ANTERIOR, PORQUE ELE FICA EXPOSTO MESMO COM O CARBURADOR FECHADO. EU AINDA NÃO SEI COMO AJUSTA-LO MAS VOU DESCOBRIR.
EU MONTEI, LIGUEI TUDO E FIZ UM TESTE:
QUARTO TESTE: DEPOIS DE LIGAR AS MANGUEIRAS, VERIFIQUEI SE A GASOLINA DO TANQUE ESTAVA PASSANDO PARA O CARBURADOR (OK), VERIFIQUEI SE A GASOLINA SAIA PELO RALO DO CARBURADOR AO AFROUXAR O PARAFUSO INFERIOR (OK), DEI PARTIDA E O ARRANQUE FUNCIONOU (OK), MAS CONTINUA SEM COMBUSTÃO. SÓ ME RESTA AGORA TESTAR A VELA. VOU TER QUE COMPRAR UMA VELA NOVA MODELO CPR8EA9 PARA MINHA MOTO. QUANDO EU ESTIVER COM ELA, SABEREMOS SE PODEREMOS AVANÇAR COM OS TESTES.
VEJAM AS FOTOS DO CARBURADOR MONTADO:
FOTOS 7, 8 E 9
ANTES DE ENCERRAR POR HOJE, GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA COM OS MAIS EXPERIENTES:
O ÓLEO QUE SE COLOCA 1,100L 20W50 SL É PARA A CAIXA DE EMBREAGEM E O MOTOR OU É SÓ PARA A EMBREAGEM?
EU MONTEI, LIGUEI TUDO E FIZ UM TESTE:
QUARTO TESTE: DEPOIS DE LIGAR AS MANGUEIRAS, VERIFIQUEI SE A GASOLINA DO TANQUE ESTAVA PASSANDO PARA O CARBURADOR (OK), VERIFIQUEI SE A GASOLINA SAIA PELO RALO DO CARBURADOR AO AFROUXAR O PARAFUSO INFERIOR (OK), DEI PARTIDA E O ARRANQUE FUNCIONOU (OK), MAS CONTINUA SEM COMBUSTÃO. SÓ ME RESTA AGORA TESTAR A VELA. VOU TER QUE COMPRAR UMA VELA NOVA MODELO CPR8EA9 PARA MINHA MOTO. QUANDO EU ESTIVER COM ELA, SABEREMOS SE PODEREMOS AVANÇAR COM OS TESTES.
VEJAM AS FOTOS DO CARBURADOR MONTADO:
FOTOS 7, 8 E 9
ANTES DE ENCERRAR POR HOJE, GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA COM OS MAIS EXPERIENTES:
O ÓLEO QUE SE COLOCA 1,100L 20W50 SL É PARA A CAIXA DE EMBREAGEM E O MOTOR OU É SÓ PARA A EMBREAGEM?
JOAO2015- Participante
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Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
Entre no google e pesquise e acharas os downloads dos manuais que irão te facilitar a vida!
http://cassiomecanico.blogspot.com.br/p/manuais-de-servico-suzuki.html
http://cassiomecanico.blogspot.com.br/p/manuais-de-servico-suzuki.html
white house- Participante
-
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
HOJE DE MANHÃ EU ESTAVA FAZENDO A TROCA DA VELA E ALGUNS TESTES E ACONTECEU O PIOR: A VELA VELHA QUEBROU DENTRO DO BLOCO DO MOTOR.
ACONTECEU COMIGO, MAS EU JÁ RESOLVI E CRIEI UM TÓPICO SÓ PARA EXPLICAR O QUE FOI FEITO PARA RESOLVER O PROBLEMA: CLIQUE AQUI
ACONTECEU COMIGO, MAS EU JÁ RESOLVI E CRIEI UM TÓPICO SÓ PARA EXPLICAR O QUE FOI FEITO PARA RESOLVER O PROBLEMA: CLIQUE AQUI
JOAO2015- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
Depois de arrumar a vela, mandei um mecânico de motos perto de casa dar uma olhadinha pra ver o que pode ser o problema da moto não dar partida. Ele retirou o arranque e descobriu que tinha alguma coisa dentro do motor emperrando que impedia que o arranque desse partida no motor. O arranque funcionava 1 a cada 10 tentativas, certamente era alguma peça quebrada, ou um dente faltando ou algum pedaço de metal solto dentro do motor que não deixava o sistema girar. Desmontar o motor inteiro ficará por 150,00 sem contar o custo da troca da peça. Estou pensando seriamente se eu mesmo faço isso ou deixo para um profissional.
JOAO2015- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
DÚVIDA NA DESMONTAGEM DO BLOCO DO MOTOR
ABERTURA DO BLOCO DO MOTOR:
RESOLVI ENCARAR ESSE DESAFIO E COMECEI A DESMONTAR O MOTOR DA YES. RETIREI A TAMPA DO BLOCO DO MOTOR PRESTANDO ATENÇÃO EM CADA PASSO E PEÇA E FIQUEI COM ALGUMAS DÚVIDAS:
FOTO 10
FOTO 11
1) NA TAMPA DO BLOCO TEM DUAS PEÇAS E UMA DELAS UTILIZA UMA MOLA DE RETORNO (FOTO 10). MINHA DÚVIDA É: A OUTRA DEVERIA TER UMA MOLA TAMBÉM OU NÃO?
2) COMO FAZ PRA REMOVER AS MOLAS DAS VÁLVULAS (FOTO 11)?
ANDEI PESQUISANDO E DESCOBRI QUE EXISTE UMA FERRAMENTA CHAMADA COMPRESSOR DE MOLAS DE VÁLVULAS PARA CARROS. COMO NÃO VOU GASTAR 90 PILA NUM COISINHA DESSA, EU VOU ACABAR FAZENDO UMA ADAPTAÇÃO DE BAIXO CUSTO QUE POSSO SUBSTITUIR ESSA FERRAMENTA.
3) COMO FAZ PRA DESPRENDER A CORRENTE INTERNA DO MOTOR (FOTO 11)?
TEM ALGUMA CHAVE PRÓPRIA PRA REMOVER A MOLA DA VÁLVULA?
RESOLVI ENCARAR ESSE DESAFIO E COMECEI A DESMONTAR O MOTOR DA YES. RETIREI A TAMPA DO BLOCO DO MOTOR PRESTANDO ATENÇÃO EM CADA PASSO E PEÇA E FIQUEI COM ALGUMAS DÚVIDAS:
FOTO 10
FOTO 11
1) NA TAMPA DO BLOCO TEM DUAS PEÇAS E UMA DELAS UTILIZA UMA MOLA DE RETORNO (FOTO 10). MINHA DÚVIDA É: A OUTRA DEVERIA TER UMA MOLA TAMBÉM OU NÃO?
2) COMO FAZ PRA REMOVER AS MOLAS DAS VÁLVULAS (FOTO 11)?
ANDEI PESQUISANDO E DESCOBRI QUE EXISTE UMA FERRAMENTA CHAMADA COMPRESSOR DE MOLAS DE VÁLVULAS PARA CARROS. COMO NÃO VOU GASTAR 90 PILA NUM COISINHA DESSA, EU VOU ACABAR FAZENDO UMA ADAPTAÇÃO DE BAIXO CUSTO QUE POSSO SUBSTITUIR ESSA FERRAMENTA.
3) COMO FAZ PRA DESPRENDER A CORRENTE INTERNA DO MOTOR (FOTO 11)?
TEM ALGUMA CHAVE PRÓPRIA PRA REMOVER A MOLA DA VÁLVULA?
JOAO2015- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
Muito legal esse seu tópico, penso em fazer exatamente a mesma coisa que você está fazendo, vou ficar acompanhando seu tópico! De qual cidade você é?
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
tekobr escreveu:Muito legal esse seu tópico, penso em fazer exatamente a mesma coisa que você está fazendo, vou ficar acompanhando seu tópico! De qual cidade você é?
É não tá sendo fácil. A suzuki é uma moto boa, mas tem muito detalhe. Sou do Interior de MG.
A mola da válvula não é fácil de remover, pois é muito dura e quase não tem espaço pra encaixar alguma ferramenta improvisada. Eu cheguei a fabricar uma ferramenta, mas não funcionou. O compressor de mola que vende na internet tem uns 20CM de altura e é muito grande pra posicionar dentro do quadro da moto (não tem espaço). Tem um carinha que ia olhar a minha moto, mas eu não senti confiança nele, pois ele tá acostumado a mexer com Honda e Yamaha e nunca havia mexido numa Suzuki. Ele abriu a tampa lateral do embreagem do lado esquerdo da moto e fez a maior confusão com os tamanhos dos parafusos, daí eu fiquei com medo dele fazer alguma merda no motor. O meu receio de levar na autorizada é que lá eles tão acostumado a mexer só com Motão 600 pra cima, e dá pra imaginar quantos eles cobram de mão de obra pra abrir um motor. Na hora que ele virem a minha moto toda estragada por ter ficado 1 ano pegando sol e chuva, eles vão inventar um monte de coisa pra comer o meu dinheiro. Sendo assim vou acabar tendo prejuízo de alguma forma.
JOAO2015- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
tekobr escreveu:Já conseguiu alguma evolução?
SIM, AMIGO.
CONSEGUI REMOVER AS MOLAS DAS VÁLVULAS. ABRIR AS DUAS PARTES DO MOTOR, SÓ FALTA DESCOBRIR UM JEITO MAIS FÁCIL DE DESMONTAR O BLOCO DA EMBREAGEM, POIS ACREDITO QUE É AI QUE MORA O PROBLEMA DA MINHA MOTO. VOU TER QUE COMPRAR UMA CHAVE NUMERO 22 SÓ PRA FAZER ISSO. EU ESTOU TOMANDO MUITO CUIDADO E CADA ETAPA EU FOTOGRAFO E SEPARO AS PEÇAS EM SAQUINHOS DE PLÁSTICO, PRA NÃO FAZER CONFUSÃO NA HORA DE MONTAR.
EU ACHEI UM VÍDEO NA INTERNET MOSTRANDO COMO FAZER A MONTAGEM, MAS O DONO ACABOU PULANDO E OMITINDO ALGUMAS ETAPAS. VÍDEO PRA DESMONTAR ACREDITO QUE NÃO DEVE TER SIMPLESMENTE PELO FATO DE SER MUITO DIFÍCIL E DEMORADO.
QUANDO EU TERMINAR EU POSTO AQUI O MATERIAL.
JOAO2015- Participante
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Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
Ficarei aguardando. Nestes dias vou ver se consigo alguma Yes em um leilão e vou usar todo seu material como base. Tem outro fórum sobre a Yes?
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
tekobr escreveu:Ficarei aguardando. Nestes dias vou ver se consigo alguma Yes em um leilão e vou usar todo seu material como base. Tem outro fórum sobre a Yes?
CARA, DEVE TER MUITOS FORUNS.
ESSA MOTO QUE EU TIREI DO LEILÃO NÃO ERA A MINHA PRIMEIRA OPÇÃO, MAS SIM A 4ª OPÇÃO. QUANDO EU FUI VELA, EU NÃO A RECONHECI DIREITO, PORQUE EU ESTAVA DE OLHO EM OUTRAS MOTOS BEM MAIS CONSERVADAS, PORTANTO ACHO QUE VOCÊ PODE DAR SORTE E TIRAR UMA MOTO QUE NÃO PRECISA MEXER NO MOTOR. ESSA TÁ TODA FERRADA. EU TO FAZENDO TUDO SOZINHO PRA NÃO TER MAIS PREJUÍZO, ENTENDE? TO FAZENDO ISSO TAMBÉM PRA APRENDER NA PRÁTICA. É MUITO RUIM VOCÊ TER UMA MOTO, GOSTAR DE MOTO, CUIDAR BEM DE SUA MOTO, MAS NÃO ENTENDER DE NADA QUANDO PRECISAR COBRAR DE ALGUMA OFICINA UM CONSERTO DIGNO. É QUE NEM UM MÉDICO QUE PRECISA CONHECER O FUNCIONAMENTO DO CORPO INTEIRO PRA PODER SUSPEITAR DO QUE O PACIENTE ESTÁ SOFRENDO. É ENGENHARIA REVERSA.
JOAO2015- Participante
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Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
Eu também pretendo fazer tudo na minha para ir aprendendo mecânica, também acho que está é a melhor forma de aprender na prática o funcionamento da máquina.
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
ESTOU ESPERANDO ALGUMAS FERRAMENTAS CHEGAR. ENQUANTO ISSO EU TÔ PENSANDO EM COMO EU VOU PINTAR A MINHA YES. NÃO VOU DEIXAR NO AZUL SEM GRAÇA ORIGINAL DE FÁBRICA. EU PEGUEI UMA FOTO EM HD NA INTERNET E CONVERTI EM RASCUNHO PRA DEPOIS IMPRIMIR EM BRANCO PRA EU COLORIR E TESTAR AS CORES E OS EFEITOS. EU PODERIA USAR UM PROGRAMA EDITOR DE FOTO PRA ISSO, MAS QUERO TER O PRAZER DE COLORIR NA MÃO, POIS EU POSSO FAZER ALGUNS EFEITOS USANDO APENSAS LÁPIS E GIZ DE CERA.
OLHA O SITE QUE EU ENCONTREI PRA FAZER A CONVERSÃO DA FOTO. ALGUMAS MÁQUINAS DIGITAIS FAZEM ESSA CONVERSÃO, MAS COMO MINHA MOTO ESTÁ DESMONTADA, ENTÃO O MODELO TER QUE SAIR DA WEB.
http://www.snapstouch.com/
OLHA O SITE QUE EU ENCONTREI PRA FAZER A CONVERSÃO DA FOTO. ALGUMAS MÁQUINAS DIGITAIS FAZEM ESSA CONVERSÃO, MAS COMO MINHA MOTO ESTÁ DESMONTADA, ENTÃO O MODELO TER QUE SAIR DA WEB.
http://www.snapstouch.com/
JOAO2015- Participante
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Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
Eu consegui arrematar uma JTA Suzuki EN125 YES 2007/2008 no leilão do Detran daqui do Rio! Acredito que só depois do dia 01/08 é que vou conseguir pegá-la. Enquanto isso, você recomenda que eu já vá comprando quais itens para substituição?
Eu penso em fazer, antes de tentar ligar, a limpeza do tanque de combustível, substituição do filtro de combustível, a limpeza do carburador (substituir o kit de reparo), verificação da vela e a substituição do óleo e do filtro de óleo do motor. Há, verificar se há carga na bateria. Só depois disso é que pretendo tentar ligá-la.
Eu penso em fazer, antes de tentar ligar, a limpeza do tanque de combustível, substituição do filtro de combustível, a limpeza do carburador (substituir o kit de reparo), verificação da vela e a substituição do óleo e do filtro de óleo do motor. Há, verificar se há carga na bateria. Só depois disso é que pretendo tentar ligá-la.
Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
tekobr escreveu:Eu consegui arrematar uma JTA Suzuki EN125 YES 2007/2008 no leilão do Detran daqui do Rio! Acredito que só depois do dia 01/08 é que vou conseguir pegá-la. Enquanto isso, você recomenda que eu já vá comprando quais itens para substituição?
Eu penso em fazer, antes de tentar ligar, a limpeza do tanque de combustível, substituição do filtro de combustível, a limpeza do carburador (substituir o kit de reparo), verificação da vela e a substituição do óleo e do filtro de óleo do motor. Há, verificar se há carga na bateria. Só depois disso é que pretendo tentar ligá-la.
TEKO, SUGIRO QUE VC CRIE UM TOPICO SOBRE SUA MOTO, SENÃO O MEU VAI ENCHER DE CONTATOS E A MINHA MOTO VAI DEIXAR DE SER O FOCO DO ASSUNTO. BELEZA? AI EU ENTRO LÁ E TE DOU UMAS DICAS.
JOAO2015- Participante
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Re: YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
JOAO2015 escreveu:TEKO, SUGIRO QUE VC CRIE UM TOPICO SOBRE SUA MOTO, SENÃO O MEU VAI ENCHER DE CONTATOS E A MINHA MOTO VAI DEIXAR DE SER O FOCO DO ASSUNTO. BELEZA? AI EU ENTRO LÁ E TE DOU UMAS DICAS.
Isso seria tópico duplicado já que o título seria exatamente o mesmo e o assunto também, certamente eu levaria um puxão de orelha da administração do fórum, a não ser que ela autorize.
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