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Faixa Amarela do Contagiro ???

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Faixa Amarela do Contagiro ??? Empty Faixa Amarela do Contagiro ???

Mensagem por nelslima Qua 28 Nov 2012, 17:44

Estava aquí pensando no seguinte :

PORQUE a faixa de corte de giro do contagiros é sempre dentro da faixa vermelha ?
Por exemplo :
Uma moto começa a faixa vermelha aos 13 mil e o contagiro vai até 15 mil.
E o corte acontece em 14 mil...

Então, nesta situação poderia rodar a 13,5 mil, mesmo estando no vermelho ?
O corte não deveria acontecer já nas 13 mil ?

Já me disseram que neste intervalo deveria ser a antiga faixa amarela do contagiros.....ai,ai,ai....
Afinal, como funciona realmente os contagiros ???

Qual a diferença em estar na faixa de corte e na faixa vermelha ?
Quanto suporta um motor rodar na faixa vermelha antes do corte de giro ?
Tem algo errado aí que os fabricantes não nos revelam, ou, estão colocando as faixas vermelhas erradas nos contagiros ?








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Mensagem por otakumike Qua 28 Nov 2012, 20:04

quando tinha a Fazer, se nao me engano, o contagiros marcava até 11k...a faixa vermelha era no 10k...

ela cortava +- nos 9,8 mil...ou seja, nem chegava na faixa vermelha...

na Bandit estiquei ate cortar somente uma vez de primeira, pra ver quanto marcava de velocidade...fiquei olhando o velocimetro e esqueci de ver a quantos rpm que cortou... Faixa Amarela do Contagiro ??? 535155
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Mensagem por DaniloDantez Qua 28 Nov 2012, 21:06

Não tenho nenhum conhecimento disso, mas talvez a faixa vermelha seja para indicar que já não é tão bom andar nela e já está na hora de trocar a marcha. Tipo, A faixa vermelha é um pouco depois do torque máximo, e ai tem uma queda brusca no torque, não gerando quase nada de potência. Acho que pode ser tipo aquelas luzinhas que tem nos F1 que vão de verde, amarelo e vermelho que é a hora de trocar a marcha. Acho que é mais pra ajudar na tocada mesmo.

Desculpa se pareceu confuso, se não deu pra entender bem eu tento escrever novamente.
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Mensagem por nelslima Qua 28 Nov 2012, 22:51

Na verdade será que não seria perigoso então andar na vermelha ? Vai chegar o torque de giro e pronto.
Mas, qual seria a finalidade real da faixa vermelha antes do corte de giro ?
E se a faixa vermelha faz mal porque não cortam o giro a hora que ela começa ?
Muito esquisito, além do que este assunto está muito mal explicado pelos fabricantes...

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Mensagem por eduardo.longo Qui 29 Nov 2012, 11:11

É porque você pode dar umas entradas na faixa vermelha quando está andando forte, mas tem que trocar a marcha imediatamente. Não pode segurar o motor naquela rotação que o esforço e o desgaste são muito grandes.
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Mensagem por NERO Qui 29 Nov 2012, 21:08

No avião é assim:

Verde = OK
Amarelo = limitação de tempo. Faça alguma coisa para sair dessa condição, caso contrário, prepare-se para pousar
Vermelho = Fudeu!
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Mensagem por nelslima Qui 29 Nov 2012, 21:44

kkkkkkk
Agora eu rí.......gostei.

Na moto deve ser assim tb.
Onde não tem nada = verde
Faixa Vermelha antes do corte = amarela
Faixa vermelha após corte = fudeu...

kkkkkkkkkkkkk

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Mensagem por budha74 Qui 29 Nov 2012, 21:56

Que eu saiba, existe a faixa vermelha para demarcar a faixa de utilização do motor, lembrando que em situações esporádicas, podemos passar um pouco do início dela normalmente, o que faz com que a faixa se inicie um pouco antes do corte por questão de segurança (uma ultrapassagem por exemplo). Já o corte existe para evitar danos mecânicos, como válvulas atropeladas pelo pistão. Então, como o colega disse acima, acelerar esporadicamente por tempo limitado na faixa vermelha não tem problema, o que não pode é ficar chegando no corte direto.
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Mensagem por nelslima Qui 29 Nov 2012, 22:17

É, tem sentido.
Teve um colega meu com uma SRAD 1000 que cortou giro 1 minuto certinho (eu até marquei).
Depois desligou a moto, a temperatura estava normal.
Depois, fomos embora e a moto estava normal também.

Isto gera algum dano ao motor ?
Ou gera dano somente se ficar cortando por mais de 1 minuto ?


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Mensagem por eduardo.longo Sex 30 Nov 2012, 15:48

nelslima escreveu:É, tem sentido.
Teve um colega meu com uma SRAD 1000 que cortou giro 1 minuto certinho (eu até marquei).
Depois desligou a moto, a temperatura estava normal.
Depois, fomos embora e a moto estava normal também.

Isto gera algum dano ao motor ?
Ou gera dano somente se ficar cortando por mais de 1 minuto ?


Putz! Que otário!
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Mensagem por Parada Sex 30 Nov 2012, 16:21

eduardo.longo escreveu:
nelslima escreveu:É, tem sentido.
Teve um colega meu com uma SRAD 1000 que cortou giro 1 minuto certinho (eu até marquei).
Depois desligou a moto, a temperatura estava normal.
Depois, fomos embora e a moto estava normal também.

Isto gera algum dano ao motor ?
Ou gera dano somente se ficar cortando por mais de 1 minuto ?


Putz! Que otário!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bom, no meu entender, estamos falando de rotações por minuto certo (rpm)??? Pois bem, quando maior a rotação, mais rápido o motor trabalho....fazendo uma comparação: vc vai pra rua, tenis, bermudinha, e vai fazer uma caminhada....anda uma hora.......agora, faça o mesmo procedimento, só que "correndo"??? Com certeza vc estará exausto, enquanto a caminhada vai te deixar suave ainda!!! Portanto, creio que funcione aparentemente da mesma forma, por isso que motores de competição precisam de retífica com maior rapidez....são usados no limite o tempo todo!!! Não tem problema vc chegar no vermelho e trocar a marcha, o que não seria recomendado é vc manter a rotação no vermelho o tempo todo.....vc estará trabalhando o motor no limite, sem folga....e isso sim pode gerar algum dano, como folga na camisa dos pistões, algum empenamento de válvula, etc, etc, etc....

Abs
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Mensagem por nelslima Sex 30 Nov 2012, 17:08

Acho que para proteger legal o negócio é não passar do rpm de potência máxima mesmo e pronto.
Tem caras com cbr600 que seguram 1 ou 2 minutos, tá doido !!!


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Mensagem por PS2 Seg 10 Dez 2012, 22:12

A tarja v ermelha indica limite, o mais importante é saber que o torque da moto a cada marcha é abaixo dessa tarja.

Em resumo, muitos pensam que tem que chegar na tarja vermelha para ganhar velocidade e não é bem por aí! O ganho é em torno doa 10 mil RPM pensando em uma SRAD 1000, veja manual.

No caso da B12 ou Hayabusa, deve-se chegar a tarja vermelha apenas na 6° marcha e uma dica é uzar o TRE - GPACK, ele tira a limitação do RPM. É claro, você terá qiue dozar a mão para evitar muito tempo no limite, mas o resultado final é interessante.


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Mensagem por _-ë-_ Ter 11 Dez 2012, 09:12

No caso de um motor que o corte não deixa a rotação entrar na faixa vermelha, nem seria necessário ter a faixa vermelha, certo?? Seria algo puramente estético para dar um toque de "esportividade"??

Em que situações a rotação do motor ultrapassa o limite de corte?? Existem?

[]'s
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Mensagem por budha74 Ter 11 Dez 2012, 12:58

Numa redução mal feita o motor ultrapassa a faixa vermelha e pode até ultrapassar o limite de giros, causando danos, portanto, não é só acelerando (quando ocorre o corte) que o motor ultrapassa a faixa vermelha, por isso ela existe até nessa situação para o piloto ver que está fazendo reduções erradas e pode danificar o motor Idea
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Mensagem por Wallysson Ter 11 Dez 2012, 13:39

Lembrando que o TORQUE MÁXIMO é bem menor do que a faixa vermelha... (ex: 650F = 8900rpm)
A rotação com POTÊNCIA MÁXIMA é que fica próximo à faixa vermelha. (ex: 650F = 10500rpm)

O corte é apenas pra proteger o motor.
Mas o mesmo pode ir a um giro maior que ele vai aguentar, não é tão fragil assim.

Mas vale lembrar:
Quanto maior a rotação = maior desgaste do motor.

Saiba qual a rotação que o motor desempenha potência máxima.
E não precisa subir mais do que isto! ponto
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Mensagem por _-ë-_ Ter 11 Dez 2012, 13:47

budha74 escreveu:Numa redução mal feita o motor ultrapassa a faixa vermelha e pode até ultrapassar o limite de giros, causando danos, portanto, não é só acelerando (quando ocorre o corte) que o motor ultrapassa a faixa vermelha, por isso ela existe até nessa situação para o piloto ver que está fazendo reduções erradas e pode danificar o motor Idea

é mesmo, eu tinha me esquecido que tem gente que "consegue" fazer isso...
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Mensagem por PS2 Qui 13 Dez 2012, 21:26

É claro, tem gente que quer chegar ao limite máximo da moto e para isso coloca acessórios como TRE (SMART TIMING RETARD ELIMINATOR) e GPACK, tive uma B12 e coloquei um pinhão menor e o TRE, comprei na www.speedstore.com.br na época e paguei bem baratino, acho que foi uns R$ 200,00 e o mesmo serve na Haybusa que me lembre.

É bacana quando se pretende tirar o máximo de proveito do motor, a moto ganhou 25 a 29km a mais, mas é claro, usava óleo sintético e sempre revisando a moto, forçava bem, mas não a ponto de causar algum dano.

Tem que ficar sempre de olha na temperatura do moto.

Serve como dica!

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