ALTERNADOR B6 APOIO MORAL DE RETIRADA
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ALTERNADOR B6 APOIO MORAL DE RETIRADA
QUERO REVISAR OS ROLAMENTOS DO ALTERNADOR, DA MINHA B6, COMO TENHO AUTO ELETRICA, PRA MIM FICA FACIL, MAS TENHO DUVIDAS AO REMOVELO DO BLOCO QUANTO SEU ACOPLAMENTO, SE TEM ALGO PRA DESMONTAR OU EH SÓ RETIRAR OS 3 PARAFUSOS E SACAR FORA
GUILHERME B6- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2011
Re: ALTERNADOR B6 APOIO MORAL DE RETIRADA
bEM LEMBRADO...NA MINHA UMA VEZ EU TIVE que tirar pois tinha estourado um rolamento... e isso era (mais uma) fonte de ruido na moto. Só que o rolamento acabou gastando um pouco da carcaça...tive que fazer uma pequena retífica, mas ficou beleza.
Com relação à retirada não sei porque não vi, mas no manual de serviços diz pra tirar a cobertura do pinhão e sacar os 3 parafusos.
Não parece ter nada a mais pra desmontar...dentro aparece uma engrenagem de dentes atravessados, que vai acoplana noutra engrenagem do motor...nada muito difícil, visto que você deve estar acostumado a desmontar isso.
Na minha, quando acelerava, dependendo do jeito, parecia que o motor ficava "RAJANDO"...ISSO ERA O BARULHO CAUSADO PELA FOLGA do rolamento com a carcaça do alternador.
Descobri isso com uma chave de fenda grande, encostando a ponta dela no motor e o ouvido no cabo...experimentando cada parte como se fosse um estetoscópio.
Vale aqui a lembrança pra quem tem Bandit 600 e 1200 a ar, pois o alternador é um ítem de manutenção periódica muito negligenciado...quem já viu o mecânico falar que desmontou pra conferir os rolamentos? E o problema parece ser até comum.
Nas injetadas já não tem esse problema pois em vez de alternador é com estator no próprio volante, como na graNDE MAIORIA DAS MOTOS...
t+
Com relação à retirada não sei porque não vi, mas no manual de serviços diz pra tirar a cobertura do pinhão e sacar os 3 parafusos.
Não parece ter nada a mais pra desmontar...dentro aparece uma engrenagem de dentes atravessados, que vai acoplana noutra engrenagem do motor...nada muito difícil, visto que você deve estar acostumado a desmontar isso.
Na minha, quando acelerava, dependendo do jeito, parecia que o motor ficava "RAJANDO"...ISSO ERA O BARULHO CAUSADO PELA FOLGA do rolamento com a carcaça do alternador.
Descobri isso com uma chave de fenda grande, encostando a ponta dela no motor e o ouvido no cabo...experimentando cada parte como se fosse um estetoscópio.
Vale aqui a lembrança pra quem tem Bandit 600 e 1200 a ar, pois o alternador é um ítem de manutenção periódica muito negligenciado...quem já viu o mecânico falar que desmontou pra conferir os rolamentos? E o problema parece ser até comum.
Nas injetadas já não tem esse problema pois em vez de alternador é com estator no próprio volante, como na graNDE MAIORIA DAS MOTOS...
t+
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: ALTERNADOR B6 APOIO MORAL DE RETIRADA
APOS POSTAR AQUI ANDEI PESQUISANDO, E DE FATO PRA RETIRALO DO BLOCO BASTA APENAS RETIRA A TAMPA DO PINHAO, E OS TRAS PARAFUSOS DO FLANGE, EM SEGUIDA PUCHAR QUE ELE SAI, O RESTANTE EH FACIL PRA IM, TENHO SACADORES E OUTROS APARATOS PRA TAL FEITO, E ASSIM COMO VC FALOU ELE ESTA RONCANDO E ISSO PERCEBI COM STETOSCOPIO VALEW PELA AJUDA AI
GUILHERME B6- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2011
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