Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?
5 participantes
Página 1 de 1
Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?
Ontem rodando em Joapa, notei o asfalto super áspero em alguns trechos de curvas. A moto chega a vibrar!
Aí me veio a dúvida: isso é bom ou ruim, em termos de aderência? Com o meu vasto conhecimento em física, que é zero, eu imagino que numa superfície áspera seja mais difícil "escorregar". Mas sei lá, dá uma p#ta insegurança deitar a moto na curva, sentindo aquela vibração toda do asfalto áspero.
Alguém manja do assunto?
Valeu!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Editando e compartilhando o excelente conteúdo publicado pelo usuário "jr.foganholi", do forum "Trol".
Acho que não precisa falar mais nada.
Aí me veio a dúvida: isso é bom ou ruim, em termos de aderência? Com o meu vasto conhecimento em física, que é zero, eu imagino que numa superfície áspera seja mais difícil "escorregar". Mas sei lá, dá uma p#ta insegurança deitar a moto na curva, sentindo aquela vibração toda do asfalto áspero.
Alguém manja do assunto?
Valeu!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Editando e compartilhando o excelente conteúdo publicado pelo usuário "jr.foganholi", do forum "Trol".
Acho que não precisa falar mais nada.
Última edição por Padumi em Ter 21 maio 2013, 14:49, editado 1 vez(es)
Padumi- Participante
-
Re: Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?
O asfalto rugoso dá mais aderência desde que a deformação do pneu consiga copiar os picos e os vales da rugosidade do piso. Logo, a rugosidade ajuda até um certo limite.
Sérgio Santiago- Participante
-
Concordo contigo, com o pneu mole o suficiente ele consegue se moldar e se apoiar nos sulcos do asfalto, com o pneu balão (bem cheio), ele vai ter menos apoio no solo e vai ser mais fácil escorregar
budha74- Participante
O asfalto liso me passa mais segurança, parece que a moto cola mais no asfalto, quando é muito rugoso com aqueles pedriscos da impressão que não tem tanta aderência.
x_x SRAD- Participante
-
Eu não gosto do asfalto de Joanópolis, não me passa segurança e sem falar nas ondulações nas curvas. Quando vou para lá vou bem de boa.
Anderson Campinas- Participante
-
Galera, postaram um conteúdo MUITO BOM em outro forum.
Vou editar o primeiro post, pois é do interesse de todos!
Abs
Vou editar o primeiro post, pois é do interesse de todos!
Abs
Padumi- Participante
-