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Mensagem por Carlão Qua 30 Jul 2008, 11:35

Assim que comprei minha B65 achei que ela trabalhava com giro alto demais sempre privilegiando o torque claro. Ocorre que e em minha opinião a danada já anda demais e tem torque de sobra. Visando economia de combustível e desgaste menor do motor mandei trocar o pinhão original por um com um dente a mais.
Resultado:
1) Em minha opinião ficou mais gostosa de pilotar porque na prática alongou mais as marchas
2) Ainda não medi o consumo mas certamente ficará mais econômica
3) Com relação original em em 6ª marcha: 100 km/h 5.000 rpm aprox. e com o pinhão maior 4.500/4600 rpm
4) Houve redução de rotação de aprox. 10% para a mesma velocidade
5) Como o velocímetro não é ligado à roda agora ele passa a apontar a velocidade irreal ou seja quando está marcando 90/92 km/h na verdade está a 100 km/h e presumo que quando estiver marcando 150 km/h por exemplo, na verdade estará a 162/165 km/h
6) Que houve perda de torque é indiscutível mas sinceramente acho que na prática foi irrelevante. Não percebi nada.
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Mensagem por edgar Qua 30 Jul 2008, 11:54

uma duvida.

o motor consegue atingir que rotação em 6 marcha ?

oq vejo é que devido a relaçao de marcha da suzuki, os motores nao conseguem atingir giro em ultima marcha devido a falta de força.

como ficou?
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Mensagem por Carlão Qua 30 Jul 2008, 12:23

Edgar escreveu:uma duvida.

o motor consegue atingir que rotação em 6 marcha ?

oq vejo é que devido a relaçao de marcha da suzuki, os motores nao conseguem atingir giro em ultima marcha devido a falta de força.

como ficou?

Edgar, essa fico te devendo porque ainda não passei dos 180 km/h com ela, nem antes nem depois do novo pinhão hehe mas se antes não atingia o giro máximo agora vai piorar um pouquinho. Como disse a intenção foi de economizar, nem pensei em velocidade final.
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Mensagem por MetalHead Ter 12 Ago 2008, 17:49

Minha humilde opinião: Acho que ela não vai atingir a mesma velocidade final do que com a relação original, a não ser que esteja em um baixadão, uma descida forte... Mas realmente ela trabalha em giro alto com a relação original, e isso é normal, característica de motores de 4 cilindros 16v, que tem força e potência em alta rotação. E de consumo, o que mudou?
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Mensagem por Carlão Qua 13 Ago 2008, 08:16

MetalHead escreveu:Minha humilde opinião: Acho que ela não vai atingir a mesma velocidade final do que com a relação original, a não ser que esteja em um baixadão, uma descida forte... Mas realmente ela trabalha em giro alto com a relação original, e isso é normal, característica de motores de 4 cilindros 16v, que tem força e potência em alta rotação. E de consumo, o que mudou?

Pra dizer a verdade verifiquei uma única vez rodando apenas em cidade e devagar. Fez 15 km/l.
Agora que acertei o escape, num próximo passeio vou averiguar o consumo em estrada e posto aqui.
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Mensagem por Carlão Sex 15 Ago 2008, 14:55

MetalHead, hoje fui a Marília (SP), 250 km ida e volta e o consumo foi de 12,2 litros. A média de velocidade foi de 110/120 com uma ou outra puxadinha a mais.
Dá pouco mais de 20 km/l.
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Mensagem por MetalHead Sex 15 Ago 2008, 15:45

Carlão escreveu:MetalHead, hoje fui a Marília (SP), 250 km ida e volta e o consumo foi de 12,2 litros. A média de velocidade foi de 110/120 com uma ou outra puxadinha a mais.Dá pouco mais de 20 km/l.

Puxa, então tá economica! A sua é a injetada já? Seria legal se vc tivesse tirado a média antes de mudar a relação. Mas acho que ficou mais economica hein... Sobre a alteração na velocidade mostrada no velocímetrol, acho que não é tão grande como vc está considerando, afinal o velocímetro já tem uma margem de erro de 10%, portanto se o pinhão aumenta em torno e 10% a velocidade mostrada na verdade é praticamente a real. Abraço
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Mensagem por Carlão Sex 15 Ago 2008, 16:20

A minha é carburada. Pra andar nessa média de velocidade ela tem que gastar menos porque trabalha com exigência mínima do motor e a perda de torque se torna irrelevante.
Quanto ao velocímetro, fiz a "prova dos nove" andando junto com um carro e a diferença apontada corresponde a algo como 8 e 10% mesmo. Quanto à margem de 10%, nos digitais deve ser bem menor senão inexistente.
Numa outra oportunidade vou medir novamente.
Uma coisa é certa, com o novo pinhão o giro caiu entre 400 e 500 rpm estando a 100 km/h.
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Mensagem por MetalHead Sex 15 Ago 2008, 17:05

Carlão escreveu:A minha é carburada. Pra andar nessa média de velocidade ela tem que gastar menos porque trabalha com exigência mínima do motor e a perda de torque se torna irrelevante.
Quanto ao velocímetro, fiz a "prova dos nove" andando junto com um carro e a diferença apontada corresponde a algo como 8 e 10% mesmo. Quanto à margem de 10%, nos digitais deve ser bem menor senão inexistente.
Numa outra oportunidade vou medir novamente.
Uma coisa é certa, com o novo pinhão o giro caiu entre 400 e 500 rpm estando a 100 km/h.

O fato de ser digital não implica em maior precisão. A fábrica coloca propositalmente o erro no velocímetro. O digital pode ser calibrado pra mentir como é feito com o analógico. Tenho a revista teste da Suzuki Bandit 650 e 1250 (injetadas), que tem o mesmo velocimetro da carburada e ambos são "mentirosos" ou seja, marcam uma coisa mas na verdade é outra. Aferido por GPS, mostraram erros da mesma forma que os analógicos.
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Mensagem por Carlão Sex 15 Ago 2008, 19:56

Bem, se no teste mostrou diferença ela também está presente nos digitais. Eu achei que com eles não deveria ocorrer isso.
Como eu comparei com um carro e ele também deve mentir, a diferença deve ficar real hehe.
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Mensagem por MetalHead Sáb 16 Ago 2008, 22:31

Carlão escreveu:Bem, se no teste mostrou diferença ela também está presente nos digitais. Eu achei que com eles não deveria ocorrer isso.
Como eu comparei com um carro e ele também deve mentir, a diferença deve ficar real hehe.

Então agora com o pinhão maior vc deve ser o único que tem uma Bandit com o velocímetro que marca a velocidade real Smile
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Mensagem por Admin Sáb 16 Ago 2008, 23:09

Olha depende de moto pra moto, ja vi velocimetro marcar muito errado e alguns medirem corretamente, comparado com o gps.
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Mensagem por Carlão Dom 17 Ago 2008, 09:04

Quando fiz a média tentei manter o máximo de tempo possível nos 5.500 rpm e considerando as oscilações naturais para ultrapassagem ou reduções e ainda umas duas ou tres esticadinhas até 160/170 chutei a média 110/120 por causa do pinhão maior.
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Mensagem por MetalHead Seg 18 Ago 2008, 10:09

Carlão escreveu:Quando fiz a média tentei manter o máximo de tempo possível nos 5.500 rpm e considerando as oscilações naturais para ultrapassagem ou reduções e ainda umas duas ou tres esticadinhas até 160/170 chutei a média 110/120 por causa do pinhão maior.

Sábado agora fui pra Morungaba tentando manter a rotação até 6000 rpm... COMO FOI DIFÍCIL!!! Resultado, não consegui... esticava até os 7 mil, às vezes até os 7,5... resultado, a minha moto voltou muito mais solta depois da viagem. É dificil manter baixa rotação nessas motos né, ainda mais na estrada.
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