Para quem curte física...
+7
J.
JoHnny
Henricao
ari
marconi
vytor
Maker
11 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Para quem curte física...
Senhores, seguinte:
O quanto pode realmente influenciar na calibragem dos pneus a umidade relativa do ar?
Por aqui, estávamos com a umidade do ar entre 10 e 20%... calibrava com 36lbs todos os sábados pela manhã
e SEMPRE esvaziava umas 4lbs...
Agora chegamos no período das águas, a umidade subiu para 40%...
Hoje fui calibrar, e a máquina ESVAZIOU os pneus em 4 ou 5 libras...
E aí?
Como isso vai influenciar na tocada?
Entendo que, em teoria, a pressão dos pneus sofre a compensação em função do ambiente... dentro dessa premissa, temos que calibrar os pneus em todas as situações onde ocorrer a mudança de clima...
Mas e a opinião de vocês?
Qual é?
O quanto pode realmente influenciar na calibragem dos pneus a umidade relativa do ar?
Por aqui, estávamos com a umidade do ar entre 10 e 20%... calibrava com 36lbs todos os sábados pela manhã
e SEMPRE esvaziava umas 4lbs...
Agora chegamos no período das águas, a umidade subiu para 40%...
Hoje fui calibrar, e a máquina ESVAZIOU os pneus em 4 ou 5 libras...
E aí?
Como isso vai influenciar na tocada?
Entendo que, em teoria, a pressão dos pneus sofre a compensação em função do ambiente... dentro dessa premissa, temos que calibrar os pneus em todas as situações onde ocorrer a mudança de clima...
Mas e a opinião de vocês?
Qual é?
Re: Para quem curte física...
Nao acho q a umidade relativa do ar influencie tanto..
(nao vejo logica cientifica... mas posso estar me esquecendo de alguma propriedade/principio)
Acho q a diferenca entre calibracao de maquinas influencia MTO mais...
Qnto as mudancas climaticas, acho que a diferenca de temperatura pode ser a que influencie em maior alteracao...
(nao vejo logica cientifica... mas posso estar me esquecendo de alguma propriedade/principio)
Acho q a diferenca entre calibracao de maquinas influencia MTO mais...
Qnto as mudancas climaticas, acho que a diferenca de temperatura pode ser a que influencie em maior alteracao...
vytor- Moderador
-
Maker, garanto que o calibrador vai fazer muito mais diferença que a umidade do ar. Esses calibradores que existem nos postos de combustiveis e borracheiros, são "indicativos" da pressão e não equipamento de medição devidamente aferidos.....
Se vc quer garantia da calibração, no que se refere ao gas, use nitrogenio........
Se vc quer garantia da calibração, no que se refere ao gas, use nitrogenio........
ari- Moderador
-
Esqueci de dizer que eu calibro sempre no mesmo posto...
Oq não quer dizer que a máquina esteja boa e tal...
Sobre o nitrogênio... não sei se ainda tem por aqui... qdo foi 'moda' tudo qto é lugar tinha... hoje... já nem sei...
Estou achando que vou é comprar um calibrador mecânico mesmo... vou colocar na agenda para sábado pela manhã...
Oq não quer dizer que a máquina esteja boa e tal...
Sobre o nitrogênio... não sei se ainda tem por aqui... qdo foi 'moda' tudo qto é lugar tinha... hoje... já nem sei...
Estou achando que vou é comprar um calibrador mecânico mesmo... vou colocar na agenda para sábado pela manhã...
Maker, se achar um bom, dá a dica......gostaria de ter um....
ari- Moderador
-
Não acho que a umidade do ar vá influenciar de forma significativa isso.
Mas tenho certeza absoluta de que a temperatura externa vai.
Se a temperatura estiver em 10ºC e você encher o pneu até atingir 40 psi, esta quantidade de ar inserida no pneu provocará uma pressão maior que 40 psi se a temperatura externa for aumentada para 30ºC, por exemplo.
Mas tenho certeza absoluta de que a temperatura externa vai.
Se a temperatura estiver em 10ºC e você encher o pneu até atingir 40 psi, esta quantidade de ar inserida no pneu provocará uma pressão maior que 40 psi se a temperatura externa for aumentada para 30ºC, por exemplo.
Henricao- Participante
-
Cara é tanta variável que você não tem idéia.
Só para você ter uma idéia, a própria umidade do ar acaba por se concentrar nos compressores de ar em forma de água, portanto, se o dono do estabelecimento não faz a manutenção adequada você vai injetar mais "umidade" ainda dentro do pneu.
O importante é não calibrar o pneu depois de ter rodado mais de 1,5km aproximadamente (ou seja, somente com eles frios), além é claro de procurar sempre calibrar no mesmo posto.
Essa precisão toda não vai mudar muita coisa.
Se a máquina murchou seu pneu, sinal de que ou ela está descalibrada ou seu pneu estava quente.
Só para você ter uma idéia, a própria umidade do ar acaba por se concentrar nos compressores de ar em forma de água, portanto, se o dono do estabelecimento não faz a manutenção adequada você vai injetar mais "umidade" ainda dentro do pneu.
O importante é não calibrar o pneu depois de ter rodado mais de 1,5km aproximadamente (ou seja, somente com eles frios), além é claro de procurar sempre calibrar no mesmo posto.
Essa precisão toda não vai mudar muita coisa.
Se a máquina murchou seu pneu, sinal de que ou ela está descalibrada ou seu pneu estava quente.
JoHnny- Participante
-
Eu acho que não tem muita relação a umidade.
Calibro toda semana, normalmente baixa uns 2 psi, cada pneu....quando morei em Manaus, era a mesma coisa, e vou te falar que lá é BEM úmido e quente.
E o que o Henricão falou está correto, em locais mais quentes, vc pode usar uma calibragem mais baixa.
Calibro toda semana, normalmente baixa uns 2 psi, cada pneu....quando morei em Manaus, era a mesma coisa, e vou te falar que lá é BEM úmido e quente.
E o que o Henricão falou está correto, em locais mais quentes, vc pode usar uma calibragem mais baixa.
J.- Moderador
-
Pois é...
O lance é que a temperatura externa estava na casa dos 35º e agora caiu para menos de 30º...
E a moto mudou totalmente o comportamento... tenho a impressão de que o pneu está murcho... sei lá... ficou mais pesada pra curvar...
Então vejamos:
36lbs a 35º...
36lbs a 30º...
O que muda?
Pelo que explicaram o Henricão e o Johnny... meu pneu está com menos lbs em função da temperatura ambiente???
É isso?
De qq forma, o posto fica a 530mts da minha casa... e vou de 2ª só na marcha lenta pra não esquentar os pneus...
E a máquina deles tem filtro... pra não passar água...
O lance é que a temperatura externa estava na casa dos 35º e agora caiu para menos de 30º...
E a moto mudou totalmente o comportamento... tenho a impressão de que o pneu está murcho... sei lá... ficou mais pesada pra curvar...
Então vejamos:
36lbs a 35º...
36lbs a 30º...
O que muda?
Pelo que explicaram o Henricão e o Johnny... meu pneu está com menos lbs em função da temperatura ambiente???
É isso?
De qq forma, o posto fica a 530mts da minha casa... e vou de 2ª só na marcha lenta pra não esquentar os pneus...
E a máquina deles tem filtro... pra não passar água...
isso mesmo.. qnto mais frio.. menos pressao...
assim como se vc calibrar no frio.. e esquentar... seu pneu vai ficar com mais pressao...
mas apesar de influenciar.. nao pode ser nada tao absurdo a ponto de mudar a dirigibilidade da moto ...
quem nao tem mta experiencia.. nem percebe...
nao mudaria mais q 1 ou 2 libras por conta disso
(claro q estou chutando.. nao fiz calculos... nem saberia fazer em funcao do numero de variaveis)
mas saiba q se vc colocar mta pressao num pneu no inverno rigoroso (canada por exemplo)... e transportar essa bike de aviao pra um lugar quente... ele corre risco de explodir... tanto q eh regra levar VAZIO...
assim como se vc calibrar no frio.. e esquentar... seu pneu vai ficar com mais pressao...
mas apesar de influenciar.. nao pode ser nada tao absurdo a ponto de mudar a dirigibilidade da moto ...
quem nao tem mta experiencia.. nem percebe...
nao mudaria mais q 1 ou 2 libras por conta disso
(claro q estou chutando.. nao fiz calculos... nem saberia fazer em funcao do numero de variaveis)
mas saiba q se vc colocar mta pressao num pneu no inverno rigoroso (canada por exemplo)... e transportar essa bike de aviao pra um lugar quente... ele corre risco de explodir... tanto q eh regra levar VAZIO...
vytor- Moderador
-
Então, em teoria, para rodar na cidade, onde o pneu não esquenta muito... eu posso passar dos 36 para 38/39 sem maiores problemas?
Mas eu senti a tocada mudar mesmo...
Maker, uso a calibragem em que vc se sinta confortavel na moto, porém levando em conta que a pressão muda com o aquecimento do pneu......
Veja no pneu a pressão máxima admitida para ele.
Veja no pneu a pressão máxima admitida para ele.
ari- Moderador
-
galera vou usar o topico para não precisar abrir outro sobre um assunto parecido... Calibragem...
O recomendado é 36/36 para 1pax e 36/42 para 2 pax.... Eu rodo 70% do tempo sozinho, porem vou buscar minha esposa na trabalho e os outros 30% rodo com garupa.... Qual calibragem usar? pois não vou ficar parando toda hora para mudar a pressão...
Nos fds da pra conferir pressão antes do rolé e ae coloco o adequado, mas no uso na cidade não sei se deixando uma pressão direto para as duas situações pode afetar o desgaste do pneu...
O recomendado é 36/36 para 1pax e 36/42 para 2 pax.... Eu rodo 70% do tempo sozinho, porem vou buscar minha esposa na trabalho e os outros 30% rodo com garupa.... Qual calibragem usar? pois não vou ficar parando toda hora para mudar a pressão...
Nos fds da pra conferir pressão antes do rolé e ae coloco o adequado, mas no uso na cidade não sei se deixando uma pressão direto para as duas situações pode afetar o desgaste do pneu...
Fabio Ferreira- Participante
-
Maker escreveu:Então, em teoria, para rodar na cidade, onde o pneu não esquenta muito... eu posso passar dos 36 para 38/39 sem maiores problemas?
Sim, se vc anda num modo mais tranquilo ou retas, use a calibragem do manual.
Essa diferença na tocada nos dias frios, acho que é a falta de "grip", como o pneu demora mais para esquentar, demora para ter grip.....deve ser isso.
J.- Moderador
-
Opa! Beleza!
Falando em calibragem...alguem sabe ou ja ouviu em falar de calibragem muito alta estourar o pneu???Principalmente com garupa...
Abraço a todos do forum.
Falando em calibragem...alguem sabe ou ja ouviu em falar de calibragem muito alta estourar o pneu???Principalmente com garupa...
Abraço a todos do forum.
MarceloZ- Participante
-
Na verdade nao é física e sim química.
Para condiçoes ideiais, a pressao é função do volume e da temperatuda. Pra quem estudou engenharia ou demais matérias ligadas à exatas que abordam um pouco de química deve lembrar do P*V/T.
Na prática com os pneus, mostra que para o volume constante do pneu, se a temperatura baixar, a pressao cai proporcionalmente.
O inverso é verdade. Se aumentar a temperatura, a pressao aumenta proporcionalmente.
Para condiçoes ideiais, a pressao é função do volume e da temperatuda. Pra quem estudou engenharia ou demais matérias ligadas à exatas que abordam um pouco de química deve lembrar do P*V/T.
Na prática com os pneus, mostra que para o volume constante do pneu, se a temperatura baixar, a pressao cai proporcionalmente.
O inverso é verdade. Se aumentar a temperatura, a pressao aumenta proporcionalmente.
Ulba- Participante
-
Ulba escreveu:Na verdade nao é física e sim química.
Certo.
Mas e aí?
Qdo a temperatura ambiente abaixar bruscamente eu aumento as lbs no pneu?
O ideal é vc manter a pressao indicada pelo manual.
Qdo variar a temperatura, vai no posto e coloca a pressao indicada que vc vai ver que a bomba vai compensar o excesso ou perda de pressao.
Qdo variar a temperatura, vai no posto e coloca a pressao indicada que vc vai ver que a bomba vai compensar o excesso ou perda de pressao.
Ulba- Participante
-
Certo...
É justamente ISSO que me entorta o cérebro...
A temperatura ambiente, então, altera a pressão dos pneus?
A cada variação de temperatura ela vai, também, alterar, necessitando a compensação?
Mto louco isso...
É justamente ISSO que me entorta o cérebro...
A temperatura ambiente, então, altera a pressão dos pneus?
A cada variação de temperatura ela vai, também, alterar, necessitando a compensação?
Mto louco isso...
Sim senhor!
Louco não, é um princípio de todos os gases. Pelo que me lembro chama-se Entalpia (se alguem souber explicar melhor, por favor... Telecom nao tem nada a ver com isso )
olha aí - http://pt.wikipedia.org/wiki/Entalpia
Louco não, é um princípio de todos os gases. Pelo que me lembro chama-se Entalpia (se alguem souber explicar melhor, por favor... Telecom nao tem nada a ver com isso )
olha aí - http://pt.wikipedia.org/wiki/Entalpia
Ulba- Participante
-
A umidade relativa do ar nao tem influencia significativa a temperatura do ar se a diferenca for grande sim, mas não chega a ser um quesito a ser considerado. Todo pneu atualmente é sem camera e é normal vazar pela borda pelo menos um pouco, e chega a ser muito quando nao vedado corretamente com gracha ou outra substancia apropriada para vedaçao entre o pneu e a roda. Um dado técnico que é relevante a se relatar no que tange a calibragem dos pneus é a pressão utilizada em motos em autódromo que é de 26 a 30 lbs, isso para aumentar a aderencia do pneu quando a moto esta inclinada e assim aumentar o atrito nas curvas.
Tiago Kobayashi- Participante
-
Só sei que qdo o tempo esfria e eu vou calibrar, a máquina ESVAZIA o pneu...
Isso significa que com o tempo quente, de volta a temp normal da região, meu pneu vai estar vazio...
Isso significa que com o tempo quente, de volta a temp normal da região, meu pneu vai estar vazio...