Removendo e entendendo a torneira de combustivel
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Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Aqui, vamos observar um dos ítens que costumam dar muita dor de cabeça aos proprietários de bandit.
A famigerada torneira a vácuo.
Este ítem é de uma utilidade imensa, porém, apenas quando funciona.
Os problemas que ocorrem, aparecem apenas quando o sistema apresenta
falha, e não tem sintoma quando isto acontece. E, as consequencias
dessa falha podem ser graves. (entrada de gasolina dentro do motor).
Neste tutorial, vamos desvendar o funcionamento e , de quebra,
saber como trocar o reparo (se houver necessidade) ou, substituir a
torneira por uma comum (suzuki intruder 250 ).
Antes de mais nada, não custa alertar aos incautos, que o serviço
exige habilidade com ferramentas, ferramentas e um pouco de
conhecimento mecânico.
Alertando também, que só é recomendada a desmontagem se for identificado vazamento nesta parte.
De qualquer maneira, serve para esclarecer um pouco o funcionamento deste sistema.
Vamos lá.
Para retirar a torneira, precisamos, antes de mais nada, retirar o tanque de combustível.
Para evitar sujeira, recomendo esvazia-lo por completo.
1-Para efetuar a retirada do tanque, antes de mais nada, com uma chave phillips, retire o prolongador da torneira( seta):
2- Feito isso, retire os 4 parafusos que prendem o tanque:
3- Feito isso, proceda a desconexão das mangueiras de vácuo,
combustível e também da tomada do sensor do marcador de combustível:
4- Com isso, o tanque está livre para ser removido. Segure-o com
uma mão na parte da frente, onde ele tem um encaixe, e com a outra, na
parte de trás, que agora está solta. Levante um pouco a parte de trás,
e force o tanque para trás, para desencaixar na frente.
Se deu certo, vc estará com o tanque na mão. Precisará de uma mesa para fazer o resto.
Com o tanque na mesa, remova os dois parafusos que prentem a torneira ao tanque. (chave de boca de 10mm ou chave phillips boa)
Na foto abaixo, a mangueira mais fina é a de vácuo, e a mais grossa com as presilhas, a que leva o combustível ao carburador.
5-No detalhe abaixo, vc pode observar a alimentação normal (B)e a reserva (A)
6- Para ter acesso ao diafragma, solte os 5 parafusos phillips, com uma chave boa, para não estragar as cabeças do parafuso.
7- Após soltar os parafusos, o diafragma pode estar um pouco
"colado" á peça. Force um pouco, mas com cuidado para as duas peças não
se soltarem de repente, pois no interior há uma mola pequena. Cuidado
para não perde-la:
8- Aqui, as peças possívei de serem encontradas, após a retirada dos parafusos:
- corpo da torneira, mola, diafragma e tampa traseira:
9- Observando o diafragma do outro lado, vemos como ele promove o
fechamento da passagem de combustível: um pequeno o´ring encosta em uma
sede, vedando a passagem do combustível:
10- outro detalhe do o´ring , do lado que fica em contato com o
combustível: devido à excelente qualidade do nosso combustível, ele tem
participação direta na degradação da membrana do diafragma...
Mais um detalhe do diafragma, que na verdade são duas membranas:
11- Prosseguindo a desmontagem, retirando 2 parafusos phillips na
parte da frente, onde vai conectado o prolongador da torneira,
conseguimos abrir o dispositivo que seleciona de onde vem o
combustível:
12- Retirando a parte da frente, consegue-se soltar, após leve pressão o registro da torneira.
Do orifício "A" vem o combustível da alimentação normal (parte mais alta do pescador)
Do orifício "B" vem o combustível da alimentação reserva (parte mais baixa do pescador)
O orifício "C" é a passagem para onde está montado o diafragma (parte onde vai assentada o o´ring)
Observando esta figura, dá pra sacar, que conforme a posição da
peça destacada no círculo, o combustível passará por determinado lugar
Neste ponto, já da pra entender o mecanismo da torneira:
Quando o motor está desligado, a mola empurra o diafragma , e este,
aciona o o´ring na sede, impedindo a passagem do combustível.
Quando o motor entra em funcionamento, o vácuo gerado no coletor
de admissão do cilindro 4, força o diafragma a vencer a resistencia da
mola, acionando o o´ring e permitindo então a passagem de combustível.
Isso para a torneira na posição normal.
Na posição PRI, há um contorno deste dispositivo, e o combustível passa direto.
Concluindo, ao desmontar a torneira, temos que observar o seguinte:
- O estado do o´ring de contenção do combustível : se estiver
danificado, a torneira não irá impedir a passagem do combustível. Se as
AGULHAS não estiverem boas, o combustível irá transbordar na cuba. Isso
é mais difícil de acontecer.
- O estado do diafragma: se estiver furado ou danificado, o
combustível atravessará ele e descerá pela mangueira de vácuo, vindo a
entrar na tubulação de admissão, e consequentemente no motor. Pode
ocorrer calço hidráulico, e irá contaminar o óleo do cárter, se o
defeito não for identificado.
-Se o O´ring e o diafragma se apresentarem em boas condições, é só
proceder a montagem e recolocação no lugar original. Verifique se as
peças estão bem assentadas, para promover a vedação.
- Se o diafragma estiver com defeito, deverá ser trocado por um "reparo".
O reparo do diafragma custa por volta de 100 a 150 reais, em autorizadas, ou lojas comuns.
Aqui neste site, tem por 144,00
http://www.intechmoto.com.br/produtos.asp?produto=66
Uma alternativa à troca de reparo, é a substituição de toda a
torneira e sistema a vácuo, por uma torneira similar comum, com posição
abre-fecha, da Suzuki Intruder 250 (custa por volta de 100 reais).
Tem a desvantagem de tornar o sistema manual, mas tem a vantagem
de ter manutenção mínima, ser muito mais difícil de estragar, e
terminar com o problema de passagem de combustível para o coletor de
admissão em caso de defeito.
A torneira é mostrada abaixo, e serve como uma luva no encaixe do tanque...não é necessário adaptar nada.
Encaixe no tanque:
Se for fazer a modificação, existem algumas considerações a serem feitas:
Esta alteração foi feita por mim, na minha moto (tem outras pessoas que já fizeram a mesma alteração com sucesso).
Deve ser feita a eleiminação da mangueira de vácuo que vai até o
carburador Nº4. Nesta tomada de vácuo deve ser colocado um tampão de
vedação (pode ser observado o tampão nos outros 3 carburadores, no
mesmo lugar), pois caso contrário, o cilindro 4 irá trabalhar com
excesso de ar. Como a torneira nova é mecânica, não irá precisar de
vácuo.
Esta tomada, deve, portanto, ser TAMPADA.
Os efeitos colaterais, observados até o presente momento são os seguites:
- Acionamento da torneira um pouco mais difícil.
- Chegada da reserva um pouco mais tarde. Antes, ao chegar na reserva,
cabia 16 litros de gasolina no tanque. Com a torneira alternativa,
entra mais. Cuidado para não ficar sem gasolina.
No mais é isso.
Espero que ninguém tenha este problema, porque ele é bem chato quando aparece.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Retirado http://suzukibandit.net/forum/viewtopic.php?t=28
A famigerada torneira a vácuo.
Este ítem é de uma utilidade imensa, porém, apenas quando funciona.
Os problemas que ocorrem, aparecem apenas quando o sistema apresenta
falha, e não tem sintoma quando isto acontece. E, as consequencias
dessa falha podem ser graves. (entrada de gasolina dentro do motor).
Neste tutorial, vamos desvendar o funcionamento e , de quebra,
saber como trocar o reparo (se houver necessidade) ou, substituir a
torneira por uma comum (suzuki intruder 250 ).
Antes de mais nada, não custa alertar aos incautos, que o serviço
exige habilidade com ferramentas, ferramentas e um pouco de
conhecimento mecânico.
Alertando também, que só é recomendada a desmontagem se for identificado vazamento nesta parte.
De qualquer maneira, serve para esclarecer um pouco o funcionamento deste sistema.
Vamos lá.
Para retirar a torneira, precisamos, antes de mais nada, retirar o tanque de combustível.
Para evitar sujeira, recomendo esvazia-lo por completo.
1-Para efetuar a retirada do tanque, antes de mais nada, com uma chave phillips, retire o prolongador da torneira( seta):
2- Feito isso, retire os 4 parafusos que prendem o tanque:
3- Feito isso, proceda a desconexão das mangueiras de vácuo,
combustível e também da tomada do sensor do marcador de combustível:
4- Com isso, o tanque está livre para ser removido. Segure-o com
uma mão na parte da frente, onde ele tem um encaixe, e com a outra, na
parte de trás, que agora está solta. Levante um pouco a parte de trás,
e force o tanque para trás, para desencaixar na frente.
Se deu certo, vc estará com o tanque na mão. Precisará de uma mesa para fazer o resto.
Com o tanque na mesa, remova os dois parafusos que prentem a torneira ao tanque. (chave de boca de 10mm ou chave phillips boa)
Na foto abaixo, a mangueira mais fina é a de vácuo, e a mais grossa com as presilhas, a que leva o combustível ao carburador.
5-No detalhe abaixo, vc pode observar a alimentação normal (B)e a reserva (A)
6- Para ter acesso ao diafragma, solte os 5 parafusos phillips, com uma chave boa, para não estragar as cabeças do parafuso.
7- Após soltar os parafusos, o diafragma pode estar um pouco
"colado" á peça. Force um pouco, mas com cuidado para as duas peças não
se soltarem de repente, pois no interior há uma mola pequena. Cuidado
para não perde-la:
8- Aqui, as peças possívei de serem encontradas, após a retirada dos parafusos:
- corpo da torneira, mola, diafragma e tampa traseira:
9- Observando o diafragma do outro lado, vemos como ele promove o
fechamento da passagem de combustível: um pequeno o´ring encosta em uma
sede, vedando a passagem do combustível:
10- outro detalhe do o´ring , do lado que fica em contato com o
combustível: devido à excelente qualidade do nosso combustível, ele tem
participação direta na degradação da membrana do diafragma...
Mais um detalhe do diafragma, que na verdade são duas membranas:
11- Prosseguindo a desmontagem, retirando 2 parafusos phillips na
parte da frente, onde vai conectado o prolongador da torneira,
conseguimos abrir o dispositivo que seleciona de onde vem o
combustível:
12- Retirando a parte da frente, consegue-se soltar, após leve pressão o registro da torneira.
Do orifício "A" vem o combustível da alimentação normal (parte mais alta do pescador)
Do orifício "B" vem o combustível da alimentação reserva (parte mais baixa do pescador)
O orifício "C" é a passagem para onde está montado o diafragma (parte onde vai assentada o o´ring)
Observando esta figura, dá pra sacar, que conforme a posição da
peça destacada no círculo, o combustível passará por determinado lugar
Neste ponto, já da pra entender o mecanismo da torneira:
Quando o motor está desligado, a mola empurra o diafragma , e este,
aciona o o´ring na sede, impedindo a passagem do combustível.
Quando o motor entra em funcionamento, o vácuo gerado no coletor
de admissão do cilindro 4, força o diafragma a vencer a resistencia da
mola, acionando o o´ring e permitindo então a passagem de combustível.
Isso para a torneira na posição normal.
Na posição PRI, há um contorno deste dispositivo, e o combustível passa direto.
Concluindo, ao desmontar a torneira, temos que observar o seguinte:
- O estado do o´ring de contenção do combustível : se estiver
danificado, a torneira não irá impedir a passagem do combustível. Se as
AGULHAS não estiverem boas, o combustível irá transbordar na cuba. Isso
é mais difícil de acontecer.
- O estado do diafragma: se estiver furado ou danificado, o
combustível atravessará ele e descerá pela mangueira de vácuo, vindo a
entrar na tubulação de admissão, e consequentemente no motor. Pode
ocorrer calço hidráulico, e irá contaminar o óleo do cárter, se o
defeito não for identificado.
-Se o O´ring e o diafragma se apresentarem em boas condições, é só
proceder a montagem e recolocação no lugar original. Verifique se as
peças estão bem assentadas, para promover a vedação.
- Se o diafragma estiver com defeito, deverá ser trocado por um "reparo".
O reparo do diafragma custa por volta de 100 a 150 reais, em autorizadas, ou lojas comuns.
Aqui neste site, tem por 144,00
http://www.intechmoto.com.br/produtos.asp?produto=66
Uma alternativa à troca de reparo, é a substituição de toda a
torneira e sistema a vácuo, por uma torneira similar comum, com posição
abre-fecha, da Suzuki Intruder 250 (custa por volta de 100 reais).
Tem a desvantagem de tornar o sistema manual, mas tem a vantagem
de ter manutenção mínima, ser muito mais difícil de estragar, e
terminar com o problema de passagem de combustível para o coletor de
admissão em caso de defeito.
A torneira é mostrada abaixo, e serve como uma luva no encaixe do tanque...não é necessário adaptar nada.
Encaixe no tanque:
Se for fazer a modificação, existem algumas considerações a serem feitas:
Esta alteração foi feita por mim, na minha moto (tem outras pessoas que já fizeram a mesma alteração com sucesso).
Deve ser feita a eleiminação da mangueira de vácuo que vai até o
carburador Nº4. Nesta tomada de vácuo deve ser colocado um tampão de
vedação (pode ser observado o tampão nos outros 3 carburadores, no
mesmo lugar), pois caso contrário, o cilindro 4 irá trabalhar com
excesso de ar. Como a torneira nova é mecânica, não irá precisar de
vácuo.
Esta tomada, deve, portanto, ser TAMPADA.
Os efeitos colaterais, observados até o presente momento são os seguites:
- Acionamento da torneira um pouco mais difícil.
- Chegada da reserva um pouco mais tarde. Antes, ao chegar na reserva,
cabia 16 litros de gasolina no tanque. Com a torneira alternativa,
entra mais. Cuidado para não ficar sem gasolina.
No mais é isso.
Espero que ninguém tenha este problema, porque ele é bem chato quando aparece.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Retirado http://suzukibandit.net/forum/viewtopic.php?t=28
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Legal hein...
Eu já tinha visto algumas desmontadas...
MAS...otima oportunidade pra quem nao viu e precisa entender melhor o funcionamento !
BELO TUTORIAL..
Eu já tinha visto algumas desmontadas...
MAS...otima oportunidade pra quem nao viu e precisa entender melhor o funcionamento !
BELO TUTORIAL..
vytor- Moderador
-
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007
MCilas- Admin
-
Idade : 54
Data de inscrição : 08/12/2007
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Essa da Intruder q vai no tanque é igualzinho da GS, muda apenas a chave do registro, mas tanto o encaixe qto o pescador de combustível são idênticos.
Convidad- Convidado
torneira de intruder
Amigo,
quando tampamos o vacuo a carburação fica igual? trabalha normal?
quando tampamos o vacuo a carburação fica igual? trabalha normal?
Convidad- Convidado
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Agildo escreveu:Amigo,
quando tampamos o vacuo a carburação fica igual? trabalha normal?
Sim mesma forma, so nao pode deixar aberto abs
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
EXELENTE tuto !
Diogo A.- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 30/06/2008
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
To com esse problema, e queria saber da galera oq recomendam: a troca do reparo ou a subistituição da torneira pela da intruder 250 ?!
Será q a da intruder não vai "estrangular" a passagem de combustivel pros carburadores ?!
Será q a da intruder não vai "estrangular" a passagem de combustivel pros carburadores ?!
Diogo A.- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 30/06/2008
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Tô com essa probleminha de vazamento na minha Bandit 600N, mas vaza por baixo, não vaza, jorra gasolina...
Será se eu trocar a peça por uma da yes ou da intruder resolve o problema....?
Sobre a torneira da yes, quem me disse foi um mecânico da Suzuki em Pinheiros, o nome da lojá é Nacar...
Abraços
Será se eu trocar a peça por uma da yes ou da intruder resolve o problema....?
Sobre a torneira da yes, quem me disse foi um mecânico da Suzuki em Pinheiros, o nome da lojá é Nacar...
Abraços
Convidad- Convidado
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Olá,
Tô com dúvidas.
Se eu adaptar a torneira mecânica, toda vez que para a moto vou ter que fechá-la?
Há risco em deixar a torneira mecânica em "on" com a moto parada?
Abraços.
Tô com dúvidas.
Se eu adaptar a torneira mecânica, toda vez que para a moto vou ter que fechá-la?
Há risco em deixar a torneira mecânica em "on" com a moto parada?
Abraços.
Convidad- Convidado
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Marcos Schebeleski escreveu:Olá,
Tô com dúvidas.
Se eu adaptar a torneira mecânica, toda vez que para a moto vou ter que fechá-la?
Há risco em deixar a torneira mecânica em "on" com a moto parada?
Abraços.
Se suas agulhas ou boia estiverem ruim a resposta e sim, caso contrario nao havera problemas, caso for deixar a moto muito tempo parada e aconselhavel a fechar.
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Nota dez esse tutorial, me ajudou a resolver os problemas para trocar o diafragma da torneira da minha 1100 que tava vazando.
cavs- Participante
-
Idade : 35
Data de inscrição : 01/03/2011
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Pessoal a chave de gasolina da YBR é a mesma da intruder e custa R$23.00.
aurelio756- Participante
-
Idade : 57
Data de inscrição : 03/08/2011
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Outra alternativa que dou, e mais viável do ponto de vista do fluxo de combustível, é a torneira da DR650 ou da DR350...são bem parecidas com a da YBR, porém o calibre da tubulação é maior.
São bem mais difíceis de encontrar.
T+
São bem mais difíceis de encontrar.
T+
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
A torneira da minha b65 está pingando, e as vezes quando acelero bem rápido ela da uma engasgada. Será que só a troca do diafragma resolve o problema? Tem como eu saber se preciso trocar toda a torneira ou somente o reparo? Obrigado.
lucasm748- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 23/04/2012
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Se o problema for somente nas vedações, a troca do kit resolve o seu problema, mas se a torneira apresenta corrosão interna, aí só trocando tudo.
Um kit de vedações de qualidade vai sair na casa de 200conto + a mão de obra para troca (no maximo 100conto).
Um kit de vedações de qualidade vai sair na casa de 200conto + a mão de obra para troca (no maximo 100conto).
ari- Moderador
-
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Só esses raparos de 50 conto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473858870-diafragma-torneira-gsf650-bandit-gsx-r750-srad-gsx-r1100-_JM não resolvem? Na concessionária pedem 500 reais no registro completo instalado original.ari escreveu:Se o problema for somente nas vedações, a troca do kit resolve o seu problema, mas se a torneira apresenta corrosão interna, aí só trocando tudo.
Um kit de vedações de qualidade vai sair na casa de 200conto + a mão de obra para troca (no maximo 100conto).
lucasm748- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 23/04/2012
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
lucasm748 escreveu:Só esses raparos de 50 conto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473858870-diafragma-torneira-gsf650-bandit-gsx-r750-srad-gsx-r1100-_JM não resolvem? Na concessionária pedem 500 reais no registro completo instalado original.ari escreveu:Se o problema for somente nas vedações, a troca do kit resolve o seu problema, mas se a torneira apresenta corrosão interna, aí só trocando tudo.
Um kit de vedações de qualidade vai sair na casa de 200conto + a mão de obra para troca (no maximo 100conto).
Se for somente o diafragma, sim. Procure comprar o kit completo das vedações. Não conheço a empresa, mas dá uma olhada http://www.nucleomotos.com.br/interna.htm
ari- Moderador
-
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Muito obrigado. Entrei em contato via email.ari escreveu:lucasm748 escreveu:Só esses raparos de 50 conto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473858870-diafragma-torneira-gsf650-bandit-gsx-r750-srad-gsx-r1100-_JM não resolvem? Na concessionária pedem 500 reais no registro completo instalado original.ari escreveu:Se o problema for somente nas vedações, a troca do kit resolve o seu problema, mas se a torneira apresenta corrosão interna, aí só trocando tudo.
Um kit de vedações de qualidade vai sair na casa de 200conto + a mão de obra para troca (no maximo 100conto).
Se for somente o diafragma, sim. Procure comprar o kit completo das vedações. Não conheço a empresa, mas dá uma olhada http://www.nucleomotos.com.br/interna.htm
Assim que solucionar o problema deixo um feedback aqui.
Abraço.
lucasm748- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 23/04/2012
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
Problema resolvido com a troca somente do diafragma. Paguei R$49,00.
Eu mesmo troquei, parou de vazar e a moto ficou MUITO melhor.
Obrigado.
Abraço.
Eu mesmo troquei, parou de vazar e a moto ficou MUITO melhor.
Obrigado.
Abraço.
lucasm748- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 23/04/2012
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
lucasm748 escreveu:Problema resolvido com a troca somente do diafragma. Paguei R$49,00.
Eu mesmo troquei, parou de vazar e a moto ficou MUITO melhor.
Obrigado.
Abraço.
amigao estou com o mesmíssimo problema, a minha é uma bandit 650 s 2006 carburada, sera que so trocar a borrachinha diafragma resolve? onde vc comprou a sua???
abraço
MAD JONES- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 02/04/2013
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
No meu caso resolveu. Comprei nesse site: http://www.motosantigas.com.br/MAD JONES escreveu:lucasm748 escreveu:Problema resolvido com a troca somente do diafragma. Paguei R$49,00.
Eu mesmo troquei, parou de vazar e a moto ficou MUITO melhor.
Obrigado.
Abraço.
amigao estou com o mesmíssimo problema, a minha é uma bandit 650 s 2006 carburada, sera que so trocar a borrachinha diafragma resolve? onde vc comprou a sua???
abraço
lucasm748- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 23/04/2012
Re: Removendo e entendendo a torneira de combustivel
achei no mercado livre R$54,00 se trata dessa borracha?
[/img]http://img2.mlstatic.com/diafragma-torneira-gsf650-bandit-gsx-r750-srad-gsx-r1100_MLB-O-169995438_875.jpg
MAD JONES- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 02/04/2013
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