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Epidemia mortal e invisível acelera no Brasil profundo

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Mensagem por ata.jb Seg 21 Nov 2011, 14:26

A coisa ta feia pro nosso lado.

Cuidado a todos.

Abs.


Blog de José Roberto de Toledo

As motos já matam mais do que os carros, no Brasil. A virada aconteceu em 2007, e desde então a diferença só vem aumentando. Em 2009, as mortes de motociclistas ultrapassaram as de pedestres e alcançaram o topo do ranking de mortes por acidentes -qualquer tipo de acidente, não só de trânsito.

Em 2010, foram 10.134 mortes de motoqueiros, contra 9.078 de pedestres e 8.659 de ocupantes de automóveis, segundo estatísticas do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), tabuladas pelo Estado a partir do site do Datasus.

O mais assustador é que enquanto as mortes por atropelamento caíram 30% quando comparadas às de 1996, as de motociclistas cresceram 1.298% no mesmo período. Nos últimos dez anos, 65.671 motociclistas morreram em acidentes pelo País. É uma quantidade de vidas perdidas equivalente aos soldados norte-americanos mortos durante toda a Guerra do Vietnã.

Leia mais em http://blogs.estadao.com.br/vox-publica/2011/11/20/epidemia-mortal-e-invisivel-acelera-em-duas-rodas-no-brasil-profundo/
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Mensagem por kivim Seg 21 Nov 2011, 15:18


ADALBERTO

Talvez isso esteja diretamente ligado a quantidade de motos vendidas nos últimos anos no Brasil.

Surpreendentemente as fábricas estão a todo vapor nesse seguimento, sempre aumentando as vendas gradualmente.

O mercado de motocicletas está bastante aquecido e quantidade de licenciamentos tem batido recordes a cada ano.

Ainda importante destacar que a imprudência, em qualquer tipo de veículo automotor (carro/moto/caminhão) tem sido o maior responsável pelos tristes acontecimentos.

Abraços e vamos orar, pedindo a Deus que seja pormenorizada essa epidemia mortal, que tanto nos aflige.

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Mensagem por Hans Blackbullet Seg 21 Nov 2011, 16:46

É um esporte de risco e perigoso, os motoristas comuns não tem respeito nem noção do que é uma moto grande.
A opinião pública é totalmente manipulada pela ignorância e pela falta de imparcialidade (profissionalismo?), enfim... só piorando as coisas.
Nada é feito a favor de conscientização e capacitação, além de não existirem campanhas direcionadas aos verdadeiros vilões da história, que são os motoristas descapacitados e desavisados.
Antes de acreditar piamente nos dados apresentados, qual a fonte dessa pesquisa?
Se não houverem fontes declaradas, vale a pena conferir em fontes de pesquisa confiáveis, comprar os dados antes de qualquer conclusão...
Escrever qualquer um escreve. Acreditar já é outra coisa.
Temos que reagir, de maneira inteligente, pois senão, seremos mais uma vez vítimas do que eu chamo "violência sócio-desintelectual".
Grande abraço a todos.
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Mensagem por Convidad Seg 21 Nov 2011, 16:49

Gostei do artigo. Uma visão clara sobre o problema, sem tendências. Numa análise rápida vemos que em números absolutos realmente houve um crescimento porém em números relativos não. Isso demonstra que tal crescimento não está ligado a maneira de dirigir e sim ao acréscimo da frota gerado pela inclusão de uma parcela maior da sociedade na classe média. Também é claro que tal aumento é na faixa de renda das classes "D" e "E" onde jovens entre 20 e 28 anos são atraidos pelo menor custo de aquisição e manutenção da moto em relação ao carro quando procuram seu primeiro veículo.
Isso confirma minha teoria de que não basta somente a ascensão financeira para a inclusão em uma nova faixa social (fato gerado pelos diversos programas governamentais de bolsa) e sim pela ascensão educacional. Paises como Singapura e Coreia do Sul fizeram o caminho inverso, eles deram educação aos cidadãos e como consequência os mesmos tiveram a evolução financeira. Hoje, cidades como Seoul e Singapura tem densidade demográfica igual ou superior a São Paulo e o indice de acidentes é muito menor.
Mais uma vez estamos na contra-mão da história.

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Mensagem por Padumi Seg 21 Nov 2011, 17:54

kivim escreveu:
ADALBERTO

Talvez isso esteja diretamente ligado a quantidade de motos vendidas nos últimos anos no Brasil.

É exatamente isso, óbvio! O problema dessas pesquisas é que elas tratam de números absolutos, é ridículo isso. É óbvio que vai aumentar, se todo santo dia sabe-se lá quantas novas motos são emplacadas, se todo santo dia sabe-se lá quantas pessoas pegam sua primeira CNH... E fora o fato de que cada vez mais pessoas "migram" para as motos. Hoje qualquer um paga uma merreca por mês e compra sua motoca pra fugir do trânsito, do transporte público, etc, etc, etc.

O revoltante é que os fdp dos "governantes" (que não governam merd@ nenhuma) atacam os efeitos e não as causas.

Cansado, viu.....
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Mensagem por nelsonrj Seg 21 Nov 2011, 18:04

engraçado no meu tempo de adoleçente moto se andava sem capacete,sem camisa descalço uo de chinelo a gente não via tanta morte igual hoje eu acho na quela epoca os adolecentes eram mais espertos pq não existia computador e video game,entao a molecada ja brincava na rua direto ai ja pegava uma certa vivencia da rua, agora os adolecentes de hoje fica só no computador e video game quando faz 18 anos ja tira carta e compra uma moto e sai pra rua sem noção nenhuma oque transito rua ou avenida ai eles acham que estao no video game ou algum juguinho de computador ai da essa merda que tai molecada morrendo a torta e adireta,hoje em dia vc entra com 1 real na agencia e sai de moto,
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Mensagem por Padumi Seg 21 Nov 2011, 18:11

Ah, mas eram outros tempos, né? O trânsito era outro... e a velocidade e abrangência da informação também era outra, a gente nem tinha como ficar sabendo das coisas que aconteciam..

Evidente que hoje é mais perigoso, que aumenta ano a ano.... mas avaliar em números absolutos é burrice. Só serve pra fazer alarde e dar "boas" manchetes pro jornal...


Abs
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Mensagem por Euro Seg 21 Nov 2011, 18:34

hoje mesmo um cara foi instalar vidro no apto e disse:

"eu fiquei 2 meses afastados do trabalho com o joelho estourado, pois eu vinha descendo muito rápido e a motoca não conseguiu freiar na descida. "

mas ele vinha me dizer que caiu no fds de novo:

" e esse final de semana eu cai, pq fui ultrapassar uma ambulância, mas ela virou com tudo e me pegou."


Os acidentes acontecem na maioria das vezes pela imprudência.

Imprudência também justificada pela baixa qualidade das auto-escolas e do nosso sistema de aprovação de habilitação.



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Mensagem por ata.jb Seg 21 Nov 2011, 19:43

Gostei dos comentários.

Era essa a minha intenção qdo postei o tópico.

Abs.
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Mensagem por carlosri Seg 21 Nov 2011, 20:05

Salve galera, boa noite!

Só para acrescentar a porcaria que são as auto escolas, minha empregada tirou CNH para moto há mais de seis meses e pasmem, até há um mês atras ela não usava o freio dianteiro na moto, pois não foi ensinado, fiquei até com medo de explicar, mas hoje ela diz que não sabia como a moto parava antes, pois ficou bem melhor usando os dois freios....

Abraços
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Mensagem por wendellalmeida Seg 21 Nov 2011, 22:16

Pessoal,

sempre digo a minha esposa (sou iniciante no mundo duas rodas) que 95% dos acidentes envolvem motos de baixa cilindrada e geralmente é por imprudência do motociclista. Um lema que levo sempre é "moto nunca tem preferência"
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Mensagem por R-Carril Seg 21 Nov 2011, 22:38

Padumi escreveu:
kivim escreveu:
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Talvez isso esteja diretamente ligado a quantidade de motos vendidas nos últimos anos no Brasil.

É óbvio que vai aumentar, se todo santo dia sabe-se lá quantas novas motos são emplacadas, se todo santo dia sabe-se lá quantas pessoas pegam sua primeira CNH... E fora o fato de que cada vez mais pessoas "migram" para as motos. Hoje qualquer um paga uma merreca por mês e compra sua motoca pra fugir do trânsito, do transporte público, etc, etc, etc.

Devemos levar em consideração tb que muitos migram para as motos pela economia de combustível, com o preço da gasolina, o ir e vir ao trabalho de moto todos os dias torna-se mais econômico...

Obs.: Conheci um cara que comprou uma CG para o trabalho, para economizar parte do vale combustível e usar a diferença para fazer compras para a família..(ah, como Nao bastasse a economia, ainda ele passou a CG para Álcool...)
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Mensagem por R-Carril Seg 21 Nov 2011, 22:44

carlosri escreveu:Salve galera, boa noite!

Só para acrescentar a porcaria que são as auto escolas, minha empregada tirou CNH para moto há mais de seis meses e pasmem, até há um mês atras ela não usava o freio dianteiro na moto, pois não foi ensinado, fiquei até com medo de explicar, mas hoje ela diz que não sabia como a moto parava antes, pois ficou bem melhor usando os dois freios....

Abraços

Pois é..eu acho que o método de habilitar um condutor deveria ser muito mais rigoroso e instrutivo....Como escolas de pilotagem...levar os condutores a situações extremas..

MAS....ai vem os brasileiros....tenho certeza que se fosse mais rigoroso, muito "brasileirinho" ia chiar,....talvez agora estaríamos aqui discutindo um tópico que a casa caiu e tava a maior dificuldade e burocracia para tirar a CNH...

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Mensagem por MarceloZ Seg 21 Nov 2011, 23:16

nelsonrj escreveu:engraçado no meu tempo de adoleçente moto se andava sem capacete,sem camisa descalço uo de chinelo a gente não via tanta morte igual hoje eu acho na quela epoca os adolecentes eram mais espertos pq não existia computador e video game,entao a molecada ja brincava na rua direto ai ja pegava uma certa vivencia da rua, agora os adolecentes de hoje fica só no computador e video game quando faz 18 anos ja tira carta e compra uma moto e sai pra rua sem noção nenhuma oque transito rua ou avenida ai eles acham que estao no video game ou algum juguinho de computador ai da essa merda que tai molecada morrendo a torta e adireta,hoje em dia vc entra com 1 real na agencia e sai de moto,

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Mensagem por Robinson Vaber Ter 22 Nov 2011, 00:06

Engraçado que quando falo pra alguem (quem desconhece moto) que ando a 180/200 km/h na rodovia acham que sou louco. Louco mesmo são os que andam no centro de uma cidade com milhares de carros, motos, pedestres cachorro, criança e tudo mais que existe nas ruas de uma cidade, no limite de velocidade de suas CG´s da vida, costurando o transito sem o minimo de respeito a ninguem, nem mesmo sua vida. Resultado: Mortes!

É incrivel como a maioria deles são jovens com seus 18/20 e poucos anos e que se acham os super-homens, e que tem peito de aço que nunca vão morrer.

Vejo semanalmente nos jornais da cidade jovens morrendo com suas motos por pura imprudencia. Por acharem que estão na sua preferencial podem cruzar a rua sem preocupação a quase 100km/h no centro da cidade. Isso acontece direto aqui na cidade. Se um carro cruza sua frente nao da pra segurar e bate mesmo. Ja vi varios.

Claro que existem muitos, mas muitos motoristas que não respeitam moto de jeito nenhum pelo simples fato de ser moto. Falo isso ja que quando preciso fazer algo no centro pego a Biz da minha mulher e percebo a falta de respeito de muitos que quando estou com a B12 não ocorre.

Acredito que se houvesse uma melhora na maneira desses "motoqueiros" pilotarem suas motos, não haveria tanto desrespeito dos motoristas e todo mundo sairia ganhando com isso.
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Mensagem por Juan Ter 22 Nov 2011, 12:25

fala pessoal vou dar meu pitaco aqui tbm...

Na semana passada eu estava vendo o programa supermotor no bandsports e estavam discutindo justamente isso. educação no trânsito.
ai num dado momento o apresentador falou assim: é engraçado nós brasileiros reclamamos de tudo... se vc vai para grandes cidades da italia, frança e espanha, vc não vê os motociclistas reclamando de piso escorregadio, de problemas com as suspenções nem nada do tipo, e olha que lá algumas partes dos centros são de calçamento paralelepípedo. aqui as faixas são vilãs as lombadas são assassinas.
ai ele completou dizendo assim. quando a empresa chinesa que fabrica a moto 150cc apache junto com a dafra vieram para o Brasil reunirão 150 motoboys (esse é o publico alvo deles) e colocaram pra rodar na cidade instalaram 8 sensores em cada moto. andaram e voltaram para o lugar de origem e quando os engenheiros foram analisar os dados todos os sensores estavam queimados TODOS!!!! ai descobriram o porque.
A maioria dos motociclistas não sabem andar tranquilamente ou é 8 ou 80 os testadores da dafra (motoboys) que a dafra recrutou, paravam no semáforo tranquilo numa boa abria o sinal esguelava as motos, parava no proximo semáforo, abria esguelava as motos. não sabiam conduzir de forma suave ou andava feito louco ou nada.
o que se vê de motociclista no corredor buzinando com pressa e sem nenhuma mercadoria no banco de tras é absurda a maioria pegou mania de andar rápido e com pressa nos corredores... e é pura mania mesmo.
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Mensagem por RDO Ter 22 Nov 2011, 12:30

As emissoras não noticiam os acidentes de motos, quando muito fazem somente uma citação sobre o ocorrido, deve haver alguma cláusula nos contratos comerciais.
Passei uma noite em um Pronto Socorro 24H, acompanhando um amigo que sofreu um acidente com uma XT. Fiquei impressioanante com o que vi em apenas algumas horas.
Cenas de guerra...




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Mensagem por YUJI Ter 22 Nov 2011, 22:12

Juan escreveu:
o que se vê de motociclista no corredor buzinando com pressa e sem nenhuma mercadoria no banco de tras é absurda a maioria pegou mania de andar rápido e com pressa nos corredores... e é pura mania mesmo.

Vale lembrar que tem mtos mautoristas com seus "pois é" que ficam na esquerda a 40km/h nas av. colaboram em mto o caos das gdes cidades... Então quem vive nos gdes centros urbanos por "natureza" não suportam mais essas letargias...mto menos os motoboys...Evil or Very Mad
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Mensagem por Fguarezi Ter 22 Nov 2011, 22:39

Galera, e vou dizer uma coisa, morre pouco.

Trabalho com motos, e vejo o que a gurizada faz nas Titan aqui da cidade, mexem em tudo na moto, motor pode estar bom mas os cabeça de bagre vão las lojas e compram kits de medidas maiores e mandam retificar até a ultima medida, relação colocam da CG 82 que tem menos dentes, tiram as setas, metem carburador de Twister, tudo para "andar mais", fazem racha na BR 101 com pista simples, e só as vezes morre um ou outro, dai vem um cara e fala que moto é perigoso, eu sempre digo para meus clientes, se vc andar respeitando o transito, cai pelo menos 90% das chances de ter algum acidente grave.

Mas isso acho que nem tem muito o que mudar a gurizada já vem crescendo vendo Velozes e Furiosos, jogando Need For Speed e quando tem um veiculo na mão querem é acelerar.
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Mensagem por neoredes Qui 01 Dez 2011, 13:21

Eu penso que moto é realmente extremamente perigoso sim. Não só por que o piloto é imprudente, ou a moto é boa ou ruim. Moto por si só é um puta perigo mesmo. Não posso tampar sol com peneira, é essa a realidade. Contudo eu sou apaixonado por moto, da minha parte eu tento diminuir os risco andando com uma moto sempre em ótimas condições, um modelo que ofereça mais segurança e não abusando demais. Não interessa se é uma CG ou uma Srad. A pessoa precisa evitar exceder os limites da via, os limites da moto e principalmente os seus limites. São 10 anos que ando de moto e graças a deus nunca sofri um acidente forte. Só levei um tombo no primeiro e ano e só. Sendo bem sincero, tive sorte algumas vezes pois aos 19 anos eu fazia bem mais bobagem que aos 29. rs
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