Equalizar SRAD injeção eletrônica?? Há necessidade?
+4
Berlindo
Antonio Maestro
NERO
rodrigo amaral
8 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Equalizar SRAD injeção eletrônica?? Há necessidade?
Boa tarde pessoal, eu troquei o escape da minha srad 03, há necessidade de equalizar? Visto que ela é injeção eletrônica. Se sim como e realizado o procedimento?
rodrigo amaral- Participante
-
Re: Equalizar SRAD injeção eletrônica?? Há necessidade?
Porque o pessoal gosta tanto desta palavra, "equalizar"?
Ouvindo ela, imaginamos algo de grande complexidade...uma regulagem tão crítica que qualquer diferença causaria um dano imenso ao motor.
Mas antes de prosseguir...gostaria de perguntar: que relação o amigo Rodrigo imagina que tenha a troca do escape com o ritual da equalização?
T+
Ouvindo ela, imaginamos algo de grande complexidade...uma regulagem tão crítica que qualquer diferença causaria um dano imenso ao motor.
Mas antes de prosseguir...gostaria de perguntar: que relação o amigo Rodrigo imagina que tenha a troca do escape com o ritual da equalização?
T+
NERO- Participante
-
Tem que somente analisar como está a mistura. Se precisar, regula-se. Lembrando que os sensores de o2 atuam na mistura mas numa pequena porcentagem por conta das condiçoes climáticas da região em que o veículo está, tudo para controlar emissões. Portanto, a troca de escape, filtro e velas, mudança brusca, vai pedir um acerto da mistura.
Não sou técnico, sou curioso mesmo. heheheheh
Não sou técnico, sou curioso mesmo. heheheheh
Antonio Maestro- Participante
-
Peguei a estrada esse fds e em algum momento parece estar dando uma pequena falta, mas logo após retoma normalmente.. Seria normal?
rsrsrs.. A questao da palavra equalizar e de tanto ler na internet.
rsrsrs.. A questao da palavra equalizar e de tanto ler na internet.
rodrigo amaral- Participante
-
Opa...peraí, vamos lá.
Equalizar significa deixar todas as borboletas do coletor de admissão abrindo igual. Se não desmontou o corpo, não precisa equalizar nada.
Sobre remapear, significa mudar os parâmetros do mapa de injeção para adequar a nova realidade, que no seu caso, se dá apenas numa possível melhor exaustão dos gases (o que permite uma melhor admissão).
Como a ECU dessas motos da Suzuki são fechadas, para fazer isso, precisa-se de um RemapBox, uma caixa onde você ajusta alguns parâmetros para melhorar a performance com o conjunto. Hoje já fazem isso tudo no Notebook via software.
De qualquer forma, não acho que deva investir dinheiro nisso, especialmente se for para fazer algo de ouvido (sem dinamômetro para testar as alterações mais perto da condição de uso). O escape não fará tanta diferença assim e se não sentir nenhum buraco na aceleração, se a rotação de marcha lenta ficar OK e se o desempenho estiver bom, não mexa em nada, só curta a motoca com o berro novo.
Equalizar significa deixar todas as borboletas do coletor de admissão abrindo igual. Se não desmontou o corpo, não precisa equalizar nada.
Sobre remapear, significa mudar os parâmetros do mapa de injeção para adequar a nova realidade, que no seu caso, se dá apenas numa possível melhor exaustão dos gases (o que permite uma melhor admissão).
Como a ECU dessas motos da Suzuki são fechadas, para fazer isso, precisa-se de um RemapBox, uma caixa onde você ajusta alguns parâmetros para melhorar a performance com o conjunto. Hoje já fazem isso tudo no Notebook via software.
De qualquer forma, não acho que deva investir dinheiro nisso, especialmente se for para fazer algo de ouvido (sem dinamômetro para testar as alterações mais perto da condição de uso). O escape não fará tanta diferença assim e se não sentir nenhum buraco na aceleração, se a rotação de marcha lenta ficar OK e se o desempenho estiver bom, não mexa em nada, só curta a motoca com o berro novo.
Berlindo- Participante
-
jula gosta desta mensagem
Salva ,salve tigrada!Acabei de me "membralizar" hehe.
Há problemas em ter o escapamento da srad 1000 em uma srad 750?Valeuu!
Há problemas em ter o escapamento da srad 1000 em uma srad 750?Valeuu!
Rildo A. de Camargo- Participante
-
Equalizar, no sentido literal da palavra, significa IGUALAR, NIVELAR, UNIFORMIZAR, TORNAR IGUAL.
Partindo deste pressuposto, equalizar os carburadores significa deixá-los trabalhando de forma igual. Como a injeção do combustível é feita de forma eletrônica, regula-se apenas a entrada de ar de todas as "bocas", igualando a mistura em todas elas. Coisa simples e rápida, como mostra o "manuel", nas páginas 473, 474, 475 (seções 11-4-65, 11-4-66 e 11-4-67).
Fui!
Partindo deste pressuposto, equalizar os carburadores significa deixá-los trabalhando de forma igual. Como a injeção do combustível é feita de forma eletrônica, regula-se apenas a entrada de ar de todas as "bocas", igualando a mistura em todas elas. Coisa simples e rápida, como mostra o "manuel", nas páginas 473, 474, 475 (seções 11-4-65, 11-4-66 e 11-4-67).
Fui!
marcden2003- Participante
-
Berlindo escreveu:Opa...peraí, vamos lá.
O melhor deste fórum é que a gente recebe aula e não paga nada!
hehehehehehehehehe
Muito bom, camarada!
marcden2003- Participante
-
Eu acho um serviço necessário sim, levando em conta o ano da moto. Para fazer o serviço basta ter os 4 relógios (vacuometros), ligar a moto e acertar as posições. Depois do serviço realizado a marcha lenta fica mais uniforme.. tudo de bom
FERNANDO PF- Participante
-
Minha b-king ta falhando um pouco na retomada, o escape ta dando uns estouros e a sujeira da fumaça na boca do escape ta preta demais. Levei no mecanico e ele disse que provavelmente vai precisar equalizar e fzer limpeza de bico. O porem é que ele nao garantiu que vai ficar bom por causa do escape que coloquei(jeskap). Sera?? OBS: Me cobrou 200 reias no serviço.
Convidado- Convidado
Ele vai remapear...rempear. Nada de equalizar...rs
Se for de ouvido, eu diria que a chance de ficar bom ou não é de 50%. Escape dando estouro não vai parar, pois é o PAIR injetando ar frio no coletor. Fumaça preta, pode ser excesso, mas para ter certeza só com uma sonda no escape ou até dando uma olhada nas velas.
De qualquer modo, 200 pratas tá barato, apesar de ser um serviço de plugar o notebook ou remapbox no chicote da sua moto e virar uns botões. Agora, se ele entende do que está fazendo, você estará pagando pelo conhecimento aplicado.
Se for de ouvido, eu diria que a chance de ficar bom ou não é de 50%. Escape dando estouro não vai parar, pois é o PAIR injetando ar frio no coletor. Fumaça preta, pode ser excesso, mas para ter certeza só com uma sonda no escape ou até dando uma olhada nas velas.
De qualquer modo, 200 pratas tá barato, apesar de ser um serviço de plugar o notebook ou remapbox no chicote da sua moto e virar uns botões. Agora, se ele entende do que está fazendo, você estará pagando pelo conhecimento aplicado.
Berlindo- Participante
-
rafaelmaio escreveu:Minha b-king ta falhando um pouco na retomada, o escape ta dando uns estouros e a sujeira da fumaça na boca do escape ta preta demais. Levei no mecanico e ele disse que provavelmente vai precisar equalizar e fzer limpeza de bico. O porem é que ele nao garantiu que vai ficar bom por causa do escape que coloquei(jeskap). Sera?? OBS: Me cobrou 200 reias no serviço.
Esses mexânicos não confio muito. TODAS as motos que tive até hoje coloquei escape, nunca remapeei, nunca falharam por conta disso. O maior caso foi a SRAD750 com escape full, que sem a borboleta do escape, ficava meio fraca quando fria, até esquentar... mas nunca falharam. Eu colocaria o escape original de volta e largaria a moto na oficina, para o mexânico não dar desculpa, tentar resolver o problema ou arregar dizendo que não sabe.
No caso da sua falha, poderá ser problemas de bicos ou velas... uma limpeza dos corpos de injeção, bicos e troca de vela (revise os cabos, umidade nas bobinas) resolverá o problema. As suzukis só faltam andar com diesel.. andam com gasolina ruim, com tudo e não tem problemas, o acerto original é bem feito para essa água que colocamos em nosso tanque. É claro que pode ser otimizado, mas não pode falhar.
FERNANDO PF- Participante
-
O mecanico tb me havia dito que provavelmente a mistura deveria estar "rica". Será que vou precisar trocar as velas tb ?
Moro em niteroi-RJ, e quanto a confiança do mecanico, acredito que ele seja 100% pq é bem conhecido(Celinho), ja foi citado muitas vezes aqui no forum e só mexe com motos de alta cilindrada. Meu pai mexe com ele a mtos anos e sempre foi tudo tranquilo... enfim...
Moro em niteroi-RJ, e quanto a confiança do mecanico, acredito que ele seja 100% pq é bem conhecido(Celinho), ja foi citado muitas vezes aqui no forum e só mexe com motos de alta cilindrada. Meu pai mexe com ele a mtos anos e sempre foi tudo tranquilo... enfim...
Convidado- Convidado
Sim, rica = excesso de gasolina = gasolina ñ queimada = fumaça preta. Se vc torar a mão do acelerador, é capaz dela cuspir um pouco de fumaça preta.
Berlindo- Participante
-
A minha Srad ficou Esquisita depois que coloquei o cano esportivo - Fiz varias viagens com Original - Coloquei Escapamento Taylormade Hurricane - Notei que viajando na estrada acima dos 110 km/h vai normal abaixo e como se afoga se a moto - faz booooooooohhh ai quando acelero ela retorna ao normal mas tem vezes q da susto.
Tá com buraco na aceleração...aí é bom mandar afinar esse ajuste de injeção para minimizar isso.
Dá uma limpadinha no filtro e troca as velas também, dependendo de qto tempo já rodou sem fazer isso.
Dá uma limpadinha no filtro e troca as velas também, dependendo de qto tempo já rodou sem fazer isso.
Berlindo- Participante
-