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Duvida Srad parada a 2 anos

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Mensagem por silvanodm Qui 21 Mar 2013, 11:09

Salve galera, estou trocando minha CB1000R em uma GSX-R 1000 2008, a moto ta com 3000km rodados, tem mais de 2 anos que vejo ela numa garagem aqui... por ela ficar esse tempo todo para quais são os cuidados e precauções que tenho que ter com ela?
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Mensagem por Anderson Campinas Qui 21 Mar 2013, 13:35

Boa tarde Silva,

A principio terá que trocar todos os fluidos (óleos, filtros e liquido de arrefecimento), bateria, ver como esta a relação acredito que com esse tempo parado pode ter estragado a corrente, pneus devem ter ressecados e ver como se comporta a injeção eletrônica após esse período. Esvazie todo o combustível se tiver algum e coloque outro pois deve estar muito sujo.

Dependendo do valor não vale a pena pois terá que investir uma boa grana nela.

Abraços.

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Mensagem por Prates Qui 23 maio 2013, 21:18

Silvano, boa noite, comprei uma srad 750 2008 e no mesmo mês fui transferido e a moto ficou 1 ano e meio parada. Estava coberta com um lençol, não levou chuva nem sol, estava numa garagem, e ninguém funcionou ela nesse período. Assim que retornei, esvaziei o tanque de combustível, coloquei 50 reais de gasolina aditivada desses postos Ipiranga, comprei outra bateria e girei a chave. A moto pegou de primeira, a única coisa que aconteceu é que os discos de embreagem colaram, mas o processo é simples. Deixa ela ligada por um tempo, para o óleo circular e esquentar, depois eleva o giro até uns 4 mil e engata a segunda marcha sem apertar a embreagem. Dessa forma os discos se soltam e é só levar numa oficina e trocar o óleo. O motor da Suzuki é show!!!! Lembrando que moro numa região seca com pouca umidade, mas acredito que não vá ter grandes problemas. Vá na fé!!!!!!!!!!!
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Mensagem por alexcafe Sex 24 maio 2013, 09:37

Se financeiramente for um bom negócio, eu pegaria essa moto. porque nao deverá gastar muito mais do que se gasta quando se pega uma moto usada...
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Mensagem por nelslima Sex 24 maio 2013, 10:06

Primeiro de tudo tenha certeza que ela realmente está com 3000km.
Já comprei 3 suzukis usadas e depois ví que tinham voltado o velocímetro.
Motos mais novas, é possível verificar isto com um notebook em concessionárias.
É comum voltarem o velocímetro de suzukis.
Se realmente estiver com 3000km, e um bom preço, acho um bom negócio.

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Mensagem por Neto TeamCamel Sex 24 maio 2013, 11:06

Primeiro lugar:
Uma moto com 3.000Km mal cuidada é muito pior que uma moto com 20.000Km bem cuidada...

Verifique à real condição da moto, indicadores como Pneus, Pastilhas e etc podem ser bons para isso, inclusive para a real kilometragem da moto.

Se a moto estiver OK,

Eu faria:
- Troca de todos os fluídos
- Limpeza do tanque de gasolina (Com um tanque de pódium ou um bom aditivo)
- Troca das Juntas (Somente se a moto não ligou por esse período)
- Revisão completa e reaperto.

Boa sorte com a motoca
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Mensagem por tiago_pimenta Sex 24 maio 2013, 11:48

Neto TeamCamel escreveu:Primeiro lugar:
Uma moto com 3.000Km mal cuidada é muito pior que uma moto com 20.000Km bem cuidada...

Verifique à real condição da moto, indicadores como Pneus, Pastilhas e etc podem ser bons para isso, inclusive para a real kilometragem da moto.

Se a moto estiver OK,

Eu faria:
- Troca de todos os fluídos
- Limpeza do tanque de gasolina (Com um tanque de pódium ou um bom aditivo)
- Troca das Juntas (Somente se a moto não ligou por esse período)
- Revisão completa e reaperto.

Boa sorte com a motoca

Qualquer moto mal cuidada é bomba, tanto com 3.000km quanto com 20.000km, mas fiquei em dúvidas em duas partes da sua colocação Neto:

Verifique à real condição da moto, indicadores como Pneus, Pastilhas e etc podem ser bons para isso, inclusive para a real kilometragem da moto
Deixa ver se eu entendi, você disse para verificar esses itens para ver se a moto realmente tem 3.000km, é isso ?

- Troca das Juntas (Somente se a moto não ligou por esse período)
Quais juntas ? Do motor ? E porque trocar as juntas se a moto não ligou nesse periodo ?

Abraços e valeu.
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Mensagem por Neto TeamCamel Sex 24 maio 2013, 13:39

tiago_pimenta escreveu:

Qualquer moto mal cuidada é bomba, tanto com 3.000km quanto com 20.000km, mas fiquei em dúvidas em duas partes da sua colocação Neto:

Verifique à real condição da moto, indicadores como Pneus, Pastilhas e etc podem ser bons para isso, inclusive para a real kilometragem da moto
Deixa ver se eu entendi, você disse para verificar esses itens para ver se a moto realmente tem 3.000km, é isso ?

- Troca das Juntas (Somente se a moto não ligou por esse período)
Quais juntas ? Do motor ? E porque trocar as juntas se a moto não ligou nesse periodo ?

Abraços e valeu.

Sim Tiago, as pastilhas originais Suzuki tem durabilidade maior que 12.000km, mesmo pra uso forte, em uso moderado vão pra 15,20....

Os pneus por exemplo, a Suzuki costuma vir com Bridgestone, mesmo que isso nao seja regra pneus como Pilot Road, Maxxis, e etc nao vem em nenhuma motocicleta.

As juntas são do motor sim, a troca se deve ao fato da moto ter ficado parado(sem ligar, e somente nestes casos) as juntas ressecam e podem causar vazamentos... Isso é uma pratica comum em motos de pista comprada em leiloes, onde ficam paradas por muito tempo....

Um abraço
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Mensagem por tiago_pimenta Sex 24 maio 2013, 14:47

Neto TeamCamel escreveu:Sim Tiago, as pastilhas originais Suzuki tem durabilidade maior que 12.000km, mesmo pra uso forte, em uso moderado vão pra 15,20....

Os pneus por exemplo, a Suzuki costuma vir com Bridgestone, mesmo que isso nao seja regra pneus como Pilot Road, Maxxis, e etc nao vem em nenhuma motocicleta.

As juntas são do motor sim, a troca se deve ao fato da moto ter ficado parado(sem ligar, e somente nestes casos) as juntas ressecam e podem causar vazamentos... Isso é uma pratica comum em motos de pista comprada em leiloes, onde ficam paradas por muito tempo....

Um abraço

Quanto as pastilhas e pneu eu entendi, agora o esquema das juntas eu fiquei meio assim, nunca tinha ouvido falar nisso... Fico pensando aqui, que dó é abrir um motor com 3.000km

Abraços.
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Mensagem por Neto TeamCamel Sex 24 maio 2013, 14:59

tiago_pimenta escreveu:
Quanto as pastilhas e pneu eu entendi, agora o esquema das juntas eu fiquei meio assim, nunca tinha ouvido falar nisso... Fico pensando aqui, que dó é abrir um motor com 3.000km
Abraços.

Só não esqueça que esse procedimento deve ser feito somente se a moto ficou SEM LIGAR por um longo período de tempo....

Moto PARADA ( sem andar, na CC e etc..) é diferente, pois eles ligam a moto 1x ao mês e etc...
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Mensagem por tiago_pimenta Sex 24 maio 2013, 16:50

Sim sim, entendi, mesmo que a pessoa não tenha ligado ela, imagina você comprar uma moto para uso na rua (Não para pista) e ter que abrir o motor ?!?!

Deu dó no coração *rs*
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Mensagem por Sérgio Santiago Sex 24 maio 2013, 17:47

Tive uma Bandit 1200 2005 que ficou parada de 2008 a 2011. Foram quase 4 anos. Deixei o tanque e os carburadores totalmente vazios e retirei a bateria, que mantive carregada. Para recolocá-la em operação, troquei o óleo, coloquei gasolina, posicionei a torneira no 'pri' e reinstalei a bateria. Acertei o relógio do painel, acionei o afogador e dei partida. Pegou sem falhas nem vazamentos. Continua assim até hoje com o seu novo e feliz dono.
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Mensagem por Berlindo Sex 24 maio 2013, 19:26

Nesse caso Sérgio, só deixar aqui em casa que eu cuido como se fosse um filho...garanto que nem carbonizar os bicos vai e ainda será encerada a cada 15 dias...kkk
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Mensagem por Sérgio Santiago Sex 24 maio 2013, 19:55

Berlindo escreveu:Nesse caso Sérgio, só deixar aqui em casa que eu cuido como se fosse um filho...garanto que nem carbonizar os bicos vai e ainda será encerada a cada 15 dias...kkk

A moto não está mais comigo, como citei no final do post. Ah... não corri o risco de carbonizar os bicos injetores. A B-1200 é carburada e a moto foi 'hibernada' com os carburadores limpos e secos. Agora estou com uma B-1250 S que está 'em uso'.


Última edição por Sérgio Santiago em Sex 24 maio 2013, 21:00, editado 1 vez(es)
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Mensagem por budha74 Sex 24 maio 2013, 20:57

Quanto aos pneus, observar se são dos modelos originais e verificar a data de fabricação na lateral. Da minha B12 2006, os pneus Macadan tinham sido fabricados na 28ª semana de 2005.
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Mensagem por Johnnie Walker Sex 24 maio 2013, 21:51

Um detalhe, é que os pneus, ao longo do tempo, murcham. O fato da moto ficar parada muito tempo na mesma posição, pode deformá-los. Outra coisa, dependendo das condições de armazenamento, também pode haver o ressecamento dos itens de borracha, inclusive dos pneus.
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Mensagem por marcos z farah Sáb 01 Jun 2013, 20:45

Tudo que fica parado se estraga.Eu particularmente jamais compraria uma moto parada a 2 anos. Problemas que ocorrem:todo oleo da parte de cima do motor simplesmente seca ,isto e, cilindros enferrujam e formam calos,comando de valvula tambem fica seco e pode enferrujar, e o pior de tudo , na hora da partida todos estes componentes vao se riscar por nao ter oleo.Outra coisa,uma mola de valvula que fica pressionada por 2 anos e a outra nao, que pode ocasionar diferenca na pressao da mola. Enfim nao pegaria de jeito nenhum, motor tem que ser ligado no minimo 1 vez por semana , e funcionar por 15 minutos .

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Mensagem por marcden2003 Dom 02 Jun 2013, 00:53

marcos z farah escreveu:Tudo que fica parado se estraga.Eu particularmente jamais compraria uma moto parada a 2 anos. Problemas que ocorrem:todo oleo da parte de cima do motor simplesmente seca ,isto e, cilindros enferrujam e formam calos,comando de valvula tambem fica seco e pode enferrujar, e o pior de tudo , na hora da partida todos estes componentes vao se riscar por nao ter oleo.Outra coisa,uma mola de valvula que fica pressionada por 2 anos e a outra nao, que pode ocasionar diferenca na pressao da mola. Enfim nao pegaria de jeito nenhum, motor tem que ser ligado no minimo 1 vez por semana , e funcionar por 15 minutos .

Concordo com quase tudo que você falou, exceção do óleo. Mesmo que "seque", ele possui aditivos que inibem a formação de ferrugem, acúmulo de chumbo da gasolina e outros elementos nocivos à vida do motor. E estes aditivos não "evaporam", mas se fixam nas partes metálicas. Evidentemente que o óleo do cárter precisaria ser trocado. Em relação às molas das válvula, faz todo sentido.

Mas antes de dar a partida, trocaria todo o óleo, tiraria o cabeçote e dava uma geral no comando e nas válvulas. Lembrando que tirando o cabeçote, você tem acesso à cabeça dos pistões, então, daria uma olhada neles também. Não creio que o virabrequim e as engrenagens da caixa de marcha danificariam neste milésimo de segundo entre o funcionamento da bomba, na hora da partida, e a lubrificação destas partes, propriamente dito...

Resumindo: dependendo do preço, compraria de olhos fechados.
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