Moto média carenada ou naked? Por que?
+2
zer0code
ubiratamuniz
6 participantes
Página 1 de 1
Moto média carenada ou naked? Por que?
Fala tchurma,
Postei este mesmo tópico em outro fórum, como tema para "brainstorm".
Considerando as motos médias "naked" do mercado e suas versões "carenadas" (semi não vai entrar na questão porque tá no meio do caminho):
Suzuki Bandit 650 x GSX 650F
Yamaha XJ6 N x XJ6 F
Kawasaki ER-6N x Ninja 650R (ER-6F lá fora)
Obs: Só não coloquei a Comet na lista porque é uma moto de menor porte e há maiores diferenças entre a naked e a carenada que apenas o plástico, como por exemplo a posição de pilotagem e a ciclística.
supondo que você fosse comprar uma dessas três aí (qualquer uma das três marcas, não importa a marca, a dúvida é entre versões "naked" e "carenada" da mesma moto indiferente da versão base), sendo as ciclísticas idênticas (ou bem próximas caso exista alguma diferenciação), e sendo a diferença de preços entre os dois modelos do mesmo fabricante considerada, dentro de seus parâmetros, justa (ou seja, mesmo que a diferença de preços na prática não seja justa, imagine que fosse uma diferença justa que te faria pensar entre uma e outra), qual você compraria? a naked ou a carenada? por que uma? e por que não a outra?
Tópico para "brainstorm", podem usar opiniões técnicas (a naked é comprovadamente melhor em X e a carenada é comprovadamente melhor em Y) ou subjetivas (visual, conforto, etc.). O importante é discutir o assunto.
vamos começar?
obs: eu não vou dar minha opinião. ainda não tenho opinião formada pois nunca tive moto carenada nem tive chance de pilotar uma "naked carenada" até hoje . na verdade eu estou querendo umas bases para formar opinião já que isso vai ser uma dúvida crucial na escolha da minha próxima moto.
Postei este mesmo tópico em outro fórum, como tema para "brainstorm".
Considerando as motos médias "naked" do mercado e suas versões "carenadas" (semi não vai entrar na questão porque tá no meio do caminho):
Suzuki Bandit 650 x GSX 650F
Yamaha XJ6 N x XJ6 F
Kawasaki ER-6N x Ninja 650R (ER-6F lá fora)
Obs: Só não coloquei a Comet na lista porque é uma moto de menor porte e há maiores diferenças entre a naked e a carenada que apenas o plástico, como por exemplo a posição de pilotagem e a ciclística.
supondo que você fosse comprar uma dessas três aí (qualquer uma das três marcas, não importa a marca, a dúvida é entre versões "naked" e "carenada" da mesma moto indiferente da versão base), sendo as ciclísticas idênticas (ou bem próximas caso exista alguma diferenciação), e sendo a diferença de preços entre os dois modelos do mesmo fabricante considerada, dentro de seus parâmetros, justa (ou seja, mesmo que a diferença de preços na prática não seja justa, imagine que fosse uma diferença justa que te faria pensar entre uma e outra), qual você compraria? a naked ou a carenada? por que uma? e por que não a outra?
Tópico para "brainstorm", podem usar opiniões técnicas (a naked é comprovadamente melhor em X e a carenada é comprovadamente melhor em Y) ou subjetivas (visual, conforto, etc.). O importante é discutir o assunto.
vamos começar?
obs: eu não vou dar minha opinião. ainda não tenho opinião formada pois nunca tive moto carenada nem tive chance de pilotar uma "naked carenada" até hoje . na verdade eu estou querendo umas bases para formar opinião já que isso vai ser uma dúvida crucial na escolha da minha próxima moto.
ubiratamuniz- Participante
Re: Moto média carenada ou naked? Por que?
Se vc for usar mais na CIDADE, e não for um cara que viaja muito, que nao pega muita estrada, mas que gosta de dar roles dentro da cidade, vc quer uma naked sem carenagem.
Se vc for usar mais na estrada, viajando com amigos, etc, então o seu negocio é uma carenada
Qdo vc paga pela carenada, vc ta pagando pelos seguintes fatores
- estabilidade
- um pouco de conforto
Acima de 120km/h o vento começa a ficar um tanto quanto incomodo. Muita gente nem liga pra isso, gostam de sentir o vento e a carenagem pra eles é custo desnecessario.
Outros preferem a carenagem pq buscam uma menor resistencia em velocidades altas, isso também se traduz em maior estabilidade, menos força pra se manter na moto (tenta levantar o corpo a 250km/h por exemplo e veja o tapa que vc toma do vento, é brutal, e muita gente não consegue sustentar essa velocidade sem sofrer um cansaço excessivo perante a força do vento).
O que voce vai escolher, depende unicamente do SEU gosto e do SEU estilo. Se eu falar, o joaquim falar, o josé falar, são 3 opiniões esparsas que PODEM NÃO REFLETIR o que voce quer.
Então antes de mais nada, pilote AS DUAS VERSÕES da moto que vc pretende comprar, na estrada E na cidade, e veja qual lhe agrada mais pro tipo de situação que ela vai encarar no seu dia a dia.
[]s
Se vc for usar mais na estrada, viajando com amigos, etc, então o seu negocio é uma carenada
Qdo vc paga pela carenada, vc ta pagando pelos seguintes fatores
- estabilidade
- um pouco de conforto
Acima de 120km/h o vento começa a ficar um tanto quanto incomodo. Muita gente nem liga pra isso, gostam de sentir o vento e a carenagem pra eles é custo desnecessario.
Outros preferem a carenagem pq buscam uma menor resistencia em velocidades altas, isso também se traduz em maior estabilidade, menos força pra se manter na moto (tenta levantar o corpo a 250km/h por exemplo e veja o tapa que vc toma do vento, é brutal, e muita gente não consegue sustentar essa velocidade sem sofrer um cansaço excessivo perante a força do vento).
O que voce vai escolher, depende unicamente do SEU gosto e do SEU estilo. Se eu falar, o joaquim falar, o josé falar, são 3 opiniões esparsas que PODEM NÃO REFLETIR o que voce quer.
Então antes de mais nada, pilote AS DUAS VERSÕES da moto que vc pretende comprar, na estrada E na cidade, e veja qual lhe agrada mais pro tipo de situação que ela vai encarar no seu dia a dia.
[]s
zer0code- Participante
-
Eu não concordo com esta afirmação que muitos fazem... Inclusive a grande maioria...zer0code escreveu:Se vc for usar mais na CIDADE, e não for um cara que viaja muito, que nao pega muita estrada, mas que gosta de dar roles dentro da cidade, vc quer uma naked sem carenagem.
Se a moto é a mesma... a posição de dirigir é a mesma... motor o mesmo, câmbio o mesmo... Se tudo é igual porque a naked é melhor na cidade??? Já vi muita gente falando isto entre 650F e Bandit... Já dirigi as 2 na estrada e cidade e são iguais!!!
Pega logo uma carenada...
Para mim a Naked só seria opção se minha escolha for pautada em dinheiro... Do contrário 100% carenada...
A moto vai ser igual e mesmo que seu uso seja 100% urbano... ela vai ser mais bonita e se um dia, por acaso ou uma obra do destino qualquer você tiver que obrigatóriamente pegar uma estrada... A diferença vai ser incrivelmente gigantesca!!!
Falando do que eu conheço... Tanto a Bandit quanto a 650F são ruins para uso na cidade... Não vejo nenhuma diferença...
No meu caso eu ficaria com as carenadas sem dúvida nenhuma e a naked só entraria na minha escolha se o preço $$$$$ fosse decisivo na minha escolha!!!
Bisteka- Participante
-
É pq tem muita gente que usa moto só em cidade por exemplo...
sai com a moto pra dar tiro curto na rodovia mas volta pra cidade...
aqui mesmo tem alguns, eu era assim...
E se ele nao for sair mesmo pra lugar NENHUM, não vá viajar, ele nao
precisará nunca de carenagem, é peso extra monetariamente falando.
A moto é a mesma, a posição é a mesma, porem é tudo questão de ONDE a moto vai ser usada MAIS.
Não é questão de "carenada é melhor que sem carenagem" ou vice versa, elas sao identicas, é tudo voltado pro financeiro mesmo.
Mesmo que ele faça uma viagem por ano, se ele nao se incomoda com o vento, pra q carenagem? Eu também discordo de que, se vai comprar uma naked, compra logo carenada.
Tem muito fator no meio disso que pode acabar sendo o divisor de aguas entre investir +2000 a 3000 reais na moto pra usar a vantagem da carenagem MUITO esporadicamente..até onde compensa isso?
complicado hehehe
[]s
sai com a moto pra dar tiro curto na rodovia mas volta pra cidade...
aqui mesmo tem alguns, eu era assim...
E se ele nao for sair mesmo pra lugar NENHUM, não vá viajar, ele nao
precisará nunca de carenagem, é peso extra monetariamente falando.
A moto é a mesma, a posição é a mesma, porem é tudo questão de ONDE a moto vai ser usada MAIS.
Não é questão de "carenada é melhor que sem carenagem" ou vice versa, elas sao identicas, é tudo voltado pro financeiro mesmo.
Mesmo que ele faça uma viagem por ano, se ele nao se incomoda com o vento, pra q carenagem? Eu também discordo de que, se vai comprar uma naked, compra logo carenada.
Tem muito fator no meio disso que pode acabar sendo o divisor de aguas entre investir +2000 a 3000 reais na moto pra usar a vantagem da carenagem MUITO esporadicamente..até onde compensa isso?
complicado hehehe
[]s
zer0code- Participante
-
sem dúvida carenada, a diferença de preço é minima e o resultado na pilotagem na pista é infinitamente melhor, basta pilotar uma carenada para dar adeus a naked. O vento na pista tira a estabilidade, incomoda, nas cuvas então é de foder. vai de carenada, da um role em uma carenada q não tera mais dúvidas. mas não se aproxime de uma SS pq ai fodeu, só vai querer isso rsss abs.
x_x SRAD- Participante
-
Possuo a Bandit s a carenada,ja tive a Bandit N,não vi diferença na Cidade,ando normal ,+ na estrada a coisa muda !!! A bandit S bem + confortavel em tudo!!!!!DA PARA ABUSAR + EM ALTA VELOCIDADE!!!!E automaticamente ela se torna + economica,pois tira a pressão do vento no peito,como a da Bandit n!!!!
Sem Duvida a Bandit 650 s,ou GSX 650 otimas escolha!!!! Se for as B12 s !!! daiu nem se fala!!!!!!
Fique na PAZZZZ!!!!
Sem Duvida a Bandit 650 s,ou GSX 650 otimas escolha!!!! Se for as B12 s !!! daiu nem se fala!!!!!!
Fique na PAZZZZ!!!!
Roces- Participante
-
CARENAGEM É TUDO!
NÃO CAI NA ARMADILHA:"EU NÃO VOU PASSAR DE 150 MESMO..."
VC VAI A MÃO, COM O TEMPO, TORCE SOZINHA E DEPOIS DOS 160 O
VENTO É FOOOOOOOODA!!!!!
NÃO CAI NA ARMADILHA:"EU NÃO VOU PASSAR DE 150 MESMO..."
VC VAI A MÃO, COM O TEMPO, TORCE SOZINHA E DEPOIS DOS 160 O
VENTO É FOOOOOOOODA!!!!!
PERNINHA LE1667- Participante
-