Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?

5 participantes

Ir para baixo

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência? Empty Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?

Mensagem por Padumi Seg 20 maio 2013, 14:42

Ontem rodando em Joapa, notei o asfalto super áspero em alguns trechos de curvas. A moto chega a vibrar!

Aí me veio a dúvida: isso é bom ou ruim, em termos de aderência? Com o meu vasto conhecimento em física, que é zero, eu imagino que numa superfície áspera seja mais difícil "escorregar". Mas sei lá, dá uma p#ta insegurança deitar a moto na curva, sentindo aquela vibração toda do asfalto áspero.

Alguém manja do assunto?

Valeu!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Editando e compartilhando o excelente conteúdo publicado pelo usuário "jr.foganholi", do forum "Trol".

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência? Moto1xi



Acho que não precisa falar mais nada. Smile


Última edição por Padumi em Ter 21 maio 2013, 14:49, editado 1 vez(es)
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência? Empty Re: Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?

Mensagem por Sérgio Santiago Seg 20 maio 2013, 16:09

O asfalto rugoso dá mais aderência desde que a deformação do pneu consiga copiar os picos e os vales da rugosidade do piso. Logo, a rugosidade ajuda até um certo limite.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência? Empty Re: Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?

Mensagem por budha74 Seg 20 maio 2013, 19:36

Concordo contigo, com o pneu mole o suficiente ele consegue se moldar e se apoiar nos sulcos do asfalto, com o pneu balão (bem cheio), ele vai ter menos apoio no solo e vai ser mais fácil escorregar Rolling Eyes
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência? Empty Re: Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?

Mensagem por x_x SRAD Ter 21 maio 2013, 10:52

O asfalto liso me passa mais segurança, parece que a moto cola mais no asfalto, quando é muito rugoso com aqueles pedriscos da impressão que não tem tanta aderência.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência? Empty Re: Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?

Mensagem por Anderson Campinas Ter 21 maio 2013, 11:40

Eu não gosto do asfalto de Joanópolis, não me passa segurança e sem falar nas ondulações nas curvas. Quando vou para lá vou bem de boa.
Anderson Campinas
Anderson Campinas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência? Empty Re: Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?

Mensagem por Padumi Ter 21 maio 2013, 14:46

Galera, postaram um conteúdo MUITO BOM em outro forum.

Vou editar o primeiro post, pois é do interesse de todos!

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência? Empty Re: Asfalto liso ou áspero: qual dá melhor aderência?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos