A incrível inclinação das motos de competição.
+5
Leandro_SS
white house
Ernani
Schiavetto
Sandro Estanek
9 participantes
Página 1 de 1
A incrível inclinação das motos de competição.
Desafiando as leis da física
No GP Aperol de São Marino e Riviera di Rimini deste domingo, a TV geradora das imagens colocou um indicador gráfico para mostrar o grau de inclinação das motos dos principais pilotos da categoria rainha da MotoGP™ nas curvas mais fechadas e velozes do circuito. Os números mostrados são inacreditáveis e ultrapassam os 60 graus, ou seja, acima de 2/3 dos 90 graus possíveis.
A tecnologia aplicada nos pneus, suspensões e aerodinâmica impressiona pelo desafio à física que estamos presenciando. Para uma moto atingir tal inclinação é necessário que os pneus, somados ao peso da moto, ofereçam a aderência necessária para neutralizar a força centrífuga (força G) que empurra a moto para a direção oposta à curva.
Este gráfico mostra claramente o que representa uma inclinação de 60 graus
Por sua vez a suspensão e a aerodinâmica são responsáveis por manter as rodas sempre em contato com o asfalto, mesmo quando a moto passa por depressões no meio das curvas. Apesar da velocidade em curvas ser menor, a aerodinâmica está presente.
Um chassi bem resolvido e isento de torções também é imprescindível para assegurar ao piloto que as rodas dianteiras e traseiras não percam o alinhamento nos momentos de maior estresse da estrutura, e isso só foi descoberto recentemente. Antes, as estruturas das motocicletas tinham uma flexibilidade controlada que se acreditava ser benéfica para a estabilidade.
Os italianos eram mestres nessa tecnologia. Os ingleses fabricavam ótimos quadros também. (hoje esse termo indica mais esse tipo antigo de estrutura, com flexibilidade controlada). O efeito shimmy era neutralizado com uma ressonância benéfica na flexibilidade do chassi, que só se registrava em velocidades baixas. Hoje, sabe-se que mesmo oscilando em altas frequências, uma estrutura rígida permite velocidades maiores. Pode-se reparar como oscilam rápidamente as motos do GP quando iniciam um “tank slapper” (ou shimmy na dianteira) em grandes mergulhos, onde a distância entre eixos cai muito e o trail se torna impraticável. A moto recupera rapidamente quando o piloto solta os freios, e isso é consequência da ótima estrutura que estabiliza as flexões. Impressionante.
Valentino inclinando muito além do que o bom senso recomenda.
Outro fato preponderante nessa questão é a qualidade dos pneus. Na inclinação que se verifica hoje em dia, a força vertical contra o solo é o único componente a segurar a moto na trajetória, por causa do atrito contra o asfalto. A maior inclinação é necessária para manter a linha do centro de gravidade sobre a área de contato do pneu. Só assim ele pode resistir à força lateral que tende a deslocar a moto para fora da curva. Adicione a isso a força do motor, deslocando a moto para frente, saindo da curva. Se essa força exceder o limite de atrito disponível a moto literalmente sai de baixo do piloto. Nessa hora o controle de tração tem importância fundamental. Uma leve oscilação do acelerador, passando por um buraco por exemplo, pode tirar a moto de baixo do piloto. Ele está no fio da navalha.
Por trás do esporte existe uma indústria de pesquisa tecnológica que dá suporte à incansável busca por milésimos de segundo e também à segurança, primordial em um esporte tão perigoso como é a motovelocidade, envolvendo os fabricantes de todos as peças que compõem uma moto de competição. Essa tecnologia é testada nas pistas e depois aplicada nas motos vendidas a consumidores civis do mundo inteiro.
Um grau a mais de inclinação pode significar uma melhor saída de curva e milésimos de segundo preciosos de vantagem.
Provavelmente o limite de inclinação já tenha sido atingido. Observando as fotos e vídeos das corridas vê-se que não existe mais espaço para ombros e joelhos entre a moto e o chão. Mas sabemos que nosso heróis da MotoGP vão continuar tentando ampliar esses limites.
Fonte: Texto de Mário Sérgio Figueredo - Contribuição: Marcos Braz - imagens: copyright by
por Mário Sérgio Figueredo | 16.09.2013 Moto online.
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
com a srad eu sempre consegui inclinar bastante...
agora quero ver com a ninja
meu segredo è que eu tenho um penis muito bem avantajado e uso ele para fazer contra peso, aumentando a segurança da minha pilotagem.
agora quero ver com a ninja
meu segredo è que eu tenho um penis muito bem avantajado e uso ele para fazer contra peso, aumentando a segurança da minha pilotagem.
Schiavetto- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 25/01/2010
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
/\
||
||
Çey
Fotos muito bonita... matéria bem legal.
||
||
Çey
Fotos muito bonita... matéria bem legal.
Ernani- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 14/03/2012
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
Schiavetto,
Voce me fez lembrar o famoso Schettino:Vada à bordo kazzo!!!!
Vai inclinando muito !!!!1rsrsrsrsrs:P
Voce me fez lembrar o famoso Schettino:Vada à bordo kazzo!!!!
Vai inclinando muito !!!!1rsrsrsrsrs:P
white house- Participante
-
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
aeOAUeuaEHOHAeouaEHOUAehouOAEHueoU VERO!white house escreveu:Schiavetto,
Voce me fez lembrar o famoso Schettino:Vada à bordo kazzo!!!!
Vai inclinando muito !!!!1rsrsrsrsrs:P
aquele cara fez a maior merda do universo
Schiavetto- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 25/01/2010
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
Schiavetto, não deixe de postar seu comprarativo entre a Srad e a ZX6
Leandro_SS- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 03/12/2010
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
zx10r !Leandro_SS escreveu:Schiavetto, não deixe de postar seu comprarativo entre a Srad e a ZX6
Schiavetto- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 25/01/2010
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
Eu já vi o Marques chegando à 63º de inclinação.
Em laguna seca, treinos de sábado, primeira perna do saca-rolhas. lol
Em laguna seca, treinos de sábado, primeira perna do saca-rolhas. lol
Wallysson- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 09/01/2012
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
Wallysson escreveu:Eu já vi o Marques chegando à 63º de inclinação.
Em laguna seca, treinos de sábado, primeira perna do saca-rolhas. lol
Hj ele quase chegou nisso , praticamente arrastando o cotovelo!!!!
Os caras são foda mesmo!!!!
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
O pneu é um V
adrianoaspro- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2013
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
O tópico é sério e tem gente que coloca pornografia!!!!Schiavetto escreveu:com a srad eu sempre consegui inclinar bastante...
agora quero ver com a ninja
meu segredo è que eu tenho um penis muito bem avantajado e uso ele para fazer contra peso, aumentando a segurança da minha pilotagem.
Palhaçada...
Flavio Citro- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 19/08/2013
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
Flavio Citro escreveu:O tópico é sério e tem gente que coloca pornografia!!!!Schiavetto escreveu:com a srad eu sempre consegui inclinar bastante...
agora quero ver com a ninja
meu segredo è que eu tenho um penis muito bem avantajado e uso ele para fazer contra peso, aumentando a segurança da minha pilotagem.
Palhaçada...
Schiavetto- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 25/01/2010
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
Flavio Citro escreveu:O tópico é sério e tem gente que coloca pornografia!!!!Schiavetto escreveu:com a srad eu sempre consegui inclinar bastante...
agora quero ver com a ninja
meu segredo è que eu tenho um penis muito bem avantajado e uso ele para fazer contra peso, aumentando a segurança da minha pilotagem.
Palhaçada...
Fazer oq né Flavio??
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
Não vejo problemas em piadas ou gracejos nos topicos....
Bom, a alguns anos atras quando o Lorenzo entrou no MGP eu comentei com meu irmao q eu nunca tinha visto um piloto deitar tanto a moto.
Depois vi uma entrevista do Eric Granado falando q era fan do Lorenzo por conta do grau de inclinação q ele alcançava.
Agora percebo q essa geração é a do slider do cotovelo!
Muito por conta da evolução dos pneus... o problema é q tem cara q vai tentar nas ruas e estradas...
Bom, a alguns anos atras quando o Lorenzo entrou no MGP eu comentei com meu irmao q eu nunca tinha visto um piloto deitar tanto a moto.
Depois vi uma entrevista do Eric Granado falando q era fan do Lorenzo por conta do grau de inclinação q ele alcançava.
Agora percebo q essa geração é a do slider do cotovelo!
Muito por conta da evolução dos pneus... o problema é q tem cara q vai tentar nas ruas e estradas...
vyniciuz- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 22/12/2009
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
ehehhe eu gosto de fazer piada. e minhas saboneteiras eram bastante raspadas..Sandro Estanek escreveu:Fazer oq né Flavio??Flavio Citro escreveu:O tópico é sério e tem gente que coloca pornografia!!!!Schiavetto escreveu:com a srad eu sempre consegui inclinar bastante...
agora quero ver com a ninja
meu segredo è que eu tenho um penis muito bem avantajado e uso ele para fazer contra peso, aumentando a segurança da minha pilotagem.
Palhaçada...
minha moto termina com R e nao com F, deve ser por isso que vc è mais sèrio ahhahaah
Schiavetto- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 25/01/2010
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
Vai render esse topico....rsrrsrs
vyniciuz- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 22/12/2009
Re: A incrível inclinação das motos de competição.
heheh sou troll
Schiavetto- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 25/01/2010
Tópicos semelhantes
» video competição das 1000
» Competição no mais alto nivel...
» Lava motos no ABC
» CARENAGEM DE COMPETIÇÃO "SRAD 1000 2009"
» TOP 100 MOTOS!!!
» Competição no mais alto nivel...
» Lava motos no ABC
» CARENAGEM DE COMPETIÇÃO "SRAD 1000 2009"
» TOP 100 MOTOS!!!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos