Muito interessante - Calibragem
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marconi
vidal
casal 50
diogo_albiero
M.P.O.P
Padumi
Marco Suzuki
11 participantes
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Muito interessante - Calibragem
Aê pessoal segue dicas de calibragem de pneus!!!!
vou compartilhar com vcs algumas informações sobre o uso do Nitrogênio para encher e calibrar os pneus da Moto:
O Nitrogênio (N2) é um gás que compõem a atmosfera. É seco, inerte e não inflamável. Sua molécula é cinco vezes maior que a do oxigênio. Por este motivo o Nitrogênio escapa do pneu cerca de três a quatro vezes mais lentamente que o oxigênio.
Já o oxigênio é responsável pela oxidação, que pode danificar as rodas, as válvulas e seus mecanismos internos e os próprios pneus que sofrem ressecamento, envelhecimento prematuro e oxidação da malha de aço.
Segundo a Bridgestone, o Nitrogênio não oxida o aço ou alumínio e não provoca a degradação da borracha. As superfícies de borracha mantêm as suas características e as perdas de pressão são minimizadas.
Outra vantagem do Nitrogênio é de estar isento de umidade. A atmosfera contém vapor de água. Ao comprimir o ar, a concentração de água passa a ser ainda maior. O vapor de água no ar comprimido acelera a oxidação, além de absorver calor. Quando a temperatura do pneu aumenta, o vapor de água aumenta consideravelmente de volume aumentando a pressão do pneu.
Algumas vantagens do uso de Nitrogênio nos Pneus:
Pressão mais estável,
Aumento do tempo de vida do pneu (estima-se um aumento de cerca de 20%),
Menor consumo de combustível (menos aquecimento, significa menos resistência à rodagem).
Desvantagens:
Depois de encher o pneu com Nitrogênio deve-se sempre calibrar com nitrogênio. São raros os postos de gasolina que têm esse recurso, logo o usuário de Nitrogênio tem que correr atrás de locais que ofereçam este serviço. Já pensou ter que correr 30 Km toda vez que for calibrar os pneus.
Alguns usuários têm uma garrafa com Nitrogênio que permite uns sem número de calibragens. Mas tem o custo de cada recarga.
Sobre a economia de combustível:
Um estudo do Departamento de Energia Norte Americano aponta que os Estados Unidos perdem mais de 2 milhões de galões de combustível por dia, apenas devido a pressões incorretas dos pneus.
Segundo a GOODYEAR, a perda de pressão da ordem de 15% significa uma redução de 8% nos quilômetros percorridos durante a vida do pneu, e um aumento de 2,5% no consumo de combustível.
Dica:
Antes de calibrar os pneus com Nitrogênio retire a maior quantidade possível de ar de dentro do pneu. Na próxima calibragem, esvazie completamente o pneu. Repita esta operação algumas vezes.
Abraços!!!!
vou compartilhar com vcs algumas informações sobre o uso do Nitrogênio para encher e calibrar os pneus da Moto:
O Nitrogênio (N2) é um gás que compõem a atmosfera. É seco, inerte e não inflamável. Sua molécula é cinco vezes maior que a do oxigênio. Por este motivo o Nitrogênio escapa do pneu cerca de três a quatro vezes mais lentamente que o oxigênio.
Já o oxigênio é responsável pela oxidação, que pode danificar as rodas, as válvulas e seus mecanismos internos e os próprios pneus que sofrem ressecamento, envelhecimento prematuro e oxidação da malha de aço.
Segundo a Bridgestone, o Nitrogênio não oxida o aço ou alumínio e não provoca a degradação da borracha. As superfícies de borracha mantêm as suas características e as perdas de pressão são minimizadas.
Outra vantagem do Nitrogênio é de estar isento de umidade. A atmosfera contém vapor de água. Ao comprimir o ar, a concentração de água passa a ser ainda maior. O vapor de água no ar comprimido acelera a oxidação, além de absorver calor. Quando a temperatura do pneu aumenta, o vapor de água aumenta consideravelmente de volume aumentando a pressão do pneu.
Algumas vantagens do uso de Nitrogênio nos Pneus:
Pressão mais estável,
Aumento do tempo de vida do pneu (estima-se um aumento de cerca de 20%),
Menor consumo de combustível (menos aquecimento, significa menos resistência à rodagem).
Desvantagens:
Depois de encher o pneu com Nitrogênio deve-se sempre calibrar com nitrogênio. São raros os postos de gasolina que têm esse recurso, logo o usuário de Nitrogênio tem que correr atrás de locais que ofereçam este serviço. Já pensou ter que correr 30 Km toda vez que for calibrar os pneus.
Alguns usuários têm uma garrafa com Nitrogênio que permite uns sem número de calibragens. Mas tem o custo de cada recarga.
Sobre a economia de combustível:
Um estudo do Departamento de Energia Norte Americano aponta que os Estados Unidos perdem mais de 2 milhões de galões de combustível por dia, apenas devido a pressões incorretas dos pneus.
Segundo a GOODYEAR, a perda de pressão da ordem de 15% significa uma redução de 8% nos quilômetros percorridos durante a vida do pneu, e um aumento de 2,5% no consumo de combustível.
Dica:
Antes de calibrar os pneus com Nitrogênio retire a maior quantidade possível de ar de dentro do pneu. Na próxima calibragem, esvazie completamente o pneu. Repita esta operação algumas vezes.
Abraços!!!!
Marco Suzuki- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 01/07/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
Boa dica. 8% de redução na vida útil é bem considerável.
Abs
Abs
Padumi- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008
Re: Muito interessante - Calibragem
Noo mto bacana marcaoo, nao sabai disso. showw bacana pacas tah ai aprendi mais uma
M.P.O.P- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 21/06/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
M.P.O.P escreveu:Noo mto bacana marcaoo, nao sabai disso. showw bacana pacas tah ai aprendi mais uma
valeu parceirao!!!!!!!!!!!
Marco Suzuki- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 01/07/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
Pessoal, tem um posto aqui perto de casa que tem nitrogênio, porém uma dúvida que tenho: sei que o nitrogênio mantém a mesma temperatura do pneu, sendo que nas motos é importante estar com os pneus mais aquecidos possíveis para ter uma mulher aderência...
Gostaria de ver um artigo específico sobre uso de nitrogênio em pneus de moto (principalmente motos de alta performance).
Gostaria de ver um artigo específico sobre uso de nitrogênio em pneus de moto (principalmente motos de alta performance).
diogo_albiero- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/04/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
Beleza parabéns pelo tópico, muito relevante...
Casal 50= Valmir e Carmen
Casal 50= Valmir e Carmen
casal 50- Participante
-
Idade : 64
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Muito interessante - Calibragem
Muito bom topico, sera que alguem proximo de guarulhos ou capital tem ideia de postos que oferecam o servico?
vidal- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 13/03/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
diogo_albiero escreveu:Pessoal, tem um posto aqui perto de casa que tem nitrogênio, porém uma dúvida que tenho: sei que o nitrogênio mantém a mesma temperatura do pneu, sendo que nas motos é importante estar com os pneus mais aquecidos possíveis para ter uma mulher aderência...
Gostaria de ver um artigo específico sobre uso de nitrogênio em pneus de moto (principalmente motos de alta performance).
No dia que li este artigo tive esta mesa dúvida já que o nitrogênio tem baixa temperatura
Re: Muito interessante - Calibragem
Entre teoria e prática existe uma diferença muito grande, principalmente no interior e longe das capitais, que mal existe postos decentes, a maior dificuldade é encontrar calibradores de ar em perfeito funcionamento.
galomau- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 04/07/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
galomau escreveu:Entre teoria e prática existe uma diferença muito grande, principalmente no interior e longe das capitais, que mal existe postos decentes, a maior dificuldade é encontrar calibradores de ar em perfeito funcionamento.
Falou tudo!!!!!!
Marco Suzuki- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 01/07/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
marconi escreveu:diogo_albiero escreveu:Pessoal, tem um posto aqui perto de casa que tem nitrogênio, porém uma dúvida que tenho: sei que o nitrogênio mantém a mesma temperatura do pneu, sendo que nas motos é importante estar com os pneus mais aquecidos possíveis para ter uma mulher aderência...
Gostaria de ver um artigo específico sobre uso de nitrogênio em pneus de moto (principalmente motos de alta performance).
No dia que li este artigo tive esta mesa dúvida já que o nitrogênio tem baixa temperatura
O nitrogênio não tem baixa temperatura ele irá aquecer da mesma forma que o "ar normal dos pneus". O que acontece é que ele irá se expandir muito menos devido ao aumento da temperatura, diminuindo a variação da pressão do pneu com a temperatura.
gabrielfhs- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 06/04/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
BELA AULA !!
PARABENS
xico
PARABENS
xico
XICOSAX- Participante
-
Idade : 62
Data de inscrição : 06/07/2011
Re: Muito interessante - Calibragem
s;o achei uma coisa ruim quando calibrei com nitrogenio... coloquei os 36/42 como sempre faço com ar (exeto quando vou pra serra ou redovias 36/38) e ficou chocho meio borrachudo parecia q andava murcho. daí desisti
Juan- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 24/03/2010
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