Faixa Amarela do Contagiro ???
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Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Faixa Amarela do Contagiro ???
Estava aquí pensando no seguinte :
PORQUE a faixa de corte de giro do contagiros é sempre dentro da faixa vermelha ?
Por exemplo :
Uma moto começa a faixa vermelha aos 13 mil e o contagiro vai até 15 mil.
E o corte acontece em 14 mil...
Então, nesta situação poderia rodar a 13,5 mil, mesmo estando no vermelho ?
O corte não deveria acontecer já nas 13 mil ?
Já me disseram que neste intervalo deveria ser a antiga faixa amarela do contagiros.....ai,ai,ai....
Afinal, como funciona realmente os contagiros ???
Qual a diferença em estar na faixa de corte e na faixa vermelha ?
Quanto suporta um motor rodar na faixa vermelha antes do corte de giro ?
Tem algo errado aí que os fabricantes não nos revelam, ou, estão colocando as faixas vermelhas erradas nos contagiros ?
PORQUE a faixa de corte de giro do contagiros é sempre dentro da faixa vermelha ?
Por exemplo :
Uma moto começa a faixa vermelha aos 13 mil e o contagiro vai até 15 mil.
E o corte acontece em 14 mil...
Então, nesta situação poderia rodar a 13,5 mil, mesmo estando no vermelho ?
O corte não deveria acontecer já nas 13 mil ?
Já me disseram que neste intervalo deveria ser a antiga faixa amarela do contagiros.....ai,ai,ai....
Afinal, como funciona realmente os contagiros ???
Qual a diferença em estar na faixa de corte e na faixa vermelha ?
Quanto suporta um motor rodar na faixa vermelha antes do corte de giro ?
Tem algo errado aí que os fabricantes não nos revelam, ou, estão colocando as faixas vermelhas erradas nos contagiros ?
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
quando tinha a Fazer, se nao me engano, o contagiros marcava até 11k...a faixa vermelha era no 10k...
ela cortava +- nos 9,8 mil...ou seja, nem chegava na faixa vermelha...
na Bandit estiquei ate cortar somente uma vez de primeira, pra ver quanto marcava de velocidade...fiquei olhando o velocimetro e esqueci de ver a quantos rpm que cortou...
ela cortava +- nos 9,8 mil...ou seja, nem chegava na faixa vermelha...
na Bandit estiquei ate cortar somente uma vez de primeira, pra ver quanto marcava de velocidade...fiquei olhando o velocimetro e esqueci de ver a quantos rpm que cortou...
otakumike- Participante
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Idade : 33
Data de inscrição : 11/04/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
Não tenho nenhum conhecimento disso, mas talvez a faixa vermelha seja para indicar que já não é tão bom andar nela e já está na hora de trocar a marcha. Tipo, A faixa vermelha é um pouco depois do torque máximo, e ai tem uma queda brusca no torque, não gerando quase nada de potência. Acho que pode ser tipo aquelas luzinhas que tem nos F1 que vão de verde, amarelo e vermelho que é a hora de trocar a marcha. Acho que é mais pra ajudar na tocada mesmo.
Desculpa se pareceu confuso, se não deu pra entender bem eu tento escrever novamente.
Desculpa se pareceu confuso, se não deu pra entender bem eu tento escrever novamente.
DaniloDantez- Participante
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Idade : 31
Data de inscrição : 24/07/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
Na verdade será que não seria perigoso então andar na vermelha ? Vai chegar o torque de giro e pronto.
Mas, qual seria a finalidade real da faixa vermelha antes do corte de giro ?
E se a faixa vermelha faz mal porque não cortam o giro a hora que ela começa ?
Muito esquisito, além do que este assunto está muito mal explicado pelos fabricantes...
Mas, qual seria a finalidade real da faixa vermelha antes do corte de giro ?
E se a faixa vermelha faz mal porque não cortam o giro a hora que ela começa ?
Muito esquisito, além do que este assunto está muito mal explicado pelos fabricantes...
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
É porque você pode dar umas entradas na faixa vermelha quando está andando forte, mas tem que trocar a marcha imediatamente. Não pode segurar o motor naquela rotação que o esforço e o desgaste são muito grandes.
eduardo.longo- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 21/11/2011
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
No avião é assim:
Verde = OK
Amarelo = limitação de tempo. Faça alguma coisa para sair dessa condição, caso contrário, prepare-se para pousar
Vermelho = Fudeu!
Verde = OK
Amarelo = limitação de tempo. Faça alguma coisa para sair dessa condição, caso contrário, prepare-se para pousar
Vermelho = Fudeu!
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
kkkkkkk
Agora eu rí.......gostei.
Na moto deve ser assim tb.
Onde não tem nada = verde
Faixa Vermelha antes do corte = amarela
Faixa vermelha após corte = fudeu...
kkkkkkkkkkkkk
Agora eu rí.......gostei.
Na moto deve ser assim tb.
Onde não tem nada = verde
Faixa Vermelha antes do corte = amarela
Faixa vermelha após corte = fudeu...
kkkkkkkkkkkkk
nelslima- Participante
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Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
Que eu saiba, existe a faixa vermelha para demarcar a faixa de utilização do motor, lembrando que em situações esporádicas, podemos passar um pouco do início dela normalmente, o que faz com que a faixa se inicie um pouco antes do corte por questão de segurança (uma ultrapassagem por exemplo). Já o corte existe para evitar danos mecânicos, como válvulas atropeladas pelo pistão. Então, como o colega disse acima, acelerar esporadicamente por tempo limitado na faixa vermelha não tem problema, o que não pode é ficar chegando no corte direto.
budha74- Participante
- Data de inscrição : 11/05/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
É, tem sentido.
Teve um colega meu com uma SRAD 1000 que cortou giro 1 minuto certinho (eu até marquei).
Depois desligou a moto, a temperatura estava normal.
Depois, fomos embora e a moto estava normal também.
Isto gera algum dano ao motor ?
Ou gera dano somente se ficar cortando por mais de 1 minuto ?
Teve um colega meu com uma SRAD 1000 que cortou giro 1 minuto certinho (eu até marquei).
Depois desligou a moto, a temperatura estava normal.
Depois, fomos embora e a moto estava normal também.
Isto gera algum dano ao motor ?
Ou gera dano somente se ficar cortando por mais de 1 minuto ?
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
nelslima escreveu:É, tem sentido.
Teve um colega meu com uma SRAD 1000 que cortou giro 1 minuto certinho (eu até marquei).
Depois desligou a moto, a temperatura estava normal.
Depois, fomos embora e a moto estava normal também.
Isto gera algum dano ao motor ?
Ou gera dano somente se ficar cortando por mais de 1 minuto ?
Putz! Que otário!
eduardo.longo- Participante
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Idade : 71
Data de inscrição : 21/11/2011
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
eduardo.longo escreveu:nelslima escreveu:É, tem sentido.
Teve um colega meu com uma SRAD 1000 que cortou giro 1 minuto certinho (eu até marquei).
Depois desligou a moto, a temperatura estava normal.
Depois, fomos embora e a moto estava normal também.
Isto gera algum dano ao motor ?
Ou gera dano somente se ficar cortando por mais de 1 minuto ?
Putz! Que otário!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom, no meu entender, estamos falando de rotações por minuto certo (rpm)??? Pois bem, quando maior a rotação, mais rápido o motor trabalho....fazendo uma comparação: vc vai pra rua, tenis, bermudinha, e vai fazer uma caminhada....anda uma hora.......agora, faça o mesmo procedimento, só que "correndo"??? Com certeza vc estará exausto, enquanto a caminhada vai te deixar suave ainda!!! Portanto, creio que funcione aparentemente da mesma forma, por isso que motores de competição precisam de retífica com maior rapidez....são usados no limite o tempo todo!!! Não tem problema vc chegar no vermelho e trocar a marcha, o que não seria recomendado é vc manter a rotação no vermelho o tempo todo.....vc estará trabalhando o motor no limite, sem folga....e isso sim pode gerar algum dano, como folga na camisa dos pistões, algum empenamento de válvula, etc, etc, etc....
Abs
Parada- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
Acho que para proteger legal o negócio é não passar do rpm de potência máxima mesmo e pronto.
Tem caras com cbr600 que seguram 1 ou 2 minutos, tá doido !!!
Tem caras com cbr600 que seguram 1 ou 2 minutos, tá doido !!!
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
A tarja v ermelha indica limite, o mais importante é saber que o torque da moto a cada marcha é abaixo dessa tarja.
Em resumo, muitos pensam que tem que chegar na tarja vermelha para ganhar velocidade e não é bem por aí! O ganho é em torno doa 10 mil RPM pensando em uma SRAD 1000, veja manual.
No caso da B12 ou Hayabusa, deve-se chegar a tarja vermelha apenas na 6° marcha e uma dica é uzar o TRE - GPACK, ele tira a limitação do RPM. É claro, você terá qiue dozar a mão para evitar muito tempo no limite, mas o resultado final é interessante.
Em resumo, muitos pensam que tem que chegar na tarja vermelha para ganhar velocidade e não é bem por aí! O ganho é em torno doa 10 mil RPM pensando em uma SRAD 1000, veja manual.
No caso da B12 ou Hayabusa, deve-se chegar a tarja vermelha apenas na 6° marcha e uma dica é uzar o TRE - GPACK, ele tira a limitação do RPM. É claro, você terá qiue dozar a mão para evitar muito tempo no limite, mas o resultado final é interessante.
PS2- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 29/11/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
No caso de um motor que o corte não deixa a rotação entrar na faixa vermelha, nem seria necessário ter a faixa vermelha, certo?? Seria algo puramente estético para dar um toque de "esportividade"??
Em que situações a rotação do motor ultrapassa o limite de corte?? Existem?
[]'s
Em que situações a rotação do motor ultrapassa o limite de corte?? Existem?
[]'s
_-ë-_- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
Numa redução mal feita o motor ultrapassa a faixa vermelha e pode até ultrapassar o limite de giros, causando danos, portanto, não é só acelerando (quando ocorre o corte) que o motor ultrapassa a faixa vermelha, por isso ela existe até nessa situação para o piloto ver que está fazendo reduções erradas e pode danificar o motor
budha74- Participante
- Data de inscrição : 11/05/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
Lembrando que o TORQUE MÁXIMO é bem menor do que a faixa vermelha... (ex: 650F = 8900rpm)
A rotação com POTÊNCIA MÁXIMA é que fica próximo à faixa vermelha. (ex: 650F = 10500rpm)
O corte é apenas pra proteger o motor.
Mas o mesmo pode ir a um giro maior que ele vai aguentar, não é tão fragil assim.
Mas vale lembrar:
Quanto maior a rotação = maior desgaste do motor.
Saiba qual a rotação que o motor desempenha potência máxima.
E não precisa subir mais do que isto! ponto
A rotação com POTÊNCIA MÁXIMA é que fica próximo à faixa vermelha. (ex: 650F = 10500rpm)
O corte é apenas pra proteger o motor.
Mas o mesmo pode ir a um giro maior que ele vai aguentar, não é tão fragil assim.
Mas vale lembrar:
Quanto maior a rotação = maior desgaste do motor.
Saiba qual a rotação que o motor desempenha potência máxima.
E não precisa subir mais do que isto! ponto
Wallysson- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 09/01/2012
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
budha74 escreveu:Numa redução mal feita o motor ultrapassa a faixa vermelha e pode até ultrapassar o limite de giros, causando danos, portanto, não é só acelerando (quando ocorre o corte) que o motor ultrapassa a faixa vermelha, por isso ela existe até nessa situação para o piloto ver que está fazendo reduções erradas e pode danificar o motor
é mesmo, eu tinha me esquecido que tem gente que "consegue" fazer isso...
_-ë-_- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
Re: Faixa Amarela do Contagiro ???
É claro, tem gente que quer chegar ao limite máximo da moto e para isso coloca acessórios como TRE (SMART TIMING RETARD ELIMINATOR) e GPACK, tive uma B12 e coloquei um pinhão menor e o TRE, comprei na www.speedstore.com.br na época e paguei bem baratino, acho que foi uns R$ 200,00 e o mesmo serve na Haybusa que me lembre.
É bacana quando se pretende tirar o máximo de proveito do motor, a moto ganhou 25 a 29km a mais, mas é claro, usava óleo sintético e sempre revisando a moto, forçava bem, mas não a ponto de causar algum dano.
Tem que ficar sempre de olha na temperatura do moto.
Serve como dica!
É bacana quando se pretende tirar o máximo de proveito do motor, a moto ganhou 25 a 29km a mais, mas é claro, usava óleo sintético e sempre revisando a moto, forçava bem, mas não a ponto de causar algum dano.
Tem que ficar sempre de olha na temperatura do moto.
Serve como dica!
PS2- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 29/11/2012
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