Duvida Srad parada a 2 anos
+9
Berlindo
Sérgio Santiago
tiago_pimenta
Neto TeamCamel
nelslima
alexcafe
Prates
Anderson Campinas
silvanodm
13 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Duvida Srad parada a 2 anos
Salve galera, estou trocando minha CB1000R em uma GSX-R 1000 2008, a moto ta com 3000km rodados, tem mais de 2 anos que vejo ela numa garagem aqui... por ela ficar esse tempo todo para quais são os cuidados e precauções que tenho que ter com ela?
silvanodm- Participante
-
Re: Duvida Srad parada a 2 anos
Boa tarde Silva,
A principio terá que trocar todos os fluidos (óleos, filtros e liquido de arrefecimento), bateria, ver como esta a relação acredito que com esse tempo parado pode ter estragado a corrente, pneus devem ter ressecados e ver como se comporta a injeção eletrônica após esse período. Esvazie todo o combustível se tiver algum e coloque outro pois deve estar muito sujo.
Dependendo do valor não vale a pena pois terá que investir uma boa grana nela.
Abraços.
Anderson
A principio terá que trocar todos os fluidos (óleos, filtros e liquido de arrefecimento), bateria, ver como esta a relação acredito que com esse tempo parado pode ter estragado a corrente, pneus devem ter ressecados e ver como se comporta a injeção eletrônica após esse período. Esvazie todo o combustível se tiver algum e coloque outro pois deve estar muito sujo.
Dependendo do valor não vale a pena pois terá que investir uma boa grana nela.
Abraços.
Anderson
Anderson Campinas- Participante
-
Silvano, boa noite, comprei uma srad 750 2008 e no mesmo mês fui transferido e a moto ficou 1 ano e meio parada. Estava coberta com um lençol, não levou chuva nem sol, estava numa garagem, e ninguém funcionou ela nesse período. Assim que retornei, esvaziei o tanque de combustível, coloquei 50 reais de gasolina aditivada desses postos Ipiranga, comprei outra bateria e girei a chave. A moto pegou de primeira, a única coisa que aconteceu é que os discos de embreagem colaram, mas o processo é simples. Deixa ela ligada por um tempo, para o óleo circular e esquentar, depois eleva o giro até uns 4 mil e engata a segunda marcha sem apertar a embreagem. Dessa forma os discos se soltam e é só levar numa oficina e trocar o óleo. O motor da Suzuki é show!!!! Lembrando que moro numa região seca com pouca umidade, mas acredito que não vá ter grandes problemas. Vá na fé!!!!!!!!!!!
Prates- Participante
-
Se financeiramente for um bom negócio, eu pegaria essa moto. porque nao deverá gastar muito mais do que se gasta quando se pega uma moto usada...
alexcafe- Participante
-
Primeiro de tudo tenha certeza que ela realmente está com 3000km.
Já comprei 3 suzukis usadas e depois ví que tinham voltado o velocímetro.
Motos mais novas, é possível verificar isto com um notebook em concessionárias.
É comum voltarem o velocímetro de suzukis.
Se realmente estiver com 3000km, e um bom preço, acho um bom negócio.
Já comprei 3 suzukis usadas e depois ví que tinham voltado o velocímetro.
Motos mais novas, é possível verificar isto com um notebook em concessionárias.
É comum voltarem o velocímetro de suzukis.
Se realmente estiver com 3000km, e um bom preço, acho um bom negócio.
nelslima- Participante
-
Primeiro lugar:
Uma moto com 3.000Km mal cuidada é muito pior que uma moto com 20.000Km bem cuidada...
Verifique à real condição da moto, indicadores como Pneus, Pastilhas e etc podem ser bons para isso, inclusive para a real kilometragem da moto.
Se a moto estiver OK,
Eu faria:
- Troca de todos os fluídos
- Limpeza do tanque de gasolina (Com um tanque de pódium ou um bom aditivo)
- Troca das Juntas (Somente se a moto não ligou por esse período)
- Revisão completa e reaperto.
Boa sorte com a motoca
Uma moto com 3.000Km mal cuidada é muito pior que uma moto com 20.000Km bem cuidada...
Verifique à real condição da moto, indicadores como Pneus, Pastilhas e etc podem ser bons para isso, inclusive para a real kilometragem da moto.
Se a moto estiver OK,
Eu faria:
Boa sorte com a motoca
Neto TeamCamel- Participante
-
Neto TeamCamel escreveu:Primeiro lugar:
Se a moto estiver OK,
Eu faria:
Boa sorte com a motoca
Qualquer moto mal cuidada é bomba, tanto com 3.000km quanto com 20.000km, mas fiquei em dúvidas em duas partes da sua colocação Neto:
Deixa ver se eu entendi, você disse para verificar esses itens para ver se a moto realmente tem 3.000km, é isso ?Verifique à real condição da moto, indicadores como Pneus, Pastilhas e etc podem ser bons para isso, inclusive para a real kilometragem da moto
Quais juntas ? Do motor ? E porque trocar as juntas se a moto não ligou nesse periodo ?- Troca das Juntas (Somente se a moto não ligou por esse período)
Abraços e valeu.
tiago_pimenta- Participante
-
tiago_pimenta escreveu:
Qualquer moto mal cuidada é bomba, tanto com 3.000km quanto com 20.000km, mas fiquei em dúvidas em duas partes da sua colocação Neto:Deixa ver se eu entendi, você disse para verificar esses itens para ver se a moto realmente tem 3.000km, é isso ?Verifique à real condição da moto, indicadores como Pneus, Pastilhas e etc podem ser bons para isso, inclusive para a real kilometragem da motoQuais juntas ? Do motor ? E porque trocar as juntas se a moto não ligou nesse periodo ?- Troca das Juntas (Somente se a moto não ligou por esse período)
Abraços e valeu.
Sim Tiago, as pastilhas originais Suzuki tem durabilidade maior que 12.000km, mesmo pra uso forte, em uso moderado vão pra 15,20....
Os pneus por exemplo, a Suzuki costuma vir com Bridgestone, mesmo que isso nao seja regra pneus como Pilot Road, Maxxis, e etc nao vem em nenhuma motocicleta.
As juntas são do motor sim, a troca se deve ao fato da moto ter ficado parado(sem ligar, e somente nestes casos) as juntas ressecam e podem causar vazamentos... Isso é uma pratica comum em motos de pista comprada em leiloes, onde ficam paradas por muito tempo....
Um abraço
-
Neto TeamCamel escreveu:Sim Tiago, as pastilhas originais Suzuki tem durabilidade maior que 12.000km, mesmo pra uso forte, em uso moderado vão pra 15,20....
Os pneus por exemplo, a Suzuki costuma vir com Bridgestone, mesmo que isso nao seja regra pneus como Pilot Road, Maxxis, e etc nao vem em nenhuma motocicleta.
As juntas são do motor sim, a troca se deve ao fato da moto ter ficado parado(sem ligar, e somente nestes casos) as juntas ressecam e podem causar vazamentos... Isso é uma pratica comum em motos de pista comprada em leiloes, onde ficam paradas por muito tempo....
Um abraço
Quanto as pastilhas e pneu eu entendi, agora o esquema das juntas eu fiquei meio assim, nunca tinha ouvido falar nisso... Fico pensando aqui, que dó é abrir um motor com 3.000km
Abraços.
-
tiago_pimenta escreveu:
Quanto as pastilhas e pneu eu entendi, agora o esquema das juntas eu fiquei meio assim, nunca tinha ouvido falar nisso... Fico pensando aqui, que dó é abrir um motor com 3.000km
Abraços.
Só não esqueça que esse procedimento deve ser feito somente se a moto ficou SEM LIGAR por um longo período de tempo....
Moto PARADA ( sem andar, na CC e etc..) é diferente, pois eles ligam a moto 1x ao mês e etc...
-
Sim sim, entendi, mesmo que a pessoa não tenha ligado ela, imagina você comprar uma moto para uso na rua (Não para pista) e ter que abrir o motor ?!?!
Deu dó no coração *rs*
Deu dó no coração *rs*
-
Tive uma Bandit 1200 2005 que ficou parada de 2008 a 2011. Foram quase 4 anos. Deixei o tanque e os carburadores totalmente vazios e retirei a bateria, que mantive carregada. Para recolocá-la em operação, troquei o óleo, coloquei gasolina, posicionei a torneira no 'pri' e reinstalei a bateria. Acertei o relógio do painel, acionei o afogador e dei partida. Pegou sem falhas nem vazamentos. Continua assim até hoje com o seu novo e feliz dono.
Sérgio Santiago- Participante
-
Nesse caso Sérgio, só deixar aqui em casa que eu cuido como se fosse um filho...garanto que nem carbonizar os bicos vai e ainda será encerada a cada 15 dias...kkk
Berlindo- Participante
-
Berlindo escreveu:Nesse caso Sérgio, só deixar aqui em casa que eu cuido como se fosse um filho...garanto que nem carbonizar os bicos vai e ainda será encerada a cada 15 dias...kkk
A moto não está mais comigo, como citei no final do post. Ah... não corri o risco de carbonizar os bicos injetores. A B-1200 é carburada e a moto foi 'hibernada' com os carburadores limpos e secos. Agora estou com uma B-1250 S que está 'em uso'.
Última edição por Sérgio Santiago em Sex 24 maio 2013, 21:00, editado 1 vez(es)
Sérgio Santiago- Participante
-
Quanto aos pneus, observar se são dos modelos originais e verificar a data de fabricação na lateral. Da minha B12 2006, os pneus Macadan tinham sido fabricados na 28ª semana de 2005.
budha74- Participante
Um detalhe, é que os pneus, ao longo do tempo, murcham. O fato da moto ficar parada muito tempo na mesma posição, pode deformá-los. Outra coisa, dependendo das condições de armazenamento, também pode haver o ressecamento dos itens de borracha, inclusive dos pneus.
Johnnie Walker- Participante
-
Tudo que fica parado se estraga.Eu particularmente jamais compraria uma moto parada a 2 anos. Problemas que ocorrem:todo oleo da parte de cima do motor simplesmente seca ,isto e, cilindros enferrujam e formam calos,comando de valvula tambem fica seco e pode enferrujar, e o pior de tudo , na hora da partida todos estes componentes vao se riscar por nao ter oleo.Outra coisa,uma mola de valvula que fica pressionada por 2 anos e a outra nao, que pode ocasionar diferenca na pressao da mola. Enfim nao pegaria de jeito nenhum, motor tem que ser ligado no minimo 1 vez por semana , e funcionar por 15 minutos .
marcos z farah- Participante
-
marcos z farah escreveu:Tudo que fica parado se estraga.Eu particularmente jamais compraria uma moto parada a 2 anos. Problemas que ocorrem:todo oleo da parte de cima do motor simplesmente seca ,isto e, cilindros enferrujam e formam calos,comando de valvula tambem fica seco e pode enferrujar, e o pior de tudo , na hora da partida todos estes componentes vao se riscar por nao ter oleo.Outra coisa,uma mola de valvula que fica pressionada por 2 anos e a outra nao, que pode ocasionar diferenca na pressao da mola. Enfim nao pegaria de jeito nenhum, motor tem que ser ligado no minimo 1 vez por semana , e funcionar por 15 minutos .
Concordo com quase tudo que você falou, exceção do óleo. Mesmo que "seque", ele possui aditivos que inibem a formação de ferrugem, acúmulo de chumbo da gasolina e outros elementos nocivos à vida do motor. E estes aditivos não "evaporam", mas se fixam nas partes metálicas. Evidentemente que o óleo do cárter precisaria ser trocado. Em relação às molas das válvula, faz todo sentido.
Mas antes de dar a partida, trocaria todo o óleo, tiraria o cabeçote e dava uma geral no comando e nas válvulas. Lembrando que tirando o cabeçote, você tem acesso à cabeça dos pistões, então, daria uma olhada neles também. Não creio que o virabrequim e as engrenagens da caixa de marcha danificariam neste milésimo de segundo entre o funcionamento da bomba, na hora da partida, e a lubrificação destas partes, propriamente dito...
Resumindo: dependendo do preço, compraria de olhos fechados.
marcden2003- Participante
-