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Curvas em baixa na cidade com SS

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Mensagem por Neto Srad Sáb 19 Nov 2011, 20:20

Galera

Sinto uma grande dificuldade em fazer curvas em baixa velocidade dentro da cidade com a Srad...parece que a moto desestabiliza fácil...

Qual a melhor maneira de fazê-las? Pergunto isso pq a facilidade que eu tinha com minha antiga CB 500 era enorme...será ajuste de suspensÃo? (tá original de fábrica)

Saudações
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Mensagem por hbauer Sáb 19 Nov 2011, 20:26

axo que a grande diferenca esta no angulo da suspensao dianteira... a srad é mais vertical que o da cb... dependendo da posicao da suspensao vc tem que virar mais ou menos a direcao e deitar mais ou menos a moto... eu percebi bastante isso quando sai da cb300 pra ninjinha.... outro dia fui andar num HD de um amigo e percerbi que vc tem que virar bastante o guidao... na srad acredito que vc tenha que tombar mais a moto e virar menos o guidao....

outra coisa que deixa vc meio estranho nessas curvas tbm é a posicao mais tombada que vc fica....
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Mensagem por eduardosjc Dom 20 Nov 2011, 01:48

Também estou tendo dificuldades com a minha.....a moto simplesmente não vira haha

A 650F q eu tinha antes era como se fosse uma CG comparada a srad na cidade Very Happy
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Mensagem por Douglas_SC Dom 20 Nov 2011, 02:00

a técnica ja foi explicada pelo hbauer,
então vou deixar uma dica que ja ajudou vários amigos em vários fóruns...

verifiquem a pressão dos pneus!
tinha gente que não sabia a moto boa que tinha até verificar isso! hehehe
e não é só em 1 posto... porque tem MUITO equipamento descalibrado!

espero ajudar Wink
um abraço!
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Mensagem por Juan Dom 20 Nov 2011, 09:14

é verdade Douglas... eu penei uns 20 dias mudando a configuração da calibragem até achar a ideal pro meu peso e o meu ajuste da suspensão ajuste a calibragem vc mesmo e não a que está no manual. aquilo é so uma referencia. por exemplo pra mim esta funcionando bem na Srad 750 35 frente/39 tras.
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Mensagem por Juan Dom 20 Nov 2011, 09:18

um conselho bom tbm é comprar um bom aferidor pra saber quantas libras tem na moto pq posto é uma droga vc digita 35 quando vai conferir tem 37
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Mensagem por Saddam Dom 20 Nov 2011, 10:36

É só não andar devagar e pronto!
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Mensagem por Schiavetto Dom 20 Nov 2011, 11:20

hahahah a minha só andava na cidade qdo voltava para casa...
mas nao tinha dificuldades para fazer curvas
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Mensagem por srad2012 Dom 20 Nov 2011, 16:09

As SS sem exceção tem um esterçamento mínimo do guidão, muito menor que uma naked e anos luz de uma trail, dessa forma algumas coisas ajudam nas curvas de baixa: pneus bem calibrados, planejamento antecipado de como a curva deve ser feita, usar mais o jogo de corpo do que o guidão, manter aceleração constante durante a curva, e o mais importante ANDAR BASTANTE NA MÁQUINA para o cérebro passar a ter reações reflexas. É só se adaptar que dá pra ir de SS para qualquer lugar.
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Mensagem por Bisteka Dom 20 Nov 2011, 21:51

Sei lá... a minha só anda na cidade para ir até o posto ou pra voltar pra casa... A calibragem dos pneus muda muita coisa mesmo!!!
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Mensagem por hemerson Dom 20 Nov 2011, 22:25

bom... penso que o principal é lembrar que mudou de estilo de moto e terá que reaprender algumas coisas. Entretanto duas coias considero importantes, que já foram ditas pelo colega SRAD2012: se preparar para a curva e andar bastante na moto para ir conhecendo o jeito dela de curvar (nada de velocidades altas no inicio). Se preparar para a curva é importante porque como esse tipo de moto depende muito da inclinação para fazer as curvas, caso vc chegue em velocidade errada na entrada da curva e tenha que freiar muito, ela vai "voltar da inclinação", ou seja, ficar reta naturalmente, ai vc não consegue fazer a curva, vai passar reto hehehe
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Mensagem por R-Carril Dom 20 Nov 2011, 22:41

Nao esqueça de reconhecer a marcha mais adequada para as manobras...

marcha errada + motor vazio = instabilidade...
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Mensagem por hemerson Seg 21 Nov 2011, 00:36

R-Carril escreveu:Nao esqueça de reconhecer a marcha mais adequada para as manobras...

marcha errada + motor vazio = instabilidade...

Bem lembrado... a marcha certa, marcha errada + motor cheio = roda trazeira distracionando eheeheh

(num tem jeito né, não tem como ensinar, tem que ir pegando o jeito...)
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Mensagem por x_x SRAD Seg 21 Nov 2011, 09:45

Temos q considerar q cidade não é território de SS, naked vai muito bem na cidade, SS é pista ou rodovia, afinal se tentar andar um pouco rapido na cidade com SS algum motorista imprudente vai ferrar vc. O pouquissimo q ando na cidade, não sinto dificuldade, mas tem q acelerar para moto ficar redonda.

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Mensagem por Bulljr71 Seg 21 Nov 2011, 10:49

Como andar de Naked só em estradas. Pega uma rajada de vento e parece que está com os 2 pneus furados, muito ruim.
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Mensagem por marconi Seg 21 Nov 2011, 11:14

Bulljr71 escreveu:Como andar de Naked só em estradas. Pega uma rajada de vento e parece que está com os 2 pneus furados, muito ruim.

2x
Em altas velocidades, sinto isso. Não é fácil mudar a trajetória da bandida quando se tem um vento forte.
Uma coisa que pode ajudar nosso amigo pra acostumar com a moto é pegar uma rua pouco movimentada e ficar fazendo zig zag com a moto, jogando de um lado pro outro.
Isso me ajudou muito pois como eu estava acostumado com Cg, que é bem mais leve, sentia dificuldades em curva, achava que ia cair a qualquer momento. No casa da sua moto, é bom treinar bastante o jogo de corpo.
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http://www.localvazamento.com

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Mensagem por JoHnny Seg 21 Nov 2011, 11:34

Força mais as pedaleiras e apoia menos peso no guidão.

A maioria das SS tem algum de caster reduzido privilegiando a estabilidade em alta velocidade. Aliado a isso tem o amortecedor de direção que dificulta o esterçamento em algumas situações.

Na verdade qualquer moto você não deve apoiar o peso do corpo nos punhos/braços/banco e sim, colocar o peso sempre nas pedaleiras, o que baixa o centro de gravidade, melhora a estabilidade em curvas e retas e não machuca essas regiões que mencionei.

Experimenta andar sempre com a ponta dos pés nas pedaleiras e apoiar quase que todo o seu peso nelas. Ao entrar em ma curva, forçe o pé que do lado interno na curva que você vai sentir uma boa diferença.
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Mensagem por Neto Srad Sex 25 Nov 2011, 23:26

Boa idéia essa do aferidor de calibragem...vou providenciar!
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Mensagem por hemerson Sáb 26 Nov 2011, 00:08

E ai Neto, como está a criança? já obedecendo seus comandos de direção? rsrs

Fico até meio curioso para saber o que é uma curva de baixa na cidade... se é uma rotatória... um estacionamento de shopping heheh

Não desmerecendo todos os conselhos dados até agora, todos ditos com muitas propriedades, mas acho que você vai ter que se acostumar mais com a moto.

Essa posição deitada e com as pedaleiras lá em cima não é algo que pareça muito óbvio para fazer curvas em baixa, manobrar quase parado etc e tals... mas é só impressão amigo hehehe, logo vc acostuma... não me preocuparia a esse ponto com calibragem dos pneus nao (só aquela velha verificada em um bom posto)
.
Para quem está se acostumando com a moto ou nao tem muito experiência, acho perigoso passar "técnicas", pois isso pode causar a queda do colega... penso que tem que ter um mínimo de domínio da moto antes de se começar a aplicar técnicas....

Como acho que você já leu bastante, andou um pouco mais na moto, experimenta, em uma rotatoria de trânsito lento por exemplo, empurar um pouco a ponta do guidão da moto para dentro da curva (não é girar o guidão, é tipo por um pouco de peso na ponta dele para que ele fosse um pouco para baixo, para o lado interno da curva), inclinando um pouquinho o corpo para dentro da curva também para você ver uma moto que parece que pede para fazer curva, em alta ou baixa hehehe é delicioso pilotar essas nossas motos, e curvas é o forte delas... lembre-se, moderação ao testar...

Se estiver manobrado com a moto quase parada (como num estacionamento de shoppint), experimenta levantar o tronco, travando as pernas no tanque da moto, isso deixará seus braços livres e mais esticados, o que permitirá vc movimentar o guidão dela mais facilmente, ajudando na manobra... e lembre-se, em uma curva, nunca olhe para onde a roda dianteira está passando, mas sim para frente... para o tagenciamento da curva, isso irá manter vc na tangência correta.

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Mensagem por Deanzaumm Sáb 26 Nov 2011, 00:26

Prefiro entrar sempre com marcha mais baixa para manter a moto grudada no chão!
Pneus sempre calibrados, limpos de lubrificante, escolher previamente o seu ângulo de entrada e saída bem focado ajudam d+

Evitar manter o peso do corpo nos pulsos e centra mais nos joelhos e pés tmb mantem um ótimo centro gravitacional!

Nem tente virar o guidom muito que é CHÃO. Frear com o freio da frente Idem!
Vi um cara cair de maduro com uma Bandit 1250 ZERO por que entrou na curvinha boba e encostou no freio da frente... Tinha uma areiazinha... não tem Valentino Rossi que segura! (esse camarada é piloto de helicóptero da PF, nota-se logo que não é um zé sem-noção e sem sensibilidade/feeling).

No mais... TREINEM!!! Escolha um lugar com curvas que não representem perigo e vão brincando, testando sem as adversidades que na vida real aparecem (sujeiras, pedestres, carros, motoboys, água...)

Só assim mesmo que pegam a tocada e sua posição ideal!

Boa sorte a todos!!!
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Mensagem por Juan Sáb 26 Nov 2011, 10:33

É isso ai Deanmm e tem que ter em mente que SS quando esta a 10 ou 20 km/h tem que estar com uma marcha reduzida mesmo pq se ela por algum momento der uma paradinha a direção fecha e ai é tombo na certa. outra coisa que demorei a me acostumar é esterçar com os pés ainda no chão se fizer isso e deixar de ir acelerando aos poucos ela fecha a direção e se inclinar um tiquinho a moto ela fecha de vez e não tem quem segure kkkkk
passei umas pa de vergonha assim ia esterçando dava uma inclinadinha sem querer e pumba fechava a direção e tinha que abrir as pernas pra segurar a moto no joelho mesmo. CABAÇO!!! kkkkk
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Mensagem por srad2012 Dom 27 Nov 2011, 17:42

Achei que a soma do que o Hemerson e o Deanzaumm disseram sintetiza quase tudo do ponto de vista técnico.
Minha dica: SEMPRE QUE PUDER ANDAR NA MÁQUINA ANDE, é bom demais e a cada dia vc verá progressos, só sentindo a moto é que se pode adaptar a ela; às vezes não suporto chegar o fim de semana e aquele dia ensolarado e bonito me faz botar a srad para me levar ao trabalho.
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Mensagem por Marco Gixxer-750 Seg 28 Nov 2011, 12:15

Uma dica muito simples e prática, nunca faça curvas em baixa ou qualquer outra velocidade, sem tração, é uma diferença absurda de comportamento da moto.
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Mensagem por Deanzaumm Seg 28 Nov 2011, 18:10

Hoje estava fazendo um percurso com muitas curvinhas chatas em baixa e me lembrei desse tópico!
Uma coisa que faço e esqueci de mencionar! USO MUITO O FREIO TRASEIRO DENTRO DA CURVA... mantenho a moto acelerada e sobre controle com esse artifício, faço que nem percebo... e consigo fazer as curvas com um tangenciamento excelente!
Aí é aquilo... gasta um pouco de freio traseiro né!? Mas em contra partida tenho a moto na mão!
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Mensagem por XICOSAX Ter 29 Nov 2011, 20:53

PRECISA OUVIR OS CONSELHOS E MUITO TEMPO DE ESTRADA AMIGÃO!! PRATIQUE, PRATIQUE, PRATIQUE!!

DETALHE A LEMBRAR :

ELA FOI FEITA PRA ESTRADAS E PISTAS, LÁ ELA FICA A VONTADE MAS NA CIDADE VAI SEMPRE ALGUM TIPO DE DIFICULDADE!

ABRAÇO
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