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Mensagem por tiago_pimenta Qua 19 Out 2011, 21:40

Senhores, é o seguinte, estou com um problema na minha Ro (Hornet 2005) e queria uma opinião dos senhores.

-- Antes da Revisão --

Quando a moto está fria, ela engata as marchas perfeitamente, esquentou, ela fica parecendo que o óleo está velho e ruim, tem que fica segurando o pedal de freio para que as marchas "entrem". Mandei a moto revisar e comentei sobre isso, ele disse que lubrificou o cabo de embreagem e deve ter regulado a embreagem, agora ela engata com mais precisão, mesmo depois de quente, mas tem outra coisa agora que apareceu. Ela está fazendo um barulho quando engata as marchas, tipo um "clak".

Não lembro se antes disso, quando eu peguei ela, se acontecia esse lance da moto esquentar e ter "dificuldade" para engatar as marchas.

Tinha outra hornet lá hoje (Eu conheço o dono), e fizemos o teste nela, o engate dela é melhor do que era a minha, mas também senti a dificuldade de engatar depois que ela esquentou, porém ela não faz barulho quando engata (O "clak" ali de cima). A minha agora está engatando bem melhor do que era e do que essa outra hornet, porém tem esse barulhinho. A minha moto está com Motul 3000 + Militec-1.

-- Depois da Revisão --

Depois que eu fiz a revisão nela, o mecânico regulou ela, ela tinha ficado perfeita, engate preciso. Mas num domingo desses, onde eu fui na rodovia para dar aquela esticadinha até 90 km/h (Sim, o trecho aqui onde tem as duas entradas de Barretos está limitada a 90 Km/h) as porcas lá de baixo, onde é preso no motor soltaram, dai eu regulei de qualquer jeito, só para a moto andar e levei até o mecânico. Chegando lá, o assistente dele que regulou, eu falei para deixar do jeito que a gente achou que fosse melhor e ia testar no final de semana, mas não ficou bom não, voltei lá essa segunda e falei para ele que estava do mesmo jeito que antes.

-- Depois que ele abriu a embreagem --

Como ele já estava encanado com ela desde a primeira vez, eu falei para ele abrir então a embreagem para a gente ver ela estava, e ao retira-lá, notamos alguns separadores começando a ficar azul e alguns discos um pouco vidrificados, dai ele passou uma lixa para tirar essa "vidrificação" dos discos, verificamos se os separadores não estavam empenados e ele tirar um jogo que tem na campana, trocou os rebites e colocou uns calços nas molas.

Bom, peguei a moto ontem (17/10/2011) e nada de bom para falar =\

A embreagem não está do jeito que saiu depois da revisão, ou seja, engate preciso tanto quente quanto fria, mesmo o mecânico trocando os rebites da "campana" (Carcaça Externa), colocando calço nas molas para tirar as folgas, ela não ficou perfeita.

O que melhorou foi que aquele barulho que a minha 500 tinha e a hornet também quando a embreagem não está acionada e para depois que acionamos a embreagem, esse barulho agora não existe mais.

Eu tentei regular a embreagem pelas regulagens que ficam no manete, mas nada, o que consegui foi que ela ficasse pior ainda deixando a folga do manete maior, ou seja, em vez de ficar com 1 ou 2cm de folga, eu deixei com mais folga, e isso criou um "calo" na hora que eu engatava as marchas. Acho que a regulagem vai ter que ser feita na parte inferior, mas ali eu não quero mexer.

Dai vem a pergunta, alguém já passou por algo parecido ???

Abraços.
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Mensagem por tiago_pimenta Qua 19 Out 2011, 21:41

Bom pessoas, mais infos.

Hoje rodei mais de 100km (Maioria rodovia) para a embreagem assentar novamente e talz e lubrificar direito, conferi o nível do óleo e está até um pouco acima do nível limite. Cheguei em casa, peguei a chave 12 e sai com ela, fui regulando tanto no manete quanto no motor, e não consegui acertar a regulagem, ainda tem um pequeno caroço quando eu troco de baixa em baixo giro. Amanha eu mando ela para o mecânico, mas juro que não sei o que mais pode ser isso !!!
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Mensagem por Marlos Qui 20 Out 2011, 08:16

Bom dia.
A embreagem não é para ser difícil de regular, se você efetuou uma regulagem na qual consegue arrancar a moto soltando +/- 10, 15 mm o manete então esta correta, qualquer outro problema como tranco na hora de engatar a primeira com a moto parada ou dificuldade na hora do engate não é problema de regulagem, e sim de algo que não esta correto. Aconselho a verificar a tensão e lubrificação da corrente ou efetuar nova troca de óleo do motor. Minha moto também tem um click ao engatar a primeira parado, é meio chato, da um tranquinho, mas não encuco com isso.
Abraço.
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Mensagem por tiago_pimenta Qui 20 Out 2011, 08:27

Bom dia Marlos,

O manete está regulado com 1,5cm de "curso morto", ou seja, pelo menos pelo manete, a embreagem não está enforcada, agora quanto a regulagem lá no motor, dai eu ** acho ** que não está, pelo que pude perceber ontem, a regulagem do manete seria para esse curso morto e a do motor é onde a moto começa a sair, mas não tenho certeza absoluta que é assim mesmo.

Quanto a relação, não reparei realmente se está muito ou não esticada, vou ver isso quando chegar em casa hoje.

E quanto ao "clack" que ela faz ao engatar primeira, eu também já acostumei, dá muita dó mas fazer o que, parece que é normal isso.


Abraços.
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Mensagem por Marlos Qui 20 Out 2011, 08:35

Não sei a sua moto, mas normalmente as motos com cabo de embreagem, tem uma marca no bloco do motor, a qual é para ficar alinhada com a haste da embreagem assim que acabar a folga, aquela folguinha que pode ser manipulada apenas com os dedos.
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Mensagem por Marlos Qui 20 Out 2011, 08:37

Há esta regulagem é efetuada dendro da embreagem, não pelo cabo. Já tive uma moto que patinava embreagem por estar com esta regulagem errada, eu mesmo acertei a regulagem com o manual de serviço da moto.
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Mensagem por tiago_pimenta Qui 20 Out 2011, 08:40

Entendi, bom para fazer essa regulagem ou até conferir então, só o meu mexânico mesmo.

A regulagem das porcas do cabo da embreagem lá perto do motor, é para regular o que exatamente ?

Abraços.
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Mensagem por Marlos Qui 20 Out 2011, 08:52

Aquelas porcas são apenas para a regulagem da própria embreagem, como a do manete, apenas uma regulagem suplementes do cabo, no caso de ter acabado a rosca na regulagem do manete ou algo estar muito estrangulada e não ter mais o que soltar no manete.
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Mensagem por tiago_pimenta Qui 20 Out 2011, 08:55

Entendi, então ali não se regula por exemplo a partir de que ponto do manete a embreagem começa a funcionar ?
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Mensagem por Marlos Qui 20 Out 2011, 08:59

Há uma noticia desanimadora. Não aconselho trocar os rebites da campana, a não ser que o mecânico tenha o equipamento adequado para faze-lo, pois se soltar terá sérios problemas. Digo isto porque trabalho com kart, e sempre vejo experiências desanimadoras com este tipo de feito.
Mas se seu mecânico é experiente não terá problemas, pois ele com certeza soube o que fez.
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Mensagem por Marlos Qui 20 Out 2011, 09:01

tiago_pimenta escreveu:Entendi, então ali não se regula por exemplo a partir de que ponto do manete a embreagem começa a funcionar ?

Não. Ali é apenas uma extensão da regulagem do manete.
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Mensagem por tiago_pimenta Qui 20 Out 2011, 09:06

Quanto a qualidade dos serviços na parte de mecânica, não tenho do que reclamar, pelo contrário, todas as vezes que uma das minhas motos foram para lá, sempre voltou 101%, mas também não confio cegamente nele, pois já peguei umas ratas dele.

Tomara que ele tenha feito bem feito o serviço, pois se não, ele vai ter que arcar com uma campana nova, outra coisa, esse serviço que ele fez, pode ocasionar nisso que eu estou sentindo ? Nesse pequeno calo ao trocar as marcas ?
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Mensagem por Marlos Qui 20 Out 2011, 09:12

Com certeza não.
Experimenta trocar as marchas sem a embreagem para sentir.
Vai perceber que sem a embreagem as trocas são bem mais macias e suaves. Use apenas para arrancar.
Nas reduzidas terá que dar um leve toque no acelerador antes de baixar cada marcha. Garanto que nunca mais irá usar embreagem para efetuar trocas.
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Mensagem por tiago_pimenta Qui 20 Out 2011, 09:14

Já faço isso e realmente sem a embreagem é bem melhor, mas o meu problema é quando eu estou andando devagar e/ou com garupa, dai tem que usar a embreagem =\

Ontem mesmo eu rodei bastante em rodovia para "assentar" os discos e espaçadores, e em alta rotação eu não sinto a troca de marcha difícil =\
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Mensagem por GUILHERME B6 Dom 23 Out 2011, 10:57

AMIGO EU NUNCA ANDEI DE HORNET, MAS AS 750F HONDA, AS SUZUKIS TODAS QUE ANDEI SÃO BEM RUIM DE EMBREAGEM,PARECENDO AS YAMAHAS 2 TEMPOS , NÃO ENTRA NEUTO PARADO E FUNCIONANDO, AS MARCHAS SÃO DURAS DEPENDENDO DA VELOCIDADE, MAS VC SE ACOSTUMA, EU JA PEGUEI A MANHA DA MINHA DA B6, E TBM TROQUEI TUDO,CABO, KIT DISCOS, ACIONADOR...
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