Limpeza de bico injetor é necessário?
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budha74
IgorMioralli
Padumi
Anderson Campinas
YUJI
9 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Limpeza de bico injetor é necessário?
Simplesmente a limpeza do bico, segundo este consultor, não!!!
YUJI- Participante
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Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Um mecânico uma vez me disse que a gasolina passa a uma pressão muito alta no bico e não tem como acumular sujeira ali. Tb penso assim e não vejo necessidade de tanta limpeza de bico.
Um amigo mandou a ER 6N para revisão dos 6K km e a concessionária queria fazer limpeza de bico, trocar vela e etc em uma moto com uma km tão baixa assim, acho que é abuso das empresas.
Um amigo mandou a ER 6N para revisão dos 6K km e a concessionária queria fazer limpeza de bico, trocar vela e etc em uma moto com uma km tão baixa assim, acho que é abuso das empresas.
Anderson Campinas- Participante
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Idade : 45
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Também já ouvi muita gente dizer que é lenda isso de limpeza de bicos. Um "engodo" pra tirarem dinheiro da gente.
Eu nunca fiz, nem em carro, nem em moto.
Abs
Eu nunca fiz, nem em carro, nem em moto.
Abs
Padumi- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Toda vez que levo a Fazer para revisão o atendente pergunta: Já fez limpeza do bico injetor? eu digo que a moto nunca falhou para que fazer? ai ele fica com a cara de paisagem...
Anderson Campinas- Participante
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Idade : 45
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Cara , descordo de todos voces , limpeza de bico é sim necessaria ..
Te direi porq .. eu tinha uma Ninja 650r que nao tava fazendo 16km/l .. tava "xoxa" nao andava e tava gastando demais... fiz a limpeza de bico e a potencia melhorou e no final tava fazendo 20km/L .. a Gasolina brasileira é muito suja e impura, até mesmo se vc só usa podium seu bico vai sujar.. td bem que é um absurdo essa historia de limpar com 6mil km .. mas de qq forma é importante SIM limpar os bicos injetores ( todavia nao tao frequente quanto se troca o oleo por exemplo ).
Te direi porq .. eu tinha uma Ninja 650r que nao tava fazendo 16km/l .. tava "xoxa" nao andava e tava gastando demais... fiz a limpeza de bico e a potencia melhorou e no final tava fazendo 20km/L .. a Gasolina brasileira é muito suja e impura, até mesmo se vc só usa podium seu bico vai sujar.. td bem que é um absurdo essa historia de limpar com 6mil km .. mas de qq forma é importante SIM limpar os bicos injetores ( todavia nao tao frequente quanto se troca o oleo por exemplo ).
IgorMioralli- Participante
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Idade : 35
Data de inscrição : 16/10/2013
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Simples assim: se a moto estiver com problema, falhando, engasgando, pode ser necessária a limpeza ou até a troca do bico, fora isso, não
budha74- Participante
- Data de inscrição : 11/05/2012
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Os proprios fabricantes de bicos injetores não recomendam a limpeza dos mesmos, mas quanto mais bicos novos eles venderem, melhor.
Os bicos conforme o tempo passam, além dos o'rings ressecarem, a "peneirinha" que eles possuem também vão se deteriorando/acumulando sujeira, ou seja, existem "kits de reparo" para os mesmos, pois em motores com mais de 1 bico, a falha poderá ser notada muito mais facilmente que em motores monoponto, por isso existem nas máquinas aquele "modo" para verificar se todos os bicos estão equalizados e mandando a mesma quantidade de combustivel...
Limpeza em bico com pouca quilometragem acho besteira, somente se a moto costuma não rodar muito, ai é outro caso.
Minha antiga FZ6 fiz limpeza la pelos 40 e poucos mil km, pois em uma viagem abasteci em um posto sem bandeira, daqueles bem bizarros, a partir dali a moto ficou toda estranha, e após a limpeza dos bicos voltou ao normal... então são casos e casos.
Os bicos conforme o tempo passam, além dos o'rings ressecarem, a "peneirinha" que eles possuem também vão se deteriorando/acumulando sujeira, ou seja, existem "kits de reparo" para os mesmos, pois em motores com mais de 1 bico, a falha poderá ser notada muito mais facilmente que em motores monoponto, por isso existem nas máquinas aquele "modo" para verificar se todos os bicos estão equalizados e mandando a mesma quantidade de combustivel...
Limpeza em bico com pouca quilometragem acho besteira, somente se a moto costuma não rodar muito, ai é outro caso.
Minha antiga FZ6 fiz limpeza la pelos 40 e poucos mil km, pois em uma viagem abasteci em um posto sem bandeira, daqueles bem bizarros, a partir dali a moto ficou toda estranha, e após a limpeza dos bicos voltou ao normal... então são casos e casos.
Pikes Peak- Participante
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Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
COMPREI MINHA SRAD 1000 FAZ POUCO TEMPO ELA ESTAVA FALHANDO MUITO APÓS OS 2000 RPM LEVEI NUM MECÂNICO ESPECIALIZADO EM MOTOS GRANDES ELE FEZ LIMPEZA NOS CORPOS DE ACELERADOR E LIMPEZA DE BICOS E A MOTO FICOU REDONDINHA ELE ME CONFIRMOU Q ESTAVA MUITO SUJO MESMO.
Juliano Gomes- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 17/11/2013
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Oi Yuji, tudo bem aí!?
Concordo plenamente com o ADJ (do vídeo que você postou. Acompanho e gosto muito dos vídeos dele! Fala muita coisa coerente.)
Em resumo, "Limpeza de bico" para nós da montadora é algo que não existe oficialmente, porém é uma "solução inventada pelo mercado" e que funciona bem, por que não?.
Como o ADJ disse, quando existe uma falha no sistema de injeção (motor "quadrado", consumo elevado, dificuldade de partida, etc) cabe ao profissional reparador (seja em centro automotivo, seja em concessionário) checar o SISTEMA DE IGNIÇÃO E INJEÇÃO como um todo. Se lá no meio for diagnosticado que algum injetor está com o fluxo prejudicado ou dando vazão abaixo do especificado, a "limpeza" do injetor (com equipamento correto) pode sim ser aplicada. Entendo com algo "corretivo", para evitar a troca do injetor todo, que sairá mais caro.
O que NÃO PODE e nem DEVE é o concessionário oferecer como "ítem preventivo" (e a preço de ouro) a limpeza do injetor sem necessidade (sabemos de casos que eles oferecem nas revisões de 10.000km! ABSURDO). As montadoras não pedem no manual do proprietário em nenhuma revisão ou quilometragem qualquer tipo de limpeza de injetor.
Em tese, um carro relativamente novo, que utiliza combustível de alta qualidade e tem seus filtros trocados nos intervalos recomendados pelo fabricante, não deverá apresentar nenhuma falha. Particularmente, já rodei mais de 180.000 km com um Celta flex que tive, e sempre que medi a vazão dos injetores, estavam perfeitos. Porém sabemos que existem pessoas que não usam combustível de qualidade e que não cuidam da manutenção ou o veículo ficou parado por muito tempo... aí neste caso a regra que citei acima se aplica sim, sem nenhum problema.
Abraço,
Gustavo/Sorocaba
Concordo plenamente com o ADJ (do vídeo que você postou. Acompanho e gosto muito dos vídeos dele! Fala muita coisa coerente.)
Em resumo, "Limpeza de bico" para nós da montadora é algo que não existe oficialmente, porém é uma "solução inventada pelo mercado" e que funciona bem, por que não?.
Como o ADJ disse, quando existe uma falha no sistema de injeção (motor "quadrado", consumo elevado, dificuldade de partida, etc) cabe ao profissional reparador (seja em centro automotivo, seja em concessionário) checar o SISTEMA DE IGNIÇÃO E INJEÇÃO como um todo. Se lá no meio for diagnosticado que algum injetor está com o fluxo prejudicado ou dando vazão abaixo do especificado, a "limpeza" do injetor (com equipamento correto) pode sim ser aplicada. Entendo com algo "corretivo", para evitar a troca do injetor todo, que sairá mais caro.
O que NÃO PODE e nem DEVE é o concessionário oferecer como "ítem preventivo" (e a preço de ouro) a limpeza do injetor sem necessidade (sabemos de casos que eles oferecem nas revisões de 10.000km! ABSURDO). As montadoras não pedem no manual do proprietário em nenhuma revisão ou quilometragem qualquer tipo de limpeza de injetor.
Em tese, um carro relativamente novo, que utiliza combustível de alta qualidade e tem seus filtros trocados nos intervalos recomendados pelo fabricante, não deverá apresentar nenhuma falha. Particularmente, já rodei mais de 180.000 km com um Celta flex que tive, e sempre que medi a vazão dos injetores, estavam perfeitos. Porém sabemos que existem pessoas que não usam combustível de qualidade e que não cuidam da manutenção ou o veículo ficou parado por muito tempo... aí neste caso a regra que citei acima se aplica sim, sem nenhum problema.
Abraço,
Gustavo/Sorocaba
gmhage- Participante
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Idade : 43
Data de inscrição : 25/01/2012
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Valeu Gustavo! Abç.
YUJI- Participante
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Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Limpeza de bico injetor é necessário?
Vamos lá.
Muitos do forum sabem que tive uma haya 2006 com bx km e logo que comprei tinha que fazer aquela maldita insp. veicular.
Resumido; fiz 7x ,isso mesmo 7 vezes reprovado na inspeção veicular.
Fiz de tudo, inclusive limpeza de bico mesmo assim reprovado.
Muitos me falaram que o bico não precisa de limpeza devido a alta pressão dos jatos. quando não funcionam é pq pifou ou o veiculo ficou muito tempo parado. Somente nestes 2 fatos. o resto é jogar $$ no lixo
Muitos do forum sabem que tive uma haya 2006 com bx km e logo que comprei tinha que fazer aquela maldita insp. veicular.
Resumido; fiz 7x ,isso mesmo 7 vezes reprovado na inspeção veicular.
Fiz de tudo, inclusive limpeza de bico mesmo assim reprovado.
Muitos me falaram que o bico não precisa de limpeza devido a alta pressão dos jatos. quando não funcionam é pq pifou ou o veiculo ficou muito tempo parado. Somente nestes 2 fatos. o resto é jogar $$ no lixo
Daniel H13- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 24/07/2009
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